Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPINHEIRO, MARJA DE ABREU-
dc.date.accessioned2025-10-02T22:39:42Z-
dc.date.available2025-10-02T22:39:42Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23430-
dc.description.abstractDiante do cenário de mudanças climáticas, perda de biodiversidade e degradação ambiental, as políticas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) surgem como instrumentos estratégicos para a conservação e restauração dos ecossistemas, ao promoverem incentivos, financeiros ou não, para práticas sustentáveis. Com base nos dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC/IBGE), constatou-se que, embora o número de municípios que alegam realizar PSA tenha aumentado entre 2012, 2017 e 2020, apenas 35 mantiveram tais iniciativas de forma contínua nos três anos analisados, indicando elevada descontinuidade desses programas. A pesquisa propõe uma avaliação executiva dos programas nesses 35 municípios, com o objetivo de compreender as características que favoreceram sua permanência. Os objetivos específicos incluem a comparação de dados, a identificação de estratégias bem sucedidas e a elaboração de recomendações a partir das lições aprendidas. O estudo se justifica pela escassez de análises qualitativas sobre essas políticas e pela necessidade de entender os fatores que garantem sua eficácia e durabilidade. A diversidade dos contextos locais, aliada à ausência de padronização e à demanda por políticas de longo prazo, reforça a relevância da abordagem adotada. Ao examinar experiências consolidadas, o trabalho contribui para o aprimoramento das políticas públicas ambientais no Brasil. Foi adotada uma abordagem qualitativa, com base em análise documental. Dos 35 municípios inicialmente identificados, apenas dez executaram programas de PSA de forma contínua entre 2012 e 2020. Nesses casos, foram analisados aspectos como estrutura institucional, marcos normativos, fontes de financiamento, monitoramento e participação social. Os resultados indicam que os programas avaliados possuem arranjos institucionais com participação de múltiplos atores, protagonismo municipal e fontes de financiamento relativamente estáveis. Por outro lado, observam-se desafios como a escassez de informações públicas, baixa transparência sobre metas e indicadores, e fragilidades nos mecanismos de monitoramento, o que dificulta a avaliação de impacto. Esses elementos reforçam a necessidade de aperfeiçoamento das políticas de PSA para garantir sua continuidade e efetividade.pt_BR
dc.subjectPagamento por Serviços Ambientaispt_BR
dc.subjectpolíticas públicas ambientaispt_BR
dc.subjectavaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjecteconomia ambientalpt_BR
dc.subjectPayment for environmental servicespt_BR
dc.subjectenvironmental public policiespt_BR
dc.subjectpublic policy evaluationpt_BR
dc.subjectenvironmental economicspt_BR
dc.titleProgramas Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais: Avaliação Executiva dos 35 programas mais longevos segundo a MUNICpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstractOtherIn the context of climate change, biodiversity loss, and environmental degradation, Payment for Environmental Services (PES) policies have emerged as strategic tools for ecosystem conservation and restoration. These policies promote sustainable practices by offering financial or non-financial incentives. Drawing on data from the Survey of Basic Municipal Information (MUNIC/IBGE), it was observed that while the number of municipalities reporting the implementation of PES programs increased in 2012, 2017, and 2020, only 35 municipalities maintained such initiatives throughout all three analyzed years, revealing a high rate of program discontinuity. This study presents an executive evaluation of PES programs in these 35 municipalities, aiming to understand the factors that contributed to their continuity. Its specific objectives include comparing data, identifying successful strategies, and developing recommendations based on lessons learned. The study’s relevance lies in the scarcity of qualitative analyses of PES policies and the critical need to understand what ensures their long term effectiveness. The diversity of local contexts, combined with the absence of standardized practices and the demand for long-term public policy commitments, reinforces the importance of this approach. By examining consolidated cases, the research contributes to the enhancement of environmental public policy in Brazil. A qualitative methodology was adopted, based on documentary analysis. Of the 35 initially identified municipalities, only ten continuously implemented PES programs from 2012 to 2020. In these cases, aspects such as institutional structure, legal frameworks, funding sources, monitoring, and social participation were analyzed. The results show that the programs studied were marked by institutional arrangements involving multiple stakeholders, strong municipal leadership, and relatively stable funding sources. However, a number of challenges were also identified, including the lack of publicly accessible information, low transparency regarding goals and indicators, and weak monitoring systems—factors that hinder impact assessment. These findings underscore the need to strengthen PES policies to ensure their durability and effectiveness.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Graduação em Administração Pública

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.