Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23017Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Postiço, Luciana Gomes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-19T15:11:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-19T15:11:48Z | - |
| dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| dc.identifier.citation | POSTIÇO, Luciana Gomes. Um estudo sobre as necessidades na cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23017 | - |
| dc.description.abstract | Atualmente, o município de Maricá (RJ) apresenta um sistema de transporte público e de mobilidade urbana que não atende às necessidades de deslocamento crescente da população, em função da forte dependência das rodovias estaduais que cortam seu território, utilizando-as como meio para realização de viagens intermunicipais, o que provoca superposição das funções viárias e conflitos de fluxos. Outros problemas de acesso são associados à falta de infraestrutura rodoviária e faltam pontos de ônibus regulamentados, o que dificulta as ações de planejamento e reduz a taxa de confiabilidade da população na prefeitura. A pergunta-problema para este trabalho é: Qual é a avaliação que se pode fazer sobre a situação da cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana? Isso posto, objetiva-se promover um plano de orientações para Maricá (RJ), elucidando pontuações sobre transporte e mobilidade, a fim de melhorar a acessibilidade e as condições ambientais urbanas. No que diz respeito aos impactos sociais, ambientais e de saúde gerados pelo uso exagerado do carro, enquanto principal modal de transporte de pessoas, alerta-se que a falta de planejamento prejudica o avanço civil, sem contar que os espaços públicos se tornam socialmente injustos (visto que apenas as pessoas com certo poder econômico podem utilizar). Existem políticas públicas de incentivo ao uso dos transportes individuais, já que o aumento da taxa de motorização impacta no deslocamento da população, favorece o espraiamento urbano e horizontalidade, e configura o aumento de deslocamentos. Quanto ao percurso metodológico, o estudo apresentado foi realizado por meio de duas pesquisas qualitativas que tiveram dois tipos de sujeitos distintos: (i) a população de Maricá, e (ii) gestores e técnicos da administração sobre que trabalham na área de Transporte, profissionais da administração direta e indireta do município. Com base no delineamento e no referencial teórico, foram criadas as perguntas da entrevista, e a discussão foi realizada de modo a permitir que se refletisse sobre a forma com a qual o poder público vem atuando. Desse modo, destaca-se uma série de ações voltadas ao aprimoramento de determinadas funções que integram o planejamento e o desenvolvimento sustentável da cidade, subsidiando o dinamismo social e econômico maricaense, em consonância com os indicadores de qualidade de vida positivos. Analisando as condições de acesso, de transporte e de mobilidade da referida cidade, citam-se as potencialidades e as singularidades locais no que diz respeito à proteção do meio ambiente, pois já são identificadas tendências que conjugam economia e planejamento sustentável. Em relação à demanda da qualificação ambiental, observa-se que os quesitos qualidade de vida e oportunidade estão diretamente associados, em prol dos valores sociais, contrários a uma sociedade “autocêntrica”, de valores individualistas. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Bairro sem carro | pt_BR |
| dc.subject | Mobilidade Urbana Sustentável | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento Urbano | pt_BR |
| dc.subject | Cidades Inteligentes | pt_BR |
| dc.subject | Car-free neighborhood | pt_BR |
| dc.subject | Sustainable Urban Mobility | pt_BR |
| dc.subject | Urban Planning | pt_BR |
| dc.subject | Smart Cities | pt_BR |
| dc.title | Um estudo sobre as necessidades na cidade de Maricá à luz das inovações em transporte e mobilidade urbana | pt_BR |
| dc.title.alternative | A study on the needs of the city of Maricá in light of innovations in transportation and urban mobility | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Currently, the municipality of Maricá (RJ) has a public transport and urban mobility system that does not meet the growing displacement needs of the population, due to the strong dependence on state highways that cut through its territory, using them as a means of carrying out of intercity trips, which causes overlapping of road functions and conflicts of flows. Other access problems are associated with the lack of road infrastructure and the lack of regulated bus stops, which makes planning actions difficult and reduces the reliability rate of the population in the city hall. The problem question for this work is: What is the assessment that can be made about the situation of the city of Maricá in the light of innovations in transport and urban mobility? That said, the objective is to promote a plan of guidelines for Maricá (RJ), elucidating scores on transport and mobility, in order to improve accessibility and urban environmental conditions. With regard to the social, environmental and health impacts generated by the exaggerated use of the car, as the main mode of transport for people, it is warned that the lack of planning harms civil progress, not to mention that public spaces become socially unfair (since only people with certain economic power can use it). There are public policies to encourage the use of individual transport, since the increase in the rate of motorization impacts the displacement of the population, favors urban sprawl and horizontality, and configures an increase in displacements. As for the methodological course, the study presented was carried out through two qualitative research that had two different types of subjects: (i) the population of Maricá, and (ii) managers and administration technicians who work in the area of Transport, professionals the direct and indirect administration of the municipality. Based on the research design and theoretical reference, the interview questions were created, and the discussion was carried out in order to allow reflection on the way in which the public power has been acting. In this way, a series of actions aimed at improving certain functions that integrate the planning and sustainable development of the city stand out, subsidizing the social and economic dynamism of Marica, in line with the positive quality of life indicators. Analyzing the conditions of access, transport and mobility of that city, the potential and local singularities with regard to environmental protection are mentioned, as trends that combine economy and sustainable planning are already identified. Regarding the demand for environmental qualification, it is observed that the quality of life and opportunity are directly associated, in favor of social values, contrary to a “self-centered” society, with individualistic values. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Toda, Favio Akiyoshi | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9027-5109 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2064135511749727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Toda, Favio Akiyoshi | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9027-5109 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2064135511749727 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Saulo Barbara de | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9424-5425 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0247628533800844 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rocha, Saulo Barroso | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1010030008316258 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia | pt_BR |
| dc.relation.references | ABULATIF, L.; SILVA, A.; COLUSSO, I. Parcerias intersetoriais estratégicas para o desenvolvimento urbano sustentável. Proposição de um modelo conceitual. Bitacora Urbano Territorial, n. 30, v. 1, 2020. p. 181-191. ALVES, M. A.; DIAS, R. C.; SEIXAS, P. C. Smart Cities no Brasil e em Portugal: o estado da arte. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 11, 2019. ANTONSON, H.; HRELI, R.; HENRIKSSON, P. People and parking requirements: Residential attitudes and day-to-day consequences of a land use policy shift towards sustainable mobility. Land Use Policy, n. 62, 2017. p. 213–222. ARAÚJO JÚNIOR, L. P. V. De; FERREIRA, M. A. G. Estudo de Mobilidade Urbana Sustentável e Uso Qualitativo do Solo. Revista Científica ANAP Brasil, v. 11, n. 23, 2018. BARCZAK, R. Estratégias de mitigação e compensação das emissões de CO2 na mobilidade urbana: uma análise da produção científica internacional 2009. 289f. Dissertação (Mestrado em Gestão Urbana) – Pontifícia Universidade Católica, Curitiba, 2009. BECKY, P. Y. L Realising car-free developments within compact cities. Municipal Engineer, n. 171. March, 2021. p. 41–50. BELIAKOV, S. Substantiation of organizational and technological solutions for construction with in the "car-free city" concept. MATEC Web Conf. International Scientific Conference Environmental Science for Construction Industry – ESCI, Vol. 193, 2018. BENTO, S.; CONTI, D.; BAPTISTA, R.; GHOBRIL, C. As novas diretrizes e a importância do planejamento urbano para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 7, n. 3, p. 469-488, 2018. BLISS, L. Mapping How Cities Are Reclaiming Street Space. Journal Bloomberg. 2020. Disponível em: https://www.citylab.com/transportation/2020/04/coronavirus-city-street-public- transit-bike-lanes-covid-19/609190. Acesso em set. 2022. BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, 2005. p. 68-80. BORGES, B. Princípios e Diretrizes para o planejamento e implementação de um bairro sem carros em cidades de porte médio no brasil. Dissertação de Doutorado – Universidade Federal de Santa Cataria, Florianópolis, 2014. BRASIL. Lei no 12.587 de 3 de janeiro de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm. Acesso em set. 2022. BRASIL. Lei no 14.000, de 19 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.000-de-19-de-maio-de-2020-257608960. Acesso em set. 2022. BRASIL. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Disponível em: 93 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm. Acesso em jan. 2022. FOLTYNOVA, H.; VEJCHODSKÁ, E.; RYBOVÁ, K.; KVĚTOŇ, V. Sustainable urban mobility: One definition, different stakeholders’ opinions. Transportation Research Part D: Transport and Environment, Volume 87, October 2020. CALDEIRA, T. P. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Editora 34/Edusp, 2000. CANITEZ, F.; ALPKOKIN, P.; KIREMITCI, S. Sustainable urban mobility in Istanbul: Challenges and prospects. Case Studies on Transport Policy. Vol. 8, Issue 4, December 2020. CARMO, C. L.; RAIA Jr., A. A.; NOGUEIRA, A. D. A teoria da sintaxe espacial e suas aplicações na área de circulação e transportes. In: Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 5., Brasília, 2018. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2018. CARVALHO, C. H. Mobilidade urbana sustentável: conceitos, tendências e reflexões. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro. Ipea, 2016. CASTRO, Márcio Schneider de; ROSA, Edison da; GOLDNER, Lenise Grando. Uma Proposta para um Sistema inovador de Transporte Automotivo Urbano. In: PANAM 2010, XVI Congresso PanAmericano de Engenharia de Tráfego e Transportes e Logística, Lisboa, Portugal, julho de 2010. CERVERO, R. Linking urban transport and land use in developing countries. The Journal of Transportand Land Use. v.6, n. 1, 2013. p. 7-24. CONTURSI, C. M. B.; OLIVEIRA, S. O.; SILVA, M. A. V.; PORTUGAL, L. S. P. Análise da eficiência das regiões administrativas do Rio de Janeiro em função da mobilidade. Transportes, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 103-119, 2018. COSTA, C. A. Cidades inteligentes e big data. Caderno FGV projetos – Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana, n. 24, p. 66-76, 2014. COSTA, F. J. da; RAMOS, R. R.; RAMOS, I. M. M.; OLIVEIRA, L. G. L. Valores pessoais e gestão socioambiental: um estudo com estudantes de administração. RAM - Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, 14(3), 2013. p. 183-208, maio/junho. COSTA, M. da S. Um índice de mobilidade urbana sustentável. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, Brasil, 2008. DALKMANN, H.; BRANNIGAN, C. Transport and clima techange: sustainble transport. Module 5e: Sustainable Transport: A Sourcebook for Policy-Makers in Developing Cities. Deutsche Gesellschaft Fuer Technische Zusammenarbeit (GTZ), Eschborn, 2007. DIAMOND, J. M. Colapso: como as cidades escolhem o fracasso ou o sucesso Rio de Janeiro: Record, 2012. DIÓGENES, K. Perspectivas de mobilidade urbana sustentável e a adesão ao modo cicloviário. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA, São Paulo, v. 11 n. 1, p. 21-37, Abril 2017. 94 DOWNS, A. Still stuck in traffic: coping with peak-hour congestion. Washington, DC: Brookings Intitution Press, 2004. EPT. Empresa Pública de Transporte. Estrutura EPT. Disponível em: https://www.eptmarica.rj.gov.br/. Acesso em jan. 2022. FEIJÓ CRUZ, M.; FONSECA, F. Vetores em contradição: planejamento da mobilidade urbana, uso do solo e dinâmicas do capitalismo contemporâneo. Cad. Metrop., São Paulo, v. 20, n. 42, pp. 553-576, maio/ago 2018. FELIPE, A.; MARINI, M.; PERONDI, M.; SANTOS, G. A importância do planejamento urbano para o desenvolvimento sustentável: uma revisão de literatura. Rev. Bras. Planej. Desenv., Curitiba, v. 9, n. 2, p. 171-191, mai./ago. 2020. FELIX, R.; RIONDET-COSTA, D.; PALMA-LIMA, J. Modelo de avaliação de áreas urbanas para receber projetos integrados de revitalização e mobilidade sustentável. Eure (Santiago) v. 45, n. 134, Santiago ene. 2019. FIADEIRO, P. M. A Mobilidade Sustentável Aplicada aos Equipamentos Escolares: O Caso do Pólo II da Universidade de Coimbra. 2008. 32 p. Dissertação (Mestrado em Engenhaia Civil) – Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 2008. FREITAS, V. P. D. Água: Aspectos Jurídicos e Ambiental. Revista CEJ, v. 4, n. 12, 2008. p. 119. GEHL, J. Cidades para pessoas. 3 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2015. GIFFINGER, R.; FERTNER, C.; KRAMAR, H.; KALASEK, R.; PICHER-MILANOVIC, N. Smart cities: Ranking of European medium-sized cities. Centre of Regional Science, Vienna University of Technology, 2007. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOUVÊA, R. G. Diretrizes para a gestão metropolitana no Brasil. Eure, v. 35, n. 104, 2009. p. 47-76. GUNDLACH, A.; EHRLINSPIEL, M.; KIRSCH, S.; KOSCHKER, A.; SAGEBIEL, J. A. Investigating people’s preferences for car-free city centers: A discrete choice experiment. Transportation Research Part D: Transport and Environment. Vol. 63, August, 2018. p. 677- 688. HARVEY, D. The new urbanism and the communitarian trap. Harvard Design Magazine, n. 1, 1997. HERCE, M. Sobre la movilidad en la ciudad: propuestas para recuperar un derecho ciudadano. Barcelona: Reverté, D. L., 2009. HERNANDEZ, L.; PONTES, M.; OLIVEIRA, M.; VELÁZQUEZ, D. Apoio à decisão multicritério na priorização de rotas para o transporte urbano. Revista Produção Online, v. 20, n. 2, p. 398-421. 95 IBAM. Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Tem início revisão do Plano Diretor de Maricá. Disponível em: https://www.ibam.org.br/noticia/703. Acesso em set. 2022. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Maricá. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/marica.html. Acesso em ago. 2022. IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. Redução das deseconomias urbanas com a melhoria do transporte público: relatório síntese. São Paulo: IPEA, 1998. IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. A mobilidade Urbana no Brasi: Percepções de sua População: texto para discussão. Brasília, 2019. JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000. KAUFMANN, V. Rethinking the city: urban dynamics and motility. Lausanne: EPFL Press, 2014. LAAKSO, S. Giving up cars e The impact of a mobility experiment on carbon emissions and everyday routines. Journal of Cleaner Production, n.169, 2017. p. 135-142. LAUTSO, K.; SPIEKEMANN, K; WEGENER, M.; SHEPPARD, I.; STEADMAN P.; MARTINO A.; DOMING, R.; GAYDA S.; Propolis – Final Report, 2nd Edition, Filand, 2004. LEFF, E. Saber Ambiental Ambiental: Ambiental sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001 LEMOS, André. De que forma as novas tecnologias – como a computação em nuvem, o Big Data e a internet das coisas – podem melhorar a condição de vida nos espaços públicos. Caderno especial: Espaços urbanos, v. 12, n. 2, julho-dezembro, 2013. LIMA NETO, V. C.; GALINDO, E. P. Planos de mobilidade urbana: instrumento efetivo da política pública de mobilidade? Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2015. LOO, B. Realising car-free developments within compact cities. ICE Virtual Library. Essential engineering knowledge. Volume 171 Issue 1, March, 2018, p. 41-50. LOURO, A.; MARQUES DA COSTA, N.; MARQUES DA COSTA, E. Projetos Cidades Saudáveis na Área Metropolitana de Lisboa – Exemplo da “Mobilidade urbana” como área de intervenção. Projetos Cidades Saudáveis na Área Metropolitana de Lisboa: exemplo da “Mobilidade urbana” como área de intervenção. Confins [En ligne], n. 38, 2018. LOURO, A.; MARQUES DA COSTA, N.; MARQUES DA COSTA, E. Transporte e Mobilidade Urbana para as Cidades Saudáveis. In: XVI Colóquio Ibérico da Geografia, Lisboa, 2018. MELLO, A. J. R.; VILLADA, C. A. G.; ALBINO, V. H. G.; PORTUGAL, L. S. Concepção de uma abordagem baseada na acessibilidade e orientada à mobilidade sustentável na realização de planos e estudos de mobilidade. In: PORTUGAL, Licinio da Silva (Org.). Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021. 96 MELLO, A. V. B.; AFONSO, H. C. A. DA G., MELLO, A. J. R. The transport modes at baixada fluminense region of Rio de Janeiro, Holos, Ano 36, v.1, e6273, 2020. MELLO, A.; PORTUGAL, L. Um procedimento baseado na acessibilidade para a concepção de Planos Estratégicos de Mobilidade Urbana: o caso do Brasil. EURE (Santiago) [online]. 2017, vol.43, n.128, pp.99-125. ISSN 0250-7161. MENDIOLA, J.; STAHLHUT, R. W.; JØRGENSEN, N.; LIU, F.; SWAN, S. H. Shorter anogenital distance predicts poorer semen quality in young men in Rochester, New York. Environ Health Perspect, n. 119, 2011. p. 958-963. MEOTTI, A. Formas Criativas de Mobilidade Urbana. Revista Nacional de Gerenciamento das Cidades, v. 04, n. 26, 2016. p. 136-146. MOLINA-PRIETO, L.; SUÁREZ-SERRANO, M.; VILLA-CAMACHO, M. Bucle multidisciplinar para la sustentabilidad urbana. Revista de Arquitectura (Bogotá), v. 21, n. 2, 2019. p. 76-88. MONZONI, M.; NICOLLETTI, M. A cidade para os cidadãos: mobilidade, energia e agricultura urbana. Caderno FGV projetos – Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana, n. 24, p. 88-94, 2014. MOREIRA, D. de A. O direito a cidades sustentáveis. Revista de Direito da Cidade, v. 6, n. 2, 2014. p. 179-200. MORRIS, D.; ENOCH, M.; PITFIELD, D.; ISON, S. Car-free development through UK community travel plans. Urban Design and Planning, p. 19-27, March 2009. NAM, T.; PARDO, T. Conceptualizing smart city with dimensions of technology, people, and institutions. Proceedings of the 12th Annual International Digital Government Research Conference on Digital Government Innovation in Challenging Times, 2011. NIEUWENHUIJSEN, M. J. New urban models for more sustainable, liveable and healthier cities post Covid-19; reducing air pollution, noise and heat island effects and increasing green space and physical activity. Environ Int., n. 157, Dec. 2021. OLIVEIRA, J.; SILVEIRA, J. Covid-19 e as estratégias de Mobilidade Urbana Sustentável. 9 o Congresso luso-brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável (pluris 2021 digital). Pequenas cidades, grandes desafios, múltiplas oportunidades. 07, 08 e 09 de abril de 2021. OMS. Organização Mundial de Saúde. 46o Conselho Diretor, 57a Sessão do Comitê Regional. Vinte passos para formular um projeto de cidades saudáveis. Washington: Opas/OMS, 2005. PÁRAMO, P.; BURBANO, A. The Walkability of Bogotá: Objectives and Socio-spatial Conditions that Promote and Limit this Experience. Architecture Journal (Bogota), v. 21, n. 2, 2019. PATIAS, N.; ROWE, F.; CAVAZZI, S.; ARRIBAS-BEL, D. Sustainable urban development indicators in Great Britain from 2001 to 2016. Landscape and Urban Planning. Volume 214, October, 2021. 97 PERO, V.; MIHESSEN, V. Mobilidade Urbana e Pobreza no Rio de Janeiro. Econômica - Niterói, v.15, n. 2, p. 23-50 dezembro 2013. PORRU, S.; MISSO, Francesco Edoardo; PANI, Filippo Eros; REPETTO, Cino. Mobilidade inteligente e transporte público: oportunidades e desafios em áreas rurais e urbanas. Revista de engenharia de tráfego e transporte, v. 7, n. 1, 2020. p. 88-97. PORTUGAL, L. S.; FLOREZ, J.; SILVA, A. N. R. Rede de pesquisa em transportes: um instrumento de transformação e melhora da qualidade de vida. Transportes, n. 8, 2010. p. 6-16. PREFEITURA DE MARICÁ. Divulgação do balanço da operação verão 2021 – 2022. Disponível em: https://leisecamarica.com.br/noticia/40853/balanco-da-operacao-verao-2021- 2022-e-divulgado-pela-prefeitura-de-marica. Acesso em set. 2022. PREFEITURA DE MARICÁ. Plano de mobilidade de Maricá. Nota Técnica 3a. Planejamento Oficinas Comunitárias - VP - Jun/2022. Disponível em: https://www.marica.rj.gov.br/wp- content/uploads/2022/09/Nota-Tecnica-3A-Planejamento-das-Oficinas-Comunitarias.pdf. Acesso em set. 2022. PUCCI, P.; VECCHIO, G. Mobilità e inclusione sociale: pianificare per vite sempre più mobili. In: XXI Conferenza Nazionale Siu Confini, Movimenti, Luoghi, Politiche e Progetti per Città e Territori in Transizione. Università degli Studi di Firenzi, 2018. PUCHER, J.; BUEHLER, R. City Cycling. Massachusetts Institute of Technology: 2012. RAIA Jr., A. A. Acessibilidade e mobilidade na estimativa de um índice de potencial de viagens utilizando Redes Neurais Artificiais e Sistemas de Informações Geográficas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos, Brasil. Reflexões e propostas. 3 ed. São Paulo: Annablume, 2000. RAMOS, D. V. MACHADO, A.; CALLEFI, M.; CAMPOS, F.; CHICAT, M. A mobilidade no cenário do desenvolvimento urbano sustentável. Anais do X Encontro Internacional de Produção Científica. Centro Universitário de Maringá, 2017. RASOOLIMANESH, S.; BADARULZAMAN, N.; ABDULLAH, A.; BEHRANG, M. How governance influences the components of sustainable urban development? Journal of Cleaner Production. Vol. 238, 20 November, 2019. REIS, M.; ANDRADE, P.; SANTOS, M.; LIMA, A.; PAIXÃO, A. Smart cities: como o conceito de cidades inteligente pode melhorar a mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. p. 2675- 2690. In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020. RENNER, M.; GARDNER, G. Global competitiveness in the rail and transit industry. Washington, World watch Institute, 2010. ROSS, S. L.; YINGER, J. Timing equilibria in an urban model with congestion. Journal of Urban Economics, v. 47, n. 3, p. 390-413, May 2000. Department of Economics, University of Connecticut, Connecticut. SADIK-KHAN, J.; SOLOMONOW, S. Street fight: Handbook for an urban revolution. Penguin, 98 2017. SCHEEL, C. Innova cities: in Search of break through innovations producing world-class performance. International Journal of Knowledge-based development, v. 2, n. 4, p. 372- 388, 2011. SEABRA, L. O. P. W. G.; TACO, W. G. M.; DOMINGUEZ, E. M. Sustentabilidade em transportes: do conceito às políticas públicas de mobilidade urbana. Revista dos Transportes Públicos - Antp, 35(134). 2013. p. 103-124. SILVA, M. N. O transporte público coletivo na produção do espaço: experiências cotidianas de uma mobilidade periférica na Região Metropolitana do Recife. Recife, 2018. 172 f. SILVEIRA, M. R.; COCCO, R. G. C. Transporte Público, mobilidade e planejamento urbano: contradições essenciais. Transporte Público. Estud. v. 27, n. 79, 2013. SOUZA, Y. H.; SECCHI, L. Extinção de políticas públicas. Síntese teórica sobre a fase esquecida do policycycle. Caderno de Gestão Pública e Cidadania, v. 20, 2015. 66 p. SPERANDIO, Ana Maria Girotti; BLOES, Rodrigo Brandini; LANG LIN, Pamela Shue. Evidências de métodos participativos para o planejamento urbano da cidade saudável. Labor E Engenho, v. 13, 2019. STROZZI, J. B.; GIACOMINI, M. Município saudável. Divulgação Saúde em Debate, v. 16, n. 30, 2006. TISCHER, V.; POLETTE, M. Sistema de avaliação de cidades de referência em transportes e mobilidade urbana sustentável. Cad. Metrop., São Paulo, v. 21, n. 45, pp. 481-509, maio/ago 2019. VAN HOLLE, V.; CAUWENBERG, J.; VAN DYCK, D.; DEFORCHE, B.; VAN DE WEGHE, N.; BOURDEAUDHUIJ, I. Relationship between neighborhood walkability and older adults’ physical activity: results from the Belgian Environmental Physical Activity Study in Seniors (BEPAS Seniors). International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, n. 11, 2014. Disponível em: http://www.ijbnpa.org/content/11/1/110. Acesso em 14 de set. 2022. VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento. 3 ed. Soa Paulo: Annablume, 2000. VASCONCELOS, E. A. Mobilidade Urbana e Cidadania. Rio de Janeiro, Senac, 2012. WIMBADI, R. W.; DJALANTE, R.; MORI, A. Urban experiments with public transport for low carbon mobility transitions in cities: A systematic literature review (1990–2020). Sustainable Cities and Society. Volume 72, September 2021. WRIGHT, L. Car-free Development. Eschborn: Deutsche Gesellschaft, 2005. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Administração | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2022 - Luciana Gomes Postiço.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
