Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23140Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Assumpção, Thaís Xavier de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-05T14:33:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-05T14:33:39Z | - |
| dc.date.issued | 2024-06-06 | - |
| dc.identifier.citation | ASSUMPÇÃO, Thaís Xavier de. Memória e Patrimônio Alimentar: a partir de receitas à base de aipim em escolas de São Miguel, Seropédica (RJ). 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado pelo Programa em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23140 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação possui como questão central a discussão a respeito dos conceitos de “memória” e “patrimônio” para se pensar as “referências culturais alimentares”. A partir das hortas escolares, enquanto ferramenta pedagógica, realizou-se uma pesquisa etnográfica para identificar aspectos patrimoniais, bem como valorizar histórias e memórias locais relacionadas às receitas familiares que levam aipim, no bairro de São Miguel, em Seropédica- RJ. Para tal, a pesquisa foi desenvolvida junto às comunidades das Escolas Municipais Vera Lúcia Pereira Leite e Atílio Grégio, espaços que já contavam com trabalhos de educação ambiental e discussões sobre alimentação, assim como já possuíam hortas pedagógicas em desenvolvimento. Estas escolas pertencem a comunidades em que o aipim é um cultivo muito presente. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho visa refletir a respeito dos conceitos de memória e patrimônio cultural correlacionados com a cultura da alimentação por meio dos projetos de hortas nas escolas e do estudo das receitas de aipim com as referidas comunidades escolares. Para tal, desenvolvemos, com as referidas comunidades escolares do bairro São Miguel, discussões sobre a importância da cultura alimentar do território, sobre alimentação afetiva e sobre as receitas de aipim. Sendo assim, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter exploratório, de natureza aplicada. Por conseguinte, para dar conta do tema e dos objetivos traçados, utilizamos, como metodologia, um combinado de revisão teórica/ bibliográfica e observação participante, tendo como base a etnografia. Além disto, utilizamos as metodologias ativas nos espaços de diálogo com a comunidade escolar, tais como as oficinas de desenho e os “Cafés com Prosa”. Espera-se que esta pesquisa possa afirmar o papel dos conceitos de memória e patrimônio alimentar como ferramentas fundamentais à valorização da identidade cultural das comunidades escolares no território pesquisado. Da mesma forma, com esta pesquisa, demonstramos o potencial das receitas de aipim enquanto portadoras de memórias afetivas e, por conseguinte, repletas de aspectos patrimoniais de cultura popular, no local estudado. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Patrimônio cultural imaterial | pt_BR |
| dc.subject | memória alimentar | pt_BR |
| dc.subject | hortas escolares | pt_BR |
| dc.subject | Seropédica | pt_BR |
| dc.subject | iIntangible cltural heritage | pt_BR |
| dc.subject | food memory | pt_BR |
| dc.subject | school gardens | pt_BR |
| dc.title | Memória e patrimônio alimentar: a partir de receitas à base de aipim em escolas de São Miguel, Seropédica (RJ). | pt_BR |
| dc.title.alternative | Food memory and heritage: from cassava-based recipes in schools in São Miguel, Seropédica (RJ). | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This dissertation has as its central question the discussion regarding the concepts of “memory” and “heritage”, to think about “food cultural references”. Using school gardens, as a pedagogical tool, ethnographic research was carried out to identify heritage aspects, as well as value local stories and memories related to family recipes that use cassava in the neighborhood of São Miguel, in Seropédica-RJ. To this end, the research was developed together with the communities of the Vera Lúcia Pereira Leite and Atílio Grégio Municipal Schools, collective spaces that already had environmental education work and discussions about food, as well as already having educational gardens under development. These are communities that live where cassava is a very common cultivar. In this sense, the general objective of this work aims to reflect on the concepts of memory and cultural heritage correlated with the culture of food through vegetable garden projects in schools and the study of cassava recipes with the aforementioned school communities. To this end, we developed, with the school communities in the São Miguel neighborhood, discussions about the importance of the territory's food culture, about affective nutrition and about cassava recipes. Therefore, this research is characterized as qualitative, exploratory in nature, and applied in nature. Therefore, to address the theme and the objectives outlined, we used, as a methodology, a combination of theoretical/bibliographical review and participant observation, based on ethnography. In addition, we use active methodologies in spaces for dialogue with the school community for drawing workshops and “Cafés com Prosa”. The hope is that this research can affirm the role of the concepts of memory and food heritage as fundamental tools for valuing the local cultural identity of the researched territory, as well as that it can demonstrate the potential of cassava recipes as carriers of affective memories and, therefore, consequently, of patrimonial aspects. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Fogaça, Isabela de Fátima | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1731543706249446 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fogaça, Isabela de Fátima | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1731543706249446 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Maria Dantas | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Araújo, Fabiana de Carvalho Dias | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4223-6030 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3819666975989064 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Santos, Miriam de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-9177-2417 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6150444010498123 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Lunardi, Raquel | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5139374313080018 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4613660355355093 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | ALENTEJANO, P.; CHUVA, L. Território. In: Dicionário de agroecologia e educação. Orgs: Alexandre Pessoa Dias et al. São Paulo: Editora Expressão Popular LTDA, 2021. ALMEIDA, V. S. DE. Estágio supervisionado com enfoque na educação ambiental: Perspectivas de uma sala verde. Seropédica: UFRRJ, 2018. ALTIERI, M. Agroecologia: A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. ANDRADE, V. S.; ANDRADE, T. de A.; MARTINS, L. de L. C.; ARAÚJO, F.de C. D.; PARAJARA, T. G. Hortas pedagógicas nas escolas municipais de ensino fundamental em São Miguel, Seropédica-RJ. Recife: IFPE, 2022. AZEVEDO, E. de. Alimentação, sociedade e cultura: temas contemporâneos. Sociologia, Porto Alegre, ano 19, n. 44, jan/abr, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/jZ4t5bjvQVqqXdNYn9jYQgL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2022. BARROS, J. D`A. História, região e espacialidade. Revista de História Regional 10(1): 95- 129, Verão, 2005. BLANCO, E. S. O turismo rural em áreas de agricultura familiar. As “novas ruralidades” e a sustentabilidade do desenvolvimento local. In: Turismo de Base Comunitária. Diversidades de olhares e experiências brasileiras. Orgs: Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn. Rio de Janeiro:Letra e Imagem, 2009. BOTELHO, M.; PAULINO, C. Livro Ponto de Cultura Rural. Rio de Janeiro: Instituto de Imagem e Cidadania, 2015. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia de Assuntos Jurídicos. Lei n 6.938 de 1 de agosto de 1981/Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acessado em: 06 out. 2022. BRASIL. Ministério da Cultura/IPHAN. Educação Patrimonial. Histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2009. BURKE, P. A Revolução Francesa da historiografia: a Escola de Annales 1929-1989. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991. CAPORAL, F. R.; PAULUS, G.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília, DF: [s. n.], 2009. CARNEIRO, M; J.; PALM, J. L. Modos de vida de agricultores familiares de montanha: Um estudo de caso em São Pedro da Serra – Nova Friburgo – RJ. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/viewFile/64566/37345>. Acesso em 27 jan. 2021. 64 CERTEAU, M. de; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: morar e cozinhar. Volume 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2002. DA CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da alimentação no Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. ESCUDERO, P. Alimentação. Rio de Janeiro: Scientifica, 1934. FRIGO, M. S.; PONS, M. E. D.; LUNARDI, R. A comida emblemática da quarta colônia como meio de interação cultural e social. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 6, set./out., 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375755295_A_COMIDA_EMBLEMATICA_DA_ QUARTA_COLONIA_COMO_MEIO_DE_INTERACAO_CULTURAL_E_SOCIAL. Acesso em 20 out. 2024. FRIGO, M. S.; SARAIVA, C. N. de O.; LUNARDI, R. Culinária dos imigrantes italianos no Brasil: um legado sem herdeiros?. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v.13, n.1, 2021. Disponível: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v13i4p1008. Acesso em 12 out. 2024. GEERTZ, C. “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Margens, v. 7, n. 9, 2013. periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767. Acesso em: 20 fev. 2024. HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução: Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990. HALL S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2006. HOLZER, S. A broa de Lumiar: o lugar de uma tradição familiar. Revista Geografias, p. 64- 78, 2016. IBGE, Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística. Censo demográfico 2010 – resultados do universo. Rio de Janeiro, IBGE, 2001. IPHAN. Educação patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023. LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Diretoria de Educação Ambiental, 2004. 65 LIPAI, E. M.; LAYRARGUES, P. P.; PEDRO, V. V. Educação ambiental na escola: tá na lei... In: Vamos cuidar do Brasil. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Org: Soraia Silva de Mello, Raquel Trajer. Brasília: Ministério da Educação - Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: Unesco, 2007. LOUREIRO, C. F. Educação ambiental crítica: Contribuições e desafios. In: Vamos cuidar do Brasil. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Org: Soraia Silva de Mello, Raquel Trajer. Brasília: Ministério da Educação - Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental: Unesco, 2007. LUNARDI, R.; FRIGO, M. S.; BEBER, A. M. C. Patrimônio gastronômico da quarta colônia de imigração italiana: dos saberes aos sabores. In: DIAS, Paula Barata; ASFORA, Wanessa; SOARES, Carmen; GRIECO, A. Das culturas da alimentação ao culto dos alimentos. Volume I. Disponível em: https://ciencia.ucp.pt/ws/portalfiles/portal/75030380/29385833.pdf. Acesso em: 20 out. 2024. MACHADO, C. J. B.; MENASCHE, R.; SALAMONI, G. Comida, identidade e simbolismo: saberes e práticas alimentares na conformação da italianidade na colônia de Pelotas. In: Saberes e sabores da colônia: Alimentação e cultura como abordagem para o estudo do rural. MENASCHE, Renata (Org.). Porto Alegre: UFRGS, p.115-132, 2015. MENESES, U. T. B. de. A cidade como bem cultural. Áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano. Disponível em: https://patrimonioeconservacao.files.wordpress.com/2017/11/a-cidade-como-bem-cultural- ulpianotoledobezerra.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021. MENINI, N. C. da R. Memória, História Oral e Simbologia: O Projeto de Emancipação e a Construção da Identidade Citadina de Seropédica. Disponível em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276740700_ARQUIVO_res.anpuh. pdf. Acesso em: 25 out. 2021. MINTZ, S. W. Comida e antropologia: Uma breve revisão. Rev. bras. Ci. Soc. São Paulo, v. 16, n. 47, p. 31-42, out. De 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 69092001000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 ago. 2019. MONTANARI, M. Comida como Cultura. São Paulo: SENAC, 2008. MORAIS, L. P. Comida, identidade e patrimônio: articulações possíveis. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 54, p. 227-254, jan./jun. 2011. NEVES, D. P. Agricultura familiar. In: CALDART, I. B. P.; ALENTAJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2012. ORTNER, S. Está a mulher para a natureza, assim como o homem para a cultura. ROSALDO, Michelle Z.; LAMPHERE, Louise. In: A mulher, a cultura, a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 66 PAOLINO, C.; BOTELHO, M. Agricultores do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto de Imagem e Cidadania, 2011. PESTANA, M. B.; FONSECA, É. R.; FUNK, T. R. As quatro pedras de Xangô: Educação patrimonial dos quilombolas agroecológicos de São Lourenço do Sul, RS. Tessituras – Revista de Antropologia e Arqueologia, v. 10, n. 1, jan./jun., 2022. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/2894. Acesso em: 30 abr. 2023. POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. POLLAN, M. Em defesa da comida. RJ: Intrínseca, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÈDICA. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Atílio Grégio. Seropédica, 2021 RABELO, S. O Estado na preservação de bens culturais. O tombamento. Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. REINHARDT, J. C. Dize-me o que comes e te direi quem és: Alemães, comida e identidade. Tese apresentada no Programa de Pós-Graduação do Departamento de História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. 2017 SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. Turismo de base comunitária. Potencialidades no espaço rural brasileiro. In: Turismo de Base Comunitária. Diversidades de olhares e experiências brasileiras. Orgs: Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009. SANTOS, A. G.; FERREIRA, E. de S.; FERREIRA, E. de S. A; LOPES, I. dos S.; MENDES M. T. Experiências do programa residência pedagógica na educação do campo; educação patrimonial e agroecologia. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, [S. l.], v. 2, n. 12, 2021. Disponível em: https://nasnuv.com:443/ojs2/index.php?journal=UEADSL&page=article&op=view&path[]=5 66. Acesso em: 20 set. 2022. SANTOS, A. dos S. S. Percepção de professores e alunos frente à agricultura orgânica na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica-RJ. Seropédica: UFRRJ, 2014. SILVA, M. L. C. da; Silva, B. C. da; ARRUDA, G. M.; SILVA, L. C. da; ARAÚJO, F. de C. D. Horta agroecológica como recurso pedagógico em Seropédica- RJ. Cadernos de Agroecologia/Anais do Ciclo de Debates Esperançar Juventudes - Experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades. Evento virtual, v. 17, No 1, 2022. SOUZA, Gisela Barcellos de. Paisagens rurbanas: a tensão entre práticas rurais e valores urbanos na morfogênese dos espaços públicos de sedes de municípios rurais. Um estudo de caso. Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 21, v. 2, p. 181-192, ago. 2009. Disponível em: 67 https://www.scielo.br/j/sn/a/bQPCKZ9dL4gntXWJHmgcVYp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 abr. 2024. RICKEN, Dulce; Souza, Maria Irene Pellegrino de Oliveira. O estereótipo gráfico e a sua influência no desenho da criança. Londrina: UEL, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/20 13_uel_arte_artigo_dulce_ricken.pdf. Acesso em: 10 set. 2024. ROCHA, A. S. “As representações ideais de um território”: Dinâmica econômica e política, agentes e a produção de sentido na apropriação territorial da Baixada Fluminense pós 1990. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. UNESCO. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Paris, 17 de outubro de 2003. VERAS, S.A. M. A.; PINHEIRO, Á. da P. Educação patrimonial: Reflexões sobre a importância da Lagoa do bebedouro para a comunidade São Vicente de Paula Parnaiba-Piauí- Brasil. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 157 especial, p. 267-286, abr., 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistaihgrgs/article/view/95176. Acesso em: 28 abr. 2023. VIANNA, M. de A. A agricultura familiar em Seropédica-RJ: Gestão social, participação e articulação dos atores do polo de conhecimento local em agropecuária. Seropédica: UFRRJ, 2017. VIEIRA, L. R. Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/ CONLEG/Senado, Setembro/2016 (texto para discussão n 211). Disponível em: WWW.senado.leg.br/estudos. Acesso em: 25 fev. 2021. WOORTMANN, E. F. A comida como linguagem. Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, v. 11, n. 1, p. 5-17, 2013. WOORTMANN, K. A Comida, a família e a construção do gênero feminino, 1985. UNB. Disponível em: http://dan.unb.br/images/doc/SerieAntropologia_50.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021. WOORTMANN, K. O sentido simbólico das práticas alimentares. In: ARAÚJO, W.; TENSER, C. (Org.). Gastronomia, cortes e recortes. Brasília: Editora SENAC, 2006. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| THAÍS XAVIER DE ASSUMPÇÃO.pdf | 4.41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
