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dc.contributor.authorVieira, Sheila Venancia da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-02T17:39:39Z-
dc.date.available2025-09-02T17:39:39Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationVIEIRA, Sheila. Venancia da Silva.; O lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantil. Tese (Doutorado em Educação) - 2024. 218 f. Tese. (Doutorado em Educação). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23108-
dc.description.abstractCurrículo. A tese intitulada "O lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantil" propõe uma investigação sobre as políticas curriculares voltadas para alunos com deficiência múltipla, com foco especial naqueles afetados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) em diálogo com Goodson (2001) e Young (2007) e Diniz (2007). O objetivo geral foi analisar as interpretações da política curricular no contexto da produção textual local sob influência da esfera global (BNCC) na atuação direcionada aos alunos com deficiência múltipla em decorrência da SCZV matriculados em turmas da Educação Infantil de uma rede municipal da Baixada Fluminense. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com recorte etnográfico, utilizando a Teoria da Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) como referencial teórico para compreender as dinâmicas contextuais na rede educacional estudada. A pesquisa enfatiza a importância de políticas curriculares locais comprometidas com a inclusão, dada a invisibilidade das crianças com deficiência na BNCC. O papel do currículo escolar é destacado como uma ferramenta na promoção de aprendizagem transformadora e garantia do direito à inclusão, levando em conta as diversas realidades individuais de cada criança. Os resultados evidenciam a fragilidade das orientações da BNCC no que diz respeito à Educação Especial, particularmente para crianças com deficiência múltipla na primeira infância, o que contribui para processos de exclusão e desigualdades educacionais. Destaca- se a necessidade urgente de uma abordagem intersetorial como um impulsionador de processos inclusivos, reconhecendo a mudança na concepção da deficiência como resultado das interações sociais em diferentes contextos. Defende-se a acessibilidade cognitiva e a Educação Infantil inclusiva como elementos fundamentais para o desenvolvimento pleno de todas as crianças, respeitando a diversidade e a pluralidade de como princípios fundamentais da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDeficiência Múltiplapt_BR
dc.subjectAcessibilidade Cognitivapt_BR
dc.subjectPolíticas Curriculares Educação Inclusivapt_BR
dc.subjectSíndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV)pt_BR
dc.subjectMultiple Disabilities; Cognitive Accessibilitypt_BR
dc.subjectCurricular Policiespt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectCongenital Zika Virus Syndrome (CZVS)pt_BR
dc.titleO lugar da deficiência múltipla nas políticas curriculares inclusivas na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe place of multiple disabilities in inclusive curricular policies in Early Childhood Educationen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherCurriculum. The thesis entitled "The place of multiple disabilities in inclusive curriculum policies in Early Childhood Education" proposes an investigation into curriculum policies aimed at students with multiple disabilities, with a special focus on those affected by Congenital Zika Virus Syndrome (CZVS) in dialogue with Goodson (2001), Young (2007), and Diniz (2007). The general objective was to analyze interpretations of curriculum policy in the context of local textual production influenced by the global sphere (BNCC) in actions aimed at students with multiple disabilities due to CZVS enrolled in Early Childhood Education classes in a municipal network in Baixada Fluminense. The research adopts a qualitative approach with an ethnographic cut, using Ball, Maguire, and Braun's (2016) Theory of Action as a theoretical reference to understand contextual dynamics in the studied educational network. The research emphasizes the importance of local curriculum policies committed to inclusion, given the invisibility of children with disabilities in the BNCC. The role of school curriculum is highlighted as a tool in promoting transformative learning and ensuring the right to inclusion, taking into account the diverse individual realities of each child. The results highlight the fragility of BNCC guidelines regarding Special Education, particularly for children with multiple disabilities in early childhood, contributing to processes of exclusion and educational inequalities. There is an urgent need for an intersectoral approach as a driver of inclusive processes, recognizing the change in the conception of disability as a result of social interactions in different contexts. Cognitive accessibility and inclusive Early Childhood Education are advocated as fundamental elements for the full development of all children, respecting diversity and plurality as fundamental principles of inclusive education.en
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061203356451342pt_BR
dc.contributor.referee4Mendes, Geovana Mendonça Lunardi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8848-7436pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6078460594205572pt_BR
dc.contributor.referee5Hostins, Regina Célia Linhares-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8676-2804pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3614416302948755pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2496-6654pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010235633445123pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Anete.; OLIVEIRA, Fabiana de. <b>A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção</b>. Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 39–52, 2010. DOI: 10.5902/198464441602. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1602. Acesso em: 28 jan. 2024. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. (org) Pedagogias das diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2013. ANGROSINO, M. Etnography: principles in practice. New York: Routledge, 2007. ANGROSINO, Michael. Etnografia: Princípios, prática e potencial. In: Manual de Métodos em Antropologia Cultural. Rowman Altamira, 2009. ANTONIOLI, . Camyla.; CAMPOS, Érica Vliese Zichtl Costa, PLETSCH, Márcia Denise. Relações entre família e escola no desenvolvimento de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.19826.092. 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