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dc.contributor.authorLacerda, Luiza Betânia Gevergi-
dc.date.accessioned2025-07-31T17:25:18Z-
dc.date.available2025-07-31T17:25:18Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationLACERDA, Luíza Betânia Gevergi. A Influência Afetiva da Etnomatemática: uma abordagem alternativa para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática em uma Escola Agroecológica no Município de Águia Branca - ES .2025.141 f Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22743-
dc.description.abstractA exploração da intersecção entre Etnomatemática e afetividade no processo de ensino das Matemáticas demonstra a importância de métodos de ensino sensíveis e culturalmente relevantes. A Etnomatemática, ao valorizar o conhecimento matemático presente nas comunidades rurais, propiciou um ambiente de aprendizagem mais próximo da realidade dos estudantes, ao mesmo tempo que as práticas afetivas fortaleceram a relação emocional com o conteúdo. A presente pesquisa, teve como objetivo geral analisar a contribuição da Etnomatemática em sua dimensão afetiva para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos do nono ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal localizada no município de Águia Branca, Espírito Santo, parte da necessidade de compreender como os vínculos afetivos, os saberes locais e a valorização das experiências culturais dos estudantes podem influenciar positivamente a aprendizagem da matemática escolar. A investigação pauta-se pela seguinte questão norteadora: como promover a aprendizagem da matemática por meio da utilização da Etnomatemática em sua dimensão afetiva em alunos do nono ano do Ensino Fundamental? Utilizando um enfoque qualitativo e tendo como instrumentos observação participante e entrevistas com os pais, revelou que os estudantes, ao se depararem com atividades que integravam a matemática ao seu cotidiano, passaram a se sentir mais conectados ao aprendizado, reconhecendo a matemática como algo presente em sua vida diária, como nas atividades de agroecologia que realizam. A aplicação das duas atividades pedagógicas, aliada à roda de conversa, propiciou um espaço de interação que permitiu aos alunos compartilhar experiências e questionamentos, fortalecendo seu vínculo com o conhecimento matemático. As trocas durante a roda de conversa também evidenciaram como a dimensão afetiva influencia positivamente a aprendizagem, uma vez que os alunos se sentiram mais seguros para expressar suas dúvidas e expectativas. O estudo foi orientado pelos teóricos D’Ambrosio, que fundamenta a Etnomatemática como um caminho para a valorização dos saberes culturais, Freire, que ressalta a importância da educação como prática libertadora, e Mattos, que destaca a relevância da afetividade no processo educacional. A contribuição dos pais e a observação direta dos professores evidenciaram que o fortalecimento da identidade dos estudantes, ao se verem refletidos no ensino da Matemática, promoveu uma maior confiança e interesse pelo conteúdo. A pesquisa evidenciou que a integração da Etnomatemática com a afetividade no ensino da matemática não só facilita a aprendizagem, mas também reforça o vínculo dos estudantes com a cultura local e o meio em que vivem, criando um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e relevante, fortalecendo a identidade dos estudantes e o vínculo com o conhecimento matemático.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.titleA Influência Afetiva da etnomatemática: uma abordagem alternativa para o ensino e a aprendizagem da matemática em uma escola agroecológica no município de Águia Branca - ESpt_BR
dc.title.alternativeThe affective influence of ethnomathematics: an alternative approach to teaching and learning mathematics in elementary education at a school in the municipality of Águia Branca - ESen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe exploration of the intersection between Ethnomathematics and affectivity in the teaching of Mathematics highlights the importance of culturally relevant and emotionally sensitive educational approaches. Ethnomathematics, by valuing the mathematical knowledge present in rural communities, fostered a learning environment more closely aligned with students’ realities, while affective practices strengthened their emotional connection to the content. This study aims to analyze the contribution of Ethnomathematics in its affective dimension to the development of teaching and learning processes among ninth-grade students in a public school located in the municipality of Águia Branca, Espírito Santo, Brazil. It seeks to understand how affective bonds, local knowledge, and the appreciation of students' cultural experiences can positively influence mathematics learning. Guided by the central research question—how to promote mathematics learning through the use of Ethnomathematics in its affective dimension for ninth-grade students? The research adopts a qualitative approach, using participant observation and interviews with parents as key instruments. The findings reveal that students, when engaged in activities that integrated mathematics with their daily lives, began to feel more connected to their learning, recognizing mathematics as something present in their everyday experiences, such as in the agroecological practices they carry out. The implementation of two pedagogical activities, combined with a discussion circle, created a space for interaction that allowed students to share experiences and questions, strengthening their bond with mathematical knowledge. These exchanges also highlighted how the affective dimension positively influences learning, as students felt more secure in expressing their doubts and expectations. The study is grounded in the theoretical contributions of D’Ambrosio, who frames Ethnomathematics as a path to valuing cultural knowledge; Freire, who emphasizes education as a liberating practice; and Mattos, who underscores the importance of affectivity in the educational process. The involvement of parents and direct observation by teachers revealed that the reinforcement of students' identities—through seeing themselves reflected in the teaching of mathematics—fostered greater confidence and interest in the subject. The research demonstrates that integrating Ethnomathematics with affectivity in mathematics education not only facilitates learning but also strengthens students' ties to their local culture and environment, creating a more welcoming and meaningful learning context that enhances both identity and connection to mathematical knowledge.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee3Saraiva, Darlane Cristina Maciel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7769-5395pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6175623714692252pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3037033739001609pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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