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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ginástica Na Educação Física Escolar: Uma Proposta de Ensino para a Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Gymnastics in School Physical Education: A Teaching Proposal for Basic Education
Autor(es): Oliveira, Saulo Batista de
Orientador(a): Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Primeiro membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Segundo membro da banca: Oliveira, Aldair José de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Jair Rocha de
Palavras-chave: Ginástica;Ginástica de Condicionamento Físico;Base Nacional Comum Curricular;Educação Física escolar;Body Awareness Gymnastics;Physical Conditioning Gymnastics;National Common Curricular Base;School Physical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 5-Mai-2025
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: OLIVEIRA, Saulo Batista de. Ginástica Na Educação Física Escolar: Uma Proposta de Ensino para a Educação Básica. Orientadora: Valéria Nascimento Lebeis Pires. 2025.101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2025.
Resumo: A Ginástica possui grande importância como porta de entrada da Educação Física na escola brasileira. No caso específico da Ginástica de Condicionamento Físico, seus conteúdos perpassam as esferas cognitivas, motoras, afetivas e sociais, trazendo inúmeros benefícios aos alunos. As Ginásticas de Condicionamento Físico está presente na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Objeto do Conhecimento da Unidade Temática Ginásticas. Sendo assim, a Ginástica de Condicionamento Físico se faz presente como conteúdo mínimo obrigatório em 7 dos 9 anos que compõem o percurso educacional das alunas e dos alunos ao longo de todo o Ensino Fundamental. Contudo, o esportivismo tradicional ainda se faz muito presente na realidade educacional e outras práticas como a Ginástica são negligenciadas, mesmo tendo grande relevância histórica e educacional. O objetivo geral foi investigar a Ginástica em uma perspectiva sociocultural, motora e afetiva na Educação Física Escolar com as/os professoras/es de Educação Física do Ensino Fundamental que atuam na rede pública municipal da prefeitura de Saquarema. A pesquisa classifica-se de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação e foi realizada durante uma capacitação às/aos 23 professoras/es de Educação Física, da prefeitura de Saquarema, no formato de um workshop. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: uma sondagem prévia com as/os professoras/es sobre o tema, desenvolvimento de uma oficina de Ginástica e a aplicação de um questionário com onze perguntas objetivas ao final do workshop. Os resultados encontrados foram: os relatos dos professores sobre a pouca abordagem da temática na graduação e falta do estudo continuado após a essa etapa. Constatamos, também, a satisfação dos participantes com as atividades realizadas no workshop que foram apontadas como: dinâmicas, criativas, de fácil aplicação para os alunos e que atendiam as demandas propostas pela BNCC. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para aprimorar o ensino da Ginástica na educação física escolar, oferecendo subsídios teóricos e práticos para as/os professoras/es. Além disso, pretendemos fornecer recomendações para a formação inicial e continuada na área, visando aprimorar suas competências pedagógicas no ensino da Ginástica.
Abstract: Gymnastics plays a crucial role as an entry point for Physical Education in Brazilian schools. Specifically, in the case of Physical Conditioning Gymnastics, their content encompasses cognitive, motor, affective, and social dimensions, bringing numerous benefits to students. These types of gymnastics are included in the new National Common Curricular Base (BNCC) as Knowledge Objects within the Gymnastics Thematic Unit. As such, Physical Conditioning Gymnastics is mandatory minimum content in 7 out of the 9 years that make up students' educational journey throughout Elementary School. However, traditional sports-oriented approaches remain dominant in the educational context, leading to the neglect of other practices, such as Gymnastics, despite their significant historical and educational relevance. The general objective of this study was to investigate Gymnastics from a sociocultural, motor, and affective perspective within School Physical Education, focusing on Physical Education teachers in Elementary School who work in the municipal public school system of Saquarema City. This research is qualitative in nature, characterized as action research, and was conducted during a training workshop for 23 Physical Education teachers from the Saquarema municipal school system. The data collection instruments included: a preliminary survey with the teachers on the subject, the development of a Gymnastics workshop, and the application of a questionnaire with eleven objective questions at the end of the workshop. The results revealed teachers' reports of limited coverage of this topic in their undergraduate education and a lack of continued study on the subject afterward. Additionally, the participants expressed satisfaction with the workshop activities, describing them as dynamic, creative, easy to implement with students, and aligned with the requirements set by the BNCC. It is hoped that the findings of this research will contribute to improving the teaching of Gymnastics in school Physical Education by providing theoretical and practical resources for teachers. Furthermore, we aim to offer recommendations for initial and continuing teacher training in the field, enhancing pedagogical competencies for teaching Gymnastics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23441
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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