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Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização do insumo professor pelos departamentos acadêmicos da UFRRJ: uma ferramenta de apoio a distribuição de novas vagas do magistério superior
Other Titles: Use of professor input by academic departments at UFRRJ: a tool to support the distribution of new vacancies in higher education
Authors: Ferreira, Fábio Scatamburlo Lizieire
Orientador(a): Chain, Caio Peixoto
Primeiro membro da banca: Chain, Caio Peixoto
Segundo membro da banca: Oliveira, Daniel Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Moreira, Ney Paulo
Keywords: Análise Envoltória de Dados;Departamentos;Universidade;Insumo;Distribuição de Código de Vagas;Data Envelopment Analysis;Departments;University;Input;Vacancy Code Distribution
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 10-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: FERREIRA, Fábio Scatamburlo Lizieire. Utilização do insumo professor pelos departamentos acadêmicos da UFRRJ: uma ferramenta de apoio a distribuição de novas vagas do magistério superior. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, uma Instituição de Ensino Superior, recebe esporadicamente novas vagas para o cargo de professor do Ministério da Educação. Em 2022 ao receber 22 novas vagas, a universidade não possuía um método para realizar a distribuição dessas novas vagas para o cargo de professor do magistério superior, sendo assim, iniciou-se, nos conselhos superiores, a discutição sobre o tema. A presente pesquisa considerou como metodologia de distribuição de novas vagas, um modelo científico que permita medir a utilização, pelos departamentos da universidade, do insumo “professor”. A análise envoltória de dados é em um modelo matemático, e vem sendo amplamente utilizada para a medição da eficiência de unidades produtivas semelhantes, como os departamentos de uma universidade. Utilizando as variáveis de saídas relacionadas aos números de alunos matriculados nas turmas e horas disponibilizadas pelos departamentos por meio dos professores na graduação e pós- graduação (dimensão do ensino) e a quantidade de atividades de pesquisas, orientações a bolsistas e extensão (dimensão de pesquisa e extensão), tendo como insumo, exclusivamente, a quantidade de vezes que os professores foram utilizados nessas dimensões. O modelo CCR foi utilizado, com orientação as saídas, o que permitiu apontar quais departamentos são mais eficientes, isto é, que utilizam o insumo professor da melhor maneira, e quais departamentos o subutilizam, ou seja, utilizam uma quantidade do insumo, sem ter as saídas proporcionais. Foram encontrados 16 departamentos eficientes, sendo assim, esses departamentos foram considerados aptos para receber as novas vagas, pois caso desejem aumentar a produção, possuem uma reserva de insumos menor, já que de acordo com o modelo, estariam utilizando os insumos da maneira mais eficiente que os demais. Em contrapartida, os departamentos que subutilizam o insumo “professor” possuem uma “folga”, ou seja, podem aumentar a sua produção sem a necessidade de novos insumos, apenas utilizando de forma mais eficiente os insumos disponíveis. A pesquisa mostrou que o principal fator para a eficiência dos departamentos é a subutilização, ou não, dos professores nas turmas que são disponibilizadas pelos próprios departamentos na graduação, como turmas com duas ou mais professores dividindo o magistério, podendo ser um indício de que esses departamentos estão com o número de professores suficientes no quadro e não necessitariam de novas vagas. A pesquisa também aponta que os departamentos que orbitam apenas um curso de graduação, isto é, quando um curso de graduação tem a sua disposição mais de um departamento, estes tendem a subutilizar o insumo “professor”.
Abstract: The Federal Rural University of Rio de Janeiro, a higher education institution, receives sporadically new vacancies for the professor position from the Ministry of Education. In 2022, when it received 22 new vacancies, the university did not have a method to distribute these new vacancies for the position of higher education professor. The present research considered, as a methodology for the distribution of new vacancies, a scientific model that allows measuring the use, by the university's departments, of the input "professor". Data Envelopment Analysis is a mathematical model and has been widely used for measuring the efficiency of similar productive units, such as the departments of a university. Using the output variables related to the number of students enrolled in classes and hours made available by the departments through undergraduate and graduate teachers (teaching dimension) and the quantity of research, scholar orientation and extension activities (research and extension dimension). The research used as input, exclusively, the number of times the professors were used in these dimensions. The CCR model was used, with output orientation, which allowed pointing out which departments are more efficient, that is, which use the teacher input in the best way, and which departments underuse it, that is, use an amount of the input, without having proportional outputs. Sixteen efficient departments were found, so these departments were considered eligible to receive the new vacancies, because if they wish to increase production, they have a smaller reserve of inputs, since according to the model, they would be using the inputs more efficiently than the others. On the other hand, departments that under-utilize the input "teacher" have "slack", that is, they can increase their production without the need for new inputs, just by using the available inputs more efficiently. The research showed that the main factor for the efficiency of the departments is the underutilization, or not, of teachers in classes that are made available by the departments themselves in graduation, such as classes with two or more teachers sharing the teaching, which may be an indication that these departments have enough teachers on staff and do not need new openings. The research also points out that the departments that orbit only one undergraduate course, so when an undergraduate course has at its disposal more than one department, they tend to underutilize the input "teacher".
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22724
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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