Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22808Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sales, Gabriel Vieira | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:31:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-08T13:31:32Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
| dc.identifier.citation | SALES, Gabriel Vieira. Ecos do Nilo: pan-africanismo e a herança do Egito Faraônico no universo simbólico judaico-cristão (1947-1999). 2025. 170 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22808 | - |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o tema das contribuições do Egito Antigo para o mundo moderno, em especial as de natureza religiosa. A partir de 1955, as teses e a publicação do livro The African Origin of Civilization: Myth or Reality, do historiador, filósofo, linguista e físico senegalês, Cheikh Anta Diop, influenciaram diversos autores africanos - que mais tarde serão chamados ou se autointitularão como pan-africanistas, egitocêntricos, afrocêntricos ou vindicacionistas -, defendendo que o Egito Faraônico era uma nação negra e que disseminou seu imaginário religioso, como um farol, por todo o mundo antigo. As ideias de Diop criaram novo paradigma entre os intelectuais pan- africanos do pós-guerra, conhecido como pensamento diopiano, e continua sendo até hoje uma das principais linhas de pensamento estudadas pelos historiadores que pensam as contribuições do Egito Faraônico para o restante do mundo, assim como a sua origem racial e as suas relações com o restante da África. Um dos temas que ganhou grande interesse de historiadores, como Diop e seus sucessores, e justamente aquele que se pretende analisar aqui é o da origem dos costumes, símbolos e preceitos religiosos do universo judaico-cristão. Buscarei demonstrar que esse tema é particularmente especial ao pensamento dos historiadores analisados, pois está ligado a uma cadeia de relações particularmente importantes a tal pensamento, devido à forma como o mundo ocidental, principalmente desde o século XIX, debateu questões relativas à legitimidade cultural, científica e intelectual dos povos africanos. Concluímos que as questões relativas à origem do universo simbólico judaico-cristão despertam o interesse de historiadores, como Diop e seus sucessores, pois estes entendiam que, na sociedade em que viviam, a possibilidade de ser compreendido como a origem do universo simbólico judaico-cristão poderia significar ter um local de fala privilegiado e capaz de privilegiar. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | antigo egito | pt_BR |
| dc.subject | pan-africanismo | pt_BR |
| dc.subject | présence africaine | pt_BR |
| dc.subject | pan-africanism | pt_BR |
| dc.subject | ancient egypt; | pt_BR |
| dc.title | Ecos do nilo: o pan-africanismo e a herança do Egito faraônico no universo simbólico judaico cristão da literatura afrocêntrica do século XX. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Echoes of the nile: pan-fricanism and the legacy of pharaonic egypt in the jewish-christian symbolic universe of 20th-century afrocentric literature. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research analyzes the contributions of Ancient Egypt to the modern world, with a particular focus on its religious influence. Beginning in 1955, with the publication of The African Origin of Civilization: Myth or Reality by Senegalese historian, philosopher, linguist, and physicist Cheikh Anta Diop, various African intellectuals—later identified as Pan-Africanists, Egyptocentrists, Afrocentrists, or Vindicationists—began to argue that Pharaonic Egypt was a Black civilization that profoundly shaped the religious imagination of the ancient world. Diop’s theses inaugurated a new paradigm within post-war Pan-African thought, giving rise to what became known as Diopian thought. To this day, this paradigm remains central to historians studying the contributions of Pharaonic Egypt to other civilizations, its racial origins, and its relationships with the rest of the African continent. Among the topics that most captivated Diop and his successors is the relationship between Egypt and the Judeo-Christian symbolic universe. This research demonstrates that this interest extends beyond a mere search for historical connections; it reflects a broader epistemological dispute. Since the 19th century, the cultural, scientific, and intellectual legitimacy of African peoples has been a recurring theme in Western thought. Within this context, the claim that Egypt served as the matrix of the Judeo-Christian religious imagination represents, for Pan-African intellectuals, a means of repositioning Africa within universal history, granting it a central status and a privileged voice. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3530-4405 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0462102982176400 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3530-4405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0462102982176400 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Alvarenga, Ana Gabriela Saba de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1196977891746511 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Daniel, Camila | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-1199-2028 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2495291912706090 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Ferreira, Frederico Antonio | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-4789-6057 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9004489267639618 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0294355567846439 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.relation.references | CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o Colonialismo. Editora Veneta, 1a Ed., 2020. DARKWAH. Nana Banchie. The Africans who Wrote the Bible: Ancient Secrets Africa and Christianity Have Never Told. Editora HBC, 1999. DIOP, Cheikh Anta. African origin of civilization: myth or reality. Editora Lawrence Hill & Co., 1989. ______. A unidade cultural da África negra: os domínios do matriarcado/patriarcado na antiguidade clássica. Editora Billing & Sons Ltd, Worcester, 1989. ______. África negra: as bases culturais e econômicas para um Estado Federado. Editora Lawrence Hill Books, 1987. ESEDEBE, Peter O. Pan-africanism: the idea and the movement: 1776-1991. 2a. ed. Washington, DC. Howard University Press, 1994. JAMES, George G. M. Stolen Legacy: Greek Philosophy is Stolen Egyptian Philosophy. African American Images, 2001. OBENGA, Théophile. O sentido da luta contra o africanismo eurocentrista. Edições Pedago & Edições Mulemba, Portugal, 2013. PRÉSENCE AFRICAINE: Revue culturelle du monde noir, Vol. 1o, Paris, 1947. ______. Vol. 2o, Paris, 1948. ______. Vol. 3o, Paris, 1948. ______. Vol. 4o, Paris, 1948. ______. Vol. 5o, Paris, 1948. ______. Numéro spécial: Le Monde Noir. Vol. 8o-9o, Paris, 1950. ______. Vol. 12o, Paris, 1951. ______. Le Travail em Afrique Noire. Vol. 13o, Paris, 1952. ______. Les Étudiants Noirs parlet...Vol. 14o, Paris, 1953. 150 ______. Hommage à Jacques Richar-Molard: 1913-1951. Vol. 15o, Paris, 1953. ______. Avril-Juillet. Vol. 1o-2o, Paris, 1955. ______. Aout-Septembre. Vol. 3o, Paris, 1955. ______. Le Ier Congrès International des Écrivains et Artistes Noirs (Paris – Sorbonne – Septembre, 1956). Vol. 8o-10o, Paris, 1956. ______. Deuxième Congrès des Écrivains Et Artistes Noirs (Rome – Avril, 1959). Vol. 24o-25o, Paris, 1959. ______. Deuxième Congrès des Écrivains Et Artistes Noirs (Rome – Avril, 1959). Vol. 27o-28o, Paris, 1959. ______. Vol. 39o, Paris, 1961. ______. Hommage à Cheikh Anta Diop. Vol. 149o-150o, Paris, 1989. ______. Cinquantenaire du ler Congrés International des Écrivains et Artistes Noirs. Vol. 175o-177o, Paris, 2008. SENGHOR, Léopold S. Orphée Noir. In.: Anthologie de la nouvelle poésie nègre et malgache (1948). Edição: Presses Universitaires France, 2015. Todas as fontes relacionadas à Présence Africaine estão catalogadas, organizadas e disponíveis em: < https://www.jstor.org/journal/presafri > Bibliografia de apoio: ALFIERI, Noemi. Negritude e pan-africanismo da Présence Africaine à mensagem: um torteiro da circulação de ideias e impressos (depois de 1945). Artigo, 2021. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/51451 >. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 151 ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: A teoria de mudança social. Tradução: Ana Monteiro-Ferrera, Ama Mizani e Ana Lucia. Afrocentricity, 2014. ______. The Afrocentric Idea. Filadélfia, Temple University Presse, 1998. BAINES, John e MÁLEK, Jaromír. O Mundo Egípcio: Deuses, Templos e Faraós. Volume II. Tradução de Maria Emília Vidigal. Madrid: Edições del Prado, 1996. BARGEMAN, Lisa Ann. A Origem Egípcia do Cristianismo. São Paulo: Editora Pensamento, 2005. BARTH, Fredrik. O guru, o iniciado e outras variações antropológicas. Editora Contra Capa, 2000. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Ed. Paulus, 2002. BRITO, Mario Eugenio Evangelista Silva. POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA HISTÓRIA: a historiografia africana da década de 1950, Kenneth Onwuka Dike e Cheikh Anta Diop. Dissertação, 2015. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG- 2_4819fd18ce9110dc052ef2613ee55a06 >. BRUDER, Edith e PARFITT, Tudor. African Zion: studies in Black Judaism. Cambridge Scholars Publishing, 2012. BUDGE, Wallis E. A. As ideias dos Egípcios sobre a vida futura. Ed. Madras, 2a Ed., 2022. ______. O Livro dos Mortos do Antigo Egito. Editora Madras, 2019. ______. The Gods of the Egyptians (Vol. 1). Dover Publications, 1969. BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Editora Unisinos, 2003. CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete olhares sobre a antiguidade. São Paulo: Brasiliense, 1998. ______. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense, 1992. DAMÁSCIO. Sobre os primeiros princípios: aporias e soluções. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2020. DIOP, Cheikh Anta. A origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (Org). História Geral da. África: A África antiga. São Paulo: Cortez/Brasília: UNESCO, 2011. 152 Edwards, Brent Hayes. The Practive of Diaspora: literature, translation, and the rise of black internationalism. Harvard University Press, 2003. FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Editora Zahar, 2022. FAUSTINI, Eduardo Marquezin. Nacionalismo e pan-africanismo na África pós- independência: os casos de Gana e Tanzânia. Dissertação, 2022. Disponível em: < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/242268 >. FERREIRA, Paula Barbosa da Silva Fontanezzi Leonel. “Judeus da Etiópia” e o Estado de Israel: reflexões sobre judaicidades e negritudes na sociedade israelense. Dissertação, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/973490 >. FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. Forense Universitária, 7a Ed., 2008. ______. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio; Edições Loyola, 1996. GARCÍA, Pedro Gómez. Las ilusiones de la ‘identidad’. La etnia como seudoconcepto. Artigo, 1998. Disponível em: < https://www.ugr.es/~pwlac/G14_12Pedro_Gomez_Garcia.html >. GILROY, Paul. The Black Atlantic: modernity and double-consciousness. Harvard University Press, 1995. GOMES, Gilmar Araujo. Judaísmo, neoplatonismo e cabala: a teoria do amor de judá Abravanel (leão hebreu) nos diálogos de amor. Dissertação, 2017. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS-2_b994e044f493cf8c8918d728b9e0d199 >. HAFSAAS-TSAKOS, Henriette. The Kingdom of Kush: an African Center on the Periphery of the Bronze Age (2009). Norwegian Archaeological Review 42. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/248980602_The_Kingdom_of_Kush_An_Afri can_Centre_on_the_Periphery_of_the_Bronze_Age_World_System >. HEGEL, G. W. Friedrich. Filosofia da História. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Universidade de Brasília, 2008. 153 HIGGINS, Godfrey. Anacalypsis: na attempt to draw aside the veil of the Saitic Isis or na inquiry into the origin of languages, nations and religions. Londres, Brigham University, 1836. HOBSBAWM, Eric J. Nações e Nacionalismo desde 1780. Editora Paz e Terra, 1990. JACKSON, John G. Etiópia e a origem da civilização. Tradução de Kahotep Shemsa Hefen. São Paulo: Editora Anase, 2020. JÁMBLICO. Sobre los Misterios Egípcios: biblioteca clásica Gredos. Editora: Gredos, 2016. JÚNIOR, Geraldo Batista de Araujo. VIDA APÓS A MORTE: uma abordagem acerca da inflência persa na origem da crença judaica na ressurreição, a partir do texto de Isaías 26,19. Dissertação, 2018. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UCAP_e62c688dbd10d5ae7ba40610d6d6149a >. KALY, Alain Pascal. A presença-ausência dos Árabes e de Muçulmanos nos processos de modernização brasileira: a readequação dos mapas coloniais. Revista Dossiê, 2016. Disponível em: < https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/5144 >. KISSI, Seth e VAN ECK, Ernest. Reading Hebrews through Akan ethnicity and social identity. Revista: Herv. teol. stud., 2017, vol.73, n.3. Disponível em: < https://scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0259-94222017000300016 >. LIPPOLD, Walter Gunther Rodrigues. Pensadores Africanos e da Diáspora: negritude, pan-africanismo e pós-colonialismo. Artigo, 2014. Disponível em: < https://www.eeh2014.anpuh- rs.org.br/resources/anais/30/1405474695_ARQUIVO_artigowalterlippoldanpuh.pdf >. LUCAS, J. Olumide. The Religion of The Yorubas: Being na Account of the Religious Belifies and Practices of the Yoruba Peoples of Southern Nigeria, Especially in Relation to the Religion of Ancient Egypt. Editora: Athelia Henrietta Pr., 1995. MASSEY, Gerald. The Light of the world: a work of reclamation and restitution in twelve books. NuVision Publications LLC, 2004. MBEMBE, Achille. Sair da Grande Noite: Ensaio sobre a África descolonizada. Edições Pedago, 2013. 154 MORANTZ, Toby. In the Land of Lions: The ethnohistory of Bruce G. Trigger. In.: WILLIAMSON, Ronald F. BISSON, Michael S. The archaelogy of Bruce Trigger: theoretical empiricism. McGill-Queen’s University Press, 2006, Canada. NIETZSCHE, Friedrich. A genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. ______. Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução Márcio Pugliesi. Curitiba: HEMUS Livraria, distribuidora e editora S. A., 2001. OBENGA, Théophile. La gémétrie égyptienne: contribution de l’Afrique antique à la Mathématique mondiale. Paris, L’Harmattan, 1995. ______. L'ÉGYPTE, LA GRÈCE ET L'ÉCOLE D'ALEXANDRIE Histoire interculturelle dans l'Antiquité Aux sources égyptiennes de la philosophie grecque. Paris, L’Harmattan, 2005. ______. Origem comum das línguas egípcias antigas, coptas e dos negros africanos modernos: uma introdução à linguística. Edições L’Harmattan, França, 1993. ______. Os povos Bantu: Migrações, expansões e identidade cultural. Edições L’Harmattan, França, 1989. O Bahir: O Livro da Iluminação / Tradução, introdução e comentários Rabi Aryeh Kaplan. 1a ed. São Paulo: Polar Editora, 2018. O Zohar: O Livro do Esplendor / Passagens selecionadas pelo rabio Ariel Bension (1880 1932). 10a ed. São Paulo: Polar Editora, 2006. PAIM, Márcio. Pan-africanismo: tendências políticas, Nkrumah e a crítica do livro Na Casa de Meu Pai. Artigo, 2014. Disponível em: < https://revistas.usp.br/sankofa/article/view/88952 >. PAULA, Benjamin Xavier de. Os estudos africanos no contexto das diásporas. Artigo, 2013. Disponível em: < https://abpnrevista.org.br/site/article/view/193 >. PAUL, Patrick. A Cabala Volume 1: Os três véus da existência negativa. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2020. ______. A Cabala Volume 2: conceitos fundamentais. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2021. 155 PAUL, Veyne. Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História. Editora Universidade de Brasília, 1998. PLOTINO. Tratados das Enéadas. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2021. POLANYI, Karl. A Grande Transformação: as origens da nossa época. Editora Campus, 2000. PONTES, Katiúsca Ribeiro. Kemet, escolas e arcádeas: a importância da filosofia africana no combate ao racismo epistêmico e a lei 10639/03. Dissertação, 2017. Disponível em: < https://dippg.cefet- rj.br/ppfen/attachments/article/81/07_KatiusciaRibeiroPontes.pdf >. PSEUDO-DIONÍSIO, o Areopagita. Dos Nomes Divinos. Introdução, tradução e notas Bento Silva Santos. Attar Editorial, 2015. ______. A Hierarquia Celeste / Pseudo-Dionísio, o Areopagita. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2015. ______. A Teologia Mística / Pseudo-Dionísio, o Areopagita. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2015. REIS, Raissa Brescia dos. Ação política intelectual como modelo de participação negra: o movimento da Négritude (1930-1960). Artigo, Revista de Ciências Humanas, 2018. Disponível em: < https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3110 >. ______. Entre cultura, solidariedade internacional e “mundo negro”: a negociação de sentidos na Présence Africaine (1955-1956). Artigo, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/37460/24117 >. ______. Reinvindicações pela origem: a apropriação do Egito Antigo pelo discurso pan- africanista. Artigo, 2009. Disponível em: < https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/7873?source=/index.php/ca dernoscespuc/article/view/7873 >. ROSA, Ellen Aparecida de Araújo. Rekhet – A filosofia antes da Grécia: colonialidade, exercícios espirituais e o pensamento filosófico africano na antiguidade. Dissertação, 2017. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRRJ- 1_6b639276e121f505a45b7f65ca42ca14 >. 156 SAGREDO, Raisa. Raça e etnicidade: questões e debates em torno da (des)africanização do Egito Antigo. Dissertação, 2017. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_31d6c4d26fa03bf4b32d421dc68d5316 >. SAID, Edward W. Orientalismo. o Oriente como invenção do Ocidente. 1a Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SAND, Shlomo. A invenção do povo Judeu. Tradução Eveline Bouteiller; Editora Benvirá, 2011. SANTOS, Douglas Oliveira dos. Monoteísmo originário: linguagem, identidade e contracultura a partir de Hebreus. Dissertação, 2019. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_GO_7dbcff050978afce4d3c4d72395b248d >. SANTOS, Henrique P. A. O Pan-africanismo organizado em rede e o papel da diáspora africana em proposição político-filosófica: o exemplo da afrocentricidade internacional. Boletim Campineiro de Geografia v.10 n.1, 2020. SANTOS, Meire Dalva Figueredo dos. O percurso gerativo de sentido e a interpretação do texto bíblico. Dissertação, 2013. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UPM_0ee312b22752194a024ab5ed8069b1c4 >. SHAFER, Byron E. As religiões no Egito Antigo – deuses, mitos e rituais domésticos. Tradução de Luis S. Krausz, São Paulo, Ed. Nova Alexandria, 2002. SIGMUND, Freud. Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e Outros Trabalhos (1937-1939) (Vol. 23). Imago Editora, 1996. SPOLAOR, Everson. José e Asenet – construção de identidade judaica na diáspora em Alexandria. Dissertação, 2012. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METO_11363e8874d10bb7d7629b2ba98ac278 >. SYUKUR, Agustinus. A tradição de Jacó na formação de Israel do Norte a partir da análise exegética de gênesis 32,23-33. Dissertação, 2019. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METO_cd1e5c14512adaf685b255a74387e955 >. SZUCHMAN, Esther. Identificação / identidade: linguagem, história e memória na condição judaica. Dissertação, 2006. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URGS_efcb0ec52756768720a9573c5199000b >. 157 Tanakh: the Holy Scriptures – The new JPS translation according to the traditional Hebrew text. Ed.: The Jewish Publication Society, 1985. TRIGGER, Bruce G. Retrospection. In.: WILLIAMSON, Ronald F. BISSON, Michael S. The archaelogy of Bruce Trigger: theoretical empiricism. McGill-Queen’s University Press, 2006, Canada. ______. Além da história: os métodos da pré-história. Ed. Universidade de São Paulo, 1973. TRISMEGISTO, Hermes. Corpus Hermeticum / Hermes Trismegisto. Tradução, edição, introdução e notas Américo Sommerman. São Paulo, Ed. Polar, 2019. WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. Tradução de José Laurênio de Melo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992. XAVIER, Benjamin de Paula. Os estudos africanos no contexto das diásporas. Revista Educação e Políticas em Debate – v.2, n.1 – jan./jul.2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em História | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| GABRIEL VIEIRA SALES.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
