Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23239Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Fouyer, Mona Lisa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-17T15:55:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-17T15:55:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
| dc.identifier.citation | FOUYER, Mona Lisa. Percepções da direção escolar sobre a implementação da política na Educação de Jovens e Adultos: cenários na Região da Costa Verde-RJ (2014 – 2024). 2025. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu-RJ, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23239 | - |
| dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem apresentado contornos diferenciados quanto às legislações e a materialização plena do Direito à Educação na garantia da elevação da escolaridade média da população e da redução do analfabetismo absoluto e funcional no nosso país. No intuito de contribuir para a compreensão mais alargada no campo das pesquisas direcionadas às políticas públicas municipais no campo da EJA, este estudo analisa as percepções de diretores escolares na implementação de políticas públicas voltadas para a EJA, na Região da Costa Verde-RJ, nos Municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. Para tanto, elencamos os seguintes objetivos específicos, com foco na Meta 8 e na Meta 9, do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024): observar os (des) alinhamentos presentes nos Planos Municipais de Educação da Região da Costa Verde-RJ, nos Municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty em relação ao PNE (2014-2024); identificar as traduções sobre Gestão Democrática e as formas de seleção para o provimento da direção escolar nos textos políticos desses municípios e compreender como os diretores escolares percebem a implementação da política pública, no âmbito das escolas municipais que ofertam a EJA. A temática apresentada nesta tese de doutorado incorpora elementos analíticos para adotar a concepção desse agente implementador como um Burocrata de Médio Escalão (BME), ainda que, em alguns momentos, sua atuação o aproxime dos beneficiários da política. Transitando hierarquicamente, esse ator intermediário tem como desafio constante conectar o Alto Escalão e o Nível de Rua da burocracia na unidade escolar que representa. A partir das narrativas expostas por nove diretores escolares participantes deste estudo em entrevistas semiestruturadas, com abordagem qualitativa, utiliza-se o referencial metodológico da Análise de Conteúdo, fundamentado em Bardin (1977) para a análise dos dados obtidos. Os resultados apontam o perfil e as percepções desses burocratas sobre a Meta 8 e a Meta 9 do PNE (2014-2024). Apresenta-se lacunas quanto à formação acadêmica e profissional exigidas nos textos políticos municipais para o exercício da função de diretor escolar. Foi possível verificar ausências significativas em cursos voltados para a formação na área da EJA. A respeito da política, os BMEs externam aspectos considerados importantes para o alcance da política que se agrupam nas seguintes categorias: Direito à Educação, Desafios da Política, Ensino e Aprendizagem e Gestão da Política. Por fim, o estudo aponta para uma fragilidade estrutural na implementação das políticas locais, revelando desafios significativos para a consolidação da Gestão Democrática e a valorização da EJA nesses territórios | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
| dc.subject | Diretor Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Burocracia de Médio Escalão | pt_BR |
| dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
| dc.subject | National Education Plan | pt_BR |
| dc.subject | School Principal | pt_BR |
| dc.subject | Mid-Level Bureaucracy | pt_BR |
| dc.title | Percepções da direção escolar sobre a implementação da política na Educação de Jovens e Adultos: cenários na Região da Costa Verde-RJ (2014 – 2024) | pt_BR |
| dc.title.alternative | School management's perceptions on the implementation of the policy in Youth and Adult Education: scenarios in the Costa Verde-RJ region (2014 – 2024) 2025 | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Youth and Adult Education (EJA) has presented distinct contours regarding legislation and the full implementation of the Right to Education, ensuring an increase in the average schooling of the population and a reduction in absolute and functional illiteracy in our country. To contribute to a broader understanding of research focused on municipal public policies in the field of EJA, this study analyzes the perceptions of school principals regarding the implementation of public policies aimed at EJA in the Costa Verde region of Rio de Janeiro, in the municipalities of Angra dos Reis, Mangaratiba, and Paraty. To this end, we list the following specific objectives, focusing on Goals 8 and 9 of the National Education Plan (PNE) (2014-2024): to observe the (mis)alignments present in the Municipal Education Plans of the Costa Verde Region, Rio de Janeiro, in the municipalities of Angra dos Reis, Mangaratiba, and Paraty, in relation to the PNE (2014-2024); to identify the translations of Democratic Management and the selection methods for school principal positions in the political texts of these municipalities; and to understand how school principals perceive the implementation of public policy within the municipal schools that offer EJA (Youth and Adult Education). The theme presented in this doctoral thesis incorporates analytical elements to adopt the conception of this implementing agent as a Mid-Level Bureaucrat (MBL), even though, at times, their actions bring them closer to the policy beneficiaries. Moving hierarchically, this intermediary actor faces the constant challenge of connecting the upper echelons and the street level of the bureaucracy in the school unit they represent. Based on narratives presented by nine school principals participating in this study in semi-structured interviews with a qualitative approach, the methodological framework of Content Analysis, based on Bardin (1977), was used to analyze the data obtained. The results highlight the profile and perceptions of these bureaucrats regarding Goals 8 and 9 of the National Education Plan (PNE) (2014-2024). Gaps are identified regarding the academic and professional training required in municipal policy texts for the role of school principal. Significant absences were observed in courses focused on training in the area of EJA. Regarding policy, MLBs express aspects considered important for the achievement of the policy, which are grouped into the following categories: Right to Education, Policy Challenges, Teaching and Learning, and Policy Management. Finally, the study highlights structural weaknesses in the implementation of local policies, revealing significant challenges to the consolidation of Democratic Management and the appreciation of EJA (Youth and Adult Education) in these territories | en |
| dc.contributor.advisor1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Sales, Sandra Regina | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Maria Marques | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4763-3273 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4837755740137182 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Morgado, Fabiane Frota da Rocha | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3969-9029 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1988074625618984 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Bonamino, Alicia Maria Catalano de | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8170349662210452 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Costa, Renato Pontes | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5685624497619028 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8864704261786449 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ABRUCIO, F. L. Federalismo brasileiro e projeto nacional: os desafios da democracia e da desigualdade. Revista USP. São Paulo, n. 134. p. 127-142, 2022. ABRUCIO, F. L.; LOUREIRO, M. R. Burocracia e ordem democrática: desafios contemporâneos e experiência brasileira. In: PIRES, R., LOTTA, G., OLIVEIRA, V. E. de. (org.) Burocracia e políticas públicas no Brasil: intersecções analíticas. Brasília, DF: Ipea: Enap, 2018. ALMEIDA, T. C. O. de. A educação permanente e sua interface com as políticas educacionais para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no Brasil. f. 115. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2018. AMARAL, D. P. do. Mérito, desempenho e participação nos planos municipais de educação: sentidos da Gestão Democrática. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, 2016. p. 385-404. AMARAL, D. P. do. Seleção de diretores de escolas públicas: argumentos sobre o mérito do candidato. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 308-317, maio-ago. 2019. AMARAL, D. P. Seleção de diretores(as) escolares no Rio de janeiro: critérios técnicos e participação da comunidade nos textos políticos municipais. Retratos da escola, Araraquara, v. 15. n. 33, 2021. DOI: https://doi.org/10.22420/de.v 1533.1291. Acesso em: 22 abr. 2025. AMARAL, D. P. do; CASTRO, M. M. de. Seleção de diretores escolares no Estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos Municípios. Revista Gestão, Avaliação e Educação, Santa Maria, v. 10, n. 19, p. 1-13, 2021. AMARAL, D. P. do; CASTRO, M. M. de. Diretores de escola e as credenciais meritocráticas: desafios na seleção do burocrata de médio escalão. Revista Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 18, n. 41, p. 03-18, maio-ago. 2024. ANGRA DOS REIS. Lei Municipal no 3.357, de 02 de julho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação. Angra dos Reis, RJ: Câmara Municipal de Angra dos Reis, 2015. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-566-em-03-07-2015- site.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Lei Municipal no 3.905, de 25 de novembro de 2019. Institui o Sistema Municipal de Ensino de Angra Dos Reis. Angra dos Reis, RJ: Câmara Municipal de Angra dos Reis, 2019. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO- 1101_de_26-11-2019.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Lei Municipal no 3.930, de 10 de setembro de 2020. Dispõe sobre a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Angra Dos Reis e dá outras providências. Angra dos Reis, RJ: Câmara Municipal de Angra dos Reis, 2020. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1220_de_11-09-2020.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. 141 ANGRA DOS REIS. Lei no 4.216, de 30 de agosto de 2023. Unifica o quadro permanente da administração direta dos servidores e do grupo magistério do Município de Angra dos Reis, alterando as leis que instituem o Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS, Lei 1.683 de 26 de maio de 2006 e Lei 1.857 de 05 de outubro de 2007, estabelecendo ainda outras providências. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, n. 1745, 2023a. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1745_de_01-09- 2023.pdf . Acesso em 19 fev. 2025 ANGRA DOS REIS. Lei no 4.297, de 01 de março de 2024. Dispõe sobre a estrutura organizacional da rede pública municipal de ensino do Município de Angra dos Reis e dá outras providências. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, n. 1852, Parte I, 1 mar. 2024a. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1852_de_01-03-2024.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Decreto no 12.990, de 20 de abril de 2023. Dispõe sobre a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis – IDEAR como referencial de qualidade das unidades da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, 2023b. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1663_de_20-04-2023.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Decreto no 13.467, de 28 de março de 2024. Estabelece as competências e atribuições das funções gratificadas criadas pela Lei no 4.297, de 01 de março de 2024. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, n. 1963, Parte I, 12 set. 2024b. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO- 1963_de_12-09-2024.pdf . Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Resolução no 012, de 20 de abril de 2023. Regulamenta o Decreto no 12.990, de 20 de abril de 2023b, que cria o índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis – IDEAR. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, 2023c. Disponível em: https://angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1663_de_20-04- 2023.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Resolução no 008, 26 de março de 2024. Estabelece a classificação das unidades de ensino da rede pública municipal de Angra dos Reis. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, n. 1961, Parte I, 10 abr. 2024c. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1961_de_10-04-2024.pdf . Acesso em: 19 fev. 2025. ANGRA DOS REIS. Resolução no 016, de 07 de setembro de 2024. Dispõe sobre a regulamentação da Lei no 3.930/2020 e estabelece o cronograma para a realização do processo de consulta à comunidade escolar para a designação de diretores e auxiliares de direção das unidades da rede pública de ensino de Angra dos Reis para o triênio 2025-2027. Angra dos Reis, RJ: Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis, n. 1963, Parte I, 12 set. 2024d. Disponível em: https://www.angra.rj.gov.br/pmar/assets/files/boletins/BO-1963_de_12-09- 2024.pdf . Acesso em: 19 fev. 2025. 142 ARELALO, L. R. G.; JACOMINI, M. A.; CARNEIRO, S. R, G. Limitações da participação e gestão “democrática” na rede estadual paulista. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p. 1143-1158, 2016. AVRITZER, L. O pêndulo da democracia no Brasil: uma análise da crise 2013-2018. Novos Estudos, CEBRAP, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 273-289, 2018. AVRITZER, L. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. BICHIR, R.; CANATO, P. Solucionando problemas complexos? Desafios da implementação de políticas intersetoriais. In: PIRES, R. R. C. (org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019. BITTENCOURT, B.; CASTRO, M. M.; AMARAL, D. P. Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta. Revista Eletrônica de Educação, [Internet], v. 15, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271994059. Acesso em: 22 abr. 2025. BOBBIO, N. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BONAMINO, A.; COSCARELLI, C.; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Educação & Sociedade, [Internet] v. 23, n. 81, p. 91-113, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100006. Acesso em: 22 abr. 2025. BONAMINO, A.; MOTA, M. O.; RAMOS, M. E. N.; CORREA, E. V. Institucional de implementação do PAIC e Burocratas de Médio Escalão. In: LOTTA, G. (org.). Teorias e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília, DF: ENAP, 2019. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 22 abr. 2025. BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL. Lei no 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2025. BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara 143 dos Deputados, 2014a. 86 p. (Série legislação; n. 125) 2014a. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. BRASIL. Lei no 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o Artigo 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm. Acesso em: 22 abr. 2025. BRASIL. Lei no 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do Inciso III do Caput do Artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e 343 Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL, Lei no 14.644, de 2 de agosto de 2023. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para prever a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. Brasília, 2023a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14644.htm. Acesso em 22 abr. 2025. BRASIL. Decreto Federal no 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da Educação Básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL. Decreto no 10.959, de 8 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Programa Brasil Alfabetizado. Brasília, DF, 2022a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20232026/2024/Decreto/D12048.htm#:~:text= D12048&text=Institui%20o%20Pacto%20Nacional%20pela,sobre%20o%20Programa%20 Brasil%20Alfabetizado. Acesso em 22 abr. 2025. BRASIL. Resolução no 01, de 28 de julho de 2023. Aprova as metodologias de aferição das condicionalidades de melhoria de gestão e dos indicadores para fins de distribuição da complementação VAAR às redes públicas de ensino, para vigência no exercício de 2024, e aprova o indicador da Educação Infantil para aplicação do VAAT, 2023b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-28-de-julho-de-2023-499596628. Acesso em: 22 abr. 2025. 144 BRASIL, Resolução no 20, de 09 de setembro de 2024. Estabelece os procedimentos para a transferência de recursos financeiros aos estados, Distrito Federal e municípios referentes ao Programa Brasil Alfabetizado - PBA, para execução entre os anos de 2024 e 2027. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a- informacao/legislacao/resolucoes/2024/resolucao-no-20-de-9-de-setembro-de-2024. Acesso em 22 abr. 2025. BRASIL. Projeto de Lei no 8.035, 20 de dezembro de 2010. Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=490116. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (SAEB). Subsídios para o Planejamento de Conferência Municipal de Educação. Brasília, DF: MEC, 2005. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2006/confmuni.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. BRASIL. O Plano Municipal de Educação: Caderno de Orientações. Brasília, DF: MEC, 2014b. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 22 abr. 2025. BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 4o Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: Inep, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de- conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de- educacao/relatorio-do-4o-ciclo-de-monitoramento-das-metas-do-plano-nacional-de-educacao- PNE-2022. Acesso em: 19 fev. 2025. CAPELLA, A. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 61, p. 25-52, 2006. CAVALCANTE, C. A. Os processos de Gestão Escolar na rede municipal de Duque de Caxias: uma análise sobre a Educação de Jovens e Adultos. f. 115. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021. CAVALCANTE, P.; LOTTA, G. Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília: ENAP, 2015. CAVALCANTE, S.; LOTTA, G.; PIRES, R. Contribuições dos estudos sobre Burocratas de Nível de Rua. In: PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V. Burocracia e políticas públicas no Brasil. Brasília: Ipea; Enap, 2018. CURY, C. R. J. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 116, p. 245-262, 2002a. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200010. Acesso em: 22 abr. 2025. CURY, C. R. J. Gestão Democrática da educação: exigências e desafios. RBPAE, Porto Alegre: ANPAE, v. 18, n. 2, p. 163-174, 2002b. 145 CURY, C. R. J. Sistema nacional de educação: desafios para uma educação igualitária e federativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1189-1209, 2008. DI PIERRO, M. C. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939- 959, 2010. DI PIERRO, M. C.; GALVÃO, A. M. de O. O preconceito contra o analfabeto. São Paulo: SP. Cortes, 2007. DOURADO, L. F. Sistema Nacional de Educação, Federalismo e os obstáculos ao Direito à Educação Básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 761-785, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300007. Acesso em: 22 abr. 2025. DUARTE, M. L. “É como se a sala fosse partida”: o lugar dos jovens da EJA na perspectiva da equipe técnico pedagógica do Município de Angra dos Reis. Seropédica; Nova Iguaçu, 2022. ESPÍNDOLA, R. S. Conceito de princípios constitucionais: elementos teóricos para uma formulação dogmática constitucionalmente adequada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. FERNANDES, A. P. Memórias e representações sociais de jovens e adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola. f. 359. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2012. FIGUEIREDO, N. Da importância dos Artigos de revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 23, n. 1/4, p. 131-135, 1990. FOUYER, M. L. O Papel dos Conselhos Escolares na consolidação da Gestão Democrática: um estudo no município de Mangaratiba. f. 109. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. FOUYER, M. L. Palavra como direito de todos: dimensões sobre as políticas públicas de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. In: SALES, S. R.; COSTA, R. P. (org.) Educação de Jovens e Adultos: diálogos contemporâneos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. MG. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 2004 maio; 14(28):139–52. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200004. Acesso em: 22 abr. 2025. FREIRE, A. O. G.; VIANA, R. R.; PALOTTI, P. L. M. Influência sobre o processo decisório: o que explica o protagonismo da burocracia federal de médio escalão. In: CAVALCANTE, P.; LOTTA, G. S. (org.). Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. 146 FREIRE, D. L. A ampliação da oferta de Educação Infantil no Município de Niterói (RJ): a política de matrícula e a ação dos diretores escolares. f. 201. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001a. FREIRE, P. Política e educação: ensaios. Coleção Questões de Nossa Época; v. 23. 5 ed. São Paulo, Cortez, 2001b. FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. GOMIDE, G.; PEREIRA, A. K.; MACHADO, R. Burocracia e capacidade estatal na pesquisa brasileira. In: PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V. E. de. (org.). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília, DF: Ipea: Enap, 2018. GUIMARÃES, T. C. A. de. A discricionariedade da direção escolar em narrativas: implementação de políticas atravessadas pela covid-19 em uma escola de turno único carioca. f. 219. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023. HJERN, B.; PORTER, D. Estruturas de Implementação: uma nova unidade de análise administrativa. Estudos Organizacionais, v. 2, p. 211-227, 1981. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Escolaridade média, em anos de estudo, da população de 18 a 29 anos de idade pertencente aos 25% mais pobres (renda domiciliar per capita). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2020. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Abandono escolar. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2022a. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Escolaridade média, em anos de estudo, da população de 18 a 29 anos de idade residente na área rural. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2022b. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Elevação da escolaridade média dos sujeitos com a idade compreendida entre 18 e 29 anos de idade. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2022c. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais de idade. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2022d. LIMA, L. Organização Escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000. 147 LIMA, L. C. Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora. Revista Portuguesa de Educação, 2012. LIMA, L. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 68, p. 15-28, 2018. LIMA, N. da C. M. Diretores Escolares: Burocratas de Nível de Rua ou de Médio Escalão? Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, 2019. LIPSKY, M. Burocracia do Nível de Rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. 30 ed. Tradução de CUNHA, A. E. M. da. Brasília: Enap, 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4158/1/Burocracia%20de%20n%C3%ADvel%20d e%20rua_Michael%20Lipsky.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. LOTTA, G. O papel das burocracias do nível da rua na implementação de políticas públicas: entre o controle e a discricionariedade. In: FARIA, C. A (org.). Implementação de Políticas Públicas. Teoria e Prática. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2012. LOTTA, G. S. Burocracia e implementação de políticas de saúde: os agentes comunitários na Estratégia Saúde da Família. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. LOTTA, G. S. et al. Por uma agenda brasileira de estudos sobre implementação de políticas públicas. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 69, n. 4, p. 779-816, 2018. LOTTA, G. S. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In: LOTTA, G. (org.). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019. LOTTA, G. S.; PIRES, R. R. C.; OLIVEIRA, V. E. de. Burocratas de Médio Escalão: novos olhares sobre velhos atores de políticas públicas. In: CAVALCANTE, P.; LOTTA, G. S. (org.). Burocracia de Médio Escalão: perfil, trajetória e atuação. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. LOUREIRO, M. R.; ABRUCIO, F. L. Política e burocracia no presidencialismo brasileiro: o papel do Ministério da Fazenda no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [Internet], v. 14, n. 41, p. 69-89, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69091999000300005. Acesso em: 22 abr. 2025. MANGARATIBA. Lei Municipal no 963, de 22 de junho de 2015. Dispõe sobre a aprovação da adequação do Plano Municipal de Educação. Mangaratiba, RJ: Diário Oficial do Município de Mangaratiba, 2015. Disponível em: https://mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/assets/cg/_lib/file/doc/arquivos/publicacoes/dom- 522.pdf . Acesso em: 19 de fev. de 2025. MANGARATIBA. Portaria no 23, de 05 de outubro de 2022. Dispõe sobre os critérios de mérito e desempenho para exercer a função de diretores escolares da Rede Pública de Ensino no Município de Mangaratiba e dá outras providências”. Mangaratiba, RJ: Diário Oficial do Município de Mangaratiba, 2022. Disponível em: https://mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/assets/cg/_lib/file/doc/arquivos/publicacoes/dom- 1684.pdf. Acesso em 19 fev. 2025. 148 MANGARATIBA. Deliberação CME no 04, de 27 de setembro de 2023. Mangaratiba, RJ: Diário Oficial do Município de Mangaratiba, 2023. Disponível em: https://mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/assets/cg/_lib/file/doc/arquivos/publicacoes/dom- 1909.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26-27, p. 149-158, 1990. MATLAND, R. Sintetizando a literatura de implementação: modelo de ambiguidade-conflito de implementação de políticas. Revista de Pesquisa e Teoria da Administração Pública, v. 5, n. 2, p. 145-174, 1995. MELLO, C. A. B. de. Curso de Direito Administrativo. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. MENDONÇA, E. F. Estado patrimonial e Gestão Democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 84-108, 2001. MENDONÇA, E. A Gestão Democrática nos sistemas de ensino brasileiros: a intenção e o gesto. Reunião Anual da ANPEd, [Internet], v. 23, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/gt_05_13.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. MOREIRA, W. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Ano 1, n. 1, 2004. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/19/o/Revis__o_de_Literatura_e_desenvolvi mento_cient__fico.pdf. Acesso em: 22 abr. de 2025. MOTA, M. O. Entre a meritocracia e a equidade: o prêmio nota dez na percepção e atuação de agentes implementadores. 2018. Tese. (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018. NERI, M. Mapa da Nova Pobreza. FGV Social, Rio de Janeiro: RJ, 2022. Disponível em: https://cps.fgv.br/MapaNovaPobreza. Acesso em: 22 abr. 2025. NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V. S.; KREMER, J. M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. OLIVEIRA, A. S. L. de. O nó da rede: percepções dos agentes formuladores sobre a política de correção de fluxo da e na alfabetização. f. 108. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Rio de Janeiro, 2021. OLIVEIRA, D. A. Gestão Democrática da Educação. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. OLIVEIRA, M. M. de; CARVALHO, C. P. de. Enfrentando o fracasso escolar no nível local: a atuação discricionária de professores e diretores escolares na implementação de uma política educacional. In: PIRES, R. R. C. (org.) Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019. 149 OLIVEIRA, V. E. de; ABRUCIO, F. L. Burocracia de Médio Escalão e diretores de escola: um novo olhar sobre o conceito. In: PIRES, R.; LOTTA, G. S.; OLIVEIRA, V. E. de. (org.). Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. OLIVEIRA, V. E.; ABRUCIO, F. L. Entre a política e a burocracia: a importância dos burocratas de nível médio para a produção de políticas públicas em saúde e educação. 35o Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, MG, 2011. OLIVIERI, C. Política, burocracia e redes sociais: as nomeações para o Alto Escalão do Banco Central do Brasil. Revista Sociedade e Política, [Internet], v. 29, p. 147-168, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782007000200011. Acesso em: 22 abr. 2025. OLIVIERI, C. Os controles políticos sobre a burocracia. Revista de Administração Pública, [Internet], v. 45, n. 5, p. 395-424, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034- 76122011000500007. Acesso em: 22 abr. 2025. OLSEN, J. P. Maybe it is time to rediscover bureaucracy? Centre for European Studies; University of Oslo, Oslo (Working Paper, n. 10), 2005. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos- direitos-humanos. Acesso em: 22 abr. 2025. PAIVA, J. Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos. Rio de Janeiro: EdUREJ, 2019. PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o Direito à Educação de jovens e adultos. Revista brasileira de educação, [Internet], v. 11, n. 33, p. 519-539, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JnTxtCJz53HN7zKPK7JMyDR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2025. PARATY. Lei Municipal no 2.028, de 17 de junho de 2015. Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação (PME) para o decênio 2015-2025 e dá outras providências. Paraty, RJ: Câmara Municipal de Paraty, 2015. Disponível em: https://www.paraty.rj.gov.br/conteudo/downloads/conselho-municipal-de-educacao/leis/LEI- 2028.2015-PLANO-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-DE-PARATY.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. PARATY. Lei Complementar Municipal no 026, de 24 de fevereiro de 2016. Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal do Município de Paraty, lotados na Secretaria Municipal de Educação e dá outras providências. Paraty, RJ: Câmara Municipal de Paraty, 2016. Disponível em: https://paraty.rj.leg.br/site/legislacao/lei-complementar-no26-de-2016/. Acesso em: 19 fev. 2025. PARATY. Edital de Chamada Pública no 002, de 28 de julho de 2023. Processo seletivo para a indicação de diretor/a geral e diretor/a adjunto/a das escolas municipais de educação 150 básica da rede municipal de ensino de Paraty - RJ - gestão: 2024/2025. Paraty, RJ: Diário Oficial do Município de Paraty, 2023. Disponível em: https://www.paraty.rj.gov.br/API/Areas/Admin/Conteudo/Documento/28072023135901917.p df. Acesso em 19 fev. 2025. PARO, V. H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 763-778, 2010. PARO, V. H. Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 174, p. 255-290, 1992. PERONI, V. M. V.; FLORES, M. L. R. Sistema nacional, plano nacional e Gestão Democrática da educação no Brasil: articulações e tensões. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 180-189, 2014. PIRES, R. R. C. Burocracia, discricionariedade e democracia: alternativas para o dilema entre controle do poder administrativo e capacidade de implementação. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 14, n. 54, 2009. DOI: 10.12660/cgpc.v14n54.44190. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/44190. Acesso em: 22 abr. 2025. PIRES, R. O trabalho na Burocracia de Médio Escalão e sua influência nas políticas públicas. In: PIRES, R., LOTTA, G., OLIVEIRA, V. E. de. (org.) Burocracia e políticas públicas no Brasil: intersecções analíticas. Brasília: Ipea: Enap, 2018. REIBNITZ, C. de S.; MELO, A. C. S. de. Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [Internet], v. 29, n. 111, p. 484-502, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902498. Acesso em: 22 abr. 2025. RIBEIRO, V. M. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, [Internet], v. 18, n. 60, p. 144-158, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000300009. Acesso em: 22 abr. 2025. RIBEIRO, E. A. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá-MG, n. 4, p. 129-148, 2008. RIO DE JANEIRO (Estado). Constituição do Estado do Rio de Janeiro. (Constituição, 1989). Rio de Janeiro: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1989. Disponível em: https://www2.alerj.rj.gov.br/biblioteca/assets/documentos/pdf/constituicoes/rio_de_janeiro/co nstituicao_1989/Constituicao_1989.pdf. Acesso em: 19 fev. 2025. SALES, S. R.; PAIVA, J. As muitas invenções da EJA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [Internet] v. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: https://cremeja.org/a7/wp- content/uploads/2019/08/as-muitas-invencoes-da-eja-sandra-regina-sales-e-jane-paiva.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025. SALES, S. R. A relação sociedade política e sociedade civil no MOVA de Angra dos Reis: fortalecimento ou cooptação? 133f. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. Niterói, 1998. 151 SAMPAIO, C. E. M.; HIZIM, L. A. A Educação de Jovens e Adultos e sua imbricação com o ensino regular. Revista Brasileira de Estudos e Pedagogia, [Internet], v. 103, n. 264, p. 271-298, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.513. Acesso em: 22 abr. 2025. SANDIM, T.L.; ASSIS, M. A. de. O arranjo institucional de implementação do PAIF e seus potenciais efeitos no cotidiano de operação do serviço: introduzindo questões para o debate. In: PIRES, R. R. C. (org.). Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019. SCALABRIN, I. S. “Mérito, desempenho” e “participação”: adesões e resistências à meta 19 do PNE nos planos estaduais e distrital de educação. 387f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2018. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [Internet], v. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413- 24782004000100002. Acesso em: 22 abr. 2025. SOUZA, A. R. de. Perfil da gestão escolar no Brasil. F. 308. 2006. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006. SOUZA, A. R. de. Explorando e construindo um conceito de Gestão Escolar democrática. Educação em Revista, [Internet], v. 25, n. 3, p. 123-140, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982009000300007. Acesso em: 22 abr. 2025. SOUZA, A. R. de; PIRES, P. A. G. As leis de Gestão Democrática da Educação nos Estados brasileiros. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 65-87, 2018. SOUZA, A. R. de. As condições da democratização da gestão da escola pública brasileira. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 271-290, 2019. SOUZA, A. R. de. Revisando e reconstruindo um conceito de gestão democrática da educação. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.8190. Acesso em: 22 abr. 2025. SOUZA, A. R. de; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFPR, no especial 1, p. 173-190, 2010. SOUZA, C. “Estado do campo” da pesquisa em políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [Internet], v. 18, n. 51, 2003. Disponível em: doi.org/10.1590/S0102-69092003000100003. Acesso em: 22 abr. 2025. TEIXEIRA, E. O. A “fabricação” do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial. Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 25-36, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24882/eemd.v40i75.550. Acesso em: 22 abr. 2025. WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 2004. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MONA LISA FOUYER.pdf | 13.16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
