Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23263| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Mulheres do Ler: Fios-escrevivência que ensinam a transgredir e formam teias de transformação social no município de Queimados. |
| Other Titles: | Women of reading: writing-threads that teach how to transgress and generate social transformation webs in the municipality of Queimados. |
| Authors: | Santos, Veronica da Cunha Andrade |
| Orientador(a): | Sales, Sandra Regina |
| Primeiro membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
| Segundo membro da banca: | Machado, Adilbênia Freire |
| Terceiro membro da banca: | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
| Quarto membro da banca: | Baião, Jonê Carla |
| Quinto membro da banca: | Oliveira, Luiza Rodrigues de |
| Keywords: | Mulheres do ler;escrevivências;transgressão;educação de jovens e adultos;;transformação social;Queimados;literatura negra;women of reading;writings;transgression;youth and adult education;;social transformation;black literacy |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 9-Dec-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
| Citation: | SANTOS, Veronica da Cunha Andrade. Mulheres do Ler: Fios-escrevivência que ensinam a transgredir e formam teias de transformação social no município de Queimados. 2024. 154 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024. |
| Abstract: | Este trabalho nasce do encontro com um grupo de mulheres negras em processo de alfabetização (ou pouco escolarizadas) e letramento, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Queimados, Baixada Fluminense. A turma de mulheres, após o debate em aula por ocasião da frase temerosa ―bela, recatada e do LAR‖ vinculada em consequência do golpe sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, decidiu denominar-se Turma Mulheres do LER. O grupo demandou debates sobre problemas sociais existentes no território no qual habitam, em articulação com a leitura e a escrita, construindo um encontro mensal que agregou a discussão sobre inúmeras especificidades, a partir dos elementos trazidos por outras mulheres negras professoras, merendeiras, trancistas, yalorixás, estudantes e outras educadoras do território que, posteriormente, construíram conosco o que se consolidava como o Coletivo Mulheres do Ler. Nas oficinas de leitura e escrita, a partir do livro Olhos d‘água da escritora Conceição Evaristo, surgiu a ideia de fazermos um livro, reunindo as escrevivências dessas mulheres. Em um país construído com bases racistas, classistas e sexistas, a formação de mais de uma centena de autoras, publicando coletivamente um livro por ano entre 2020 e 2024, é uma espécie de vingança, parafraseando a própria Evaristo. O objetivo geral deste trabalho é identificar nos fios-escrevivência alinhavados nos cinco livros publicados pelas Mulheres do Ler em coletâneas autofinanciadas, possíveis transformações pessoais e sociais que reverberam no território no qual habitam as escreviventes. Tomando a escrevivência como o nosso caminho teórico-metodológico e, revisitando o material produzido no Instagram do Coletivo, a partir da leitura de cerca de 150 textos publicados pelas Mulheres do Ler, observamos os fios- escrevivência tecidos pelas mulheres que passaram pela EJA e, em algum momento, se sentiram tocadas pela oportunidade de dizerem a sua palavra coletivamente, a partir da leitura de outras autoras negras, publicando as suas escrevivências. Destarte, escolhemos dialogar com quatro mulheres negras componentes do Coletivo que são egressas da EJA, seja como alunas ou educadoras, prestaram ou prestam serviços de limpeza domiciliar, buscando as percepções que elas têm sobre ensinar a transgredir e formar teias na escrita-vida como possibilidade de transformação social no município de Queimados, haja vista que um outro critério de escolha também foi a atuação no território em entrelaçamento de fios com a pesquisadora. Refletimos sobre as possibilidades de construção de um outro mundo possível, onde o pronunciamento de mulheres negras e mais pobres construa propostas que anunciem possibilidades de uma transformação social, como preconizou Lélia Gonzalez. Nesta construção de pesquisa junto com as Mulheres do Ler, percebemos como as mulheres produzem os seus trabalhos, narram sobre as suas realidades, alinhavam o conceito de transgressão em bell hooks, buscam o inédito viável em Freire. É uma tese que anuncia um movimento de insubordinação, a partir de uma escrita que conta outras histórias. A História da construção de uma pedagogia da teia, onde as escrevivências anunciam um rompimento com história única: patriarcal e branca. |
| Abstract: | This work comes from the meeting with a group of black women called ―Mulheres do Ler‖ literature collective. Women who are in the literacy process or had poor schooling experience in a Youth and Adult Education class in the city of Queimados, Baixada Fluminense. The group of women, after the debate in class on the occasion of the fearful phrase ―beautiful, modest and from HOME‖ linked as a result of the blow suffered by the president Dilma Rousseff, decided to call itself ―Mulheres do Ler‖ (women of reading). The group demanded debates on social problems existing in the territory they live, in conjunction of reading and writing, building a monthly meeting that brought together the discussion on numerous specificities, based on elements brought by other black women teachers, school cooks, hair stylists, ―yalorixás‖, students and other educators from the territory who, later, built with us what was consolidated as the ―Coletivo Mulheres do Ler‖ (women of reading collective). In reading and writing workshops, based on the book ―Olhos d'água‖ by the writer Conceição Evaristo, the idea came up of writing a book, bringing together the writings of these women. In a country built on racist, classist and sexist foundations, the formation of more than a hundred female authors, collectively publishing one book per year between 2020 and 2024, is a kind of revenge, to paraphrase Evaristo herself. The general objective of this work is to identify, in the writing threads outlined in the five books published by ―Mulheres do Ler‖ in self-financed collections, possible personal and social transformations that reverberate in the territory in which the writers live. Taking writing as our theoretical-methodological path and, revisiting the material produced on ―Mulheres do Ler‖ Instagram, from the reading of around 150 texts published by ―Mulheres do Ler‖, we observe the writing-threads woven by the women who went through EJA and, At some point, they felt touched by the opportunity to say their word collectively, based on reading other black authors, publishing their writings. Therefore, we chose to talk to four black women members of the Collective who are graduates of ―EJA‖, whether as students or educators, have provided or provide home cleaning services, seeking the perceptions they have about teaching transgression and forming webs in life-writing as a possibility of social transformation in Queimados, given that another selection criterion was also the activity in the territory in intertwining threads with the researcher. We reflect on the possibilities of building another possible world, where the statements of poorer black women build proposals that announce possibilities for social transformation, as advocated by Lélia Gonzalez. In this research construction together with ―Mulheres do Ler‖, we realized how women produce their work, write about their realities, align the concept of transgression in Bell Hooks, search for the viable innovation in Freire. It is a thesis that announces a movement of insubordination, based on writing that tells other stories. The History of the construction of a ―pedagogy of the web‖, where writings announce the end of a patriarchal and white history. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23263 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Veronica da Cunha Andrade Santos.Pdf | 5.23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
