Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22738Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Santana, Eduardo Madeiro de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-31T13:49:15Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-31T13:49:15Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
| dc.identifier.citation | SANTANA, Eduardo Madeiro Bastos de. Araquém forró show: transformações e ressignificações culturais de uma quadrilha junina. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22738 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo etnografar as performances de gênero das pessoas LGBTQIAPN+ do Grupo Araquém Forró Show e analisar os efeitos de suas interações no sentido de identificar se essas performances queerizam a matriz heteronormativa e compulsória de inteligibilidade de gênero. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem etnográfica, com a participação das/os integrantes do grupo como sujeitos da pesquisa. Foram identificados os impactos sociais que o grupo pode gerar na produção cultural popular dentro da cidade de Nilópolis. Também foram analisadas as formas como as pessoas vulneráveis – travestis e pessoas trans, inclusive – enfrentam para se integrarem ao coletivo. Os resultados mostram que o Grupo Araquém Forró Show pode queerizar a matriz heteronormativa, subvertendo os padrões de gênero e sexualidade hegemônicos. Diante disso, pode-se afirmar que a etnografia das pessoas LGBTQIAPN+ do coletivo é uma contribuição significativa para a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade no contexto cultural de Nilópolis. Futuras pesquisas podem explorar outras formas de resistência e subversão à heteronormatividade e compulsoriedade de inteligibilidade de gênero no contexto cultural, a fim de ampliar o conhecimento sobre as diversidades de gênero e sexualidade e suas interações com a cultura popular. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Etnografia | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
| dc.subject | Resistência | pt_BR |
| dc.subject | Ethnography | pt_BR |
| dc.subject | Gender | pt_BR |
| dc.subject | Sexuality | pt_BR |
| dc.subject | Popular Culture | pt_BR |
| dc.subject | Resistance | pt_BR |
| dc.title | Araquém forró show: transformações e ressignificações culturais de uma quadrilha junina | pt_BR |
| dc.title.alternative | Araquém forró show: cultural transformations and resignifications of a june festival quadrille | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This dissertation aims to ethnograph the performances of LGBTQIAPN+ individuals from Grupo Araquém Forró Show and analyze the effects of their interactions to identify whether these performances queer the compulsory heteronormative matrix of gender intelligibility. The research was conducted through an ethnographic approach, with the participation of the group members as research subjects. The social impacts that the group can generate on popular cultural production within the city of Nilópolis were identified, the ways in which vulnerable people - including transvestites and trans people - adapt themselves to integrate the collective were analyzed, and the possibility of integrating the ethnographic group into the intangible cultural heritage of the city was investigated. The results show that the performances of Araquém Forró Show can queer the compulsory heteronormative matrix of gender intelligibility, subverting hegemonic gender and sexuality patterns. Therefore, it can be said that the ethnography of LGBTQIAPN+ performances from Grupo Araquém Forró Show is a significant contribution to the production of knowledge about gender and sexuality in the cultural context of Nilópolis. Future research can explore other forms of resistance and subversion to heteronormativity and the compulsory matrix of gender intelligibility in the cultural context in order to expand knowledge about gender and sexual diversity and its interactions with popular culture. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Angelo, Elis Regina Barbosa | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1799-3910 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597395193689428 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Angelo, Elis Regina Barbosa | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1799-3910 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597395193689428 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fogaça, Isabela de Fátima | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1731543706249446 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Reis, Thiago de Souza dos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-2921-5617 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7001492191626844 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Gomes, Edgar da Silva | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-4230-2085 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5833747198224065 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9551400673148962 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (Orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. ALMEIDA, Magdalena; LÉLIS, Carmem. Quadrilha junina, história e atualidade: movimento que não é só imagem. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, 2004. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ANGELO, Elis. As festas juninas no Rio de Janeiro: entre o fazer e o manter nas relações sociais. Cadernos CERU, Série 2, v. 33, n. 1, p. 76-89, jun. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ceru/article/view/198922/184766. Acesso em: dez. 2022. BAPTISTA, Maria Manuel. Estudos Culturais: o quê e o como da investigação. In: Carnets, Cultures littéraires: nouvelles performances et développement, nº spécial, automne / hiver 2009, p. 451-461. Texto disponível em: <http://journals.openedition.org/carnets/4382>. Acesso em ago. 2019. BARROS, José D’Assunção. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. BARROSO, Hayeska Costa. Dança Joaquim com Zabé, Luiz com Iaiá, dança Janjão com Raqué e eu com sinhá: a espetacularização da festa e o caráter performativo do gênero nos festejos juninos. 2019. 169f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. _________. “O São João é gay!”: horizontes interpretativos sobre as perfomances trans na festa junina no Ceará. Revista Periodicus. n. 6, v. 1, 2017. _________. “Prepare seu coração pras coisas que eu vou contar...”: um ensaio sobre a dinâmica das quadrilhas juninas no Ceará. 2013. 107f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará. Texto disponível em: <http://www.uece.br/politicasuece/d mdocuments/hayeska_costa.pdf >. Acesso em out. 2022. BENTES, Ivana. O que pode um corpo? Cinema, biopoder e corpos-imagens que resistem. In: VELLOSO, Monica Pimenta; ROUCHOU, Joëlle; OLIVEIRA, Cláudia de (Orgs.). Corpo: Identidades, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. p. 183-202. BRAGA, P. de A. T.; GROSS, A. E. Judith Butler e Paul Beatriz Preciado: Uma comparação de dois modelos teóricos na construção da identidade de gênero na teoria queer. Pensata, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 1-23, 2022. BRIOLLY, Benny. Presidente da comissão. "Viradouro afasta seguranças por impedir mulher trans de usar banheiro feminino durante ensaio da escola." G1, Rio de Janeiro, 02 fev. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/02/02/viradouroafasta-segurancas-por-impedir-mulher-trans-de-usar-banheiro-feminino-durante-ensaio-daescola.ghtml. Acesso em: 30 mar. 2023. BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha; JARA, Isabela Bolorini. Educação e emancipação feminina em Celina Padilha, a “educadora transviada” (1927-1930). Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 4, ed. especial, set./dez. 2017, p. 229-255. BEZERRA, Amália Cristina Dias da Rocha; SILVA, José Cláudio Sooma. Quintais da história da educação fluminense: balanços, gangorras e escorregos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 30, mai./ago. 2019. BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: Leituras de operárias. Petrópolis: Vozes, 1981. BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Trad. Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8. ed. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015a. BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015b. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. CASTRO, Thiago Silva; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Reinventando tradições: um olhar sobre as experiências de sujeitos queer no contexto das quadrilhas juninas do Ceará. Anais do 44º Encontro Nacional da ANPOCS, remoto, v. 44, p. 1-19, dez. 2020. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/44-encontro-anual-da-anpocs/gt32/gt01-24. Acesso em: 15/01/2022. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editorial Ltda., 1990. CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y Emancipación, vol. 1, p. 53-76, junio 2008. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Lisboa: Edições 70, 2014. CHUVA, Márcia. História e Patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 34, 2012. CLIFFORD, James. Introdução: Verdades parciais. In: MARCUS, George (Orgs.). A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Trad. Maria Claudia Coelho. Rio de Janeiro: EdUERJ, Papéis Selvagens, 2016. p. 31-61. COSTA, Sérgio. Da mestiçagem à diferença: nexos transnacionais da formação nacional no Brasil. In: DUTRA, Eliane (Org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 301-320. COUTO, Mia. O museu é o templo do tempo? In: 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em 17 de agosto de 2013. Transcrição de Cláudia Porto. Disponível em: <https://claudiaporto.wordpress.com/2014/12/21/o-pe-que-traduziumiacouto/>. Acesso em: jul. 2022. DAWSEY, John C.; MÜLLER, Regina P.; HIKIJI, Rose Satiko; MONTEIRO, Marianna F. M. (Orgs.). Antropologia e performance: ensaios na pedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. DIAS, Carla da Costa; LIMA, Antônio Carlos de Souza. O Museu Nacional e a construção do patrimônio histórico nacional. In: CHUVA, Márcia (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: História e Patrimônio, n. 34, 2012, p. 199-222. DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? 4. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. EDITAL. Lançamento do edital arraia cultural. Disponível em: <http://cultura.rj.gov.br/lancamento-do-edital-arraia-cultural/ Edital de festa junina>. Acesso em: jan. 2023. Em vídeo, Damares diz que 'nova era' começou: ‘meninos vestem azul e meninas vestem rosa’.G1 (24 jan.2023).Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/03/emvideo-damares-alves-diz-que-nova-era-comecou-no-brasil-meninos-vestem-azul-e-meninasvestem-rosa.ghtml. Acesso em: 24 jan.2022. FLORÊNCIO, Sônia Rampim; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2014, p. 19-35. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf>. Acesso em: dez. 2020. FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (Orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 56-76. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. . Microfísica do poder. 25. ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2008b. GIDDENS, Anthony; LASH, Scott; BECK, Ulrich. Modernização reflexiva: Política, tradição e estética na ordem social moderna. 2. ed. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2012 GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. GOFFMAN, Ervin. A situação negligenciada. Trad. Pedro M. Garcez. In: RIBEIRO, Branca T.; GARCEZ, Pedro M. (Orgs). Sociolinguística interacional. São Paulo: Edições Loyola, p. 13-20, [1964] 2002. GOFFMAN, Ervin. As representações do eu na vida cotidiana. 20. ed. Trad. Maria Célia Raposo Santos. Petrópolis: Vozes, 2014. GRIN, Monica. Mito da excepcionalidade? O caso da nação miscigenada brasileira. In: DUTRA, Eliane (Org.). O Brasil em dois tempos: história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 321-340. GUIMARÃES, Roberta Sampaio. A utopia da Pequena África: projetos urbanísticos, patrimônios e conflitos na zona portuária carioca. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. . Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 103-133. HARARI, Y. N. (2020). Sapiens: uma breve história da humanidade. 49. ed. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019. HOBSBAWM, Eric J.; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997. ____________. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Trad. Maria Celia Paoli e Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. JOHNSON, Richard. O que é, afinal, Estudos Culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? 4. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. LIMA, Nísia Trindade. Prefácio – Identidade e mudança: o corpo em perspectiva histórica. In: VELLOSO, Monica Pimenta; ROUCHOU, Joëlle; OLIVEIRA, Cláudia de (Orgs.). Corpo: Identidades, memórias e subjetividades. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. p. 7-13. LOPES, Nei. Dicionário da hinterlândia carioca: antigos “subúrbio” e “zona rural”. Rio de Janeiro: Pallas, 2012. LOURO. Guacira Lopes. “Estranhar” o currículo. In: ______ (Org.). Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. _______. O Corpo Educado. Belo Horizonte: Ed. Autêntica. 2022. 89 LOURO, Guacira Lopes. Os estudos feministas, os estudos gays e lésbicos e a teoria queer. Labrys, ago/dez, n, 6. 2004. _______. Teoria Queer: Uma Política Pós-identitária para a Educação. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, 2001, p. 541-553. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em jun. 2022. MADEIRO, Eduardo. O silêncio inicial nas ruas: breves reflexões. In: OLIVEIRA, J. C. de et al. (Orgs.). Práticas Pedagógicas e Estudos de Gênero. São Paulo: Fonte Editorial, 2022. p. 27-36. MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola, 2004. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A cidade como bem cultural – áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006. MENEZES NETO, Hugo. O Balancê no Arraial da Capital: quadrilha e tradição no São João do Recife. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Recife, 2008. ______________. Música e festa na perspectiva das quadrilhas juninas de Recife. In: Revista Anthropológicas, Ano 19, 26(1):103-133, 2015. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. NOLETO, Rafael da Silva. “Brilham estrelas de São João!”: notas sobre os concursos de “Miss Caipira Gay” e “Miss Caipira Mix” em Belém (PA). Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 18, dez. 2014, p. 74-110. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sess/n18/1984-6487-sess-18- 00074.pdf>. Acesso em: ago. 2019. OLIVEIRA JUNIOR, Ribamar José de. O corpo em retalhos: perfechatividades de gênero na quadrilha Balão Junina Cariri de Juazeiro do Norte-CE. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 12, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ proa/article/view/17322. Acesso em: 3 fev. 2023. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. PRAZERES, Giselle Gomes da Silva; LUCENA FILHO, Severino. Quadrilhas Juninas: patrimônio cultural ou midiático? RIF, Ponta Grossa/ PR, v. 16, n. 36, p.132-144, jan/jun 2018. PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: Edições n-1, 2014. QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: 90 LANDER,Edgar (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Coleção Sul-Sul, CLACSO, Buenos Aires, Argentina, setembro 2005, p.117-142. RABELLO, Sônia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento. Rio de Janeiro: IPHAN, 2019. RIO DE JANEIRO. Leis protegem Patrimônio Imaterial,[2021]. Disponível em: https: http://cultura.rj.gov.br/inepac-lanca-consulta-publica-sobre-protecao-ao-patrimonio-cultural- imaterial/?fbclid=IwAR0GaL-lYwu7L60gt5unj6ahEhKairclSTWal55- _u8DwARSxhZy5KDwkMo:12 jan. 2022. RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021. SANTOS, Izequias Estevam dos Santos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 6. ed. Niterói: Impetus, 2009. SILVA JUNIOR, J. A.; SILVA, M. L.; SILVA, L. (2019). Travestilidades no espaço socioeducativo: (des)patologização, monstruosidade, violência, abjeção e negação das identidades transgêneras. Dialogia, (32), 99-111. Recuperado em 31 de março de 2023, de https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13641/7075 SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102. SIMAS, Luiz Antonio. Almanaque brasilidades: um inventário popular brasileiro. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018. . Coisas nossas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017. . O corpo encantado das ruas. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. . Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros. Rio de Janeiro: Mórula, 2013. . Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2018. SOLIVA, Thiago Barcelos; SILVA JUNIOR, João Batista da. Entre revelar e esconder: pais e filhos em face da descoberta da homossexualidade. Sex., Salud Soc. (Rio J.), Rio de Janeiro, n. 17, p. 124-148, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext&pid=S198464872014000200124&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em out. 2022. SPARGO, Tamsin. Foucault e a teoria queer: seguido de Ágape e êxtase: orientações pós- seculares. Tradução. Heci Regina Candiani. Posfácio Richard Miskolci. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. UFRRJ. Manual de instruções para organização e apresentação de dissertações e teses na UFRRJ. 3. ed. Seropédica, RJ: Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação / UFRRJ, 2006. 91 Disponível em: <https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgpacs/files/2021/07/Manual-de-Elabo ra%C3%A7%C3%A3o-de-Teses-e-Disserta%C3%A7%C3%B5es.pdf>. Acesso em: jun. 2022. UNESCO. Carta da convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Paris, outubro, 2003, p 1-18. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/ ConvencaoSalvaguarda.pdf>. Acesso em: out. 2020. VIEIRA, Luiz Renato. Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, set./2016. WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 7-72. YORK, Sara Wagner; OLIVEIRA JÚNIOR, Megg Rayara Gomes; BENEVIDES, Bruna. Manifestações textuais (insubmissas) travesti. Revista Estudos Feministas, v. 28, 2020b. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/D5Mthwz5BKTkhX8JTwGjJbd/abstract/ ?lang=pt>. Acesso em 10 mai. 2022. ZARATIM, Samuel Ribeiro. A performatividade das quadrilhas juninas: reminiscência da tradição e a espetacularização da dança. 2020. 279 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) – Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Universidade Federal de Goiás. Texto disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/10669/3/Tese%20-%20Samuel%20Ribeiro %20Zaratim%20-%202020.pdf>. Acesso em dez. 2021. _________. Quadrilhas Juninas em Goiânia: novos sentidos e significados. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) – Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Universidade Federal de Goiás. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Eduardo Madeiro Bastos de Santana.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
