Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23154| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Moralidades, regulações, saberes e as “perversões” no heavy metal |
| Other Titles: | Moralities, regulations, knowledges, and the 'perversions' in heavy metal |
| Authors: | Caetano, Ricardo Correia Carramillo |
| Orientador(a): | Rinaldi, Alessandra de Andrade |
| Primeiro membro da banca: | Rinaldi, Alessandra de Andrade |
| Segundo membro da banca: | Benitez, Maria Elvira Diaz |
| Terceiro membro da banca: | Pereira, Luena Nascimento Nunes |
| Keywords: | Heavy Metal;Perversão;PMRC;Cannibal Corpse;perversions |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 16-May-2015 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
| Citation: | CAETANO, Ricardo Correia Carramillo. Moralidades, regulações, saberes e as “perversões” no heavy metal. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. |
| Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo tratar das tentativas de regulação de músicas de heavy metal. No ano de 1985 ocorreu uma audiência no Senado norte americano a pedido de uma associação chamada PMRC (Parental Music Resource Center). A audiência tinha como objetivo tratar da regulação do mercado fonográfico. Mobilizando discursos moralizantes sobre as músicas de heavy metal a associação propôs medidas regulatórias a indústria fonográfica. As acusações ao estilo passavam por discursos sobre os supostos “perigos” do que chamaram de rock pornográfico, deixando claro que os conteúdos sexuais preocupavam a associação. Para mostrar os efeitos da atuação da PMRC foi escolhida a banda norte americana Cannibal Corpse por perceber que ela sofreu as consequências das exigências da associação. A hipótese é de que a banda sofreu com a regulação por conta dos conteúdos tidos como “perversos”, “grotescos” e “perigosos” de suas músicas. Pretende-se mostrar o que orientava a atuação da PMRC em suas ações contra o heavy metal, mas também as respostas da banda Cannibal Corpse ás tentativas de regulação. Para tanto será focada a audiência no Senado por ver neste momento o ápice da atuação da associação, bem como por ser um momento privilegiado para perceber quais categorias são utilizadas nos discursos de membros da PMRC para embazar suas acusações ao heavy metal. Também será apresentada uma visão histórico cultural a partir de teóricos de diferentes áreas das ciências humanas como Sociologia, Antropologia, Filosofia e história, por exemplo. Narrativas, contidas em um documentário sobre a banda, em um livro biográfico e entrevistas contidas em sites na internet sobre a banda que apresentem o ponto de vista da mesma também serão utilizados para melhor compreender o ponto de vista da banda sobre os conteúdos de sua obra e sobre os impactos das tentativas de regulação em sua trajetória artistica. O que se percebe é que, a partir de 1984, gerou-se um “pânico moral” com relação as obras de algumas bandas. Esse “pânico” gerou efeitos posteriores ao ano de atuação da PMRC que pode ser percebido na banda Cannibal Corpse. |
| Abstract: | This paper aims to deal with attempts to regulation of heavy metal music. In 1985 there was a hearing on the North American Senate at the request of an association called PMRC (Parental Music Resource Center). The hearing was intended to deal with the regulation of the music industry. Mobilizing moralizing discourses about heavy metal music the association proposed regulatory measures the music industry. The charges in the style passed by speeches about the supposed "dangers" of what they called pornographic rock, making it clear that the sexual content was a big concern to the association. To show the effects of the PMRC action the North American band Cannibal Corpse was chosen to realize that she suffered the consequences of the association's demands. The hypothesis is that the band suffered from the regulation because of content regarded as "wicked," "grotesque" and "dangerous" of their music. It is intended to show what guided the performance of the PMRC in their actions against the heavy metal, but also the answers of the band Cannibal Corpse ace attempts to regulation. For that will focus the audience in the Senate to see this time the apex of the association's activities, as well as a privileged moment to understand which categories are used in the speeches of members of the PMRC to support their charges to heavy metal. It will also be presented a cultural historical view from theoretical to different areas of the humanities such as sociology, anthropology, philosophy and history, for example. Narratives, contained in a documentary about the band, in a biographical book and interviews contained in sites on the Internet about the band to present the point of view of the same will also be used to better understand the point of view of the band on the contents of his work and on the impact of attempts at regulation in its artistic trajectory. What we see is that, from 1984, was generated a "moral panic" about the works of some bands. This "panic" generated aftereffects per year of operation of the PMRC that can be perceived in the band Cannibal Corpse. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23154 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2015 - Ricardo Correia Carramillo Caetano.pdf | 4.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
