Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Fernanda Ciribelli de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-08-19T13:35:55Z-
dc.date.available2025-08-19T13:35:55Z-
dc.date.issued2017-06-27-
dc.identifier.citationCIRIBELLI, Fernanda de Carvalho Pereira. Elegendo presidentas: questões de gênero nos vídeos publicitários de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23016-
dc.description.abstractDiante de um contexto político marcado pela manutenção de uma disposição histórica hierarquicamente estruturada e suportada na dominação masculina, países da América do Sul, especificamente aqui Brasil e Argentina, elegeram pelo voto direto mulheres como suas representantes máximas. Diversas conjunturas políticas regionais e locais devem ser consideradas para compreensão de suas eleições, mas observar a construção de suas imagens através de suas campanhas eleitorais é uma ferramenta possível para discutir a relevância do gênero em pleitos políticos. A estratégica exposição de um feminino que reúne as qualidades supostamente necessárias para assumir o cargo aliado ao feminino que atende aos padrões estéticos e performáticos supostamente inerentes à natureza das mulheres irá perpassar as campanhas eleitorais de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010 de maneiras distintas. As diferentes abordagens que as duas campanhas fazem dessas performatividades de gênero, em uma análise comparativa, resultam no que acreditamos ser uma oposição por simetria. Frente a isso o objetivo dessa pesquisa é abordar as diferentes estratégias de campanha, especialmente as escolhas semióticas no que concerne às imagens e performances de gênero que irão nortear as propagandas de Dilma nas eleições presidenciais de 2010 e Cristina na disputa eleitoral de 2007.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjecteleiçõespt_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectgenderpt_BR
dc.subjectelectionspt_BR
dc.subjectspeechpt_BR
dc.titleElegendo presidentas: questões de gênero nos vídeos publicitários de Cristina Kirchner em 2007 e Dilma Rousseff em 2010pt_BR
dc.title.alternativePresidents in South America - Gender issues in Cristina Kirchner's Elections in 2007 and Dilma Rousseff's in 2010en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn light of a political context marked by the maintenance of a historic structure supported by male domination, South America's countries, specifically Brazil and Argentina, elected by direct vote a woman as their maximum authorities. Many political conjectures , regional and local, must be considered to understand their elections, but notice the construction of their image through election campaigns it is a possible implement to argue the gender relevance in political elections. The strategic exhibition of a feminine that gathers supposedly qualities required to assume the charge together with a feminine that attends a esthetic and performance models that are, supposedly, natural to the women will be present in Cristina Kirchner's and Dilma Rousseff's elections campaigns in 2007 and 2010 in different ways. The different approach that the two campaigns do of gender performances result in what we believe is an opposition by symmetry. In light of this the objective of this research is to address the different campaign strategies in what concerns the images and gender performances which will guide Cristina's and Dilma's advertisements in their presidential elections.en
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3805-0578pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189275262268204pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Alessandra de Andrade-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3805-0578pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8189275262268204pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Luena Nascimento Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Ana Paula Pereira da Gama-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6494-1470pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0181466068579034pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140446900391974pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.referencesANDERSON, Perry. “Lula‟s Brazil”. London Review of Books, 33 (7): 3-12. Londres, 2011 AQUINO DE SOUZA, C. A eficácia das cotas eleitorais na Argentina e no Brasil. In Direitos Fundamentais e Democracia IV. Florianópolis: CONPEDI, 2014, p. 367-384 ARGENTINA. Decreto de lei n° 2.135 de 18/08/1983, artigos 12 e 48. Código Electoral Nacional Argentino. Disponível em: <http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/15000-19999/19442/texact.htm> acesso em 14/09/2016 ARGENTINA. Decreto de lei 379/93, Ley del Cupo (n°24012) de 29/11/1991, artigo 60. Código Electoral Nacional Argentino. Disponível em: <http://oig.cepal.org/sites/default/files/1991_ley24012_arg_0.pdf> acesso em 04/03/2016 ARGENTINA ELECTIONS, (2008) Elecciones 2007-Elections 2007: Resultados, Candidatos, Alianzas, Boletas, etc. Disponível em: <http://www.>acesso em 24/07/2015 BELELI, Iara. Corpo e identidade na propaganda. Estudos Feministas, Florianópolis, 15(1): 280, janeiro-abril/2007 BIROLI, Flávia. Gênero e Política no noticiário das revistas semanais brasileira: ausências e esteriótipos. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010: 269-299 BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Trad. Maria Helena Kuhner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2000. BRASIL. Resolução 23.191 de 16/12/2009, artigo 35. Código Eleitoral Brasileriro. Disponível em: < http://www.tse.jus.br/legislacao-tse/res/2009/RES231912009.htm> acesso em 11/09/2016 BRASIL. Lei n° 9.504 de 30/09/1997, artigo50. Código Eleitoral Brasileiro. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/lei-das-eleicoes/lei-das-eleicoes-lei-nb0-9.504- de-30-de-setembro-de-1997> acesso em 11/09/2016 BRASIL. Lei n° 9.504 de 30/09/1997, parágrafo 3°, artigo10. Código Eleitoral Brasileiro. Disponível em: < https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11283099/paragrafo-3-artigo-10-da-lei-n- 9504-de-30-de-setembro-de-1997> acesso em 10/09/2016 BRASIL. Instrução n°131, classe 19a. Dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas vedadas em campanha eleitoral. Tribunal Superior Eleiroal. Brasília, 2009. Disponível em: < http://www.procuradoria.al.gov.br/servicos/eleicoes/eleicoes 2010/Instrucao%20TSE%20nb0%20131-%202009%20- %20Dispoe%20sobre%20a%20propaganda%20eleitoral%20e%20as%20condutas%20vedadas% 20em%20campanha%20eleitoral.pdf> acesso em 18/09/2016 113 BUARQUE DE ALMEIDA, Heloísa. Trocando em Miúdos: gênero e sexualidade na TV a partir de Malu Mulher. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.27, n.79. São Paulo, Junho 2012 BUTLER, Judith. O parentesco é sempre tido como homossexual? Cadernos Pagu 21, 2003.pdf BUTLER, Judith. Problemas de gênero – Feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2003 BUTLER, Judith. (2000), “Subjects of sex/gender/ desire”, in Simon During (ed.), The cultural studies reader, Londres: Routledge, pp. 340-353. CALERO, César G. Cristina Kirchner, adiós a la presidenta adicta al lujo, al botóx y al dinero. Agência de Notícias El Mundo – Espanha. Disponível em: <http://www.elmundo.es/loc/2015/12/09/5661bc0bca4741cd168b459f.html> acesso em 02/03/2017 CAMAROTTI, Mariana. Vaidosa e popular, Cristina Kirchner quer ser 'Evita de punhos cerrados'. Agência de Notícias G1 (2007). Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL152277-5602,00- VAIDOSA+E+POPULAR+CRISTINA+KIRCHNER+QUER+SER+EVITA+DE+PUNHOS+C Ehttp://tangosetragedias.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-11_2008-05- 17.htmlRRADOS.html> acesso em 16/01/2017 CARRASCOZA, João. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003. CARAZZAI, Estelita Hass. João Santana é condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro. Folha de S.Paulo online (2017). Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1855185-joao-santana-e-condenado-a-oito-anos- de-prisao-por-lavagem-de-dinheiro.shtml> acesso em 21/03/2017 CASTAÑEDA, Eugenia; VEIGA, Luciana. A Construção da imagem de Cristina Kirchner e de Dilma Rousseff nas eleições presidencias. Em Debate, Belo Horizonte, v.4, n.3, p.57-65, jun. 2012. CRUZ PIRES, Terezinha. A Construção da Imagem Política de Dilma Rousseff como mãe do Povo Brasileiro. REVISTA DEBATES, Porto Alegre, v.5, n.1, p. 139-162, jan.-jun. 2011 DA SILVA BELLO, Teresinha. Algumas considerações sobre a crise argentina. Indicadores Econômicos FEE, v. 30, n. 2, p. 251-298, 2002. DATAFOLHA, (2010) Índice de Aprovação Governo. Disponível em: <http://datafolha.folha.uol.> Acesso em 11/01/2015 114 DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. DIRECCIÓN NACIONAL ELECTORAL. Resultados y Estadísticas. Disponível em: <http://www.elecciones.gob.ar/articulo_princ.php?secc=2&sub_secc=9> acesso em 04/02/2017 ECO, Umberto. Semiótica e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Ática, 1991 FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013 FOUCAULT, Michel .“A mulher”. In História da Sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Edições Graal: 1985. 149-186 FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11a ed., Rio de Janeiro: Graal, 1997. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2009 FORTES, Alexandre; FRENCH, John. A Era “Lula”, as eleições presidenciais de 2010 e os desafios do pós neoliberalismo. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v.24, n°1. São Paulo, 2012 FRASE, Nancy. (1997), Justice interruptus: critical reflections on the “postsocialist” condition. Nova York, Routledge GEERTZ, Cliford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1989 GIFFIN, Karen Mary. Produção do conhecimento em um mundo „problemático‟: contribuições de um feminismo dialético e relacional. Estudos Feminista, Florianópolis, 14(3):272, setembro-dezembro/2006 GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. HEILBORN, Maria Luiza. Gênero e hierarquia: A costela de Adão revisitada. Estudos Feministas (1),1993 IPU, (s.d) Woman in National Parliaments – Statistical Archive. Disponível em: <http://www.ipu.org/wmn-e/>acesso em 22/06/2015 JACOB, César Romero; HEES, Dora Rodrigues; WANIEZ, Philipe; BRUSTLEIN, Violette. A eleição presidencial de 2010 no Brasil: continuidade política e estabilidade na geografia eleitoral. ALCEU - v. 12 - n.23 - p. 189 a 229 - jul./dez. 2011 115 JANNUZZI, Paulo M. Indicadores Sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Campinas: Ed Anelínea, 2006. JORGE, Vladymir. Os meios de comunicação de massa nas campanhas eleitorais. Comunicação&política, n.s., v.4, n.1, p. 126-133 (2003) HARAWAY, Donna. Gênero para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra. Cadernos Pagu. N22, 2004 LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: o corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001 LANNA, Marcos. Nota sobre Marcel Mauss e o Ensaio sobre a dádiva. Rev. Sociol. Polít., Curitiba,14 : p. 173-194, jun. 2000 LOPES, Monalisa Soares. “PRESIDENTA DA REPÚBLICA, MULHER E CIDADÔ: uma análise da identidade de gênero nos discursos de Dilma Rousseff (2011-2013). VII Jornada Internacional Política Públicas, São Luis, Agosto 2015 MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. São Paulo: CosacNaify, 2013 MCCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, travestismo e o culto da domesticidade. Cadernos Pagu (20) 2003: pp.7-85. MELITO, Leandro. O impeachment de Lugo e a crise no Paraguai. Portal online EBC de notícias, 2012. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2012/12/o- impeachment-de-lugo-e-a-crise-institucional-no-paraguai> acesso em 01/03/2017 MENDONÇA, Ricardo; OGANDO, Ana Carolina. Discursos sobre o Feminino: Um mapeamento dos programas eleitorais de Dilma Rousseff. RBCS Vol. 28 n° 83 outubro/2013 MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e Política. São Paulo: Boitempo, 2014. MONTERO, José Ramon; RATTO, Maria Celeste. Modelos de Voto em Argentina: Las elecciones presidenciales de 2007. POSTData 18, No2, Octubre/2013, 323-364. MONTOURI, Carla. As representações mediáticas de Dilma Rousseff no cenário político brasileiro. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.5, n.14, p.69-85, jun.-set. 2012. NATANSON, José. La Nueva Izquierda: Triunfos y derrotas de los gobiernos de Argentina, Brasil, Bolívia, Venezuela, Chile, Uruguay y Ecuador. Buenos Aires: Sudamericana, 2009 NAVARRO, Marysa. El Liderazgo carismatico de Evita. La Alijaba, Segunda Época, vol.V, 2000. OLIVEIRA, Clóves Luis Pereira. A Inevitável Visibilidade da Cor: Estudo comparativo das campanhas de Benedita da Silva e Celso Pitta às prefeituras do Rio de Janeiro e de São 116 Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. Tese de Doutorado. IUPERJ. Rio de Janeiro, 2007. Doxa IESP/Uerj -Teses e Dissertações. OLIVEIRA, Elza; RUGGI, Lennita. Batom na primeira página: a vitória de Dilma Rousseff noticiada pelos jornais impressos brasileiros. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Recife-PE – 2 a 6 de setembro de 2011. ONU (2010) . The Wolrd‟s Women 2010. Disponível em: <http://unstats.un.org/unsd/demographic/products/Worldswomen/WW2010pub.htm> Acesso em 13/01/2015 PANK, Luciana; IASULAITIS, Sylvia; NEBOT, Carmen. Género y Campañas Electorales en América Latina: un análisis del discurso femenino em la propaganda televisiva. Revista Electrónica Razón y Palabra. Número 91- Septiembre noviembre 2015. PEREIRA DA SILVA, Fabricio. Da onda rosa à era progressista: a hora do balanço. Revista Sures - https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/sures, Ano: 2015, feb, Número: 5, pág. 67-94 PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: Almeida & Szwako. Diferenças, Igualdades. São Paulo. Berlendis & Vertecchia, 2009. PISKE, Oriana. Reflexões sobre o sistema eleitoral no Brasil e na Argentina. Ano 2 (2013), n°9, 10087-10114/ PLANAGUMÁ, Marcel. Qué es el peronismo y cómo influye en la política argentina actual?. UnitedExplanations (2014). Disponível em: <http://www.unitedexplanations.org/2014/01/09/que- es-el-peronismo-y-como-influye-en-la-politica-argentina-actual/> acesso em 15/02/2017 POMAR, Wladimir. Um ano polarizado. Correio da Cidadania, 2010. Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/colunistas/wladimir-pomar/5319-22-12-2010-um-ano- polarizado> acesso em 05/02/2017 PORTAL OFICIAL PLANALTO, (2011) Biografia da presidenta Dilma Rousseff. Disponível em: <http://www2.planalto.gov.br/> acesso em 22/06/2015 RINALDI, Alessandra de Andrade. Sexualização do crime no Brasil: um estudo sobre criminalidade feminina no contexto de relações amorosas (1890-1940). Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2015. ROHDEN, Fabíola. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2001 RUBIN, Gayle. O Tráfico de Mulheres: notas sobre a Economia política do sexo. Recife: SOS Corpo, 1993 117 SANTOS, Elaine de Moraes. A produção de efeito discursivo de copresença Lula-Dilma em 2010: enquadramentos da revista Época. Estudos Linguísticos, São Paulo, 45 (3): p. 776-790, 2016 SARTORI, Giovanni. Partidos y sistemas de partidos: marco para un análisis. St. Martin's Press, 1999. SARTORI, Giovanni. El homo videns. La sociedad teledirigida. México: Taurus, 1999. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol 20, n.2, jul\dez 1995 SERPA, Marcelo. Eleições espetaculares: como Hugo Chávez conquistou a Venezuela. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013. Site Adoro Cinema. Evita. (s.d) . Filmes. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-25861/> acesso em 29/04/2017 Site Canaltrans. Cristina Kirchner – Mulheres. Disponível em: <http://www.canaltrans.com/07/elecciones-argentina.html> acesso em 10/02/2017 Site Oficial Cristina Kirchner. Biografía de Cristina Fernandez de Kirchner. Dipsonível em: <http://www.cfkargentina.com/biografia-de-cristina-fernandez-de-kirchner/> acesso em 05/10/2016) Site Oficial Casa Rosada – Presidencia de la Nación Argentina, (s.d) Nuestro País: História. Disponível em: <http://www.casarosada.gob.ar/>acesso em 21/06/2015 Site Oficial Elisa Carrió. Trayectória. Disponível em: <http://www.elisacarrio.com.ar/index.asp?seccion=trayectoria> acesso em 02/02/2017 Site Oficial Ministério de Minas e Energia. Programa Luz para todos. Disponível em: <https://www.mme.gov.br/luzparatodos/Asp/o_programa.asp> acesso em 11/03/2017 STRATHERN, Marilyn. Necessidade de pais, necessidade de mães. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, 3(2): 303-29, 1995 STRATHERN, Marilyn. O Gênero da Dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas, Editora da UNICAMP, 2006 STUDART, Paulo Henrique de Matos. Quando, afinal, há segundo turno em uma eleição?.Revista Eletrônica EJE, n°6, ano 3. Site TSE, 2008. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/institucional/escolajudiciariaeleitoral/revistasdaeje/artigos/revistaeletronic a-eje-n.-6-ano-3/quando-afinal-ha-segundo-turno-em-uma-eleicao> acesso em 14/01/2017 TAROUCO, Gabriela; MADEIRA, Rafael Machado. Partidos, Programas e o Debate sobre esquerda e direita no Brasil. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v.21, n° 45, p. 149-165. março, 2013 118 TRANSPARENCY INTERNATIONAL. Global Corruption Report 2004. Londres: Pluto Press, 2004. TSE. Estatísticas e Resultados da Eleição. (s.d) Disponível em: <http://www.tse.jus.br/> acesso em 25/06/2015 VALE DE ALMEIDA, Miguel. Género, Masculinidade e Poder – Revendo um Caso do Sul de Portugal. Anuário Antropológico, 95: 161-190, 1996 VALENTE PEREIRA, Dulce. A Construção do feminino no discurso de Dilma Rousseff: Identidade, Performatividade e Ethos. Defesa de Dissertação em Linguínstica Aplicada da Universidade do Ceará (POSLA), 2013 VAZQUEZ, Lic. Pablo A. (2007) Evita y la participación de la mujer. Disponível em: <http://www.evitaperon.org/> acesso 21/06/2015 VIANNA, Adriana; FARIAS, Juliana. A Guerra das Mães: dor e política em situações de violência institucional . Cadernos Pagu, 37. Campinas: jul-dez 2011 ZOVATTO, Daniel. Financiamento dos partidos e campanhas eleitorais na América Latina: uma análise comparada. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. XI, no 2, Outubro, 2005, p. 287-336 WEBER, Max. Economia e Sociedade – Volume 1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000 YouTube. (17/08/2010). Programa Dilma Presidente – 17 de agosto – noite. Vídeo online postado pelo usuário seguirmudando. (10m38s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4vet_tVe9HI> acesso em 08/07/2015 YouTube. (17/08/2010). Primeiro Programa de Dilma Rousseff – Eleições 2010. Vídeo online postado pelo usuário seguirmudando. (10m39s) Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AY-u54xka24&t=89s > acesso em 08/07/2015 YouTube. (09/02/2012). 27° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff. Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FSMtjTWeas0> acesso em 08/07/2015 YouTube. (09/02/2012). 21° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff – 11/09/2010 . Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bEGTxjww2Kg&t=80s > acesso em 08/07/2015 119 YouTube. (14/02/2012). 7° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff – 26/08/2010 . Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t8lTXwTgrEc > acesso em 08/07/2015 YouTube. (15/02/2012). 4° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff – 24/08/2010 . Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=71gMYcZaP5s> acesso em 08/07/2015 YouTube. (13/02/2012). 17° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff – 07/09/2010 . Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=j1hvS-wlmXM > acesso em 08/07/2015 YouTube. (09/02/2012). 27° Programa Eleitoral de Dilma Rousseff – 18/09/2010 . Vídeo online postado pelo usuário Assessoria1313. (10m39s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FSMtjTWeas0> acesso em 08/07/2015 YouTube. (01/07/2014). Spot 2007 Cristina, Cobos y vos: Dolores Argentina. Vídeo online postado pelo usuário La Nación Más. (2m50s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1-SB3V6Nv08&t=2s> acesso em 10/07/2015 YouTube. (06/06/2011). Campaña Cristina Fernandez de Kirchner 2007 spot casco. Vídeo online postado pelo usuário EquiposdeDifusion. (1m28s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B8dKelP5RFg> acesso em 10/07/2015 YouTube. (03/06/2011). Campaña Cristina Fernandez de Kirchner 2007 – spot: fmi. Vídeo online postado pelo usuário EquiposdeDifusion. (0m58s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZAVaaWqnFas> acesso em 10/07/2015 YouTube. (03/06/2011). Campaña Cristina Fernandez de Kirchner 2007 – spot: abuelo. Vídeo online postado pelo usuário EquiposdeDifusion. (2m17s) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zVX7kSruJFg > acesso em 10/07/2015 YouTube. (30/09/2014). 2007 – Spot Cristina Kirchner y la Concertación. Vídeo online postado pelo usuário Ariel Pirogovsky. (2m46s) Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=3CBa_zkZoeo > acesso em 10/07/2015pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Fernanda Ciribelli de Carvalho Pereira.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.