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dc.contributor.authorOliveira, Eriklay Guimarães-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:59:47Z-
dc.date.available2025-09-26T13:59:47Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Eriklay Oliveira. A Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE pelos servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23294-
dc.description.abstractTipo de Trabalho Final de Curso: Dissertação de Mestrado e Relatório técnico conclusivo, com foco na implementação de políticas públicas, especificamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Objetivo: Identificar as dificuldades e avanços na implementação do PNAE no IFAM, conforme percebido pelos servidores responsáveis pela sua implementação, visando elaborar um relatório técnico conclusivo com propostas para enfrentar as dificuldades e aproveitar os avanços e oportunidades. Metodologia: A pesquisa utilizou uma combinação de revisão da literatura, estudo de documentos institucionais e entrevistas com atores-chave, permitindo uma compreensão abrangente dos processos operacionais do programa. Resultados: O estudo revela que a falta de capacitação, ausência de diretrizes unificadas, de sistemas integrados de monitoramento, infraestrutura e envolvimento comunitário são cinco dificuldades para a implementação do PNAE no IFAM. As oportunidades incluem a atuação do CECANE/IFAM, capacitações para agricultores familiares e inclusão de alimentos regionais. Para superar as dificuldades e aproveitar as oportunidades, sugerem-se ações como: capacitar os membros da equipe e os agricultores familiares; criar equipes técnicas dedicadas ao PNAE em todos os campi; desenvolver um sistema unificado de monitoramento; investir na melhoria da infraestrutura; incentivar a diversificação da produção agrícola local; promover espaços de diálogo entre os atores envolvidos e uma maior participação da comunidade escolar. Limitações para aplicabilidade do Trabalho Final de Curso (TFC): Os resultados do estudo têm como principais limitações sua dependência dos dados fornecidos pelos servidores entrevistados e pela administração do IFAM. A amostra de servidores entrevistados pode não capturar todas as nuances das experiências com o PNAE nos diferentes campi. E, mudanças nas políticas públicas ou no contexto socioeconômico podem afetar a aplicabilidade das conclusões a longo prazo. Aplicabilidade: Os resultados do estudo têm aplicabilidade direta na melhoria da implementação do PNAE no IFAM. As propostas do relatório técnico conclusivo podem orientar ações para aprimorar a gestão do programa, como investimentos em infraestrutura, capacitação de servidores, estabelecimento de diretrizes claras e fortalecimento das parcerias com agricultores familiares. Ainda, as lições aprendidas podem ser adaptadas para outros contextos, influenciando políticas públicas e contexto similares em outras regiões. Contribuição para a sociedade (práticas e teóricas): Na prática, o estudo contribui para aprimorar a implementação do PNAE no IFAM, em beneficiando com uma alimentação escolar de melhor qualidade e diversidade aos estudantes. Ao fortalecer a parceria com agricultores familiares, também promove o desenvolvimento local sustentável. Teoricamente, a pesquisa avança na compreensão das dificuldades e oportunidades da implementação de políticas públicas em contextos regionais específicos, destacando o papel crucial dos servidores. Contribui para a literatura sobre avaliação da implementação de políticas públicas, oferecendo insights sobre a importância de fatores organizacionais tais como infraestrutura, logística e envolvimento comunitário desempenham papéis cruciais na eficácia do programa. Originalidade: A pesquisa se destaca pela sua abordagem focada na perspectiva dos servidores de médio e baixo escalão, proporcionando uma visão das dinâmicas operacionais e dificuldades específicos enfrentados na implementação do PNAE no contexto do IFAM.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectImplementação do PNAEpt_BR
dc.subjectpercepção dos servidorespt_BR
dc.subjectDificuldades Organizacionaispt_BR
dc.subjectAvanços em Alimentação Escolarpt_BR
dc.subjectpropostas de melhoriapt_BR
dc.subjectImplementation of PNAEpt_BR
dc.subjectperception of employeespt_BR
dc.subjectorganizational difficultiespt_BR
dc.subjectAdvances in School Feedingpt_BR
dc.subjectProposals for Improvementpt_BR
dc.titleA implementação do programa nacional de alimentação escolar pelos servidores do IFAMpt_BR
dc.title.alternativeThe implementation of the national school feeding program by IFAM staffen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherType of Final Course Work: Master's Dissertation and conclusive technical report, focusingon the implementation of public policies, specifically the National School Feeding Program(PNAE) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). Objective: To identify the difficulties and advances in the implementation of PNAE at IFAM, as perceived by the employees responsible for its implementation, aiming to develop a conclusive technical report with proposals to face the difficulties and take advantage of the advances and opportunities. Methodology: The research used a combination of literature review, study of institutionaldocuments, and interviews with key actors, allowing for a comprehensive understanding of the program's operational processes. Results: The study reveals that the lack of training, absence of unified guidelines, integrated monitoring systems, infrastructure, and community involvement are five difficulties for the implementation of PNAE at IFAM. Opportunities include the work of CECANE/IFAM, training for family farmers, and the inclusion of regional foods. To overcome the difficulties and seize the opportunities, actions such as training team members and family farmers, creating dedicated PNAE technical teams at all campuses, developing a unified monitoring system, investing in infrastructure improvement, encouraging diversification of local agricultural production, promoting spaces for dialogue between the involved actors, and greater participation of the school community are suggested. Limitations for applicability of the Final Course Work: The study's results have as main limitations their dependence on data provided by the interviewed employees and the IFAM administration. The sample of interviewed employees may not capture all the nuances of the experiences with PNAE in different campuses. Also, changes in public policies or the socioeconomic context may affect the long-term applicability of the conclusions. Applicability: The study's results have direct applicability in improving the implementation of PNAE at IFAM. The proposals of the conclusive technical report can guide actions to enhance the program's management, such as investments in infrastructure, employee training, establishment of clear guidelines, and strengthening partnerships with family farmers. Furthermore, the lessons learned can be adapted to other contexts, influencing public policies and similar contexts in other regions. Contribution to society (practical and theoretical): In practice, the study contributes to improving the implementation of PNAE at IFAM, benefiting students with better quality and diversity in school meals. By strengthening the partnership with family farmers, it also promotes sustainable local development. Theoretically, the research advances the understanding of the difficulties and opportunities in implementing public policies in specific regional contexts, highlighting the crucial role of employees. It contributes to the literature on evaluation of public policy implementation, offering insights on the importance of organizational factors such as infrastructure, logistics, and community involvement play crucial roles in the program's effectiveness. Originality: The research stands out for its approach focused on the perspective of middle and low-level employees, providing a view of the operational dynamics and specific difficulties faced in the implementation of PNAE in the context of IFAM.en
dc.contributor.advisor1Castro, Biancca Scarpeline de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Biancca Scarpeline-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4878-1419pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803897679311046pt_BR
dc.contributor.referee2Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee3Zimmermman, Silvia Aparecida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2318-2743pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430257571633286pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Maria do Socorro Bezerra de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0009-0007-8528-6683pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242069369733236pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4876-7409pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1874840819961314pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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