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dc.contributor.authorOliveira, Saulo Batista de-
dc.date.accessioned2025-10-07T22:55:56Z-
dc.date.available2025-10-07T22:55:56Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Saulo Batista de. Ginástica Na Educação Física Escolar: Uma Proposta de Ensino para a Educação Básica. Orientadora: Valéria Nascimento Lebeis Pires. 2025.101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23441-
dc.description.abstractA Ginástica possui grande importância como porta de entrada da Educação Física na escola brasileira. No caso específico da Ginástica de Condicionamento Físico, seus conteúdos perpassam as esferas cognitivas, motoras, afetivas e sociais, trazendo inúmeros benefícios aos alunos. As Ginásticas de Condicionamento Físico está presente na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Objeto do Conhecimento da Unidade Temática Ginásticas. Sendo assim, a Ginástica de Condicionamento Físico se faz presente como conteúdo mínimo obrigatório em 7 dos 9 anos que compõem o percurso educacional das alunas e dos alunos ao longo de todo o Ensino Fundamental. Contudo, o esportivismo tradicional ainda se faz muito presente na realidade educacional e outras práticas como a Ginástica são negligenciadas, mesmo tendo grande relevância histórica e educacional. O objetivo geral foi investigar a Ginástica em uma perspectiva sociocultural, motora e afetiva na Educação Física Escolar com as/os professoras/es de Educação Física do Ensino Fundamental que atuam na rede pública municipal da prefeitura de Saquarema. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e foi realizada durante uma capacitação às/aos 23 professoras/es de Educação Física, da prefeitura de Saquarema, no formato de um workshop. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: uma sondagem prévia com as/os professoras/es sobre o tema, desenvolvimento de uma oficina de Ginástica e a aplicação de um questionário com onze perguntas objetivas ao final do workshop. Os resultados encontrados foram: os relatos dos professores sobre a pouca abordagem da temática na graduação e falta do estudo continuado após a essa etapa. Constatamos, também, a satisfação dos participantes com as atividades realizadas no workshop que foram apontadas como: dinâmicas, criativas, de fácil aplicação para os alunos e que atendiam as demandas propostas pela BNCC. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para aprimorar o ensino da Ginástica na educação física escolar, oferecendo subsídios teóricos e práticos para as/os professoras/es. Além disso, pretendemos fornecer recomendações para a formação inicial e continuada na área, visando aprimorar suas competências pedagógicas no ensino da Ginástica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectGinástica de Condicionamento Físicopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectBody Awareness Gymnasticspt_BR
dc.subjectPhysical Conditioning Gymnasticspt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.titleGinástica Na Educação Física Escolar: Uma Proposta de Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeGymnastics in School Physical Education: A Teaching Proposal for Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherGymnastics plays a crucial role as an entry point for Physical Education in Brazilian schools. Specifically, in the case of Physical Conditioning Gymnastics, their content encompasses cognitive, motor, affective, and social dimensions, bringing numerous benefits to students. These types of gymnastics are included in the new National Common Curricular Base (BNCC) as Knowledge Objects within the Gymnastics Thematic Unit. As such, Physical Conditioning Gymnastics is mandatory minimum content in 7 out of the 9 years that make up students' educational journey throughout Elementary School. However, traditional sports-oriented approaches remain dominant in the educational context, leading to the neglect of other practices, such as Gymnastics, despite their significant historical and educational relevance. The general objective of this study was to investigate Gymnastics from a sociocultural, motor, and affective perspective within School Physical Education, focusing on Physical Education teachers in Elementary School who work in the municipal public school system of Saquarema City. This research is qualitative in nature, characterized as action research, and was conducted during a training workshop for 23 Physical Education teachers from the Saquarema municipal school system. The data collection instruments included: a preliminary survey with the teachers on the subject, the development of a Gymnastics workshop, and the application of a questionnaire with eleven objective questions at the end of the workshop. The results revealed teachers' reports of limited coverage of this topic in their undergraduate education and a lack of continued study on the subject afterward. Additionally, the participants expressed satisfaction with the workshop activities, describing them as dynamic, creative, easy to implement with students, and aligned with the requirements set by the BNCC. It is hoped that the findings of this research will contribute to improving the teaching of Gymnastics in school Physical Education by providing theoretical and practical resources for teachers. Furthermore, we aim to offer recommendations for initial and continuing teacher training in the field, enhancing pedagogical competencies for teaching Gymnastics.en
dc.contributor.advisor1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Aldair José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669724967517451pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair Rocha de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517406939429962pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0570924736736474pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.relation.referencesAIROLDI, Giovana Pereira da Silva. A Ginástica artistica na escola: um encontro possivel. 1997. Tese de Doutorado. [sn]. AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. 3.ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2013. BAILEY, Richard. Physical education and sport in schools: A review of benefits and outcomes. Journal of school health, v. 76, n. 8, p. 397-401, 2006. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011 BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 4 jan. 2023. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília. 2018. 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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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