Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23242| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Amizade e amor: afetividade e relações interpessoais em Aelredo de Rievaulx, na Anglia no século XII. |
| Other Titles: | Friendship and love: affectivity and interpersonal relations in Aelred of Rievaulx, in 12th century Anglia. |
| Authors: | Moura Filho, Raimundo Carvalho |
| Orientador(a): | Berriel, Marcelo Santiago |
| Primeiro membro da banca: | Berriel, Marcelo Santiago |
| Segundo membro da banca: | Amaral, Clinio de Oliveira |
| Terceiro membro da banca: | Vidotte, Adriana |
| Quarto membro da banca: | Nascimento, Renata Cristina de Sousa |
| Quinto membro da banca: | Souza, Guilherme Queiroz de |
| Keywords: | Aereldo de Rievaulx;afeto;amor;amizade;pedagogia afetiva;Aelred of Rievaulx;affection;love;Friendship;affective pedagogy |
| Área(s) do CNPq: | História |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 24-Jan-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
| Citation: | MOURA FILHO, Raimundo Carvalho. Amizade e amor: afetividade e relações interpessoais em Aelredo de Rievaulx, na Anglia no século XII. 2024. 242 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Durante o século XII, Aelredo de Rievaulx (1110-1167), um abade cisterciense do norte da Anglia, dedicou-se extensivamente à escrita sobre a vida emocional. Ele concentrou sua obra nos temas da amicitia (amizade) e do amor, considerando-os como pilares de uma antropologia que destacava as relações interpessoais e a conexão com o sagrado como fundamentais para o desenvolvimento humano. Seu interesse por esse tema o levou a abordar a questão da educação monástica, uma dimensão vital para o processo de socialização e formação monástica, e que, como identificamos, constituía a essência de seus principais tratados. Qual é o papel da afetividade na concepção e projeção de relacionamentos interpessoais saudáveis, essenciais para a construção, no momento presente, de uma comunidade de fé (ecclesia) unida pelos laços da amizade, combinada à preocupação por uma relação construída com um absoluto transcendente? Em seus tratados Espelho da Caridade (EC) e Amizade Espiritual (AE), obras centrais sobre amor e amizade escritas nas décadas de 1140 e 1160, respectivamente, Aelredo explora a afetividade, representada pelo affectus, definido como um movimento espontâneo e agradável da própria mente em direção a outro. Aelredo realiza, assim, uma pedagogia que pode ser descrita como espiritualmente afetiva, ao recorrer à máxima joanina “Deus é amor”, invertendo-a para “Deus é amizade”. Seu objetivo não era apenas demonstrar que os afetos podem ser (re)orientados no processo educativo, mas também enfatizar sua importância vital para os seres humanos, as únicas criaturas capazes de alcançar a felicidade e progredir espiritualmente com o apoio do outro (AE, I: 69, p. 50; EC, III: 31, p. 250). O interesse na natureza humana e nos relacionamentos interpessoais com o sagrado revela que tanto o amor quanto a amizade, enquanto vínculos humanos, possuíam uma dimensão social. A escolha de priorizar os afetos como parte central da teoria sobre as relações interpessoais e com o sagrado revela a valorização dos cistercienses pelo cultivo das amizades, promovendo-as no contexto social do meio monástico. Esse ambiente proporcionou a instrumentalização da vida em comunidade. Por meio de exemplos pessoais e narrativas bíblicas, foram empregados instrumentos para esse propósito, visando ensinar que a vida afetiva, permeada pelos princípios da amizade e do amor, poderia representar realidades propícias para a aprendizagem e a expressão individual. |
| Abstract: | During the 12th century, Aelred of Rievaulx (1110-1167), a Cistercian abbot from northern Anglia, extensively devoted himself to writing about emotional life. He focused his work on the themes of amicitia (friendship) and love, considering them as pillars of an anthropology that highlighted interpersonal relationships and the connection with the divine as fundamental to human development. His interest in this subject led him to address the issue of monastic education, a crucial dimension for the process of socialization and monastic formation, which, as we identify, constituted the essence of his major treatises. What role does affectivity play in the conception and projection of healthy interpersonal relationships, essential for constructing, in the present moment, a community of faith (ecclesia) united by the bonds of friendship, combined with concern for a relationship built with a transcendent absolute? In his treatises Mirror of Charity and Spiritual Friendship, central works on love and friendship written in the 1140s and 1160s, respectively, Aelred explores affectivity, represented by affectus, defined as a spontaneous and pleasant movement of the mind toward another. Aelred thus engages in a pedagogy that can be described as spiritually affective, drawing upon the Johannine maxim “God is love,” transforming it into “God is friendship” His aim was not only to demonstrate that emotions can be (re)directed in the educational process but also to emphasize their vital importance for human beings, the only creatures capable of attaining happiness and progressing spiritually with the support of others (SF, I:69, p. 50; MC, III:31, p. 250). The interest in human nature and interpersonal relationships with the divine reveals that both love and friendship, as human bonds, had a social dimension. The choice to prioritize emotions as a central part of the theory concerning interpersonal relationships and the divine showcases the Cistercians' appreciation for nurturing friendships, promoting them within the social context of the monastic environment. This setting facilitated the implementation of communal life. Through personal examples and biblical narratives, instruments were employed for this purpose, aiming to teach that affective life, infused with the principles of friendship and love, could represent conducive realities for learning and individual expression. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23242 |
| Appears in Collections: | Doutorado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Raimundo Carvalho Moura Filho.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
