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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22996| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Metodologias ativas de ensino: uma proposta de Educação Física inclusiva para estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
| Other Titles: | Active teaching methodologies: a proposal for inclusive Physical Education for students with disabilities in the early years of Elementary Education. |
| Authors: | Silva, Elias da |
| Orientador(a): | Ruffoni, Ricardo |
| Primeiro membro da banca: | Ruffoni, Ricardo |
| Segundo membro da banca: | Santos, Felipe Lameu dos |
| Terceiro membro da banca: | Ramos Filho, Dionizio Mendes |
| Keywords: | Educação Física Escolar;metodologias ativas;inclusão escolar;alunos com deficiência;school physical education;active methodologies;school inclusion;students with disabilities |
| Área(s) do CNPq: | Educação Física |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 14-Apr-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
| Citation: | SILVA, Elias da. Metodologias ativas de ensino: uma proposta de Educação Física inclusiva para estudantes com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2025. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | Ao analisar o cenário atual da educação, constata-se que garantir o ensino com metodologias efetivas, sob a perspectiva inclusiva, constitui um desafio para todas as disciplinas escolares, inclusive a Educação Física. Diante disso, o objetivo deste estudo foi investigar se as aulas baseadas em metodologias ativas colaboram para a promoção da inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa inserida no modelo pesquisa-ação, tendo sido realizada em 2024, em uma escola pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 18 estudantes de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, sendo 9 do sexo masculino e 9 do sexo feminino, incluindo uma estudante diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A faixa etária dos alunos foi entre 10 e 12 anos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o diário de campo, a matriz de comportamento social e o registro por filmagem e fotografia através do celular. Durante as intervenções pedagógicas, foram utilizadas as seguintes metodologias: Sala de Aula Invertida, Teaching Games for Understanding (TGfU) e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os dados coletados por meio do diário de campo e dos registros por filmagem e fotografias foram transcritos e analisados através da técnica de análise de conteúdo defendida por Bardin (2004). Os dados referentes à matriz de comportamento social foram armazenados e analisados de maneira descritiva. Os resultados indicaram que as metodologias ativas de ensino constituíram estratégias viáveis para a inclusão escolar, refletindo positivamente no comportamento, participação e interação social da aluna pertencente à educação especial. No entanto, as metodologias em questão não conseguiram influenciar em aspectos mais profundos, como a agressividade. O estudo também evidenciou que as metodologias ativas tiveram um impacto positivo em alunos considerados “sem deficiência”, gerando satisfação e estimulando atitudes inclusivas, especialmente no que se refere à empatia. O levantamento bibliográfico evidenciou que há uma carência de pesquisas científicas que discutam a inclusão de alunos com deficiência a partir da utilização de métodos inovadores de ensino nas aulas de Educação Física. Como recurso educacional, foi elaborado um e-book intitulado Metodologias Ativas para a Inclusão na Educação Física (2025), que se configura como uma unidade didática centrada nos seguintes temas: metodologias ativas de ensino e inclusão escolar. O documento contempla as experiências vivenciadas pelos estudantes durante a intervenção pedagógica desenvolvida na pesquisa. |
| Abstract: | Analyzing the current state of education, it is evident that ensuring effective teaching with inclusive methodologies presents a challenge for all school subjects, including Physical Education. In light of this, the objective of this study was to investigate whether classes based on active methodologies contribute to the inclusion of students with disabilities in Physical Education during the early years of Elementary School. The research adopted a qualitative approach within the action-research model, conducted in 2024, at a school of the Municipality of Rio de Janeiro. The subjects of the research were 18 students from a fifth-grade class, consisting in 9 males and 9 females, including one student diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). The age range of the students was between 10 and 12 years old. The data collection instruments used were the field diary, the social behavior framework, and recordings through cell phone video and photography. During the pedagogical interventions, the following methodologies employed were: Flipped Classroom, Teaching Games for Understanding (TGfU), and Project-Based Learning. The data collected through the field diary and the video and photo records were transcribed and examined using the content analysis technique proposed by Bardin (2004). The data related to the social behavior framework were stored and analyzed descriptively. The results indicated that active teaching methodologies were viable strategies for school inclusion, positively reflecting on the behavior, participation, and social interaction of the student from special education. However, the methodologies in question were unable to influence on deeper aspects, such as aggressiveness. The study also revealed that active methodologies had a positive impact on students considered “non-disabled,” generating satisfaction and stimulating inclusive attitudes, particularly with regard to empathy. The bibliographic review highlighted a lack of scientific research discussing the inclusion of students with disabilities through the use of innovative teaching methods in Physical Education classes. As an educational resource, an e-book titled Active Methodologies for Inclusion in Physical Education (2025) was developed, serving as a didactic tool, focused on the following themes: active teaching methodologies and school inclusion. The document includes the experiences of the students during the pedagogical intervention developed in the research. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22996 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional |
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