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dc.contributor.authorDias, Adriano de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-25T17:57:19Z-
dc.date.available2025-07-25T17:57:19Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationDIAS, Adriano de Souza. Desenvolvendo o Pensamento Geométrico Espacial através do GeoGebra e de uma Impressora 3D. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22718-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou investigar os efeitos na aprendizagem de alunos do Ensino Médio relacionada a conteúdos de Geometria Espacial e com utilização de tecnologias digitais como o GeoGebra e impressoras 3D. Uma das motivações para esta pesquisa consistiu no fato da escola na qual o autor desta pesquisa atua como professor ter sido recentemente equipada com uma sala Maker, equipada com computadores e uma impressora 3D. Este é um fenômeno recente no estado do Rio de Janeiro, no qual muitas outras escolas públicas estaduais foram equipadas com estes recursos tecnológicos. A pesquisa buscou também investigar a relevância da Geometria para a formação dos estudantes de Ensino Médio, as dificuldades inerentes à sua aprendizagem e como ela se destaca em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através dos pressupostos da Teoria de Van Hiele, sobre a aprendizagem da Geometria, elaborou-se uma sequência didática que integra tanto o uso de materiais concretos como também, de tecnologias digitais, como o GeoGebra e impressoras 3D, estes últimos, realizados no ambiente da sala Maker da escola campo da pesquisa. A proposta buscou conectar a teoria à prática, procurando permitir que os alunos visualizassem e manipulassem sólidos geométricos, contribuindo assim para a melhoria do pensamento geométrico espacial. Os resultados indicaram avanços significativos em alguns estudantes, mas também revelaram que outros apresentaram dificuldades, sugerindo a necessidade de abordagens pedagógicas mais adaptativas e personalizadas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectPensamento Geométrico Espacialpt_BR
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectSolid Geometrypt_BR
dc.subjectSpatial Geometric Thinkingpt_BR
dc.subjectVan Hiele Theorypt_BR
dc.subject3D Printerpt_BR
dc.titleDesenvolvendo o pensamento geométrico espacial com auxílio do geogebra e de uma impressora 3d.pt_BR
dc.title.alternativeDeveloping spatial geometric thinking through geogebra and a 3d printer.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation aimed to investigate the effects on the learning of high school students related to content in Solid Geometry and the use of digital technologies such as GeoGebra and 3D printers. One of the motivations for this research was the fact that the school where the author of this research teaches was recently equipped with a Maker space, furnished with computers and a 3D printer. This is a recent phenomenon in the state of Rio de Janeiro, where many other public state schools have been equipped with these technological resources. The research also sought to investigate the relevance of Geometry for the education of high school students, the inherent difficulties in learning it, and how it stands out in assessments such as the National High School Exam (ENEM). Through the assumptions of Van Hiele's Theory on Geometry learning, a didactic sequence was developed that integrates both the use of concrete materials and digital technologies, such as GeoGebra and 3D printers, the latter carried out in the Maker space of the research school. The proposal aimed to connect theory to practice, allowing students to visualize and manipulate geometric solids, thereby contributing to the improvement of spatial geometric thinking. The results indicated significant advances in some students but also revealed that others faced difficulties, suggesting the need for more adaptive and personalized pedagogical approaches. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.en
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Maurício-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476pt_BR
dc.contributor.referee3Vaz, Rafael Filipe Novôa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7266-4661pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0867183050486455pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4198867435496516pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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