Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Victor Miranda de-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:55:36Z-
dc.date.available2025-08-18T17:55:36Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Victor Miranda de. A formação técnica em Agropecuária no IFMG: os casos dos Campus “Bambuí” e “São João Evangelista. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23013-
dc.description.abstractA presente tese tem como foco central realizar uma análise da formação técnica em agropecuária, a partir dos cursos técnicos em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista e Bambuí. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória, com foco em aprofundar o conhecimento sobre o referido fenômeno. No que diz respeito a coleta dos dados foram utilizadas três estratégias, a saber: a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica o direcionamento está em utilizar as obras dos principais autores que tratam sobre os temas abordados na fundamentação teórica desse estudo. A pesquisa documental é importante para compreensão dos cursos analisados, tendo como objeto central o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com os coordenadores dos cursos técnicos em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista e Bambuí, bem como foram aplicados questionários aos docentes e discentes dos referidos cursos. Ao realizar uma análise comparativa verifica-se que, na visão dos discentes, o curso do Campus de Bambuí apresenta avaliação majoritária em 12 das 14 categorias avaliadas. Já na avaliação dos professores o curso do Campus de São João Evangelista se sobressai em 8 das 13 categorias pesquisadas. Ademais, foram realizadas propostas para melhoria das categorias que, na média, apresentaram avaliação insatisfatória tanto na pesquisa com os discentes quanto com os docentes, a saber: realização de visitas técnicas, capacitação docente, acesso a tecnologias, metodologia inovadora e diretrizes do governo federal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectQualidade da formação técnica.pt_BR
dc.subjectQualidade da formação técnicapt_BR
dc.subjecttécnico em agropecuáriapt_BR
dc.subjectPublic policies.pt_BR
dc.subjectquality of technical trainingpt_BR
dc.subjectAgricultural Technicianpt_BR
dc.titleA formação técnica em agropecuária no IFMG: os casos dos campus “Bambuí” e “São João Evangelista.pt_BR
dc.title.alternativeTechnical training in agriculture at IFMG: the cases of the “Bambuí” and “São João Evangelista”en
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe main focus of this thesis is to carry out an analysis of technical training in agriculture, based on technical courses in Agriculture at the Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), São João Evangelista and Bambuí Campuses. To this end, methodologically, this is a qualitative and quantitative, exploratory research, focused on deepening knowledge about the aforementioned phenomenon. Regarding data collection, three strategies were used, namely: bibliographic, documentary and field research. In bibliographic research, the focus is on using the works of the main authors who deal with the themes addressed in the theoretical basis of this study. Documentary research is important for understanding the courses analyzed, with the Course Pedagogical Project (PPC) as its central object. In the field research, interviewswere conducted with the coordinators of the technical courses in Agriculture at the Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) São João Evangelista and Bambuí Campuses, as well as questionnaires were applied to teachers and students of the aforementioned courses. When carrying out a comparative analysis, it can be seen that, in the students' view, the course at the Bambuí Campus has a majority evaluation in 12 of the 14 categories evaluated. In the teachers' assessment, the course at the São João Evangelista Campus stands out in 8 of the 13 categories researched. Furthermore, proposals were made to improve the categories that, on average, presented an unsatisfactory evaluation in the survey with both students and teachers, namely: carrying out technical visits, teacher training, access to technologies, innovative methodology and federal government guidelines.pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Robson Dias da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7679-4722pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890573340609910pt_BR
dc.contributor.referee2Rodriguez, Maria Cláudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1634111094859080pt_BR
dc.contributor.referee3Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Joelson Gonçalves de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4894-1400pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141039743607067pt_BR
dc.contributor.referee5Moura, Iracema-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4242-2626pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6730800509370200pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7447-4482pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111359061557565pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuáriapt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, J. B. T.; SILVA NETO, J. M. Características e Fatores de Sucesso no Curso Técnico de Finanças do Instituto Federal de Rondônia. VII Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais... 2017. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle /123456789/101_00231.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em 30 de set. de 2024. AZEVEDO, L. A.; SHIROMA, E. O.; COAN, M. As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem. Boletim Técnico do Senac, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 27–40, 2012. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article /view/164. Acesso em: 25 set. 2024. BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, Quantidade e interesses do conhecimento – Evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petropólis (RJ): Vozes, p. 17-36, 2002. BIRKLAND, T. A. An introduction to the policy process. New York, M. E. Shape, 2005. BERTERO, C. O.; ALCADIPANI, R.; CABRAL, S.; FARIA, A.; ROSSONI, L. Os desafios da produção de conhecimento em Administração no Brasil. Cad. EBAPE. BR, v. 11, no 1, Opinião 1, Rio de Janeiro, Mar. 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 Jun. 2024. _______. Decreto-Lei no 4.127 de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Seção, v. 1, p. 2957, 1942. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação no. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 27 dez 1961. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação no. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2o graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 12 ago 1971. _______. Presidência da República. Decreto no 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2.o do artigo 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 1997a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03 /decreto/D2208.htm. Acesso em: 25 de set. de 2024. _______. Presidência da República. Decreto no. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta a implementação do disposto no § 2o do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências, Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm Acesso em: 25 de set. de 2024. ________. Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e 167 Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF. Disponível em: 71 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 23 de set. 2024. CNCT. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2022/01/catalogogerado.pdf. Acesso em: 20 de mai. de 2025. CAPELLA, A. C. N. Formulação de Políticas Públicas. Brasília: Enap, 2018. CASTAMAN, A; BORTOLI, L. A. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 3, p. 145-156, 2021. CENTRO DE MEMÓRIAS. Nossas Unidades IFMG. 2021. Disponível em: https://memoria.ifmg.edu.br/nossas-unidades/. Acesso em 01 de fev. de 2025. CHRISPINO, A. Introdução ao estudo das políticas públicas: uma visão interdisciplinar e contextualizada. Rio de janeiro: FGV Editora, 2016. CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A "era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação. v. 17 n. 49 jan.-abr. 2012. CORREIA, L.; VENTURA, A.; SOUTO, T.; LEITE JÚNIOR, J. C. Evaluation of Technical Training at the Secondary Level in Federal Institutes: The Case of IFBA Through the Perceptions of Students. SciELO Preprints, 2024. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/7720. Acesso em: 30 sep. 2024. CUNHA, M. F. A implantação do Pronatec Campo pelo IFAC no Vale do Juruá – Primeiros Passos. 2014. 88 f. Dissertação (Pós-graduação em Educação agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2014. FRADE, C. M.; COELHO, A. L. A. L.; PESSOA, M. F.; MORAIS, L. A. Transição do papel de professor a professor-gestor: um estudo com coordenadores de cursos de pós-graduação de uma instituição federal de ensino superior: a study with coordinators of graduate courses at a Federal Institution of Higher Education. Perspectivas Contemporâneas, v. 19, p. 1-19, 2024. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2008. HOOD, C. The tools of government Chatham, NJ: Chatham House Pblrs., 1986. HOWLETT, M.; RAMESH, M.; PERL, A. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integradora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. IBGEa. IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ brasil/mg/bambui/pan orama. Acesso em: 21 de mai. de 2025. IBGEb. IBGE Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/sao-joao- evangelista/panorama. Acesso em: 21 de mai. de 2025. IFMGa. Instituto Federal de Minas Gerais. História e Missão. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/historico-e-missao. Acesso em 29 de set. de 2024. 72 IFMGb. Instituto Federal de Minas Gerais. O que é o IFMG. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/o-que-e-o-ifmg. Acesso em 29 de set. de 2024. IFMGc. Instituto Federal de Minas Gerais. Conheça a gestão atual. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/gestao-atual. Acesso em 29 de set. de 2024. IFMGd. Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí – Histórico – Diretoria Geral. Disponível em: https://www.bambui.ifmg.edu.br/portal/a-instituicao. Acesso em 29 de set. de 2024. IFMGe. Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Disponível em: https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/index.php/Campus-sao-joao-evangelista. Acesso em 29 de set. de 2024. JUNGES, V. C.; PIVETTA, N. P.; CAMPOS, S. A. P.; SCHERER, F. L. O uso de metodologias ativas como forma de inserir a sustentabilidade na formação técnica: um estudo sob a ótica de cursos técnicos em administração. Revista Organizações em Contexto, v. 18, n. 36, p. 277-305, 2022. LOWI, T. Four systems off policy, politics, and choice. Public Administration Review, Bloomington, Indiana, v. 32, p. 298-310, jul./ago. 1972. MACEDO, Y. M.; OSÓRIO, A. C. N. Educação Profissional e Tecnológica Frente às Novas Tendências Educacionais no Brasil: Por uma Perspectiva Foucaultiana. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 13, n. 39, p. 01–12, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7686806. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/ boca/index.php/revista/ article/view/946. Acesso em: 3 set. 2024. MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4a edição. Editora Bookman, Porto Alegre, 2006. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2003. MCCRACKEN, G. D. The long interview. Califórnia (EUA): Sage Publications, 1988. MENDES, L. C.; SILVA, C. T. Educational Policies for Professional Education and Technology (EPT) in Brazil and Bahia: Historical notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 13, n. 6, p. e5013646032, 2024. DOI: 10.33448/rsd-v13i6.46032. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/46032. Acesso em: 25 sep. 2024. PERES, J. A. Visitas técnicas: o ensino fundamental, médio e superior. João Pessoa: Meta- EGM, 2005. QUARESMA, A. C. S.; BARROS, R. C.; SILVA, I. K. S. P.; NUNES, L. S.; RAMOS, L. V. R.; MELO, P. R. S.; ROCHA, N. S. C.; DOLABELA, M. F. A importância das visitas técnicas para a formação do aluno de farmácia: relato de experiência. Brazilian Journal of Development, Vol. 7, No. 4, 2021. ROSA, J. G. L.; LIMA, L. L.; AGUIAR, R. B. Políticas Públicas – Introdução. Porto Alegre: Jacarta, 2021. 73 SABATIER, P. A. Top-down and botoom-up approaches to implementation research: a critical analysis and suggested synthesis. Journal of Public Policy, v.6, n. 1, p. 21-48, 1986. SANTOS, R. B.; SILVA, M. A. Políticas Públicas em Educação do Campo: Pronera, Procampo e Pronacampo. Revista Eletrônica e Educação, v. 10, n. 2, p. 135-144, 2016. SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165. ISSN 1413-2478. SCHWANDT, T. Constructivist, interpretativist approaches to human inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (edit.) The landscape of qualitative research: theories and issues. London: Sage, p. 221‐259, 1994. SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. _________. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2019. SECCHI, L.; COELHO, F.; PIRES, V. Políticas Públicas: conceitos, casos práticos, questões de concurso. 3a ed. São Paulo: Cengage, 2020. SILVA, R. T. Pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo urbano e semiurbano por ônibus na microrregião de Três Rios/RJ como ferramenta para a melhoria da gestão do serviço prestado. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- graduação em Gestão e Estratégia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 190 f. 2016. SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4a edição, rev. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. SILVA, K. N. P.; RAMOS, M. O Ensino Médio Integrado no contexto da avaliação por resultados. Educação Social, 39(144), p. 567-583. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mMBRdc48cqBFxSCJjpzLSPb/?lang=pt. Acesso em: 30 de set. de 2024. SOUZA, Y. H.; SECCHI, L. Extinção de políticas públicas: síntese teórica sobre a fase esquecida da policy cycle. Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 66, jan-jun. 2015. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16a ed. São Paulo: Atlas, 2016. VIEIRA, A. M. D. P.; JUNIOR, A. S. A educação profissional no Brasil. Revista Interacções, [S. l.], v. 12, n. 40, 2017. DOI: 10.25755/int.10691. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/10691. Acesso em: 3 set. 2024. VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em Administração. In: VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Agrícolapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTOR MIRANDA DE OLIVEIRA.pdf2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.