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dc.contributor.authorSilva, Jenifer Cabral-
dc.date.accessioned2025-08-07T17:03:55Z-
dc.date.available2025-08-07T17:03:55Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jenifer Cabral. As Vozes Dos Egressos Sobre Uma Formação Para Além Da Profissão: Uma Carta A Um Jovem Professor De História. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22793-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo compreender a partir das trajetórias de vida e formação docente de professores egressos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu, como se deu a formação inicial e a chegada a vida profissional destes. Através de entrevistas semiestruturadas realizadas online por meio da Plataforma Meet, foi possível obter as narrativas de vida e formação dos professores voluntários que se dispuseram a contribuir com a pesquisa e a partir das análises destas narrativas, foi possível construir uma carta ecoando as vozes desses egressos, para um aspirante a professor de história, inspirada nos escritos de Rainer Maria Rilke em Cartas a um Jovem Poeta e nas reflexões propostas por Nóvoa, em Cartas a um Jovem investigador da educação. O aporte teórico da pesquisa conta com autores como Nóvoa e Huberman, trazendo a discussão contribuições sobre os estudos das Histórias de vidas de professores e Ciclo de vida profissional de professores, Delory-Momberger com a discussão teórica sobre as Narrativas de Si, Carlo Ginzburg com o paradigma indiciário e análise de conteúdo de Laurence Bardin. Deste modo, a pesquisa buscou apontar novos caminhos e discussões para o vasto campo que é a formação de professores em História, apresentando também um balanço da formação dos professores de história na UFRRJ/IM nos últimos anos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação de professores de Históriapt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectNarrativas de Sipt_BR
dc.subjectHistory teacher trainingpt_BR
dc.subjectlife storiespt_BR
dc.subjectself-talept_BR
dc.titleAs Vozes dos Egressos Sobre uma Formação Para Além da Profissão: Uma Carta a um Jovem Professor de Históriapt_BR
dc.title.alternativeThe Voices Of Graduates On Training Beyond The Profession: A Letter To A Young History Teacher.en
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of this research is to understand, based on the life trajectories and teacher training of teachers who have graduated from the History degree course at the Federal Rural University of Rio de Janeiro - Nova Iguaçu Campus, how their initial training and arrival in professional life came about. Through semi-structured interviews conducted online using the Meet Platform, it was possible to obtain the life and training narratives of the volunteer teachers who were willing to contribute to the research. Based on the analysis of these narratives, it was possible to construct a letter echoing the voices of these graduates, for an aspiring history teacher, inspired by the writings of Rainer Maria Rilke in Letters to a Young Poet and the reflections proposed by Nóvoa, in Letters to a Young Education Researcher. The theoretical framework of the research includes authors such as Nóvoa and Huberman, who bring to the discussion contributions on the studies of teachers' life stories and teachers' professional life cycles, Delory-Momberger with his theoretical discussion on self-tale, Carlo Ginzburg with his indiciary paradigm and Laurence Bardin's content analysis. In this way, the research sought to point out new paths and discussions for the vast field that is teacher training in History, also presenting an assessment of the training of history teachers at UFRRJ/IM in recent years.en
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patricia Bastos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Patricia Bastos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211pt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134pt_BR
dc.contributor.referee3Rizo, Gabriela-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821137287905507pt_BR
dc.contributor.referee4Rocha, Helenice Aparecida Bastos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0456-4650pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691780670835782pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Maria Aparecida Lima dos-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8106-4978pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5816112602113342pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1692371087876690pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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