Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22925
Tipo do documento: Dissertação
Title: A importância dos conhecimentos empíricos: o caso da influência da Lua na produção de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no processo ensino-aprendizagem da CEFET de Urutai-GO
Other Titles: The importance of empiric knowledges: the case of Moon influence on the manioc culture production (Manihot esculenta Crantz) on the teaching-learning process at CEFET Urutai - GO
Authors: Borba, Edival Milhomem
Orientador(a): Lima, Eduardo
Primeiro coorientador: Almeida, Dejair Lopes de
Segundo coorientador: Helio, Pedro
Primeiro membro da banca: Lima, Eduardo
Segundo membro da banca: D'Andréa, Alexandre Fonseca
Terceiro membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Keywords: mandioca;lua;aprendizagem;extra-escolares;interdisciplinaridade;learning;extra-schools;interdisciplinarity;post-baking
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Dec-2005
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BORBA, Edival Milhomem. A importância dos conhecimento empíricos: o caso da infuência da Lua na produção da cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz) no processo ensino-aprendizagem do CEFET de Urutai-GO. 2005. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2005.
Abstract: O estudo foi conduzido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e no Centro federal de Educação Tecnológica de Urutaí - GO no Brasil, e teve como objetivo elucidar e avaliar o conhecimento empírico nas concepções dos alunos e professores do CEFET de Urutaí - GO, bem como dos agricultores familiares da região, sobre o tema em questão, dando ênfase à influência da Lua, no sentido de promover mecanismos para aumentar a produtividade da cultura da mandioca (M. esculenta Crantz), além de confrontar o conhecimento empírico com o científico O tema "influência da Lua", envolve a aprendizagem sobre a realidade atual, destinando-se também a interferir nessa realidade para transformá-la; abrindo espaço para saberes extra-escolares, fazendo uso de conteúdos de outras disciplinas de formação geral e profissional, de maneira que a interdisciplinaridade possa ocorrer de forma contextualizada.
Abstract: The study was managed at the Federal Rural Rio de Janeiro University and at the Cultural Center of Technological Education of Urutai - Go in Brazil, and aimed to elucidate and avaluate the empiric knowledge in the conceptions of CEFET Urutai - Go students and teachers, as well as the region small farmers on the theme, emphsizing Moon influence, aiming promoting mechanisms to increase productivy of manioc culture (M, esculenta Crantz), also to confront the empiric knowledge to the scientific one. The theme Moon influence enrolls learning of current reality, meaning also to interfere in this reality to changeit; opening room etra-schools knowledges, using contents of other subjects of general and professional formations meaning that the interdisciplinarity may occur on a contextualized way.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22925
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Edival Milhomem Borba.pdf4.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.