Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23119
Tipo do documento: Dissertação
Title: Clube Palmares, decolonizando o ensino da história local: repensando o desenvolvimentismo (Embranquecedor) em volta redonda
Authors: Paula, Ana Maria Gomes Barbosa de
Orientador(a): Rodrigues, Fabiana de Moura Maia
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Fabiana de Moura Maia
Segundo membro da banca: Baptista, Anderson José Lisboa
Terceiro membro da banca: Rosa, Fábio José Paz da
Keywords: História Local;História Oficial;Decolonialidade;Desobediência Epistêmica;Contranarrativa;Local History;Official History;Decoloniality;Epistemic Disobedience;Counter-Narrative
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 2-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: PAULA, Ana Maria Gomes Barbosa de. Clube Palmares, decolonizando o ensino da história local: repensando o desenvolvimentismo (Embranquecedor) em volta redonda. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Abstract: Este trabalho propõe apresentar uma contranarrativa à História oficial de Volta Redonda, a partir da constituição de espaços de resistência negra na cidade. Com base na perspectiva da Decolonialidade de Aníbal Quijano, analisamos como a colonialidade do poder determina quem tem o direito de narrar a História, silenciando experiências e contribuições plurais. Além disso, apoiamo-nos na concepção de desobediência epistêmica de Walter Mignolo, que questiona a imposição de uma única lógica de conhecimento como universal, deslegitimando outros modos de ser e estar no mundo. Nesse contexto, buscamos romper com essa lógica ao reconhecer as experiências e narrativas da população negra de Volta Redonda como formas legítimas de produção de conhecimento. Ao desafiar a colonialidade, nosso objetivo é valorizar vozes historicamente silenciadas e trazer suas memórias e vivências para o debate em sala de aula. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico sobre a História de Volta Redonda, tendo como marco temporal a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Esse recorte permite compreender a importância do processo de migração na constituição da reconhecida cidade modelo do Nacional-Desenvolvimentismo. Além disso, utilizamos produções audiovisuais como recurso para aprofundar este debate e embasar nossa proposta pedagógica. Nosso estudo evidencia que o currículo da rede municipal não contempla essas contranarrativas, mantendo uma visão histórica que privilegia o discurso oficial em detrimento das experiências dos grupos subalternizados. Para problematizar a História local e atender às diretrizes da Lei 10.639/03, bem como às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, analisamos a inserção da população negra no processo histórico da constituição identitária de Volta Redonda. Dessa forma, nossa abordagem pedagógica busca promover uma leitura crítica da História Local e nacional, alinhando-se à construção de uma educação antirracista. Por fim, pretendemos ampliar as perspectivas sobre a História Local, promovendo reflexões conectadas às vivências e lutas da população negra local.
Abstract: This work intends to present a counter-narrative to the Official History of Volta Redonda, based on the constitution of black resistance’s places in the city. From Aníbal Quijano’s perspective of Decoloniality, we analyze how the coloniality of power determines who has the right of narrates the History, silencing plural experiences and contributions. Besides that, we lean on Walter Mignolo’s concept of epistemic disobedience, which questions the imposition of an only logic of knowledge as universal, illegitimating other ways of being and being in this world. In this context, we reach break with this logic when we recognize the black population’s experiences and narratives from Volta Redonda as legitimate forms of knowledge production. When we defy coloniality, our goal is to give value to the historically silenced voices and bring to the debate in the classroom their memories and experiences. Thereunto, we collect bibliography’s data of Volta Redonda’s History, having as temporal mark the foundation of Companhia Siderúgica Nacional (CSN). Analise this subject based on this fragmented view allows us to understand the meaning of the migration process in the constitution of the Nacional-Desenvolvimento’s model city, as recognized. Furthermore, we use audio-visual productions as tools to deepen this debate and base our pedagogical propose. Our research evinces that the municipality’s teaching curriculum does not contemplate these counter- narratives, keeping an historical view which gives privileges to the official speech in detriment of the subalternized groups’ experiences. For to problematize the Local History and attends to the Law’s 10,669/03 guidelines, as well as the Diretrizes Curriculares Nacionais to Ethnic- Racial’s Relationship Education and to the Afro-Brazilian’s and African Culture Teaching, we analyzed the black population’s insertion in the historical process of Volta Redonda’s identity constitution. Therefore, our pedagogical approaching aims to promote a critical reading of the Local and national History, acceding to the building of an anti-racist’s education. Lastly, we intend to broaden the perspectives about Local History, promoting associated reflections to the local’s black population experiences and fights.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23119
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA GOMES BARBOSA DE PAULA.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.