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dc.contributor.authorFerraz, Thamires Carrara-
dc.date.accessioned2025-07-31T12:52:31Z-
dc.date.available2025-07-31T12:52:31Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationFERRAZ, Thamires Carrara. O Gênero tirinha como motivador para a ampliação do letramento: uma proposta de retextualização da tirinha ao conto. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22735-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral propor um trabalho da retextualização do gênero Tirinha ao gênero conto, tendo como foco principal a ampliação do letramento dos alunos. A escolha da tirinha como motivador para a abordagem de novo gênero se deu, principalmente, devido às suas características de gênero multimodal, que despertam o interesse do público-alvo do projeto, alunos do 7o ano do Ensino Fundamental, além de abordar temas com os quais os alunos se identificam e que, por vezes, dialogam com sua realidade social. Partindo da compreensão do texto escrito e do imagético na tirinha, pretendeu-se levar o aluno a produzir um texto no gênero conto, ampliando, assim, seu letramento. Acredita-se, portanto, na importância de se valorizar o uso de gêneros textuais no ensino da língua, utilizando um gênero com as características da tirinha no sentido de facilitar a compreensão e produção da estrutura de um texto narrativo no formato do gênero conto. Para desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma pesquisa bibliográfica, de modo a verificar quais propostas haviam sido feitas para a obtenção do propósito inicial; em seguida, um roteiro de trabalho que pudesse auxiliar o docente no trajeto entre o texto multimodal de gênero tirinha até o texto literário de gênero conto. O produto final desta pesquisa é um caderno pedagógico com atividades de retextualização do gênero tirinhas, especificamente as do Armandinho, de Alexandre Beck, para o gênero conto, idealizado com o objetivo de ampliar o letramento do aluno. O objetivo geral foi propor um trabalho da retextualização do gênero tirinha ao gênero conto, tendo como foco principal a ampliação do letramento dos alunos, levando-se em conta os descritores de língua portuguesa D9 – identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros – e D15 – reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação. No que diz respeito aos objetivos específicos, propôs-se: introduzir as características do gênero conto; instrumentalizar o aluno para que retextualize as tirinhas trabalhadas em sala de aula; levar o aluno a perceber diferenças e semelhanças entre os dois gêneros trabalhados e a compreender o processo de escrita do texto através da retextualização. A pesquisa está fundamentada pelos documentos oficiais da educação Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998) e Base NacionalComum Curricular – BNCC (2017), além de autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2005) (2009), Marcuschi & Xavier (2010), Koch & Elias (2013) e Matêncio (2002) que embasaram a idealização do material pedagógico que é o produto final da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjecttirinhapt_BR
dc.subjectcontopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectComic strippt_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.titleO gênero tirinha como motivador para a ampliação do letramento: uma proposta de retextualização da tirinha ao contopt_BR
dc.title.alternativeThe comic strip genre as a motivator for the literacy expansion: a comic strip to short text retextualization proposalen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present academic work has the main objective to propose a retextualization task, from comic strip to short story, in order to extending students’ literacy. The comic strip choice as a motivator for approaching to new genre was, mainly, due to the ludic mode from multimodal characteristics, which rouse interest the target audience project, the 7th year of Elementary School students, in addition the genre approach themes in which students identify with and, sometimes, it dialogues with their social reality. Starting from the understanding of the written and strip imagery, it intends to lead the student to produce a short story genre, expanding their literacy. It is believed, therefore, in the importance of valuing the textual genres usage in language teaching, using a genre with the comic strip characteristics to favor the understanding and production of the narrative structure in the short story formatting. For developing the academic work, it was made a bibliographic research, in order to checking the propositions that had been done to achieve the main objective; in sequence, a job route which could help teachers to enable the short story production starting from the comic strip. The final product, result of the present academic work, is a retextualization activities pedagogical notebook using the comic strip genre, specifically Armandinho ́s, by Alexandre Beck, for the short story genre production, focusing in expanding the student's literacy. The general objective is to propose a retextualization from a comic strip to the short story genre, main focusing on the expansion of students' literacy. Regarding to specific objectives, it is proposed to introduce the short story genre characteristics; to equip the student indeed to retextualize the comic strips worked in the classroom; to lead the student to perceive differences and similarities between the two genres and understand the writing process through retextualization. This research is based on official education documents of the National Curricular Parameters – PCN (1998) and National Common Curricular Base – BNCC (2017), beyond authors such as Bakhtin (2003), Marcuschi (2005) (2009), Marcuschi & Xavier (2010), Koch & Elias (2013) and Matêncio (2002). The selected Portuguese language descriptors to compose the research are D9 – identify the text purpose from different genres – and D15 – recognize different ways of treating information in the comparison.en
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Roza Maria Palomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459279679649835pt_BR
dc.contributor.referee2Malfacini, Ana Cristina dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804604407025115pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Marli Hermenegilda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5872540373589107pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205874040416264pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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