Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22793
Tipo do documento: Tese
Title: As Vozes dos Egressos Sobre uma Formação Para Além da Profissão: Uma Carta a um Jovem Professor de História
Other Titles: The Voices Of Graduates On Training Beyond The Profession: A Letter To A Young History Teacher.
Authors: Silva, Jenifer Cabral
Orientador(a): Azevedo, Patricia Bastos de
Primeiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Segundo membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Terceiro membro da banca: Rizo, Gabriela
Quarto membro da banca: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Quinto membro da banca: Santos, Maria Aparecida Lima dos
Keywords: Formação de professores de História;Histórias de vida;Narrativas de Si;History teacher training;life stories;self-tale
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Jenifer Cabral. As Vozes Dos Egressos Sobre Uma Formação Para Além Da Profissão: Uma Carta A Um Jovem Professor De História. 2024. 168 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a partir das trajetórias de vida e formação docente de professores egressos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus Nova Iguaçu, como se deu a formação inicial e a chegada a vida profissional destes. Através de entrevistas semiestruturadas realizadas online por meio da Plataforma Meet, foi possível obter as narrativas de vida e formação dos professores voluntários que se dispuseram a contribuir com a pesquisa e a partir das análises destas narrativas, foi possível construir uma carta ecoando as vozes desses egressos, para um aspirante a professor de história, inspirada nos escritos de Rainer Maria Rilke em Cartas a um Jovem Poeta e nas reflexões propostas por Nóvoa, em Cartas a um Jovem investigador da educação. O aporte teórico da pesquisa conta com autores como Nóvoa e Huberman, trazendo a discussão contribuições sobre os estudos das Histórias de vidas de professores e Ciclo de vida profissional de professores, Delory-Momberger com a discussão teórica sobre as Narrativas de Si, Carlo Ginzburg com o paradigma indiciário e análise de conteúdo de Laurence Bardin. Deste modo, a pesquisa buscou apontar novos caminhos e discussões para o vasto campo que é a formação de professores em História, apresentando também um balanço da formação dos professores de história na UFRRJ/IM nos últimos anos.
Abstract: The aim of this research is to understand, based on the life trajectories and teacher training of teachers who have graduated from the History degree course at the Federal Rural University of Rio de Janeiro - Nova Iguaçu Campus, how their initial training and arrival in professional life came about. Through semi-structured interviews conducted online using the Meet Platform, it was possible to obtain the life and training narratives of the volunteer teachers who were willing to contribute to the research. Based on the analysis of these narratives, it was possible to construct a letter echoing the voices of these graduates, for an aspiring history teacher, inspired by the writings of Rainer Maria Rilke in Letters to a Young Poet and the reflections proposed by Nóvoa, in Letters to a Young Education Researcher. The theoretical framework of the research includes authors such as Nóvoa and Huberman, who bring to the discussion contributions on the studies of teachers' life stories and teachers' professional life cycles, Delory-Momberger with his theoretical discussion on self-tale, Carlo Ginzburg with his indiciary paradigm and Laurence Bardin's content analysis. In this way, the research sought to point out new paths and discussions for the vast field that is teacher training in History, also presenting an assessment of the training of history teachers at UFRRJ/IM in recent years.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22793
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JENIFER CABRAL SILVA.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.