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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23102Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Amorim, Vilson Antônio de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-01T16:51:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-01T16:51:59Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
| dc.identifier.citation | AMORIM, Vilson Antônio de. Educação Ambiental como Estratégia para Conservação do Córrego Lava-Pés em Ipameri - GO, em Ipameri – GO. 2024. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23102 | - |
| dc.description.abstract | A pesquisa "Educação Ambiental como Estratégia para a Conservação do Córrego Lava-Pés em Ipameri – GO" demonstra que a educação ambiental é essencial para promover a responsabilidade ambiental, especialmente na preservação dos recursos hídricos e na mitigação dos impactos da degradação ambiental. A dissertação tem como objetivo promover a educação ambiental como estratégia para conservar o córrego Lava-Pés em Ipameri – GO, focando na melhoria da qualidade das águas por meio da análise das propriedades químicas e físicas, integração de conteúdos ecológicos interdisciplinares, desenvolvimento de atividades práticas e pedagógicas, e engajamento em discussões sobre a importância da preservação ambiental. O estudo investiga o córrego Lava-Pés, localizado nos domínios da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Ipameri – GO, e envolveu alunos do 1o ano do Curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri. Utilizando uma abordagem mista fundamentada na metodologia de (CRESWELL, 2010), foram interpretados dados coletados tanto com os alunos quanto por meio de análises da qualidade e volume das amostras do córrego Lava-Pés. A área de pesquisa abrange cerca de 4,5 quilômetros do ecossistema local, fornecendo recursos hídricos essenciais à fauna e flora da região. A coleta de dados, incluindo medições de vazão pelo método do flutuador durante diferentes períodos, como o chuvoso e o seco, e análises da qualidade da água em pontos estratégicos ao longo do córrego. Além disso, os alunos participaram de atividades pedagógicas que exploraram conceitos de Educação Ambiental, utilizando um questionário estruturado para avaliar seu entendimento sobre práticas sustentáveis e conservação ambiental. Essas atividades visaram enriquecer o aprendizado teórico e promover conscientização prática sobre a importância da preservação ambiental. A pesquisa também ressaltou a importância da medição da vazão para compreender a dinâmica hidrológica do córrego. O método do flutuador foi escolhido pela simplicidade e eficácia em campo, proporcionando uma estimativa acessível da vazão e insights valiosos sobre o comportamento do fluxo de água no córrego Lava-Pés, essenciais para implementar estratégias eficazes de gestão ambiental e conservação dos recursos hídricos na região. Os resultados das análises revelam que, embora alguns parâmetros como fósforo total e oxigênio dissolvido tenham se mantido estáveis, outros como sólidos totais, turbidez, coliformes e nitrato total apresentaram variações significativas, possivelmente atribuíveis a fontes de poluição ou influências sazonais. É imperativo manter monitoramento contínuo desses parâmetros para assegurar a qualidade da água e tomar medidas corretivas quando necessário, visando proteger os ecossistemas aquáticos e a saúde pública. A segunda amostra da água analisada suscita preocupações substanciais, especialmente devido aos altos níveis de coliformes, Escherichia coli e nitrato total, tornando-a inadequada para consumo humano sem tratamento prévio para remoção de contaminantes microbiológicos e químicos. Em contraste, a primeira amostra demonstrou ser mais adequada, porém é recomendável realizar análises periódicas para assegurar continuamente a segurança da água. Pesquisas enfatizam o papel da precipitação como fator de risco influenciando a qualidade da água, aumentando a turbidez e a contaminação microbiológica. Os resultados deste estudo, iniciado com medições de vazão ao longo do período de pesquisa, revelaram flutuações nos fluxos hídricos do Córrego Lava-Pés, evidenciando os desafios sazonais enfrentados por este ecossistema aquático e sua vulnerabilidade a variações climáticas e potenciais fontes de poluição. A participação ativa dos alunos durante a pesquisa demonstrou compreensão sólida em relação às questões ambientais, indicando um compromisso com a promoção da sustentabilidade e proteção do meio ambiente, fortalecido pela integração da educação ambiental no currículo escolar e por meio de projetos práticos. É necessário não apenas apresentar ideias para contribuir com o meio ambiente, mas também concretizá-las por meio de ações consistentes e contínuas. A compreensão e engajamento da população são importantes para combater problemas como falta de tratamento de esgoto, desperdício, desmatamento, queimadas e poluição, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Qualidade da Água | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Dinâmica Hidrológica | pt_BR |
| dc.subject | Dinâmica Hidrológica | pt_BR |
| dc.subject | Vulnerabilidade dos Ecossistemas | pt_BR |
| dc.title | Educação Ambiental como Estratégia para Conservação do Córrego Lava-Pés em Ipameri - GO, em Ipameri – GO | pt_BR |
| dc.title.alternative | Environmental Education as a Strategy for the Conservation of the Lava-Pés Stream in Ipameri - GO, Ipameri – GO | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The research "Environmental Education as a Strategy for the Conservation of Córrego Lava- Pés in Ipameri – GO" demonstrates that environmental education is essential for promoting environmental responsibility, especially in preserving water resources and mitigating the impacts of environmental degradation. The dissertation aims to promote environmental education as a strategy to conserve Córrego Lava-Pés in Ipameri – GO, focusing on improving water quality through the analysis of chemical and physical properties, integration of interdisciplinary ecological content, development of practical and pedagogical activities, and engagement in discussions on the importance of environmental preservation. The study investigates Córrego Lava-Pés, located within the domains of the State University of Goiás (UEG), Ipameri Campus – GO, involving first-year students from the Technical Course in Computer Networks at the Federal Institute of Goiás, Ipameri Advanced Campus. Using a mixed approach grounded in methodology (CRESWELL’S, 2010), data were interpreted from both students and analyses of the quality and volume of samples from Córrego Lava-Pés. The research area spans approximately 4.5 kilometers of the local ecosystem, providing essential water resources for the region's fauna and flora. Data collection was rigorous, including flow measurements using the float method during different periods such as rainy and dry seasons, and water quality analyses at strategic points along the stream. Additionally, students participated in pedagogical activities exploring Environmental Education concepts, using a structured questionnaire to assess their understanding of sustainable practices and environmental conservation. These activities aimed to enrich theoretical learning and promote practical awareness of the importance of environmental preservation. The research also emphasized the importance of flow measurement to understand the hydrological dynamics of Córrego Lava-Pés. The float method was chosen for its simplicity and effectiveness in the field, providing an accessible estimate of flow and valuable insights into water flow behavior in Córrego Lava-Pés, essential for implementing effective environmental management strategies and conserving water resources in the region. The results of the analyses reveal that while some parameters such as total phosphorus and dissolved oxygen remained stable, others like total solids, turbidity, coliforms, and total nitrate showed significant variations, possibly attributable to pollution sources or seasonal influences. Continuous monitoring of these parameters is imperative to ensure water quality and take corrective measures when necessary, aiming to protect aquatic ecosystems and public health. Substantial concerns are raised by the second water sample analyzed, especially due to high levels of coliforms, Escherichia coli, and total nitrate, rendering it unsuitable for human consumption without prior treatment to remove microbiological and chemical contaminants. In contrast, the first sample was found to be more suitable, although periodic analyses are recommended to ensure continuous water safety. Research underscores the role of precipitation as a risk factor influencing water quality, increasing turbidity and microbiological contamination. The study, initiated with flow measurements throughout the research period, revealed fluctuations in water flows of Córrego Lava-Pés, highlighting seasonal challenges faced by this aquatic ecosystem and its vulnerability to climatic variations and potential sources of pollution. Active student participation during the research demonstrated a solid understanding of environmental issues, indicating a commitment to promoting sustainability and protecting the environment, strengthened by integrating environmental education into the school curriculum and through practical projects. It is crucial not only to propose ideas to contribute to the environment but also to implement them through consistent and continuous actions. Understanding and engaging the population are essential to addressing issues such as lack of sewage treatment, waste, deforestation, wildfires, and pollution, ensuring a sustainable future for generations to come. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Breier, Tiago Böer | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8678-1175 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5752243514113137 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Breier, Tiago Böer | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8678-1175 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5752243514113137 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Inocêncio, Maria Erlan | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8785623961446610 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188964368818425 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola | |
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