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Tipo do documento: Dissertação
Title: Jogos Digitais aplicados ao ensino de física: uma proposta de avaliação dinâmica
Other Titles: Digital games applied to physics teaching: a dynamic assessment proposal
Authors: Gonçalves, Marcelo Kesseles
Orientador(a): Porto, Cláudio Maia
Primeiro coorientador: Laudares, Francisco Antonio Lopes
Primeiro membro da banca: Porto, Claudio Maia
Segundo membro da banca: Duarte, Sérgio Eduardo Silva
Terceiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Quarto membro da banca: Vancea, Ion Vasile
Keywords: Avaliação continuada;ensino lúdico;ensino de física;playful teaching;continued assessment;teaching physics.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: KESSELES, Marcelo. Jogos Digitais aplicados ao Ensino de Física: uma proposta de avaliação dinâmica. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: Cada vez mais se verifica a necessidade de os alunos encontrarem em suas respectivas salas de aula um ambiente amigável, dinâmico e que leve suas demandas em conta. Para responder a essas questões, a metodologia lúdica baseada em jogos surge como uma possibilidade viável. Contudo, apenas o uso da metodologia lúdica não é suficiente, uma vez que, usualmente, a atividade não envolve a fase de avaliação dos conhecimentos da turma. Por isso, ainda que em sala de aula a turma eventualmente apresente uma boa participação, ao serem confrontados com uma avaliação tradicional, os alunos podem se sentir pressionados, e isso gerar erros na elaboração das respostas que não aconteceriam em situações de menos pressão. Uma metodologia de avaliação continuada pode ser acrescentada à dinâmica de sala de aula para amenizar tais problemas. Assim sendo, este trabalho visa trazer ao debate não somente à proposição do uso de um jogo didático no ensino do tema de lançamento oblíquo, mas também de discutir as bases para o uso do jogo digital como uma nova forma de o professor conseguir avaliar os alunos sem a exigência de uma prova ou teste, afim de que se possa explorar novos caminhos como o guia proposto ao longo deste trabalho. Em auxilio a esta proposta, a plataforma online Playfab surge como uma alternativa que permite ao professor gerenciar os dados obtidos automaticamente enquanto os alunos jogam as partidas. Com a junção destas duas metodologias, lúdica (através do jogo) e avaliação continuada (através da plataforma Playfab), o professor consegue um ensino imersivo, dotado de uma nova forma de aferição sobre como as informações estão estruturadas na mente do aluno e como este está absorvendo os conhecimentos apresentados em sala de aula. Em questionários feitos com dez voluntários – professores de Física do Ensino Médio – se verificou a aceitação e o quão alinhado com as expectativas destes o projeto se encontra e, em ambos os aspectos, foi relatado pelos voluntários que o projeto cumpre de forma satisfatória o que se propõem.
Abstract: There is an increasing need for students to find a friendly, dynamic environment in their classrooms that takes their needs into account. To address these issues, a playful methodology based on games appears to be a viable option. However, using a playful methodology alone is not enough, since the activity usually does not involve an assessment of the class's knowledge. Therefore, even if the class occasionally shows good participation in the classroom, when faced with a traditional assessment, students may feel pressured, and this may lead to errors in the preparation of answers that would not occur in less pressured situations. A continuous assessment methodology can be added to the classroom dynamics to alleviate such problems. Therefore, this paper aims to bring to the debate not only the proposal for the use of a didactic game in teaching the topic of oblique throwing, but also to discuss the bases for the use of the digital game as a new way for the teacher to evaluate the students without requiring a test or exam, so that new paths can be explored, such as the guide proposed throughout this paper. To support this proposal, the online platform Playfab emerges as an alternative that allows the teacher to manage the data obtained automatically while the students play the games. By combining these two methodologies, playful (through the game) and continuous assessment (through the Playfab platform), the teacher achieves immersive teaching, endowed with a new way of measuring how the information is structured in the student's mind and how he or she is absorbing the knowledge presented in the classroom. In questionnaires conducted with ten volunteers – high school physics teachers – the acceptance and how aligned the project was with their expectations were verified and, in both aspects, the volunteers reported that the project satisfactorily fulfills its purpose.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22759
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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