Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Além do Reator: Desafios na Cidade Radioativa - Ensinando Física Nuclear e das Radiações Através do Jogo
Autor(es): Sampaio, Tábatha Cristina De Amorim Ferreira
Orientador(a): Porto, Claudio Maia
metadata.dc.contributor.advisor2: Laudares, Francisco Antonio Lopes
Primeiro membro da banca: Porto, Claudio Maia
Segundo membro da banca: Laudares, Francisco Antonio Lopes
Terceiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Quarto membro da banca: Almeida, Viviane Morcelle de
Quinto membro da banca: Duarte, Sérgio Eduardo Silva
Palavras-chave: Ensino de Nuclear;Ensino Lúdico;Ensino de Física;Jogos no Ensino de Física
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 31-Mar-2025
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: SAMPAIO, Tábatha Cristina De Amorim Ferreira. Além do Reator: Desafios na Cidade Radioativa - Ensinando Física Nuclear e das Radiações Através do Jogo. RJ. 2025. 375 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumo: Esta pesquisa visa a tratar da questão de como promover um ensino significativo e eficaz de Física Moderna e Contemporânea, em particular da Física Nuclear, por meio de uma metodo- logia ativa centrada em jogos. O tema foi escolhido com base na sua relevância, sobretudo em termos de implicações sociais, tal como estabelecida na abordagem CTS. Para o desenvolvi- mento do projeto foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre os temas das diferentes versões da proposta CTS, sobre a questão da transposição didática de conhecimentos científicos mais avançados e sobre o uso de metodologias ativas centradas em jogos. Em se- guida, fizemos uma pesquisa qualitativa focalizada na construção de um entendimento apro- fundado da estrutura do jogo, enquanto um objeto educacional. O resultado dessa investigação foi a proposta de um jogo de tabuleiro de caráter colaborativo, explorando o tema da radioati- vidade e da contaminação nuclear, a ser oferecido aos professores como oportunidade de ativi- dade lúdica de aprendizagem
Abstract: This research aims to address the issue of how to promote meaningful and effective teaching of Modern and Contemporary Physics, particularly Nuclear Physics, through an active methodo- logy centered on games. The theme was chosen based on its relevance, especially in terms of social implications, as established in the STS(science technology and society) approach. For the project development, a bibliographic research was initially conducted on the themes of the different versions of the STS proposal, on the issue of the didactic transposition of more advan- ced scientific knowledge, and on the use of active methodologies centered on games. Subse- quently, we conducted a qualitative research focused on building a deep understanding of the game structure as an educational object. The result of this investigation was the proposal of a collaborative board game, exploring the theme of radioactivity and nuclear contamination, to be offered to teachers as an opportunity for playful learning activity
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23245
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TÁBATHA CRISTINA DE AMORIM FERREIRA SAMPAIO.pdf15.3 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.