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dc.contributor.authorSampaio, Tábatha Cristina De Amorim Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-17T17:42:45Z-
dc.date.available2025-09-17T17:42:45Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Tábatha Cristina De Amorim Ferreira. Além do Reator: Desafios na Cidade Radioativa - Ensinando Física Nuclear e das Radiações Através do Jogo. RJ. 2025. 375 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23245-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa a tratar da questão de como promover um ensino significativo e eficaz de Física Moderna e Contemporânea, em particular da Física Nuclear, por meio de uma metodo- logia ativa centrada em jogos. O tema foi escolhido com base na sua relevância, sobretudo em termos de implicações sociais, tal como estabelecida na abordagem CTS. Para o desenvolvi- mento do projeto foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre os temas das diferentes versões da proposta CTS, sobre a questão da transposição didática de conhecimentos científicos mais avançados e sobre o uso de metodologias ativas centradas em jogos. Em se- guida, fizemos uma pesquisa qualitativa focalizada na construção de um entendimento apro- fundado da estrutura do jogo, enquanto um objeto educacional. O resultado dessa investigação foi a proposta de um jogo de tabuleiro de caráter colaborativo, explorando o tema da radioati- vidade e da contaminação nuclear, a ser oferecido aos professores como oportunidade de ativi- dade lúdica de aprendizagempt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Nuclearpt_BR
dc.subjectEnsino Lúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectJogos no Ensino de Físicapt_BR
dc.titleAlém do Reator: Desafios na Cidade Radioativa - Ensinando Física Nuclear e das Radiações Através do Jogopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research aims to address the issue of how to promote meaningful and effective teaching of Modern and Contemporary Physics, particularly Nuclear Physics, through an active methodo- logy centered on games. The theme was chosen based on its relevance, especially in terms of social implications, as established in the STS(science technology and society) approach. For the project development, a bibliographic research was initially conducted on the themes of the different versions of the STS proposal, on the issue of the didactic transposition of more advan- ced scientific knowledge, and on the use of active methodologies centered on games. Subse- quently, we conducted a qualitative research focused on building a deep understanding of the game structure as an educational object. The result of this investigation was the proposal of a collaborative board game, exploring the theme of radioactivity and nuclear contamination, to be offered to teachers as an opportunity for playful learning activityen
dc.contributor.advisor1Porto, Claudio Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719806038650785pt_BR
dc.contributor.advisor2Laudares, Francisco Antonio Lopes-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9532-6780pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740528357828833pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, Claudio Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719806038650785pt_BR
dc.contributor.referee2Laudares, Francisco Antonio Lopes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9532-6780pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740528357828833pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Gisela Maria da Fonseca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Viviane Morcelle de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8648-635Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299869787775731pt_BR
dc.contributor.referee5Duarte, Sérgio Eduardo Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609836446570347pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0703014879902044pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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