Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22740Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Gustavo Fernandes Felizardo da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-31T14:31:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-31T14:31:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Gustavo Fernandes Felizardo da. Retextualização do escrito para o oral: da crônica para o Podcast. 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22740 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa busca favorecer o envolvimento e a participação ativa com o letramento literário e social dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Petrópolis, Rio de Janeiro. Diante dos desafios educacionais e baixos índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica, o estudo destaca a necessidade de envolver os alunos ativamente no processo educacional. O objetivo geral é propor atividades de leitura do gênero crônica e produção de podcast, integrando experiências literárias à expressão oral a fim de proporcionar um ambiente que estimule a prática crítica e reflexiva do letramento literário e social. Os objetivos específicos incluem promover confiança no desempenho escrito e oral por meio de atividades de retextualização; valorizar a produção cultural local por meio do gênero crônica; explorar as características estruturais e linguísticas dos gêneros crônica e podcast; incentivar o uso consciente de tecnologias; refletir sobre o papel da literatura na sociedade e analisar como práticas de leitura podem aprimorar a escuta no Ensino Fundamental II, focando em estratégias que estimulem a compreensão oral e a interação. Inicialmente, os alunos foram introduzidos ao livro "A Vida Não É Justa" de Andrea Pachá, ex-juíza na vara da família. A leitura integral das crônicas foi o ponto de partida para a criação de um podcast, envolvendo a retextualização dos textos dramáticos. A pesquisa é de natureza qualitativa e buscou explorar comportamentos humanos em contextos sociais complexos, contribuindo para a comunidade acadêmica e o ensino de língua portuguesa. A pesquisa- ação foi adotada para envolver ativamente professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, visando gerar conhecimento empírico para intervir e modificar a realidade coletiva, conforme destacado por Thiollent (2008, 2011). A proposta fundamenta-se nas contribuições da linguística textual, com base em Marcushi (2008; 2010) e Santos (2020), além de se apoiar na pedagogia dos multiletramentos, conforme Rojo e Moura (2012), e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (2018). O projeto foi cuidadosamente planejado e estruturado em etapas interconectadas para garantir sua organização e eficiência. Os resultados mostraram que atividades de leitura bem delineadas e desafiadoras aumentam o engajamento dos alunos, que superaram as expectativas ao longo do processo. Desde as rodas de leitura até a gravação e divulgação das crônicas, os estudantes demonstraram comprometimento, criatividade e superação de desafios. O projeto não apenas inovou o ambiente escolar, mas também ampliou as possibilidades de expressão e produção dos alunos, reafirmando o papel transformador da educação, mesmo em contextos adversos. Ao longo da pesquisa, surgiram desafios relacionados à participação de alunos com necessidades especiais, especialmente na etapa de gravação, devido a dificuldades na fala. Para garantir a inclusão de todos, as atividades foram adaptadas, possibilitando uma participação efetiva na construção do projeto. A repercussão ultrapassou os limites da escola, alcançando a comunidade escolar, as famílias e o público de podcast. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Retextualização | pt_BR |
| dc.subject | crônica | pt_BR |
| dc.subject | podcast | pt_BR |
| dc.subject | Retextualization | pt_BR |
| dc.subject | chronicle | pt_BR |
| dc.title | Retextualização do escrito para o oral: da crônica para o podcast | pt_BR |
| dc.title.alternative | Retextualization from writing to speech: from chronicle to podcast. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research aims to promote engagement and active participation in students' literary and social literacy in the eighth grade of a public school in the municipal network of Petropolis, Rio de Janeiro. Given the educational challenges and low performance in the Basic Education Assessment System, the study highlights the need to actively involve students in the educational process. The main objective is to develop reading activities focusing on the chronicle genre and podcast production, integrating literary experiences with oral expression to create an environment that fosters critical and reflective literacy practices. The specific objectives include: promoting confidence in oral and written performance; valuing local cultural production through the chronicle genre; exploring the structural and linguistic characteristics of the chronicle and podcast genres; encouraging the conscious use of technologies; reflecting on the role of literature in society; and analyzing how reading practices can improve listening skills in lower secondary education, focusing on strategies that enhance oral comprehension and interaction. Initially, students were introduced to the book "A Vida Não É Justa" (Life Is Not Fair) by Andrea Pachá, a former family court judge. The complete reading of the chronicles served as the starting point for the creation of a podcast, involving the retextualization of dramatic texts. The research follows a qualitative approach, exploring human behavior in complex social contexts while contributing to the academic community and Portuguese language teaching. Action research was adopted to actively involve teachers and students in the teaching-learning process, aiming to generate empirical knowledge that could intervene and modify collective reality, as highlighted by Thiollent (2008, 2011). The proposal is based on contributions from textual linguistics, drawing from Marcushi (2008; 2010) and Santos (2020), as well as on the pedagogy of multiliteracies, according to Rojo and Moura (2012), and the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (2018). The project was carefully planned and structured into interconnected stages to ensure its organization and efficiency. The results showed that well-structured and challenging reading activities increased student engagement, surpassing expectations throughout the process. From reading circles to recording and publishing the chronicles, students demonstrated commitment, creativity, and resilience in overcoming challenges. The project not only innovated the school environment but also expanded students' expressive and productive capabilities, reaffirming the transformative role of education, even in adverse contexts. During the research, challenges arose concerning the participation of students with special needs, particularly in the recording stage due to speech difficulties. To ensure the inclusion of all students, the activities were adapted, allowing effective participation in the project’s construction. The impact extended beyond the school, reaching the educational community, families, and podcast audiences. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Coelho, Fábio André Cardoso | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8667782812462850 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4819502463600769 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
| dc.relation.references | BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 2 ed. São Paul: Cortez, 2006. BRASIL, SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/bncc/o-ensino-de-lingua-portuguesa- pelo-vies-da-bncc/. Acesso em 2 de janeiro de 2024 BEUCHAT, Cecilia. Escuchar: el punto de partida. In: Lectura y Vida: Revista Latinoamericana de Lectura. Buenos Aires, Año 10, n. 3, p. 2-12, 1989. Ed. Asociación Internacional de Lectura. CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-do-chão”. In: A Crônica: O gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, Ed. da Unicamp, 1992. p. 32-38. COIRA, Carmen. Lengua oral – Aprender a escuchar. Revista Quehacer Educativo, Montevideo, n. 91, p. 80-82, Oct. 2008. Federación Uruguaya de Magisterio. COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1988. COVA, Yaritza. La comprensión de la escucha. Revista Letras, Caracas, v. 54, n. 87, p. 98-109, 2012. Universidad Pedagógica Experimental Libertador. DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. LUIZ, Lucio. Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2014. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita – Atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. PACHÁ, Andréa Maciel. A vida não é justa. Rio de Janeiro: Agir, 2012. ROJO, Roxane. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013. THIOLLENT, M. J. M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011. THIOLLENT, M. J. M. Pesquisa-ação nas organizações. 2. ed. São Paulo: Cortez. 2008. ZANTEM, A. (2014). Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva. Florianópolis, v. 22, no 1, p. 25-45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10098. Acesso em: 30 jan 2024. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GUSTAVO FERNANDES FELIZARDO DA SILVA.pdf | 16.48 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
