Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantana, Felipe Horácio Valente de Lucena-
dc.date.accessioned2025-08-13T15:33:09Z-
dc.date.available2025-08-13T15:33:09Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.citationSANTANA , Felipe Horácio Valente de Lucena. Educação antirracista na promoção de igualdade social: Um olhar sobre a realidade encontrada na Zona Noroeste da Cidade de Santos/SP. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22926-
dc.description.abstractO ponto central da pesquisa é abordar a importância de se proporcionar uma educação antirracista, analisando o problema da racialização nas vidas dos estudantes da 3a série do Ensino Médio da EE. Francisco Meira, no que se refere à sua identidade e projeção social. Abordaremos a relevância do lugar de fala, tanto às acadêmicas, quanto as sociais, para que possa haver uma relação entre o que se discute na academia e o que é compreendido efetivamente pela sociedade ao que tange às questões de racismo e preconceito por conta de cor/raça e questões a elas inerentes. A presente pesquisa pretende refletir sobre a questão do racismo estrutural no contexto pedagógico, por meio de uma análise sistêmica que abordará os problemas filosóficos do racismo estrutural, bem como os da identidade social e consciência de classe, forjados em uma sociedade que imperativamente chafurda na lama do racismo estruturalmente existente em nosso país, em especial, na região da Zona Noroeste da cidade de Santos, lócus de nossa pesquisa, onde está localizada a EE. Francisco Meira. Iremos trabalhar com os jovens estudantes das terceiras séries do ensino médio, para compreendermos quais são suas expectativas frente à construção de sua identidade e projeção social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectidentidade socialpt_BR
dc.subjectprojeção socialpt_BR
dc.subjectzona noroestept_BR
dc.subjectstructural racismpt_BR
dc.subjectsocial identity,pt_BR
dc.subjectsocial projectionpt_BR
dc.titleEducação antirracista na promoção de igualdade social: um olhar sobre a realidade encontrada na zona noroeste da cidade de Santos/SP.pt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist education in the promotion of social equality: a look at the reality found in the northwest zone of the city of Santos/SP..en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe central point of the research is to address the importance of providing an anti-racist education, analyzing the problem of racialization in the lives of students in the 3rd year of high school in EE. Francisco Meira, about her identity and social projection. We will address the relevance of the place of speech, both academic and social, so that there can be a relationship between what is discussed in the academy and what is effectively understood by society with regard to issues of racism and prejudice due to color/race and related issues. This investigation intends to reflect on the issue of structural racism in the pedagogical context, through a systemic analysis that will address the philosophical problems of structural racism, as well as those of social identity and class consciousness, forged in a society that imperatively wallows racism in the mud structurally existing in our country, especially in the Northwest Zone of the city of Santos, the locus of our research, where the EE Francisco Meira is located. . We will work with young students in their third year of high school to understand what their expectations are regarding the construction of their identity and social projection.en
dc.contributor.advisor1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee1Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407833104537871pt_BR
dc.contributor.referee3Antunes, Viviane Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322639097507507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2965479139842690pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesABREU, Martha. O caso do Bracuhy. In: Mattos, Hebe; SCHNOOR, Eduardo (Org.). Resgate: uma janela para oitocentos. Rio de Janeiro: TopBooks, 1995. ACERVO DIGITAL: Esmeraldo Tarquínio: um resistente - Acervo Digital FUG: https://acervofug.online/galeria/esmeraldo-tarquinio-um-resistente/#arquivos (acessado em 25/10/2024). ALMEIDA, Silvio Luiz De: Racismo Estrutural/ Silvio Luiz de Almeida- São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4. Ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980, p. 18. BONILLA-SILVA, E. (2006). Racism Without Racists: Color-Blind Racism and the Persistence of Racial Inequality in America. Rowman & Littlefield. BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. [Disponível em: http://www.bndc.gov.br](http://www.bndc.gov.br) BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Lei no 10.7639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: outubro de 2024. BRASIL. (2008). Lei no 11.645, de 10 de março de 2008. Dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. [Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2008/l11645.html] CARNEIRO, Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como Fundamento do Ser. São Paulo: Tese de Doutorado, USP, 2005. CARVALHO, Alfredo M. A Formação dos Bairros Populares em Santos: Um Estudo Sobre a Zona Noroeste. Santos: Editora Caiçara, 2011. CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DOMINGUES, Petrônio. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Editora Senac, 2004. Esquerda Online. São Paulo: A educação pública é o maior alvo do governador Tarcísio. Publicado em 08 de outubro de 2024. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br. FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.FANON, Frantz, Pele negra, máscaras brancas. Traduzido por Sebastião Nascimento e colaboração de Raquel Camargo. São Paulo: Editora Ubu, 2020. FARIAS, Jordão. A identidade negra e sua construção: definições e problemáticas. 2018. <Disponível em http://medium.com/@fariasjordao FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo, 1921-1997- 76. Ed. Pedagogia do Oprimido/Paulo Freire. – 76. Ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra 2021. GATTI, Bernardete A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. GOMES, Flávio. Escravidão e Racismo nas Américas. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. GOMES, Nilma Lino. A formação de educadores para a educação das relações étnico- raciais. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2014. GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: reflexões e desafios do contexto brasileiro. Belo Horizonte: Autêtica, 2017. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2012. GROSFOGUEL, R. (2016). Decolonizing Western Universalisms: Decolonial Pluri- versalism from Aimé Césaire to the Zapatistas. Routledge. 84 HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horionte: Editora UFMG, 2005. HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 1994. INSTITUTO SOU DA PAZ: Instituto Sou da Paz | 25 anos - Mortes cometidas por policiais em serviço aumentaram 78,5% nos primeiros oito meses de 2024; revela levantamento do Sou da Paz. (Pesquisa realizada em 24/10/2024). INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA: https://www.ipea.gov.br KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano/ Grada Kilomba; Tradução Jess Oliveira. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. LINO, Carolina- Como dar aula de Projeto de Vida me transformou como professora. Nova Escola, Campo Grande, MS, 14/04/2021. Disponível em: https://novaesc HYPERLINK "https://novaescola.org.br/conteudo/20255/trilha-ensino-medio-projeto- de-vida"ola.org.br/conteudo/20255/trilha-ensino-medio-projeto-de-vida MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. São Paulo: N-1 Edições, 2016. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2001. MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Ática, 1988. MUNANGA, K; GOMES, N.L. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Autêntica, 2006. MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis: Vozes, 2015. MUNANGA, K. A educação colabora para a perpetuação do racismo. Disponível em Kabengele Munanga: “A educação colabora para a perpetuação do racismo” (Pesquisa realizada em 04-03-2025). NABUCO, Joaquim, 1849-1910- O abolicionismo/ Joaquim Nabuco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 – (Grandes nomes do pensamento brasileiro). NUNES, Samuel C. Cidades Portuárias e Dinâmicas Sociais: A História de Santos no Século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001. PINHEIRO, Bárbara Carine Soares Como ser um educador antirracista [livro eletrônico] / Bárbara Carine Soares Pinheiro. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 85 PRUDENTE, Eunice- Dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra. Jornal da USP, São Paulo, 31/07/2020. Disponível em: https:// HYPERLINK "https://jornal.usp.br/?p=342504"jornal.usp.br/?p=342504. Acesso em 20/07/2022. RAMOS, Lazaro: Na minha pele/Lázaro Ramos. - 1a ed.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2017. RAMOS, Silvia; Musumeci, Leonarda. Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro: Editora Jandaíra, 2021. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista/ Djamila Ribeiro. – 1a ed. - São Paulo: Companhia das letras, 2019. ROLNIK, R. (2001). Territórios Negados: Exclusão e Violência nas Cidades Brasileiras. São Paulo: Contexto. SALES JR., G. Democracia racial: uma ideologia brasileira. São Paulo: Jandaíra, 2020. SANTOS. Plano Municipal de Educação de Santos. Prefeitura Municipal de Santos, 2015. Disponível em: Secretaria de Educação | Prefeitura de Santos https://www.santos.sp.gov.br. Acesso em: abril de 2025.SANTOS, Prefeitura Municipal de Santos. Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Programas e ações. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br. Acesso em: outubro de 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: Sociologia, Ensino Médio, 2o ano, Volume 2. São Paulo: SEE, 2020. p. 24 SILVA, A. L. (2003). Racismo Estrutural: Uma Questão de Justiça Social. In: Estudos de Sociologia, vol. 9. SILVA, Edson Caetano da. Educação e diversidade cultural: reflexões sobre a BNCC e a Lei 11.645/08. São Paulo: Editora Educar, 2019. SILVA, Jorge Luiz. Os Desafios da Urbanização Periférica em Santos: A Luta da Zona Noroeste. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015. SOUZA, Marilena M. de. Santos: História, Trabalho e Resistência. Santos: Editora Santista, 2020. TAJFEL, H., & TURNER, J. (1979). An integrative theory of intergroup conflict. In W. Austin, & S. Worchel (Eds), The social psychology of intergroup relations (pp. 33-47). Monterey, California: Brooks/Cole. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VYGOTSKY, L. S. (1987). O desenvolvimento psicológico na infância. Livros Técnicos e Científicos. WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. Tradução: Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE HORÁCIO VALENTE DE LUCENA SANTANA.pdf7.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.