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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tratamento da queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental do rio de janeiro – um estudo exploratório
Other Titles: Treatment of the school complaint at public mental health ambulatories in Rio de Janeiro – na exploratory study
Authors: Dias, Kelly Gomes Freire
Orientador(a): Melo, Rosane Braga de
Primeiro membro da banca: Melo, Rosane Braga de
Segundo membro da banca: Sá, Joyce Lys Saback Nogueira de
Terceiro membro da banca: Miranda, Lilian
Keywords: queixa escolar;psicologia escolar;saúde mental;school complaint;educational psychology;mental health
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 18-Jan-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: Dias, Kelly Gomes Freire. Tratamento da queixa escolar nos ambulatórios públicos de saúde mental do Rio de Janeiro – um estudo exploratório. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado de Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi descrever e discutir os processos de trabalho e as concepções que orientam o atendimento da queixa escolar em ambulatórios públicos de saúde mental de uma determinada região do município do Rio de Janeiro, à luz das contribuições da Psicologia Educacional Escolar Crítica. Para compor o percurso teórico, levantamos alguns dados sobre a educação brasileira e o atendimento que é produzido em serviços de saúde mental pelo país. Para os objetivos desta pesquisa, utilizamos o método qualitativo, com foco na realização de uma pesquisa exploratória. Foram realizadas sete entrevistas individuais semi-estruturadas com profissionais que trabalham em ambulatórios de saúde mental, localizados no Município do Rio de Janeiro. Os dados da pesquisa indicam o desuso das avaliações psicométricas e a compreensão que a queixa não deriva de um transtorno mental tratável com medicação. As explicações para os problemas escolares são calcados principalmente nas dinâmicas familiares e nas condições de vida derivadas da pobreza, embora também sejam mencionados fatores escolares. A construção de dispositivos de tratamento concentra-se em estratégias grupais, com foco nas famílias e nas crianças. Alguns profissionais construíram maior interlocução com a escola, mas enfrentam dificuldades em sustentar este trabalho, devido à necessidade de cumprir critérios de produção de atendimento ambulatoriais. O trabalho intersetorial é visto pela gestão e até pelos próprios profissionais como uma diminuição da capacidade de atendimento. São necessários avanços na interlocução com a escola e na construção de hipóteses sobre a queixa que englobem as dinâmicas escolares, aliviando a responsabilização que se faz sobre a família. Acreditamos ainda que cabe à rede tencionar junto aos gestores, no sentido de conquistar do espaço para a interface com a educação.
Abstract: The purpose of the present work is to describe and discuss the work processes and conceptions that guide the treatment of the school complaints at mental health public ambulatories in a specific region located in the city of Rio de Janeiro, under the contributions made by the Critical Educational Psychology. In order to compose the theoretical pathway, we raised data about the brazilian educational system and the care that is provided in mental health services over the country. For the purposes of this research, we made use of the qualitative method, focusing on the realization of an exploratory research. Seven semi- structured individual interviews were realized with professionals that work at mental health ambulatories, located in the city of Rio de Janeiro. The researched data indicated disuse of the psychometrical evaluations and the understanding that the complaints are not derived from a mental disorder treatable with medication. The explanations for the scholar problems are founded mainly on the family dynamics and on the life conditions derived from poverty, although school factors were also mentioned. The construction of treatment devices is concentrated on group strategies, with its focus on the families and the children. Some professionals have constructed greater interlocution with the schools, but they face difficulties sustaining this work due to the obligation to meet the requirements of production of ambulatorial appointments. The intersectorial work is seen by the management and even by the professionals themselves like a diminishment of the care capacity. Advances are necessary on the interlocution with the schools and on the construction of hypothesis about the complaints that encompass the school dynamics, relieving the accountability of the families. We also believe that it is up to the workers of the mental heatlh class to negotiate changes with the managers, in the sense of conquering space for the interface with the educational system.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23144
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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