Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22926| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Educação antirracista na promoção de igualdade social: um olhar sobre a realidade encontrada na zona noroeste da cidade de Santos/SP. |
| Título(s) alternativo(s): | Anti-racist education in the promotion of social equality: a look at the reality found in the northwest zone of the city of Santos/SP.. |
| Autor(es): | Santana, Felipe Horácio Valente de Lucena |
| Orientador(a): | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
| Primeiro membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
| Segundo membro da banca: | Rodrigues, Augusto |
| Terceiro membro da banca: | Antunes, Viviane Conceição |
| Palavras-chave: | Racismo estrutural;identidade social;projeção social;zona noroeste;structural racism;social identity,;social projection |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 3-Jun-2025 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citação: | SANTANA , Felipe Horácio Valente de Lucena. Educação antirracista na promoção de igualdade social: Um olhar sobre a realidade encontrada na Zona Noroeste da Cidade de Santos/SP. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Resumo: | O ponto central da pesquisa é abordar a importância de se proporcionar uma educação antirracista, analisando o problema da racialização nas vidas dos estudantes da 3a série do Ensino Médio da EE. Francisco Meira, no que se refere à sua identidade e projeção social. Abordaremos a relevância do lugar de fala, tanto às acadêmicas, quanto as sociais, para que possa haver uma relação entre o que se discute na academia e o que é compreendido efetivamente pela sociedade ao que tange às questões de racismo e preconceito por conta de cor/raça e questões a elas inerentes. A presente pesquisa pretende refletir sobre a questão do racismo estrutural no contexto pedagógico, por meio de uma análise sistêmica que abordará os problemas filosóficos do racismo estrutural, bem como os da identidade social e consciência de classe, forjados em uma sociedade que imperativamente chafurda na lama do racismo estruturalmente existente em nosso país, em especial, na região da Zona Noroeste da cidade de Santos, lócus de nossa pesquisa, onde está localizada a EE. Francisco Meira. Iremos trabalhar com os jovens estudantes das terceiras séries do ensino médio, para compreendermos quais são suas expectativas frente à construção de sua identidade e projeção social. |
| Abstract: | The central point of the research is to address the importance of providing an anti-racist education, analyzing the problem of racialization in the lives of students in the 3rd year of high school in EE. Francisco Meira, about her identity and social projection. We will address the relevance of the place of speech, both academic and social, so that there can be a relationship between what is discussed in the academy and what is effectively understood by society with regard to issues of racism and prejudice due to color/race and related issues. This investigation intends to reflect on the issue of structural racism in the pedagogical context, through a systemic analysis that will address the philosophical problems of structural racism, as well as those of social identity and class consciousness, forged in a society that imperatively wallows racism in the mud structurally existing in our country, especially in the Northwest Zone of the city of Santos, the locus of our research, where the EE Francisco Meira is located. . We will work with young students in their third year of high school to understand what their expectations are regarding the construction of their identity and social projection. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22926 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FELIPE HORÁCIO VALENTE DE LUCENA SANTANA.pdf | 7.1 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
