Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23013| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | A formação técnica em agropecuária no IFMG: os casos dos campus “Bambuí” e “São João Evangelista. |
| Título(s) alternativo(s): | Technical training in agriculture at IFMG: the cases of the “Bambuí” and “São João Evangelista” |
| Autor(es): | Oliveira, Victor Miranda de |
| Orientador(a): | Silva, Robson Dias da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Robson Dias da |
| Segundo membro da banca: | Rodriguez, Maria Cláudia |
| Terceiro membro da banca: | Porte, Luciana Helena Maia |
| Quarto membro da banca: | Carvalho, Joelson Gonçalves de |
| Quinto membro da banca: | Moura, Iracema |
| Palavras-chave: | políticas públicas;Qualidade da formação técnica.;Qualidade da formação técnica;técnico em agropecuária;Public policies.;quality of technical training;Agricultural Technician |
| Área(s) do CNPq: | Engenharia Agrícola Engenharia Agrícola |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 12-Mai-2025 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
| Citação: | OLIVEIRA, Victor Miranda de. A formação técnica em Agropecuária no IFMG: os casos dos Campus “Bambuí” e “São João Evangelista. 103 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2025. |
| Resumo: | A presente tese tem como foco central realizar uma análise da formação técnica em agropecuária, a partir dos cursos técnicos em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista e Bambuí. Para tanto, metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, exploratória, com foco em aprofundar o conhecimento sobre o referido fenômeno. No que diz respeito a coleta dos dados foram utilizadas três estratégias, a saber: a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica o direcionamento está em utilizar as obras dos principais autores que tratam sobre os temas abordados na fundamentação teórica desse estudo. A pesquisa documental é importante para compreensão dos cursos analisados, tendo como objeto central o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com os coordenadores dos cursos técnicos em Agropecuária do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista e Bambuí, bem como foram aplicados questionários aos docentes e discentes dos referidos cursos. Ao realizar uma análise comparativa verifica-se que, na visão dos discentes, o curso do Campus de Bambuí apresenta avaliação majoritária em 12 das 14 categorias avaliadas. Já na avaliação dos professores o curso do Campus de São João Evangelista se sobressai em 8 das 13 categorias pesquisadas. Ademais, foram realizadas propostas para melhoria das categorias que, na média, apresentaram avaliação insatisfatória tanto na pesquisa com os discentes quanto com os docentes, a saber: realização de visitas técnicas, capacitação docente, acesso a tecnologias, metodologia inovadora e diretrizes do governo federal. |
| Abstract: | The main focus of this thesis is to carry out an analysis of technical training in agriculture, based on technical courses in Agriculture at the Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), São João Evangelista and Bambuí Campuses. To this end, methodologically, this is a qualitative and quantitative, exploratory research, focused on deepening knowledge about the aforementioned phenomenon. Regarding data collection, three strategies were used, namely: bibliographic, documentary and field research. In bibliographic research, the focus is on using the works of the main authors who deal with the themes addressed in the theoretical basis of this study. Documentary research is important for understanding the courses analyzed, with the Course Pedagogical Project (PPC) as its central object. In the field research, interviewswere conducted with the coordinators of the technical courses in Agriculture at the Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) São João Evangelista and Bambuí Campuses, as well as questionnaires were applied to teachers and students of the aforementioned courses. When carrying out a comparative analysis, it can be seen that, in the students' view, the course at the Bambuí Campus has a majority evaluation in 12 of the 14 categories evaluated. In the teachers' assessment, the course at the São João Evangelista Campus stands out in 8 of the 13 categories researched. Furthermore, proposals were made to improve the categories that, on average, presented an unsatisfactory evaluation in the survey with both students and teachers, namely: carrying out technical visits, teacher training, access to technologies, innovative methodology and federal government guidelines. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23013 |
| Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VICTOR MIRANDA DE OLIVEIRA.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
