Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22777Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Mendes, Ana Carolina Duccini Miragaia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T16:12:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-05T16:12:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Ana Carolina Duccini Miragaia. Construindo Pontes: A Divulgação Científica Ambiental a Partir da Perspectiva de Pesquisadores e do Público. Dissertação ( Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22777 | - |
| dc.description.abstract | A divulgação científica no terceiro setor ambiental enfrenta desafios que vão além da tradução do conhecimento científico para uma linguagem acessível, exigindo abordagens mais estratégicas para falar com o público geral, sobretudo nas mídias sociais. Este estudo analisou como abordagens e narrativas no Instagram influenciam o engajamento do público leigo e a percepção de acadêmicos e profissionais da área ambiental sobre a utilização da plataforma para divulgar a ciência. Os resultados indicam que conteúdos dinâmicos, irreverentes e de fácil consumo geram maior interesse, independentemente de atributos como faixa etária e nível de escolaridade. No entanto, desafios estruturais e culturais que permeiam a DC no meio acadêmico e nas instituições do terceiro setor (como a falta de incentivo institucional), dificultam a prática da DC por pesquisadores e profissionais da área ambiental. Para superar essas barreiras, o estudo propõe o uso do Modelo de Comportamento de Fogg (Fogg Behaviour Model) como estratégia para fomentar a cultura da DC nas instituições do terceiro setor ambiental. A pesquisa também pode subsidiar organizações e pesquisadores na submissão de projetos em editais que exigem contrapartidas relacionadas à divulgação científica. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
| dc.subject | Terceiro setor ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
| dc.subject | Scientific dissemination | pt_BR |
| dc.subject | Environmental third sector | pt_BR |
| dc.subject | Social media | pt_BR |
| dc.title | Construindo pontes: divulgação científica a partir da perspectiva do terceiro setor ambiental e do público não especializado | pt_BR |
| dc.title.alternative | Building bridges: scientific dissemination from the perspective of the environmental third sector and the general public | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Scientific communication in the environmental third sector faces challenges that go beyond translating scientific knowledge into accessible language, requiring more strategic approaches to engage the public, especially on social media. This study analyzed how approaches and narratives on Instagram influence public engagement and how academics and environmental professionals perceive the platform’s use for science communication. The results indicate that dynamic, irreverent, and easily consumable content generates greater interest, regardless of attributes such as age group and educational level. However, structural and cultural challenges surrounding science communication in academia and third-sector institutions—such as the lack of institutional support—hinder its practice by researchers and environmental professionals. To overcome these barriers, the study proposes the use of the Fogg Behavior Model as a strategy to foster a culture of science communication within environmental third-sector institutions. Additionally, the research may support organizations and researchers in submitting projects for funding calls that require science communication as a counterpart. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Rocha, Flavia Souza | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8592-2025 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8137945608870596 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rocha , Flavia Souza | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8592-2025 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8137945608870596 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Carlos Leandro de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6598503032704752 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Freitas, André Felippe Nunes de | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-5149-9070 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0505744611172472 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9162721106988345 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Florestas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
| dc.relation.references | ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. ALMEIDA-GARCÍA, Fernando; LÓPEZ, Miquel Coll; ESTARELLAS, Pere Joan Brunet. Agenda 21: Subsidiariedad y cooperación a favor del desarrollo territorial sostenible. BAGE. Boletín de la Asociación Española de Geografía, n. 39, p. 423-446, 2005.Disponível em: < https://bage.age-geografia.es/ojs/index.php/bage/article/view/511/482>. Acesso em 23 out. 2024. AUDREZET, Alice; DE KERVILER, Gwarlann; MOULARD, Julie Guidry. Authenticity under threat: When social media influencers need to go beyond self-presentation. Journal of business research, v. 117, p. 557-569, 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296318303229>. Acesso em 10 de jan. 2025. AZEVEDO, Ana Claudia Oliveira; DE MELO PEREIRA, Márcia Helena; GUERRA, Filipe Santos. Estratégias de adequação estrutural no twitter: ajustes hipertextuais ao limite de 280 caracteres. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2020. Disponível em: < https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/812>. Acesso em 18 de jan. 2025. BARBOSA, Cristiane; SOUSA, Jorge Pedro. Comunicação da ciência e redes sociais: um olhar sobre o uso do Facebook na divulgação científica. Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, Portugal, 2017. Disponível em <https://core.ac.uk/display/229420747?utm_source=pdf&utm_medium=banner&utm_campai gn=pdf-decoration-v1>. Acesso em 10 mai. 2023. BARBOSA, Olga et al. Who benefits from access to green space? A case study from Sheffield, UK. Landscape and Urban planning, v. 83, n. 2-3, p. 187-195, 2007. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169204607000965>. Acesso em 02 jun. 2023. BARBOZA, Eduardo Fernando Uliana. Comunicação científica e pseudociência: um desafio epistemológico. Revista Anhanguera, 2023. Disponível em:<https://unigoias.com.br/wp- content/uploads/Artigo-2-6.pdf>. Acesso em 24 fev. 2024. BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006. Disponível em:< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4636075/mod_resource/content/1/Marxismo%20e% 20filosofia%20da%20linguagem%20cap%201.pdf>. Acesso em 15 jan. 2024. BJÖRNBERG, Karin Edvardsson et al. Climate and environmental science denial: A review of the scientific literature published in 1990–2015. Journal of Cleaner Production, v. 167, p. 229-241, 2017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617317821>. Acesso em 12 set. 2024. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Capítulo 35: Ciência para o desenvolvimento sustentável. In: Agenda 21 Brasileira: ciência para o desenvolvimento sustentável. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 1996. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/cap35.pdf. Acesso em: 23 out. 2024. BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 05 dez. 2022. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, v. 37, n. 9, p. 1420-1427, 1985. Disponível em: <https://biopibid.ccb.ufsc.br/files/2013/12/Jornalismo-cient%C3%ADfico- conceito-e-fun%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 16 abr. 2024. BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo Científico: revisando o conceito. In.: VICTOR, Cilene et al. Jornalismo Científico e Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: All Print Editora, 2009. CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA. Governança. Disponível em: https://caminhodamataatlantica.org.br/en/old-home/old-governanca/. Acesso em: 3 dez. 2024. CARDOSO, Adriely Batista et al. O uso e apropriação dos memes na narrativa jornalística: um estudo exploratório no G1. 2024. Disponível em: <https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/17429/seer_17429.pdf>. Acesso em 02 abr. 2025. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS- CGEE. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília, DF: 2017. 152p. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10195/11009696/percepcao_web.pdf>. Acesso em 05 dez. 2022. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS- CGEE. Percepção pública da C&T no Brasil - 2023. Resumo Executivo. Brasília, DF: CGEE, 2024. 30 p. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/4686075/CGEE_OCTI_Resumo_Executivo- Perc_Pub_CT_Br_2023.pdf. Acesso em: 31 out. 2024. CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: Compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, Natal, ano 3, n. 2, p. 15-24, abr./set. 2011. Disponível em:< https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/70>. Acesso em: 17 jan. 2025. CIRIBELI, J. P; PAIVA, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Mediação, Belo Horizonte, v. 13, n. 12, jan./jun, 2011. Disponível em: <http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/509>. Acesso em 15 jan.2024. CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed. Unijuí, 2003. CUNHA, Rodrigo Bastos. Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista brasileira de educação, v. 22, n. 68, p. 169-186, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/?lang=pt>. Acesso em 06 mar. 2025. DANTAS, L. F. S.; DECCACHE-MAIA, E. Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e797974776- e797974776, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4776. Acesso em: 17 jan. 2023. DA ROCHA BARICHELLO, Eugenia Maria Mariano. Visibilidade e legitimidade na atual ecologia midiática. Estudos em Comunicação, n. 25, 2017. Disponível em: <https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/306/172>. Acesso em 09 fev. 2024. DE FARIAS, Ana Maria Lima. Estatística descritiva. Universidade Federal Fluminense. Instituto de Matemática, 2006. Disponível em:< https://www.professores.uff.br/anafarias/wp- content/uploads/sites/210/2021/01/estdesc-0.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2024. DE SOUZA, Claudia Barbosa dos Santos; DE ARAÚJO FREIRE, Gustavo Henrique. Divulgação científica, uma vacina para combater fake news em tempos de pandemia de covid-19 no Brasil. BIBLOS, v. 36, n. 1, 2022. Disponível em:<https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/14124>. Acesso em 27 dez. 2023. ENSP. Pesquisa revela dados sobre 'fake news' relacionadas ao novo coronavírus. 2020. In- forme ENSP. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/48662 . Acesso em: 19 fev. 2024. DEWES, João Osvaldo. Amostragem em Bola de Neve e Respondent-Driven Sampling: uma descrição dos métodos. 2013. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/93246>. Acesso em 04 jun. 2023. DONATH, J. S. Identity and Deception in the Virtual Community. In: KOLLOCK Peter. e Marc Smith. (organizadores) Communities in Cyberspace. New York: Routledge, 1999. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/2512169_Identity_and_Deception_in_the_Virtual_ Community>. Acesso em 07 jul. 2024. ELLEN, Roy; HARRIS, Holly. Concepts of indigenous environmental knowledge in scientific and development studies literature: A critical assessment. APFT. Project, Bureau de Sensibilisation, 1997. Disponível em: <https://www.academia.edu/2171401/Concepts_of_indigenous_environmental_knowledge_in _scientific_and_development_studies_literature_A_critical_assessment>. Acesso em 30 jun. 2024. EPSTEIN, I. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Organicom, [S. l.], v. 9, n. 16-17, p. 18-38, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238- 2593.organicom.2012.139126. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139126. Acesso em: 5 set. 2023. FARNESE, Pedro; DE PAULA, Vânia Márcia. Comunicação da ciência e combate à desinformação na pandemia da Covid-19. Ciência da Informação em Revista, v. 10, n. 1/3, p. 1-15, 2023. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/15298>. Acesso em 20 fev. 2024. FERNANDES, Rubem César. Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. In: Privado porém público: o terceiro setor na América Latina. 1994. p. 156-156. Disponível em:< https://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/15847/material/3512916 16-Privado-Porem-Publico-Rubem-Cesar-Fernandes.pdf>. Acesso em 23 out. 2024. FERREIRA, Adjalme Dias et al. Efeitos positivos gerados pelos parques urbanos: o caso do Passeio Público da Cidade do Rio de Janeiro. 2008. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/17160/ADFerreira.pdf?sequence=1>. Acesso em 29 mai. 2023. FESSENDEN-RADEN, June; FITCHEN, Janet M.; HEATH, Jenifer S. Providing risk information in communities: Factors influencing what is heard and accepted. Science, Technology, & Human Values, v. 12, n. 3/4, p. 94-101, 1987. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/689388>. Acesso em 30 jun. 2024. FRANÇA, Andressa de Almeida. Divulgação Científica no Brasil: espaços de interatividade na Web. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7131>. Acesso em 30 mar. 2024. FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Unesp, 2003. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=1_67UeNoxvQC&oi=fnd&pg=PA11&dq=FOUREZ,+G%C3%A9rard+(1995).+ Ci%C3%AAncia,+verdade+e+idealismo.+In:+A+constru%C3%A7%C3%A3o+das+Ci%C3 %AAncias.+Introdu%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+filosofia+e+%C3%A0+%C3%A9tica+ das+ci%C3%AAncias.+S%C3%A3o+Paulo:+Editora+UNESP.>. Acesso em 25 fev. 2024. GABARDO, Emerson; REIS, Luciano Elias. O terceiro setor e a sustentabilidade do meio ambiente. In: BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito Administrativo Contemporâneo. 2 ed., Belo Horizonte: Fórum, 2011, p. 151-171. Disponível em: <https://www.academia.edu/8136356/O_terceiro_setor_e_a_sustentabilidade_do_meio_ambie nte>. Acesso em 23 out. 2024. GEISKY, Jaime. Brasileiro quer ficar mais perto da natureza, diz pesquisa. Worldwide Fund for Nature, 2018. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?67242/Pesquisa-WWF-Brasil-e- Ibope-Brasileiro-quer-ficar-mais-perto-da-natureza-mas-acha-que-ela-no-est-sendo- protegida>. Acesso em: 05 out 2020. GHILARDI, Aline. O preconceito acadêmico com os divulgadores. Colecionadores de Ossos, 19 maio 2016. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/colecionadores/2016/05/19/o- preconceito-academico-com-os-divulgadores/. Acesso em: 20 set. 2024. GRUNDLINGH, L. Memes as speech acts. Social Semiotics, v. 28, n. 2, p. 147–168, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10350330.2017.1303020. Acesso em: 02 abr. 2025. GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento. Campinas: Pontes, 2001. HAMLETT, Patrick W. Technology theory and deliberative democracy. Science, Technology, & Human Values, v. 28, n. 1, p. 112-140, 2003. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/249623351_Technology_Theory_and_Deliberativ e_Democracy >. Acesso em 30 jun. 2024. HILGARTNER, Stephen. The dominant view of popularization: Conceptual problems, political uses. Social studies of science, v. 20, n. 3, p. 519-539, 1990. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/249722088_The_Dominant_View_of_Popularizati on_Conceptual_Problems_Political_Uses>. Acesso em 30 jun. 2024. INSTITUTO INTERNACIONAL PARA SUSTENTABILIDADE. Sobre o IIS. Disponível em: https://www.iis-rio.org/sobre-iis/. Acesso em: 2 dez. 2024. INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO INVESTIMENTO SOCIAL. Pesquisa Doação Brasil 2022 [livro eletrônico]. Coordenação: Luisa Gerbase de Lima, Marina Zanin Negrão, Paula Jancso Fabiani. São Paulo: IDIS, 2023. Disponível em: https://pesquisadoacaobrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Pesquisa-Doacao-Brasil- 2022-IDIS-1.pdf. Acesso em: 10 abr. 2025. JACKSON, Laura E. The relationship of urban design to human health and condition. Landscape and urban planning, v. 64, n. 4, p. 191-200, 2003. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016920460200230X>. Acesso em 03 de jun. 2023. JOSHI, Ankur et al. Likert scale: Explored and explained. British journal of applied science & technology, v. 7, n. 4, p. 396, 2015. Disponível em: <https://eclass.aspete.gr/modules/document/file.php/EPPAIK269/5a7cc366dd963113c6923ac 4a73c3286ab22.pdf>. Acesso em: 21 de mai. 2023. JOSS, Simon. Public participation in science and technology policy-and decision-making— ephemeral phenomenon or lasting change? Science and public policy, v. 26, n. 5, p. 290-293, 1999. Disponível em: <https://academic.oup.com/spp/article/26/5/290/1667568>. Acesso em 30 de jun. 2024. JUNIOR, Mário Messagi. Escolaridade influencia na adesão à internet. Jornal Comunicação, 2013. Disponível em: <https://jornalcomunicacao.ufpr.br/escolaridade-influencia-na-adesao- a-internet/>. Acesso em 04 de jun.2023. KASPERSON, R.E., et al., The social amplification of risk: A conceptual framework. Risk Analysis, 1988. 8: p. 177-187. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1539-6924.1988.tb01168.x >. Acesso em: 30 de jun. 2024. KWASNICKA, Dominika et al. Theoretical explanations for maintenance of behaviour change: a systematic review of behaviour theories. Health psychology review, v. 10, n. 3, p. 134 277-296, 2016. Disponível em:<https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/17437199.2016.1151372>. Acesso em 20 mar. 2025. LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018. LEMOS, André et al. Dicionário de comunicação: escolas, teorias e autores. São Paulo, 2014. LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma cibercultura planetária. São Paulo: Paulus, 2012. LEVIS, Carolina et al. Contributions of human cultures to biodiversity and ecosystem conservation. Nature Ecology & Evolution, v. 8, n. 5, p. 866-879, 2024. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41559-024-02356-1>. Acesso em 05 abr. 2025. LEWENSTEIN, Bruce V. Models of public communication of science and technology. 2003. Disponível em <https://ecommons.cornell.edu/items/601f5747-d07a-4a52-a61d- d2fa8a7235bd>. Acesso em 30 de jun. 2024. LEWENSTEIN, B.V., The Meaning of 'Public Understanding of Science' in the United States After World War II. Public Understanding of Science, 1992. 1(1): p. 45-68. Disponível em: <https://ecommons.cornell.edu/server/api/core/bitstreams/4d0516cb- 056f-4e9e-9b05-594cd61442bd/content>. Acesso em: 30 de jun. 2024. LEWENSTEIN, Bruce. When Science Meets the Public: Proceedings of a Workshop Organized by the American Association for the Advancement of Science, Committee on Public Understanding of Science and Technology, February 17, 1991, Washington, DC. Disponível em: <https://ecommons.cornell.edu/bitstream/handle/1813/70154/Lewenstein.1992.When%20Scie nce%20Meets%20Public.pdf?sequence=3>. Acesso em 26 de jun. 2024. LIMA, Luisa Gerbase de; NEGRÃO, Marina Zanin; FABIANI, Paula Jancso (Coord.). Pesquisa doação Brasil 2022 [livro eletrônico]. São Paulo: IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, 2023. Disponível em: <https://pesquisadoacaobrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/08/Pesquisa-Doacao-Brasil- 2022-IDIS-1.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2025. LLORENTE, José Antonio. A era da pós-verdade: realidade versus percepção. Uno, São Paulo, v. [s.n.], n.27, p. 9 mar. 2017. Disponível em https://www.revista- uno.com.br/numero-27/. Acesso em: 12 mar. 2025. LUTZKE, Lauren et al. Priming critical thinking: Simple interventions limit the influence of fake news about climate change on Facebook. Global environmental change, v. 58, p. 101964, 2019. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959378019307009>. Acesso em 26 de jun. 2024. MANNINO, I. et al. QUEST project outputs. Dublin: Science & Society Research Group, Trinity College Dublin, 2021. Disponível em: < https://openaccess.city.ac.uk/id/eprint/26156/>. Acesso em 26 set. 2024. MARANDINO, Martha. O conhecimento biológico nas exposições de museus de ciências: análise do processo de construção do discurso expositivo. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/34009392_O_conhecimento_biologico_nas_ex posicoes_de_museus_de_ciencias_analise_do_processo_de_construcao_do_discurso_expositi vo>. Acesso em 12 de nov. 2024 MARANDINO, Martha; ISZLAJI, Cynthia; CONTIER, Djana. A divulgação da ciência por meio da mídia: análise textual de websites. REUNIÃO BIENAL DA REDE DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE (REDPOP-UNESCO), v. 14, p. 1-6, 2015. Disponível em:< http://www.geenf.fe.usp.br/v2/wp-content/uploads/2015/08/A-divulgacao-da-ciencia-por- meio-da-midia-analise-textual-de-websites.pdf>. Acesso em 02 fev. 2024. MARANDINO, Martha; KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. MARTÍN-BARBERO, Jesús. La comunicación en las transformaciones del campo cultural. Alteridades, n. 5, p. 59-68, 1993. Disponível em:< https://alteridades.izt.uam.mx/index.php/Alte/article/view/628/625>. Acesso em 26 de dezembro de 2023. MARTINS, Isabel. Alfabetização científica: metáfora e perspectiva para o ensino de ciências. Encontro de pesquisa em ensino de física, v. 11, p. 1-14, 2008. MASSARANI, Luisa et al. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia: pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Casa de Oswaldo Cruz, 2021. Disponível em: <https://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FINA L.pdf>. Acesso em 20 de dez. 2022. MASSARANI, Luísa.; ALMEIDA, Carla de. Participação pública em Ciência e Tecnologia: influenciar nas decisões e, sobretudo, manter a sociedade informada e engajada. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 2005. Disponível em: < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386137981013>. Acesso em 17 de out 2020. MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, p. 185- 202, 2002. Disponível em: <https://www.fiocruz.br/brasiliana/media/cienciaepublico.pdf>. Acesso em 30 de mar. 2024. MASSARANI, Luisa; ROCHA, Mariana. Ciência e mídia como campo de estudo: uma análise da produção científica brasileira. Intercom: Revista brasileira de ciências da comunicação, v. 41, p. 33-49, 2018. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/interc/a/grf6vFcvz3tbfKkdxrpv9JN/>. Acesso em 13 out. 2024. MATEUS, Wagner; GONÇALVES, Carolina. Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na internet. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 9, p. 29-43, 2017. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45 >. Acesso em 29 mar. 2024. MELO, Willian Lima; DO PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues; DA SILVA, Taynara Cristina. O interesse sobre fake news pela ciência da informação: uma análise dos artigos científicos indexados na Brapci. Logeion: Filosofia da Informação, v. 10, p. 611-633, 2023. Disponível em: <https://revista.ibict.br/fiinf/article/download/6659/6393?inline=1>. Acesso em 13 de janeiro de 2024. MENDES, Marina M.; MARICATO, João de M. Das apresentações públicas às redes sociais: apontamentos sobre divulgação científica na mídia brasileira. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/ci/article/view/49959>. Acesso em: 10 dez. 2022. MERKLEY, Eric. Anti-intellectualism, populism, and motivated resistance to expert consensus. Public Opinion Quarterly, v. 84, n. 1, p. 24-48, 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.1093/poq/nfz053>. Acesso em 10 de jan. 2025. MERKLEY, Eric; LOEWEN, Peter John. Anti-intellectualism and the mass public’s response to the COVID-19 pandemic. Nature Human Behaviour, v. 5, n. 6, p. 706-715, 2021. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/s41562-021-01112-w>. Acesso em 10 de jan. 2025. MILLER, Jon D. Scientific literacy: A conceptual and empirical review. Daedalus, p. 29-48, 1983. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/20024852>. Acesso em 10 de mar. 2024. MONTOYA, Shozo. Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil. . São Paulo: Edusp. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/item/001392603>. Acesso em: 23 jan. 2023. MOVIMENTOS GERACIONAIS: Verdades e mitos sobre os valores e o consumo das novas gerações. HSR Specialist Researchers, 2022. Disponível em: < https://conteudo.hsr.specialistresearchers.com.br/movimentos-geracionais>. Acesso em 10 de dez. 2022. NATIONAL RESEARCH COUNCIL et al. How people learn: Brain, mind, experience, and school: Expanded edition. National Academies Press, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=QZb7PnTgSCgC&oi=fnd&pg=PR1&dq=How+people+learn:+brain,+mind,+ex perience,+and+school.+Expanded+ed.+2000,+Washington,+D.C.:+National+Academy+Press .&ots=FvIWmJfr-D&sig>. Acesso em 30 de jun. 2024. NWOBI, Felix N.; AKANNO, Felix C. Power comparison of ANOVA and Kruskal–Wallis tests when error assumptions are violated. Metodoloski Zvezki, v. 18, n. 2, p. 53-71, 2021. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Felix- Akanno/publication/361988408_Power_comparison_of_ANOVA_and_Kruskal- Wallis_tests_when_error_assumptions_are_violated/links/62d04c0e2fc44f32f9ecc6bc/Power- comparison-of-ANOVA-and-Kruskal-Wallis-tests-when-error-assumptions-are-violated.pdf>. Acesso em 15 de setembro de 2024. OPINION BOX, 2024. Relatório Instagram no Brasil 2024. Disponível em:< https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram>. Acesso em: 31 out. 2024. 137 OUVREIN, Gaëlle et al. The web of influencers. A marketing-audience classification of (potential) social media influencers. Journal of Marketing Management, v. 37, n. 13-14, p. 1313-1342, 2021. Disponível: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0267257X.2021.1912142>. Acesso em 22 mar. 2025. PARISER, Eli. The filter bubble: How the new personalized web is changing what we read and how we think. Penguin, 2011. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=wcalrOI1YbQC&oi=fnd&pg=PT6&dq=pariser+the+filter+bubble&ots=I4a7ztI BDs&sig=ic1bUzxc9yWUrNUx- 28lJfjFRMI#v=onepage&q=pariser%20the%20filter%20bubble&f=false>. Acesso em 27 de janeiro de 2024. PERESSIN, Alexandre. Divulgação científica e seus paradoxos. Jornal Biosferas, 2020. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/biosferas/Esp13-16.html>. Acesso em 06 de out. 2020. PESQUISA SOBRE O INSTAGRAM NO BRASIL: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. Opinion Box, 2023. Disponível em: <https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/>. Acesso em 05 de mar. 2023. PITTMAN, Matthew; ABELL, Annika. More trust in fewer followers: Diverging effects of popularity metrics and green orientation social media influencers. Journal of Interactive Marketing, v. 56, n. 1, p. 70-82, 2021. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1016/j.intmar.2021.05.002>. Acesso em 10 de jan. 2025. PRAIA, João; GIL-PÉREZ, Daniel; VILCHES, Amparo. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 02, p. 141-156, 2007. PORTAL USP SÃO CARLOS. Quais são as principais vozes brasileiras da ciência no Twitter em 2021? 17 de dezembro de 2021. Disponível em: <http://saocarlos.usp.br/quais-sao-as- principais-vozes-brasileiras-da-ciencia-no-twitter-em- 2021/#:~:text=Entre%20o%20top%2010%20influenciadores,Engenharia%20Biom%C3%A9d ica%20tamb%C3%A9m%20pela%20USP>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2024. PORTO, Cristiane. Difusão e cultura científica: alguns recortes. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em 10 de dez. 2022. QIAN, Liu. Analysis of short video marketing strategy under the background of social e- commerce. In: 2021 2nd International Conference on E-Commerce and Internet Technology (ECIT). IEEE, 2021. p. 20-25. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/352398418_Analysis_of_Short_Video_Marketing _Strategy_under_the_Background_of_Social_E-commerce>. Acesso em 20 de jan. 2025. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009. Disponível em: < http://www.raquelrecuero.com/artigos/artigoredesjornalismorecuero.pdf>Acesso em 15 mar.2025. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Sulina, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/259328435_Redes_Sociais_na_Internet/references >. Acesso em 06 de jul. 2024. REGUA - Reserva Ecológica de Guapiaçu. Quem somos. Disponível em: https://www.regua.org.br/quemsomos. Acesso em: 2 dez. 2024. RIMAL, Rajiv N.; REAL, Kevin. How behaviors are influenced by perceived norms: A test of the theory of normative social behavior. Communication research, v. 32, n. 3, p. 389-414, 2005.Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/238429860_How_Behaviors_are_Influenced_b y_Perceived_NormsA_Test_of_the_Theory_of_Normative_Social_Behavior>. Acesso em 24 de fevereiro de 2024. ROWE, Gene; FREWER, Lynn J. Public participation methods: a framework for evaluation. Science, technology, & human values, v. 25, n. 1, p. 3-29, 2000. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/228305536_Public_Participation_Methods_A_Fram ework_for_Evaluation>. Acesso em 27 de junho de 2024. SALCEDO LAGOS, Pedro Antonio et al. Análisis de sentimiento de tweets sobre la vacuna contra el COVID-19 en países iberoamericanos hispanohablantes. Revista Latinoamericana de Psicología, v. 54, p. 1-11, 2022. Disponível em: <https://revistalatinoamericanadepsicologia.konradlorenz.edu.co/wp- content/uploads/2022/06/01_RLP_54_21158_Analisis.pdf>. Acesso em 10 de nov. 2024. SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Editora estação das letras e cores, 2020. Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=cfWADwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=SANTAELLA,+Lucia.+A+p%C3% B3s- verdade+%C3%A9+verdadeira+ou+falsa%3F+Barueri,+SP:+Esta%C3%A7%C3%A3o+das+ Letras+e+Cores,+2019&ots=oyhJjlXUMk&sig=aTZ_mdeYtaxG3pgudhwkSGXz3rs#v=onep age&q&f=false>. Acesso em 10 de nov. 2024. SCLOVE, Richard. Democracy and technology. Guilford Press, 1995. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=dxur9DzuydgC&oi=fnd&pg=PR7&dq=SCLOVE,+Richard.+Democracy+and+t echnology.+Guilford+Press,+1995.&ots=9V_O_TBuWk&sig=YejqEPi1D70g36Lvx- Xf_8kA1dU#v=onepage&q=SCLOVE%2C%20Richard.%20Democracy%20and%20technol ogy.%20Guilford%20Press%2C%201995.&f=false>. Acesso em 30 de jun. 2024. SHAPIRO, Samuel Sanford; WILK, Martin B. An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, v. 52, n. 3-4, p. 591-611, 1965. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/biomet/52.3-4.591>. Acesso em 03 abr. 2025. SHEN, Benjamin SP. Views: Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/27845461>. Acesso em 05 mar. 2025. SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis) curso, v. 20, p. 239-249, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ld/a/vykt83t8h8874gJT7ys46sy/>. Acesso em 04 de fevereiro de 2024. SIERRA CABALLERO, Francisco; SOLA-MORALES, Salomé. Golpes mediáticos y desinformación en la era digital. La guerra irregular en América Latina. Comunicación y sociedad, v. 17, 2020. Disponível em:< https://comunicacionysociedad.cucsh.udg.mx/index.php/comsoc/article/view/e7604>. Acesso em 15 de out. 2024. SILVA, Francine Molon Da. Terceiro Setor e o Desafio da Sustentabilidade. Dissertação (Mestrado em Administração). 108p. Porto Alegre, 2008. SIQUEIRA, Anderson José Alves. Memética: a expressão de uma sociedade que se comunica através do humor e da informalidade, 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Minho, Braga, 2023. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/89256>. Acesso em 03 abr. 2025. SONG, Shijie et al. Short video apps as a health information source: an investigation of affordances, user experience and users’ intention to continue the use of TikTok. Internet Research, v. 31, n. 6, p. 2120-2142, 2021. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/352705500_Short_video_apps_as_a_health_infor mation_source_an_investigation_of_affordances_user_experience_and_users'_intention_to_c ontinue_the_use_of_TikTok>. Acesso em 20 de jan. 2025. SOUZA, Ivson et al. Onde a zoeira encontra seu limite: uma análise do uso de memes no jornalismo do Estadão. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 18., 2016, Caruaru. Anais [...] Caruaru: Intercom, 2016. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-1897-2.pdf. Acesso em: 2 abr. 2025. SOUZA, Juliana da Costa Gomes de; FRANCO, José Luiz de Andrade; DRUMMOND, José Augusto. The creation of the Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 31, p. e2024019, 2024. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/hcsm/a/wdBcbFGxkSH3NLyXRG7BD8K/?lang=en >. Acesso em 01 dez. 2024. SPINA, Tatiana Gladcheff Zanon. Divulgação científica por meio de ferramentas digitais: estudo de caso do portal do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8660>. Acesso em 31 de mar. 2024. TASCHNER, Natalia Pasternak. O cientista e a síndrome de Cassandra. Ciência e Cultura, São Paulo, v.70, no.2, p.4-5, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n2/v70n2a02.pdf>. Acesso em 25 nov. 2021. TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. SciELO-EDUEL, 2012. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?hl=pt- BR&lr=&id=HKg3DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=Tuan,+2012&ots=ZF- ogrwlGy&sig=qGR9szdW_ZzF3GxLb2jjjDT0ReM>. Acesso em 29 de mai. 2023. 140 URBANO, Krystal et al. Mapping disinformation about the environment in Latin America and the Caribbean: a bibliometric analysis of an incipient field of research. Journal of Science Communication-América Latina, v. 7, n. 1, p. A02, 2024. Disponível em:< https://jcomal.sissa.it/article/pubid/JCOMAL_0701_2024_A02/>. Acesso em 15 de out. 2024. VELHO, Raphaela. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Ciência e Cultura, v. 69, n. 4, p. 10-13, 2017. VILLELA, Adriana Badaró de Carvalho. A participação social e ONGs em projetos de pesquisa científica: o caso do PPG-7-Brasil. 2009. Disponível em: <http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/3884>. Acesso em 29 nov. 2024. WARDLE, Claire et al. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making (2017). 2017. Disponível em:< https://rm.coe.int/information- disordertoward-aninterdisciplinary-framework-for-re%20searc/168076277c>. Acesso em 25 de fevereiro de 2024. WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social network analysis: Methods and applications. 1994. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?id=CAm2DpIqRUIC&lpg=PR21&ots=HyHlvh- FLd&dq=(Wasserman%20e%20Faus>. Acesso em 07 de jul. 2024. ZHANG, Wanqing; CHINTAGUNTA, Pradeep K.; KALWANI, Manohar U. Social media, influencers, and adoption of an eco-friendly product: Field experiment evidence from rural China. Journal of Marketing, v. 85, n. 3, p. 10-27, 2021. Disponível em: < https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0022242920985784>. Acesso em 10 de jan. 2025 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Recursos Florestais e Engenharia Florestal | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA DUCCINI MIRAGAIA MENDES.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
