Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22722Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Basso, Luciana Leitão | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-28T12:08:26Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-28T12:08:26Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
| dc.identifier.citation | BASSO, Luciana Leitão. Significados, expectativas e escolhas educacionais do ensino superior: uma análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22722 | - |
| dc.description.abstract | O ensino superior tem se encontrado em constante evolução, sendo cada vez mais disseminado e acessível. Em contrapartida, apesar do aumento da oferta, o preenchimento das vagas e a sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior (IES) privadas representam um constante desafio. A realidade não é diferente no Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, uma instituição de ensino privada e filantrópica localizada na cidade de Teresópolis, interior do estado do Rio de Janeiro. Com isso, a presente pesquisa apresentou como objetivo geral investigar a premissa da escolha de alunos e egressos ao escolherem o ensino superior e, em específico, o Unifeso, buscando estratégias possíveis para reverter a situação das vagas não preenchidas. Este estudo traz o estado da arte do capital cultural e ensino superior, e para apresentar a relevância do capital cultural no que tange à educação, foram descritas também as mudanças que a educação pode apresentar à população por meio de uma análise sobre o impacto da educação na transformação da base da pirâmide brasileira e nos processos de mobilidade social. Por fim, para o entendimento sobre os benefícios distintivos do Unifeso, foram apresentadas referências relacionadas ao consumo distintivo, sendo estes, portanto, os temas abordados para a contribuição teórica deste estudo. O estudo versa sobre uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa de análise documental e entrevista em profundidade. A coleta de dados da análise documental foi realizada através dos sistemas de inscrição e educacional da instituição. Para a entrevista em profundidade, os entrevistados foram alunos matriculados no Unifeso e egressos deste mesmo Centro Universitário, dos cursos standard oferecidos pela instituição. Para a coleta de dados, foi realizada entrevista em profundidade, de forma presencial ou por videoconferência. Após a coleta de dados, a análise foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Osresultados revelaram que os fatores que reverberam nos significados e expectativas do ensino superior foram: carreira, mobilidade social, capital cultural e realização de sonho. No que tange aos benefícios distintivos que levaram à escolha do Unifeso, foram encontrados a infraestrutura, localização, reputação e ensino-aprendizagem. Por fim, baseado no estado da arte apresentado e nas categorias encontradas na análise dos resultados obtidos da entrevista em profundidade, o estudo apresentou um plano de comunicação para potencializar os benefícios distintivos encontrados no ensino superior, objetivando o aumento do número de matrículas e, consequentemente, a redução na taxa de vagas não preenchidas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade Social através da Educação | pt_BR |
| dc.subject | Estratégias de Captação Educacional | pt_BR |
| dc.subject | Higher Education | pt_BR |
| dc.subject | Social Mobility through Education | pt_BR |
| dc.subject | Educational Recruitment Strategies | pt_BR |
| dc.title | Significados, expectativas e escolhas educacionais do ensino superior: uma análise do Centro Universitário Serra dos Órgãos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Meanings, expectations, and educational choices in higher education: an analysis of the Centro Universitário Serra dos Órgãos | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Higher education is in constant evolution, being increasingly widespread and accessible. However, despite the increased availability, filling vacancies and the financial sustainability of private higher education institutions still need to improve. This reality is no different at the Centro Universitário Serra dos Órgãos - Unifeso, a private and philanthropic higher education institution located in the municipality of Teresópolis, in the interior of the state of Rio de Janeiro. Thus, this research aimed to assess the premise of students and graduates when choosing higher education and, specifically, Unifeso, investigating possible strategies to address the issue of unfilled vacancies. This study provides the state of the art of cultural capital and higher education, highlighting the relevance of cultural capital in education. Additionally, it presents the transformations that education can bring to the population through an analysis of the impact of education on the transformation of the base of the Brazilian socioeconomic pyramid’s and on social mobility processes. Lastly, to understand the distinctive benefits of Unifeso, references related to conspicuous consumption are presented as the theoretical contribution of this study. The research applied with a qualitative approach, using documentary analysis and in-depth interviews as research procedures. Data collection from documentary analysis was carried out through the institution’s registration and educational systems. For in- depth interviews, the interviewees were students enrolled at Unifeso and graduates from the institution’s standard courses. Data was collected through in-depth interviews in person or via video conference. Posteriorly, the analysis was carried out using content analysis techniques. The results revealed that the factors influencing the meanings and expectations of higher education were career, social mobility, cultural capital, and the fulfillment of dreams. Regarding the distinctive benefits that led to the choice of Unifeso, infrastructure, location, reputation, and teaching and learning were identified. Based on the state of the art and the categories found in the analysis of the results from the in-depth interviews, the study developed a communication plan to enhance the distinctive benefits found in higher education, aiming to increase the number of enrollments and, consequently, reduce the rate of unfilled vacancies. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Galindo, Flavia Luzia Oliveira da Cunha | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8678-631X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6473625072239932 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Galindo, Flavia Luzia Oliveira da Cunha | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8678-631X | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6473625072239932 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Mattoso, Cecília Lima de Queirós | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6573-9170 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7043182606034024 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Goia, Marisol Rodriguez | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3579290766137836 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8179497942041812 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia | pt_BR |
| dc.relation.references | AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. ALFINITO, S.; GRANEMANN, S. R. Escolha de uma IES em função da utilidade do usuário potencial: o estudante. In: ROCHA, C. H.; GRANEMANN, S. R. (org.). Gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2003, p. 93-103. ALFINITO, S.; TORRES, C. V. In: LAS CASAS, A. L. (org.). Marketing Educacional – da educação infantil ao ensino superior no contexto brasileiro: Comportamento do consumidor e as instituições de ensino superior. 1. ed. São Paulo: Saint Paul Editora Ltda., 2008. p. 231-267. ALVES, H. M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e consequências. 2003. Tese (Doutorado em Gestão) – Departamento de Gestão e Economia, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 2003. ALVES, H. M. B. O marketing das instituições de ensino superior: o caso da Universidade da Beira Interior. 1999. Dissertação (Mestrado em Gestão) – Departamento de Gestão e Economia (DGE), Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 1999. ANDRADE, L. Construção de reputação empresarial: o diferencial competitivo. Revista RI Global. 93. ed. Rio de Janeiro: IMF Editora, 2005. ASPARA, J.; HANNA-MARI, A.; TIENARI, J.; TIKKANEN, H. Struggles in organizational attempts to adopt new branding logics: the case of a marketizing university. Consumption Markets & Culture, v. 17, n. 6, p. 522-552, 2014. AVRICHIR, I.; DEWES, F. Construção e validação de um instrumento de avaliação do desempenho docente. In: Encontro da ANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPAD, 2006. BALL, S. Education markets, choice and social class: the market as a class strategy in the UK and the USA. British Journal of Sociology of Education, v. 14, n. 1. p. 3-19, 1993. BARBOSA, L.; PORTILHO, F.; VELOSO, L. Consumo, cosmologias e sociabilidades. Seropédica: MAUAD/EDUR, 2009. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. BARREYRO, G. B. Mapa do ensino superior privado. Série documental: Relatos de pesquisa. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, 2008. BAUDELOT, C. H. Le scandale des héritiers. Les Inrockuptibles: Dossier Pierre Bourdieu (1930-2002), v. 323, p. 14, 2002. 86 BAUDRILLARD, J. Função-signo e lógica de classe. In: A economia política dos signos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996. p. 9-49. BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. L. T; FURTADO, O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C.; CAZELLI, S. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 487–594, 2010. BOURDIEU, P. Capital simbólico e classes sociais. Novos estudos CEBRAP, n. 96, p. 105-115, 2013. BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 82-121. BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (Ed.) Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Westport, CT: Greenwood Press. 1986. p. 241–258. BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. J. D. The purpose of reflexive sociology (the Chicago Workshop). In: BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. J. D. (eds.). An invitation to reflexive sociology. Cambridge: Polity Press, 1992. p. 61-215. BRASIL. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Dados com base no levantamento socioeconômico 2008 – IBOPE. ABEP, 2010. Disponível em: www.abep.org. Acesso em: 21 fev. 2021. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Sinopse estatística da educação superior: Micro dados em tabela Excel por ano – de 1995 a 2021, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 1 jul. 2022. BRASIL. Secretaria de Assuntos Estratégicos. Vozes da classe média. Brasília: Marco Zero, 2012. BRONEMANN, M. R.; SILVEIRA, A. Marketing em instituições de ensino superior: a promoção do processo seletivo. In: MELO, P. A.; COLOSSI, N. (org.). Cenários da gestão universitária na contemporaneidade. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2004. p. 97-114. BROOKS, R. Accessing higher education: the influence of cultural and social capital on university choice. Sociology Compass, v. 2, n. 4, p. 1355–1371, 2008. CENTRA, J. A. Reflective faculty evaluation: Enhancing teaching and determining faculty effectiveness. 1. ed. New York: Jossey Bass, 1993. COBRA, M. H. N. Serviços: como construir valor para o cliente. São Paulo: Editora Cobra, 2004. 87 CONNELL, R. W.; ASHENDEN, D. J.; KESSLER, S.; DOWSETT, G. W. Making the difference. Sydney: George Allen and Unwin, 1983. CORSO, K. B.; SANTOS, D. L.; FALLER, L. P.; VIEIRA, K. M.; RODRIGUES, C. M. C. Determinantes da satisfação discente no ensino noturno: uma survey em cursos do Centro de Ciências Sociais e Humanas de uma Universidade Federal. In: SemeAd – Seminários em Administração, 11, 2008, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008. COSTA FILHO, C. G.; MACEDO, S. B.; SALES, A. P.; REZENDE, D. C. Classe social e consumo: reflexões e agenda de pesquisa sobre a classe média brasileira. In: SemeAd –Seminários em Administração, 18, 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2015. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/18semead/resultado/trabalhosPDF/1250.pdf. Acesso em: 22 set. 2022. CRESWELL, J. W. Educational research: Planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, 2012. CRESWELL, J. W. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2009. CRICCA, S.; DIAS, R. W.; MORAIS, D. M. G.; MINCIOTTI, S. A. Aescolha de um curso superior de tecnologia da área de gestão e negócios: um estudo sobre a decisão de compra e comportamento do consumidor. Regionalidade, v. 30, n. 89, 2014. CRUZ, B. P. A. Reputação como fonte de vantagem competitiva: uma análise exploratória para uma instituição de ensino superior. Revista Magistro, v. 1, n. 15, p. 191-210, 2017. CUNHA, L. A. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: Estado e mercado. Educação & Sociedade, v. 25, n. 88, p. 795-817, 2004. DEEPHOUSE, D. L. Media reputation as a strategic resource: an integration of mass communication and resourced-based theory. Journal of Marketing, v. 26, n. 6, p. 1091 1112, 2000. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Strategies of qualitative inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). The Sage handbook of qualitative research. Los Angeles: Sage, 2011. DIAS SOBRINHO, J. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, 2010. DÍAZ, F. G. The political economy and institutional foundations of inequality, social mobility and education disparities: Essays from the developing South. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – University of Cambridge, Cambridge, 2019. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, v. 20, n. 24, p. 213-225, 2004. ECKHARDT, G. M.; BARDHI, F. New dynamics of social status and distinction. Marketing Theory, v. 20, n. 1, p. 85-102, 2020. 88 ECKHARDT, G. M.; BELK, R. W.; WILSON, J. A. J. The rise of inconspicuous Consumption. Journal of Marketing Management, v. 31, n. 7-8, p. 807-826, 2015. ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD; P. W. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. ENGWALL, L. Universities, the state and the market: changing patterns of university governance in Sweden and beyond. Higher Education Management and Policy, v. 19, n. 3, p. 87-103, 2007. FERREIRA, L. N.; FREIRES, G. A gestão de suprimentos em instituições de ensino superior brasileiras: um estudo empírico, 2001. Disponível em: http://www.airllogistique.org/fr/files/?view=275. Acesso em: 2 abr. 2011. FERREIRA, L. N. Controladoria e modelo de gestão aplicada às instituições de ensino superior. 2001. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) – Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, 2001. FIGUEIREDO, O. A.; MALTEMPI, M. V. A integração de tecnologias digitais na pesquisa qualitativa: possibilidades e reflexões. In: BICUDO, M. A. V.; COSTA, A. P. (org.). Leituras em pesquisa qualitativa. São Paulo: Editora Livraria da USP, 2019. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. FORACCHI, M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Nacional, 1977. FRANCO, E. Marketing educacional. In: Seminário Gestão de IES: da teoria à prática, 2000, Brasília. Anais [...]. Brasília, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, 2000. FREITAS, A. L. P.; RODRIGUES, S. G. A estrutura do processo de autoavaliação de IES: uma contribuição para a gestão educacional. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 23, 2003, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: ENEGEP, 2003. FESO. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS. A Feso. 2021. Disponível em: https://www.unifeso.edu.br/sobre-feso.php#:~:text=A%20Feso%2C%20%C3%A0%20qual%20cabe,assistenciais%3B%20promover%20e%20incentivar%20a. Acesso em: 21 fev. 2022. GADE, C. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: EPU, 1998. GALLI, G. Atributos determinantes na escolha de instituições de ensino superior na região do Vale do Rio dos Sinos. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração e Negócios) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. GAMBARO, D. Bourdieu, Baudrillard e Bauman: O consumo como estratégia de distinção. Novos Olhares, v. 1, n. 1, p. 19-26, 2012. 89 GIBBONS, M.; LIMOGES, C.; NOWOTNY, H.; SCHWARTZMAN, S.; SCOTT, P.; TROW, M. The new production of knowledge: The dynamics of science and research in contemporary societies. London: Sage, 1994. GIDDENS, A. Sociology. Cambridge: Polity Press, 2009. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2019. GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006. HAYEK, F. A. The road to serfdom. Chicago: University of Chicago Press, 1994. HEMSLEY-BROWN, J. ‘The best education in the world’: reality, repetition or cliché? International students’’ reasons for choosing an English university. Studies in Higher Education, v. 37, n. 8, p. 1005-1022, 2012. HEMSLEY-BROWN, J.; SHIVONNE, G. Brand harmonization in the international higher education market. Journal of Business Research, v. 60, n. 9, p. 942-948, 2007. HOLANDA JÚNIOR, A.; FARIAS, I. Q.; GOMES, D. M. O. A. O valor do cliente como elemento de marketing para instituições de ensino superior. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 3, n. 2, p. 102-111, 2006. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Pnad contínua 2011-2020. [S. l., s. d.]. Disponível em: https://painel.ibge.gov.br/pnadc/. Acesso em: 1 jul. 2022 KAMAKURA, W.; MAZZON, J. A. Critérios de estratificação e comparação de classificadores socioeconômicos no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 1, p. 55-70, 2016. KOROCOSKI, S. R.; FERREIRA, P. L.; ATAMANCZUK, M. J. A Qualidade percebida por consumidores de serviços de reparação automotiva: uma aplicação do modelo Servqual. Revista Organizações em Contexto, v. 12, n. 23, p. 221-240, 2016. KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas, 1994. KOTLER, P.; KELLER K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012. KRAVETS, O.; SANDICK, O. Competently ordinary: New middle class consumers in the emergent markers. Journal of Marketing, v. 78, n. 4, p. 125-140, 2014. KVALE, S.; BRINKMAN, S. InterViews: Learning the craft of qualitative research interviewing. 2. ed. Thousand Oales, CA: Sage, 2009. LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 90 LASSANCE, M. C. P. A orientação profissional e a globalização da economia. Revista da ABOP, v. 1, p. 71-80, 1997. LEITE, D.; TUTIKIAN, J.; HOLZ, N. Avaliação e compromisso. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. LOPES, F. D. Teoria institucional e gestão universitária: uma análise do processo de avaliação institucional na UNIJUÍ. Revista Eletrônica da Administração, v. 5, n. 4, 1999. LOUREIRO, C. M. P.; COSTA, I. D. S. A. D.; FREITAS, J. A. D. S. B. E. Trajetórias Profissionais de Mulheres Executivas: Qual o preço do sucesso? Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, 2012. LOZECKYI, J.; DE LAAT, E. F. Ingresso no ensino superior pelo vestibular: sistema de seleção ou forma de avaliação da educação? Humanidades e Inovação, v. 9, n. 3, p. 58-71, 2022. LUCCHIARI, D. H. P. S. Pensando e vivendo a orientação profissional. 9. ed. São Paulo: Sammus, 2017. LUCINDA, M. A. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. MACEDO, J. M. A.; CORDEIRO, J. F.; PEREIRA, L. A. C.; RIBEIRO FILHO, J. F.; TORRES, U. C. L.; LOPES, J. E.G. responsabilidade social e reputação corporativa: uma investigação sobre a percepção dos stakeholders numa concessionária de energia elétrica nordestina. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 5, n. 11, p. 70-86, 2011. MAGUIRE, J. S. The taste for the particular: a logic of discernment in an age of omnivorousness. Journal of Consumer Culture, v. 18, n. 1, p. 3-20, 2018. MARGINSON, S. Academic creativity under new public management: foundations for an investigation. Educational Theory, v. 58, n. 3, p. 269–287, 2008. MARTINS, J. M. D. Marketing educacional: um estudo sobre atributos e imagens das instituições de ensino superior. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC, Belo Horizonte, 2006. MASETTO, M. T.; ABREU, M. C. O professor universitário em aula. 1. ed. São Paulo: MG Ed. Associados, 1990. MCCRACKEN, G. Cultura e consumo II: Mercados, significados e gerenciamento de marcas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. MEIRELLES, R. Brasil emergente: dossiê sobre a classe C brasileira – um mercado de R$ 881 bilhões – versão preliminar. São Paulo: Data Popular, 2011. 91 MIRANDA, C. M. S.; DOMINGUES, M. J. C. S. Razões para escolha de uma IES: uma abordagem sobre o perfil sócio-econômico de alunos interessados em cursar administração. In: ENANGRAD, 12, 2006, São Luís. Anais [...]. Maranhão: ENANGRAD, 2006. MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do processo. 8. ed. São Paulo: EPU Editora Pedagógica Universitária Ltda, 1986. MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al. (org.). Novas tecnologias digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. p. 23-35. MOREL, A. P. S.; REZENDE, D. C.; OLIVEIRA, A. S. Consumo e distinção social no campo cultural da música. Remark – Revista Brasileira de Marketing, v. 20, n. 4, p. 362 392, 2021. MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003. MUND, A. L.; DURIEUX, F.; TONTINI, G. A influência do marketing na opção do aluno pela Universidade Regional de Blumenau. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Computação, 24, 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande, 2001. NERI, M. C. A nova classe média: o lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro: FGV/CPS, 2010. NERI, M. C. As classes médias brasileiras. Rio de Janeiro, RJ: FGV Social, 2019. NG, I. C. L.; FORBES, J. Education as Service: The understanding of university experience through the service logic. Journal of Marketing for Higher Education, v. 19, n. 1, p. 38-64, 2009. NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, v. 23, n. 78, p. 15–36, 2002. NOZICK, R. Anarchy, state and utopia. New York: Basic Books, 1974. OLIVEIRA, L. N. Comportamento do consumidor de educação superior a distância. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. PAIVA, R. Gestão de marketing educacional. Curitiba: IESDE Brasil, 2012. PALACIO, A. B.; MENESES, G. D.; PÉREZ, P. J. P. The configuration of the university image and its relationship with the satisfaction of students. Journal of Educational Administration, v. 40, n. 5, p. 486-505, 2002. PARASURAMAN, A., ZEITHAML, V.A., BERRY, L.L. A Multiple Item Scale for Measuring Customer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 12 40, 1988. 92 PEIXOTO, M. C. L. Políticas de avaliação e regulação na educação superior brasileira: a difícil relação entre expansão, melhoria da qualidade e controle de resultados. Propuesta Educativa, v. 24, n. 43, p. 32-45, 2015. PEREIRA, C. E. D. Reputação das instituições de ensino superior na visão dos stakeholders. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. PEREIRA, M. S.; FORTE, S. H. A. C. Visão baseada em recursos nas instituições de ensino superior de Fortaleza: uma análise ex-ante e ex-post à LBD/96. Revista ANGRAD, v 7, n. 3, p. 111-130, 2006. PETERSON, R. A. Understanding audience segmentation: From elite and mass to omnivore and univore. Poetics, v. 21, n. 4, p. 243-258, 1992. PIÑOL, S. T. Janela do cliente-aluno nos cursos de pós-graduação. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 4, 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2004. PONTE, L. F.; CAMPOS, R. D. Taste transformation in the context of social mobility. BBAR-Brazilian Administration Review, v. 15, n. 2, p. 1-13, 2018. POULAIN J-P.; PROENÇA, R. P. C. O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares. Revista de Nutrição, v. 16, n. 3, p. 145-156, 2003. QUEIROZ, M. I. P. (org.). Reflexões sociológicas sobre o imaginário. São Paulo: Cadernos Ceru, 1993. RAMEZANALI, M.; SOUZA, M. J. B.; SILVEIRA, A. Os desafios da marca na instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 3, p. 78-89, 2014. RANSON, S. From 1944 to 1988: education, citizenship and democracy. In: FLUDE, M.; HAMMER, M. (eds.). The Education Reform Act 1988: its origins and implications. Lewes: Falmer Press, 1990. REIS, T. A.; DIAS, A. S.; OLIVEIRA, E.; COSTA, J. A.; CREMONEZI, G. O. G.; SPERS, V. R. E. Desafios e conflitos da mulher na busca da ascensão na carreira profissional. Revista De Carreiras e Pessoas, v. 8, n. 3, p. 398-412, 2018. REIS, Y. A. S. A reputação nas instituições acadêmicas e a sua relação com a satisfação e lealdade dos estudantes: a marca ISEG. 2011. Tese (Doutorado em Marketing) - Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2011. REYNAUD, J. D. Hommage a P. Bourdieu. Revue Française de Sociologie, n. 1, 2002. RIVAS, F. Enfoque conductual-cognitivo del asesoramiento vocacional. In: RIVAS, F. Sicología vocacional: Enfoques del asesoramiento. Madrid: Morata, 1988. 93 ROCHA, E. Os bens como cultura: Mary Douglas e a antropologia do consumo. In: DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. (org.). O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. ROSENTHAL, R. Meta-analytic procedures for social research. In: Applied social research methods series. Newbury Park: Sage, 1984. SAMPAIO, H. Setor privado de ensino superior no Brasil: crescimento, mercado e Estado entre dois séculos. Ensino Superior: expansão e democratização, p. 103-126, 2013. SANTOS, L. S. A juventude de origem popular em busca do ensino superior público: entre sonhos, dificuldades e desigualdades. Scientia Plena, v. 5, n. 11, 2009. SCARDUA, G. S. M. Critérios utilizados na escolha de instituições de ensino superior privadas de Salvador. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Administração, Salvador, 2008. SCHINAIDER, A. D.; FAGUNDES, P. de M.; SCHINAIDER, A. D. Comportamento do consumidor educacional: seu perfil e o processo de decisão de compra. Future Studies Research Journal, v. 8, n. 2, p. 144-164, 2016. SENKEVICS, A. S. A expansão recente do ensino superior. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, n. 4, p. 48, 2021. SHAVIT, Y.; MULLER, W. From school to work: a comparative study of educational qualifications and occupational destinations. Evans Road, Cary, NC: Oxford University Press, 1998. SILVA NETO, B. R. Comunicação corporativa e a reputação empresarial. Getúlio Vargas Executivo, v. 12, n. 1, p. 22-26, 2013. SILVA, G. O. V. Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. Informare – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 24-36, 1995. SILVA, M. R. Trama doce-amarga: (exploração do) trabalho infantil e cultura lúdica. São Paulo: Hucitec, 2003. SILVA, R. D. O. Fazer ver e crer: valores de educação na publicidade e propaganda escolar? In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28, 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2005. SILVA, V. A.; TEIXEIRA, A. M. F. Jovens universitários de origem popular: alterando percursos. ANPED: GT 14, 2007. SOCHACZEWSKI, S. O proletariado, a esperança e o sonho de uma vida boa. Estudos Avançados, v. 26, n. 75, p. 281-288, 2012. SOUSA, É. T. Análise de fatores determinantes para a escolha de uma faculdade privada pelo público estudantil: um estudo de caso em Pernambuco. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006. 94 STOECKER, R. Evaluating and rethinking the case study. The Sociological Review, v. 39, n. 1, p. 88-112, 1991. TEIXEIRA, A. N.; BECKER, F. Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS. Sociologias, v. 3, n. 5, p. 94 – 113, 2001. THIES, R. B.; BIANCHI, R. C. A visão dos formandos em administração e dos empresários com relação ao mercado de trabalho. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2, 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2005. THOMAZ, J. C.; BRITO, E. P. Z. Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 229 250, 2010. THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. THURSTONE, L. L. Las actitudes pueden medirse. In: SUMMERS, G. F. Medición de actitudes. México: Trillas, 1976. TREVISAN, R. M. Marketing em instituições educacionais. Revista PEC, v. 2, n. 1, p. 93 103, 2002. TRIVENTI, M. The role of higher education stratification in the reproduction of social inequality in the labor market. Research in Social Stratification and Mobility, v. 32, p. 45 63, 2013. ULVER, S.; OSTBERG, J. Moving up, down or sideways? Exploring consumer experience of identity and status incongruence. European Journal of Marketing, v. 48, n. 6, p. 833-853, 2014. VANCE, P. S.; ANGELO, C. F. Reputação corporativa: uma revisão teórica. Revista de Gestão USP, v. 14, n. 4, p. 93-108, 2007. VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004. VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa. Tornstein Veblen: vida e obra (Os pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980. VERGARA, S. C. Método de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. WOOD, T.; TRIVELLI, A. The transformation of higher education in Brazil: a case study on the creation of a private educational giant. Cadernos EBAPE.BR, v. 20, n. 2, p. 259-275, 2022. 95 ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Luciana Leitão Basso.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
