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dc.contributor.authorRocha, Mateus Pereira da-
dc.date.accessioned2025-09-03T17:37:07Z-
dc.date.available2025-09-03T17:37:07Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationROCHA, Mateus Pereira da. Políticas e diretrizes de gestão de pessoas para retenção de servidores: o caso do IFAM - Campus Eirunepé: um guia para gestores. 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23117-
dc.description.abstractSituação-problema: A alta rotatividade de servidores no IFAM, Campus Eirunepé tem impactado negativamente as atividades acadêmicas e administrativas. Essa rotatividade leva à interrupção de trabalhos, perda de experiência e conhecimento, e aumento da carga de trabalho para os servidores remanescentes. Objetivo final: Propor políticas e diretrizes de gestão de pessoas que estimulem a retenção dos servidores atuantes no IFAM, Campus Eirunepé, no escopo da gestão estratégica de pessoas. Metodologia da pesquisa: A presente pesquisa qualitativa aplicada se orientou por uma abordagem epistemológica interpretativista, na medida em que reconhece a natureza subjetiva do fenômeno focado. Na pesquisa de campo para obter os dados empíricos foi feito levantamento documental junto à Coordenação de Gestão Pessoas, de documentos organizacionais disponibilizados no campus examinado, que versam sobre a movimentação de servidores no período de 2014 a 2024. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com roteiro junto aos gestores do campus e seus subordinados, sendo 08 técnicos administrativos em educação – TAEs e 09 docentes, previamente selecionados dentre os 45 servidores efetivos do IFAM, Campus Eirunepé. As entrevistas foram transcritas literalmente e interpretadas mediante análise qualitativa indutiva proposta por Thomas (2006). Resultados alcançados: Foi evidenciado que a rotatividade de servidores no Campus Eirunepé é influenciada por fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos que subsidiam diretrizes para estimular a retenção dos servidores tais como, melhorias das condições de trabalho, investimento em programas de treinamento e capacitação para o desenvolvimento profissional, implementação de uma política de feedback regular e estruturada para o reconhecimento e a valorização dos servidores, e implementação e gestão do contrato psicológico. Aplicabilidade do trabalho: Os resultados desta pesquisa subsidiaram a proposição de políticas e diretrizes de gestão de pessoas para propiciar retenção de servidores no Campus Eirunepé. Para orientar a efetiva aplicação dessas políticas foi desenvolvido o produto tecnológico intitulado “Proposta de capacitação gerencial: Guia para o gestor implementando o contrato psicológico para retenção de servidores no IFAM, Campus Eirunepé”, como ferramenta para capacitar gestores do campus sobre a introdução do contrato psicológico e suas implicações na gestão de pessoas. O PPT fornece subsídios para implementar práticas que propiciem a retenção de servidores. Contribuições: Os resultados desta pesquisa aplicada assumem relevância prática para o IFAM, Campus Eirunepé, na medida em que se identificaram motivos para um servidor pedir para sair do campus, as implicações dessa saída, e se propôs políticas e diretrizes pertinentes à realidade organizacional para reduzir a rotatividade e estimular a retenção de servidores, o que também contribui para a gestão de pessoas no serviço público. Originalidade: No âmbito do IFAM, e mais especificamente no Campus Eirunepé, este é o primeiro trabalho a discutir o fenômeno da rotatividade e propor políticas de gestão de pessoas específicas para retenção de seus servidores, e a apresentar como produto tecnológico, uma proposta de capacitação gerencial para implementação do contrato psicológico como mecanismo de monitoramento dos índices de rotatividade voluntária e retenção de servidores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectgestão estratégica de pessoaspt_BR
dc.subjectmotivação para o serviço públicopt_BR
dc.subjectretenção e rotatividade de servidores públicospt_BR
dc.subjectcontrato psicológicopt_BR
dc.subjectinstituição federal de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectstrategic management of peoplept_BR
dc.subjectpeople; public service motivationpt_BR
dc.subjectretention and turnover of public servantspt_BR
dc.subjectpsychological contractpt_BR
dc.subjectfederal institution of education, science and technologypt_BR
dc.titlePolíticas e diretrizes de gestão de pessoas para retenção de servidores: o caso do IFAM - Campus Eirunepé: um guia para gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherProblem situation: The high staff turnover at IFAM, Eirunepé Campus has negatively impacted academic and administrative activities. This turnover leads to the interruption of work, loss of experience and knowledge, and increased workload for the remaining staff. Final objective: To propose policies and guidelines for people management that encourage the retention of staff working at IFAM, Eirunepé Campus, within the scope of strategic people management. Research methodology: This applied qualitative research was guided by an interpretative epistemological approach, as it recognizes the subjective nature of the phenomenon in question. In the field research to obtain empirical data, a documentary survey was carried out with the Human Resources Management Coordination, of organizational documents made available on the campus examined, which deal with the movement of employees in the period from 2014 to 2024. Semi-structured interviews with a script were also conducted with campus managers and their subordinates, including 08 administrative technicians in education - TAEs and 09 teachers, previously selected from among the 45 effective employees of IFAM, Eirunepé Campus. The interviews were transcribed literally and interpreted using inductive qualitative analysis proposed by Thomas (2006). Results achieved: It was evidenced that employee turnover at the Eirunepé Campus is influenced by intrinsic and extrinsic motivational factors that support guidelines to stimulate employee retention, such as improvements in working conditions, investment in training and qualification programs for professional development, implementation of a regular and structured feedback policy for the recognition and appreciation of employees, and implementation and management of the psychological contract. Applicability of the work: The results of this research supported the proposal of policies and guidelines for people management to promote employee retention at the Eirunepé Campus. To guide the effective implementation of these policies, the technological product entitled “Proposal for management training: Guide for managers implementing the psychological contract for employee retention at IFAM, Eirunepé Campus” was developed as a tool to train campus managers on the introduction of the psychological contract and its implications for people management. The PPT provides support for implementing practices that promote employee retention. Contributions: The results of this applied research assume practical relevance for IFAM, Eirunepé Campus, as it identified reasons for an employee to ask to leave the campus, the implications of this departure, and proposed policies and guidelines pertinent to the organizational reality to reduce turnover and encourage employee retention, which also contributes to people management in the public service. Originality: Within the scope of IFAM, and more specifically at the Eirunepé Campus, this is the first work to discuss the phenomenon of turnover and propose specific people management policies for retaining its employees, and to present as a technological product, a proposal for management training for implementing the psychological contract as a mechanism for monitoring voluntary turnover rates and employee retention.en
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Joao Luis Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3174-0071pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974117267159901pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Hudson Santos da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2750-8504pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431878507016746pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0273-7335pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6288756463946284pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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