Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22748Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | França, Andressa Izaias | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-01T17:44:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-01T17:44:13Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
| dc.identifier.citation | FRANÇA, Andressa Izaias. Educação Física Escolar Humanista no Município de Magé na Perspectiva da Inclusão Educacional. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22748 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho abordou a temática da Educação Física Escolar na Rede pública no Município de Magé- RJ. Esse trabalho teve como objetivo geral: Analisar uma proposta pedagógica humanista na Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental, no Município de Magé-RJ, na perspectiva da inclusão educacional. Para alcançar este objetivo geral, os objetivos específicos foram: - Caracterizar as tendências pedagógicas da educação e as abordagens da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental, com base nas políticas públicas na área.Descrever a realidade sócio educacional da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portela (E.M.D.O.P.) – Município de Magé- RJ, descrevendo dados da realidade do Município, das principais políticas públicas na área. - Analisar o significado social das atividades de ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental, da Rede Pública de Educação de Magé-RJ, a partir do estudo das tendências pedagógicas, com vistas ao processo de inclusão educacional dos estudantes. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou os principais procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso e historiografia. Os autores de base foram: Souza (1993), Ulrich Gumbrecht (2009), Oliveira (1985), Rogers (1972), Dewey (1979), Libâneo, 1986, Piaget (1993), Libâneo, (1986), Freire, J. B (1993) e outros representantes da Pedagogia Humanista. Foram analisados os seguintes documentos e legislações: a LDBEN Número 9394/1996, Documento do MEC norteador da Base Comum Nacional - BNCC (Brasil, 2018.) Documentos norteadores da Educação Básica – Ensino Fundamental da Prefeitura de Magé- RJ, Projeto Político Pedagógico da Escola estudada e Planos de Ensino da Educação Física Escolar de 2018, sétima série do Ensino Fundamental. O outro procedimento de pesquisa utilizado foi estudo de caso da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portela (E.M.D.O.P), analisado através da historiografia, com base nos estudos de ULRICH GUMBRECHT (2009). Os resultados demonstraram a importância da Educação Física Escolar Humanista e inclusiva na perspectiva de valorizar o ator social e suas singularidades, enfatizando a criatividade e a expressão como conteúdos formativos. Fez uma crítica a BNCC e sua proposta clássica de educação. Apresentou dados que contribuem para o PPPGEA, para a educação pública e para a Educação Física Escolar no Ensino Fundamental, apresentando alternativas de uma concepção de educação mais libertadora, global e criativa. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação Física Humanista no Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Tendências Pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portela | pt_BR |
| dc.subject | Humanistic Physical Education in Elementary School | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogical Trends | pt_BR |
| dc.subject | Desembargador Oswaldo Portela Municipal School | pt_BR |
| dc.title | Educação Física Escolar Humanista no Município de Magé na Perspectiva da Inclusão Educacional | pt_BR |
| dc.title.alternative | Izaias. Humanistic School Physical Education in the Municipality of Magé from the Perspective of Educational Inclusion | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This work addressed the theme of School PhysicDEal Education in the public network in the Municipality of Magé- RJ. This work had the general objective: Analyze a humanist pedagogical proposal in School Physical Education, in Elementary Education, in the Municipality of Magé-RJ, from the perspective of educational inclusion. To achieve this general objective, the specific objectives were: - Characterize the pedagogical trends in education and approaches to School Physical Education in Elementary Education, based on public policies in the area. Describe the socio-educational reality of the Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portela (E.M.D.O.P.) – Municipality of Magé- RJ, describing data on the reality of the Municipality, the main public policies in the area. - Analyze the social meaning of school Physical Education teaching activities in Elementary School, in the Public Education Network of Magé-RJ, based on the study of pedagogical trends, with a view to the process of educational inclusion of students. The qualitative research used the main methodological procedures: bibliographical research, documentary research, case study and historiography. The basic authors were Souza (1993), Ulrich Gumbrecht (2009), Oliveira (1985), Rogers (1972), Dewey (1979), Libâneo, 1986, Piaget (1993), Libâneo, (1986), Freire, J B (1993) and other representatives of Humanist Pedagogy. The following documents and legislation were analyzed: LDBEN Number 9394/1996, Document from the MEC guiding the National Common Base - BNCC (Brazil, 2018.) Documents guiding Basic Education – Elementary Education from the City of Magé- RJ, Pedagogical Political Project of School studied and School Physical Education Teaching Plans for 2018, seventh grade of Elementary School. The other research procedure used was a case study of the Desembargador Oswaldo Portela Municipal School (E.M.D.O.P), analyzed through historiography, based on the studies of ULRICH GUMBRECHT (2009). The results demonstrated the importance of Humanistic and inclusive School Physical Education from the perspective of valuing the social actor and their singularities, emphasizing creativity and expression as training content. He criticized the BNCC and its classic education proposal. It presented data that contribute to the PPPGEA, to public education and to School Physical Education in Elementary Education, presenting alternatives for a more liberating, global, and creative conception of education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6001-8275 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Nádia Maria Pereira de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6001-8275 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3482614478463727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pires, Valéria Nascimento Lebeis | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9354-2543 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0935439503269817 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Felipe Lameu dos | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9983111807467730 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078329903577446 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
| dc.relation.references | BASTANI, Karine Marilza; TRAVASSOS, Luiz Carlos Panisset. Equoterapia e a Educação Inclusiva: um novo olhar pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.2013. p. 18. Disponível em: <http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/aic/article/view/412>. Acesso em: 03 out. 2022. BARBOSA, C. L. A. Educação Física e Didática. Um diálogo possível e necessário. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. 182p. BLOOM, B. et alii. Taxionomia de Objetivos Educacionais Domínio Cognitivo. Porto Alegre, Globo, 1971. BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social. Magister, 1992. BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. PEDAGOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: DILEMAS E DESAFIOS NA ATUALIDADE. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25068, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.96196. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/96196. Acesso em: 25 jul. 2023. BRACHT, V. Esporte na Escola e Esporte de Rendimento. Movimento, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 14-24, 2001. Temas polêmicos. BRASIL. Lei no 9.394/1996, que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: Julho de 2023. BRASIL, MEC, 2018. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf ), Acesso em: 14 de setembro de 2023. BRASIL, 2018. MEC. DIRETRIZES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2013. CARVALHO, Silvia Scoralich de; RIBEIRO, Rosina Trevisan Martins. ANTIGA FÁBRICA DE TECIDOS. Minha Cidade, São Paulo, ano 21, n. 247.02, Vitruvius, fev. 2021 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/21.247/8032>. COSTA, V. LM. Prática da Educação Física no Primeiro Grau. Modelo de Reprodução ou Perspectiva de Transformação. SP, IBRASA, 1987. Não tem no texto DAOLIO, J. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. - (Coleção polémicas do nosso tempo) 50 DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento (ESEF/UFRGS), Ano 2 - N. 2 - Junho/1995. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2184>. Acesso em: abr. 2023. DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003. 104p. Disponível em: <http://media.wix.com/ugd/d56241_a7f8b2b59d4bedc12c1a44ffb0c535ee.pdf>. Acesso em abril de 2023. DARIDO, S. C. et al. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e ações. MOTRIZ, Rio Claro, v.5, n.2, p.138, 1999. DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para Ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 4. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 349p. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293p. DESLANDES, S. F.; GOMES, R. O desafio da Pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Cap. 1, p. 9-30. Não tem no texto DE LIÈVRE, B.; STAES, L. La Psicomotricité o service de l’enfant. Belgium : Belin, 1992. EHRENBERG, M. C. A linguagem da cultura corporal sob o olhar de professores da educação infantil. Proposições, Campinas, v. 25, n. 1, p. 181-198, abr. 2014. FALCÃO, T.H. BARRETO, M.A.M. Breve Histórico da Psicomotricidade. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Volta Redonda. v.2 n.2 p.84-96. 2009. FERREIRA, C. A. M. et al. Psicomotricidade da Educação infantil à gerontologia. São Paulo: Lovise, 2000. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. FÓRUM CLIMÁTICO DE MAGÉ [Página do Instagram]. Instagram. Disponível em: http://www.Instagram.com/forumclimaticodemage . Acesso em: 19 set 2023. FREIRE, J. B. Educacão de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educacão Física. São Paulo, SP: Scipione, 1997. FREIRE, J. B. Da criança, do brinquedo e do esporte. Motrivivência. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. Ano VI, N° 4 junho/1993. p 22-29. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 51 GAMBOA, S. S.; SANTOS FILHO, J. C. Pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2013. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200p. GROSS, H. PSICOMOTRICIDADE: identificando novos paradigmas e sua colaboração no processo de desenvolvimento infantil. Brasil Escola, UOL. GUIRALDELLI JR, Paulo. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo: Loyola, 1988. GUILMAIN, Edouard. Trad. Cardoso, A. F; Cardoso, V. T. Education Psichomotrice et Arriération Mentale. Manoele ltda, 1960. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho; trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. DEWEY, John. (1916). Carta de John Dewey a Horace M. Kallen, 1 de Julio de 1916, Horace M. Kallen Papers, American Jewish Archives, Hebrew Union College, Cincinnati. Acrescentei KYRILLOS, M. H. M.; SANCHES, T. L. Fantasia e criatividade no espaço lúdico: educação física e psicomotricidade. In: ALVES, F. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009. p. 153-175. LACERDA, C. G.; COSTA, M. B. Educação Física na Educação Infantil e o currículo da formação inicial. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 327- 341, jun. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892012000200006&lng=pt &nrm=iso>. acessos em 15 set. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200006. LEITE, L.H.A. Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão, v. 2, n. 8, p. 25 -33, mar/abr 1996 LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. LIBÂNEO, Jose Carlos – Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1986. 149p. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 263p. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista. Curitiba, n. 17, p. 153-176, ano 2001. Disponível em: http://educa. fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602001000100012&script=sci_abstract. Acesso em: 25 jul. 2023. LIMA-JARDILINO, J.R; SOTO-ARANGO, D.E. Paulo Freire e a Pedagogia Crítica: seu legado para uma nova pedagogia do Sul. Revista Ibero-Americana de Estudos em 52 Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1072-1093, jul./set. 2020. e-ISSN: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12472 LUCKESI, C. C. (2005). Avaliação da Aprendizagem na Escola: Revisitando alguns Conceitos. 19a ed. São Paulo: Cortez Editora. LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem: visão geral. São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.intaead.com.br/webinterativo/didatica/arq/19.cipriano.htm. Acesso em: 25 jul. 2023. LOBO, Rodrigo. REAL FÁBRICA DE PÓLVORA (1808-1821). In: Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Colonial (1500-1822). Disponível em: <https://goo.gl/eoMvk9> Acesso em: 18 set 2023. MAGALI, Fabiana. Pedagogia de Projetos. Disponível em: https://extensao.cecierj.edu.br/material_didatico/ied01/arqs/atvf_PedagogiaDeProjetos.pdf MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. MIZUKAMI, M. G. N . Ensino as Abordagens do Processo: SP, EPU, 1986 MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar de deficientes mentais: que formação para professores? In: MANTOAN, Maria Teresa Egler.(org.) A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon; SENAC, 1997. Acrescentei MOLINARI, Â. M. P.; SENS, S. A Educação Física e sua Relação com a Psicomotricidade. Rev. PEC, Curitiba, v.3, n.1, p.85-93, jul. 2002-jul. 2003. MONTEIRO, Aloísio J. J. (Org.) . Formação de Professores de Educação Física: diálogos e saberes. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011. NAVARRO, M. S.; PRODOCIMO, E. Brincar e mediação na escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v.34, n. 3, p.633-648, set. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892012000300008&lng=pt &nrm=iso>. acessos em 01 set. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/S0101- 32892012000300008. Não tem no texto NOGUEIRA, Q. Educação Física e a Pedagogia Crítica: praticar o discurso? Perspectiva. Florianópolis, v.21, n.01, p. 179-197, jan./jun.2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/10213/9439/30516. OLIVEIRA, V. M. Educação Física Humanista. SP, Braziliense, 1986 OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. SP, Braziliense, 1983 53 PROPOSIÇÃO E MATERIALIZAÇÃO REALIZADA NA ESCOLA PÚBLICA. 11o Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 28 de septiembre al 10 octubre de 2015, Ensenada, Argentina. En Memoria Académica. Disponible en: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.7251/ev.7251.pd RESENDE, H. G. de; SOARES, A. J. G. Elementos constitutivos de uma proposta curricular para o ensino-aprendizagem da Educação Física na escola: um estudo de caso. Perspectivas em Educação Física, Niterói: EDUFF, v.1, n.1, p.26-35, 1997. Não tem no texto RIBEIRO, F. A. S. MAGÉ DE DIFERENTES TEMPOS. In: Livro organizado por: ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. de S.; GONÇALVES, M. de A.; FERNANDES, R.A.N. A CAIXA DA HISTÓRIA: MAGÉ: GUIA DO PROFESSOR. 1. Ed. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2007. 72 p. v. 2. ROCHA CEZAR, Y.C.; SOUZA ALFARTH, C.; BONALDO DO NASCIMENTO, T.; MARIN, E. . Educação Física Escolar e Aprendizagem Social: ROGERS, CARL. Liberdade para Aprender. Porto Alegre, Interlivros, 1972. ROSA N. F.; SANTOS A. P M; XAVIER R. F. C; AMARO K. N. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor. Rev. Bras. Cineantropometria e Desempenho Hum, Florianópolis, v.12, n.6, p.422-427, Dec. 2010. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198000372010000600005&lng=en &nrm=iso>. access on 31 July 2023. http://dx.doi.org/10.5007/1980-0037.2010v12n6p422 SÁ, Simone. Apropriações low-tech no funk carioca: a Batalha do Passinho e a rede de música popular de periferia. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2014.161.04/4002 revista Fronteiras – estudos midiáticos16(1):28-37, janeiro/abril 2014© 2014 by Unisinos – doi: 10.4013/fem.2014.161.04 SAVIANI, D. (1983). Esboço de uma teoria crítica do currículo. In: Silva Jr., C. A. da (org.). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, pp. 33-46. SAVIANI, D. (1995). Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. São Paulo, 2019. SILVA, V. S.; GARCIA, F. M.; COICEIRO, G. A.; CASTRO, R. V. R.; CANDÊA, L. G. A importância da Educação Física escolar no desenvolvimento motor de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Visão dos responsáveis. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 16, n.156, maio de 2011. www.efdeportes.com SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2.ed: São Paulo: Cortez, 2012. 54 SOUZA, N.M.P. Reflexões Pedagógicas na Avaliação em Educação Física Escolar. IN: PEREIRA, S. A. M., Souza, G. M. C., SOUZA (Org.) Educação Física Escolar - Elementos para Pensar a Prática Educacional. 1a. Ed. São Paulo: Phorte, 2011, v.01, p. 109-124. SOUZA, N.M.P. Tendências da Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Educação Física Escolar. Dissertação de mestrado. Universidade Gama Filho: Rio de Janeiro, 1990. SOUZA, N.M.P. Avaliação na Educação Física. In: Votre, S. (Org.) Ensino e avaliação em Educação Física. São Paulo: Ibrasa, 1993. STAVISKI, G.; SURDI, A.; KUNZ, E. Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre,v.35,n.1,p.113-128,mar.2013.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892013000100010&lng=pt &nrm=iso>. acessos em 10 jul. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/S0101- 32892013000100010. STAVISKI, G.; SURDI, A.; KUNZ, E. Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de educação física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v.35, n.1, p.113-128, mar. 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132892013000100010&lng =pt&nrm=iso>. acessos em 10 jul. 2023. http://dx.doi.org/10.1590/S0101- 32892013000100010. UNIBANCO, Instituto. Observatório de Educação Ensino Médio e Gestão. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/abandono-evas ao-escolar. Acesso em: 25 jul. 2023. ULRICH GUMBRECHT, H. A presença realizada na linguagem: com atenção especial para a presença do passado. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 10–22, 2009. DOI: 10.15848/hh.v0i3.68. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/68. Acesso em: 19 set. 2023. VENTURINI. G. R. e outros. O A importância da inclusão nas aulas de Educação Física Escolar. 2010. https://www.efdeportes.com/efd147/inclusao-nas-aulas-de-educacao-fisica- escolar.htm. Acessado em setembro de 2023. https://portal.camaramage.rj.gov.br/historia/ Acesso em: 18 set 2023. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/mage/panorama. Acesso em: 18 set 2023. https://mage.rj.gov.br/historia/#:~:text=O%20atual%20munic%C3%ADpio%20tem%20orige m,elevada%20a%20cidade%20em%201857. Acesso em: 18 set 2023. https://qedu.org.br/escola/33145733-e-m-desembargador-oswaldo-portella. Acesso em: 18 set 2023. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ANDRESSA IZAIAS FRANÇA.pdf | 5.19 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
