Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22717
Tipo do documento: Dissertação
Título: Será que realmente não há nada em Japeri – RJ?: Uma abordagem didática da paisagem para compreensão do lugar
Autor(es): Sittrop, Alexandre Johan Pereira
Orientador(a): Queiroz, Edileuza Dias de
Primeiro coorientador: D'Arrochella, Marcio Luiz Gonçalves
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Segundo membro da banca: D'Arrochella, Marcio Luiz Gonçalves
Terceiro membro da banca: Cardoso, Cristiane
Quarto membro da banca: Souza, Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de
Quinto membro da banca: Guimarães, Guilherme Preato
Palavras-chave: Paisagem;Lugar;Ensino de Geografia;Geotecnologia;Baixada Fluminense;Landscape;Place;Geography Teaching;Geotechnology;Baixada Fluminense
Área(s) do CNPq: Geografia
Geografia
Idioma: por
Data do documento: 16-Dez-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Geociências
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SITTROP, Alexandre Johan Pereira. Será que realmente não há nada em Japeri – RJ?: Uma abordagem didática da paisagem para compreensão do lugar. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Resumo: Para que o ensino de Geografia atinja seus objetivos, é fundamental adotar metodologias que priorizem a construção do conhecimento e estejam conectadas à realidade dos estudantes. Nesse contexto, apresentar a Geografia com base nos conceitos de lugar e paisagem é uma abordagem pertinente, pois contribui para o desenvolvimento de uma leitura crítica da realidade. A partir do estigma negativo e de falas depreciativas, dos próprios estudantes, de que Japeri é “feio”, criou-se a pergunta de investigação: É possível mudar a percepção negativa e deixar as aulas mais interessantes utilizando as paisagens de Japeri?”. Nesta direção, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o potencial paisagístico do município de Japeri-RJ para contribuir como subsídio ao ensino de Geografia para estudantes do sexto ano da rede pública municipal. Considerando que Japeri é um município periférico da Baixada Fluminense e enfrenta escassez de materiais didáticos específicos sobre o lugar para uso em sala de aula, optou-se por analisar os elementos das paisagens locais com o objetivo de explorá-los como recursos pedagógicos. Como aporte teórico utiliza-se a paisagem na vertente da Geografia Cultural em Sauer (1925), Berque (1984) e Cosgrove (1989) que trabalham, respectivamente, com as concepções de percepção, experiências humanas e significados. Além disso, tem-se apoio em Yi-Fu Tuan (1980) no que tange ao conceito de lugar, uma vez que trata da relação afetiva e sentimental com o local de vivência, ou seja, Topofilia. A metodologia, baseia-se na Pesquisa-Ensino de Penteado (2010), pois aborda o desejo de transformação da práxis pessoal e da investigação do processo ensino-aprendizagem, além disso houve aplicação e análise de um questionário com estudantes do 6o ano para entender a percepção que têm sobre o município, em seguida foi desenvolvida e aplicada uma atividade utilizando paisagens de Japeri através da geotecnologia StoryMap do ArcGis Hub. A atividade foi descrita e acompanhada pela análise de um questionário relacionado a ela, evidenciando resultados positivos. Os alunos, público-alvo da proposta, demonstraram apreço pelo uso do StoryMap, valorizando mais o lugar onde vivem, fortalecendo sua conexão afetiva e reconhecendo a importância da relação com a cidade.
Abstract: For Geography education to achieve its goals, it is essential to adopt methodologies that prioritize knowledge construction and are connected to students' realities. In this context, teaching Geography through the concepts of place and landscape is a relevant approach, as it helps students develop a critical understanding of their surroundings. Motivated by the negative stigma and dismissive comments from students themselves, such as calling Japeri "ugly," the research posed the question: Is it possible to change this negative perception and make classes more engaging by using Japeri’s landscapes? This study aims to analyze the landscape potential of Japeri, a municipality in the state of Rio de Janeiro, to serve as a resource for teaching Geography to sixth-grade students in local public schools. Given that Japeri is a peripheral area in the Baixada Fluminense region and lacks sufficient educational materials addressing its specific characteristics, the research focused on analyzing local landscapes to be used as teaching tools. The theoretical framework draws on the concept of landscape from the perspective of Cultural Geography, referencing Sauer (1925), Berque (1984), and Cosgrove (1989), who explore themes like perception, human experiences, and meanings. Additionally, Yi-Fu Tuan’s (1980) concept of topophilia—the emotional and sentimental connection to one's living environment—provides a basis for understanding the role of place. The methodology follows Penteado's (2010) Teaching-Research approach, emphasizing the transformation of personal praxis and the exploration of the teaching-learning process. A questionnaire was administered to sixth-grade students to understand their perceptions of Japeri. Subsequently, an activity using Japeri’s landscapes was developed and applied, utilizing the StoryMap tool from ArcGIS Hub. The activity was accompanied by a detailed analysis of a related questionnaire, revealing positive outcomes. The students, who were the target audience of this proposal, expressed appreciation for the use of StoryMap. This approach not only made them value their local area more but also strengthened their emotional connection to it and enhanced their awareness of its importance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22717
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE JOHAN PEREIRA SITTROP.pdf3.9 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.