Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAntão, Sandra Duarte-
dc.date.accessioned2025-10-07T23:59:41Z-
dc.date.available2025-10-07T23:59:41Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationANTÃO, Sandra Duarte. A promoção da identidade étnico-racial na adolescência: efeitos do PROGRAMA GINGA. 2025. 208 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23443-
dc.description.abstractConstruir uma narrativa acerca da identidade étnico-racial é uma tarefa complexa a depender do grupo de pertença. A racialização dos povos possui componentes históricos e políticos que integram a complexidade de elementos que emergem dos estudos acerca da construção da identidade e o racismo é uma das graves consequências desse processo. Esta Tese teve por objetivo implementar um programa psicoeducativo antirracista para promoção da diversidade da identidade étnico-racial de adolescentes. Foi realizado um estudo com delineamento multi métodos e abordagem qualitativa. A pesquisa foi organizada em 04 estudos: (I) Análise bioecológica do desenvolvimento de adolescentes em um território de vulnerabilidade social a partir do método da Inserção Ecológica realizada no período de 2021 a 2023. (II) Revisão Integrativa da Literatura para compreender como o processo de construção da identidade étnico- racial de adolescentes é abordado na literatura brasileira e (III) Apresentação do percurso teórico-metodológico do processo de construção do Programa Ginga -Programa psicoeducativo antirracista para promoção da diversidade da identidade étnico-racial de adolescentes; (IV) Relato de experiência da bolsa de doutorado sanduíche realizada em Moçambique. No primeiro estudo os resultados encontrados mostraram que: no que concerne às características da pessoa, eram adolescentes majoritariamente negros vindos de famílias chefiadas por mulheres, estudantes de escola pública. Acerca dos processos proximais disponíveis no ambiente eram escassos, com acesso limitado a atividades de lazer e a presença de ações de caráter caritativo e que não possuíam continuidade. Os principais agentes de influência no contexto de desenvolvimento dos adolescentes eram suas famílias, a escola, o CRAS e em muitos casos a relação com a igreja evangélica. A presença do Projeto Social Sonhos Unidos se caracterizou como um processo proximal constituindo um novo microssistema no desenvolvimento dos adolescentes. O segundo estudo apontou que é imprescindível compreender o impacto que os estereótipos impostos pelo padrão eurocentrado exprimem na identidade do adolescente e são apontadas ainda algumas estratégias de enfretamento tais como intervenções de letramento racial no âmbito escolar, resgate da potencialidade do povo negro e fortalecimento da autoestima tanto no âmbito individual quanto coletivo que podem ser fatores protetivos ao desenvolvimento. O terceiro estudo apresentou os resultados do programa Ginga, que foi aplicado na cidade de Volta Redonda/RJ no ano de 2024 para dois públicos e contextos distintos: o primeiro grupo foram 16 adolescentes integrantes de um Projeto Social com idade entre 12 e 21 anos e o segundo grupo foram 63 estudantes do 8o ano do Colégio Getúlio Vargas da rede pública de ensino. Os resultados permitiram observar os impactos gerados na aquisição de conhecimento por parte dos participantes acerca da estrutura racista na qual o Brasil foi construído e ainda se perpetua; os privilégios da branquitude e os impactos na desigualdade racial e social; o conhecimento acerca de leis de combate ao racismo recreativo e de ações afirmativas; valorização da cultura afro-brasileira e de pessoas negras de referência na cidade de Volta Redonda. O Programa Ginga pode ser compreendido como um Programa que tem potencial para gerar proteção ao desenvolvimento de adolescentes e como uma importante ferramenta no apoio à diversidade étnico-racial e no combate ao racismo. O estudo apresenta ainda os resultados da pesquisa de Doutorado Sanduíche realizada no período de setembro a dezembro em Moçambique, produto da bolsa de estudos do edital Atlânticas do Programa Beatriz Nascimento de mulheres na ciência/CNPq. Pesquisa realizada através do convênio entre a UFRRJ e Universidade Eduardo Mondlanept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectadolescênciapt_BR
dc.subjectidentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectPrograma Gingapt_BR
dc.subjectintervenção antirracistapt_BR
dc.subjectadolescencept_BR
dc.subjectethnic-racial identitypt_BR
dc.subjectGinga Programpt_BR
dc.subjectanti-racist interventiopt_BR
dc.titleA promoção da identidade étnico-racial na adolescência: efeitos do PROGRAMA GINGApt_BR
dc.title.alternativePromoting ethnic-racial identity in adolescence: effects of the GINGA PROGRAMen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherConstructing a narrative about ethnic-racial identity is a complex task depending on the group to which one belongs. The racialization of peoples has historical and political components that integrate the complexity of elements that emerge from studies about the construction of identity, and racism is one of the serious consequences of this process.By making intersections between race and class, it is possible to understand that the development of black adolescents in Brazil is crossed by numerous impacts arising from racism, since racial violence is a reality in the country and its effects can be considered a risk factor for development. This thesis aimed to implement an anti-racist psychoeducational program to promote the diversity of the ethnic- racial identity of adolescents. A study with a multi-method design and qualitative approach was conducted. The research was organized into 04 studies: (I) Bioecological analysis of the development of adolescents in a territory of social vulnerability based on the Ecological Insertion method carried out in the period from 2021 to 2023. (II) Integrative Literature Review to understand how the process of construction of the ethnic-racial identity of adolescents is addressed in Brazilian literature and (III) Presentation of the theoretical-methodological path of the construction process of the Ginga Program - Anti-racist psychoeducational program to promote the diversity of the ethnic-racial identity of adolescents; In the first study, the results found showed that: with regard to personal characteristics, the adolescents were predominantly black, from families headed by women, and attended public schools;(IV) Experience report on the sandwich doctoral scholarship carried out in Mozambique The proximal processes available in the environment were scarce, with limited access to leisure activities and the presence of charitable actions that did not have continuity. The main agents of influence in the context of the adolescents' development were their families, school, CRAS and, in many cases, the relationship with the evangelical church. The presence of the Sonhos Unidos Social Project was characterized as a proximal process constituting a new microsystem in the development of adolescents. The second study pointed out that it is essential to understand the impact that the stereotypes imposed by the Eurocentric standard have on the adolescents' identity and some coping strategies were also indicated, such as racial literacy interventions in the school environment, recovering the potential of black people and strengthening self-esteem both individually and collectively, which can be protective factors for development. The third study presented the results of the Ginga program, which was implemented in the city of Volta Redonda/RJ in 2024 for two different audiences and contexts: the first group consisted of 16 adolescents who were part of a Social Project and were between the ages of 12 and 21, and the second group consisted of 63 8th grade students from the Getúlio Vargas School in the public school system. The results allowed us to observe the impacts generated in the acquisition of knowledge by the participants about the racist structure in which Brazil was built and still perpetuates itself; the privileges of whiteness and the impacts on racial and social inequality; knowledge about laws to combat recreational racism and affirmative actions; appreciation of Afro-Brazilian culture and black people of reference in the city of Volta Redonda. The Ginga Program can be understood as a program that has the potential to generate protection for the development of adolescents and as an important tool in supporting ethnic-racial diversity and combating racism. The study also presents the results of the Sandwich Doctorate research carried out from September to December in Mozambique, as a result of the scholarship from the Atlanticas call for proposals of the Beatriz Nascimento Program for Women in Science/CNPq. Research carried out through an agreement between UFRRJ and Eduardo Mondlane Universityen
dc.contributor.advisor1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Naiff, Luciene Alves Miguez-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7075-9579pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8033891142878879pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-3187pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401119661754632pt_BR
dc.contributor.referee2Ericeira, Ronald Clay dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7411392702332062pt_BR
dc.contributor.referee3França, Dalila Xavier de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0621095177117818pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Diana Ramos de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7604-4825pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6102126934291884pt_BR
dc.contributor.referee5Passos, Rachel Gouveia-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-2267-0200pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5460276396599821pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645233553103478pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019. ASSOCIAÇÃO ILÊ DA OXUM APARÁ. Apresentação Institucional. Itaguaí,RJ,2020 BENTO, C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022 BRASIL. Lei no 14.532, de 11 de Janeiro de 2023. Dispõe sobre crime de racismo a injúria racial e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14532.htm. Acesso em: 01 Dez 2024. BRASIL. Lei no 10.639, de 09 de Janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro- Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União,2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 Fev 2024. BREAKWELL, Glynis M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia. In: Métodos de pesquisa em psicologia. 2010. p. 503-503. CLIMACO, THOMPSON. Palmares: o povo negro pode dançar. Youtube,2022. 18 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H30nCLAhjPo&t=70s. Acesso em: 01 de março 2024. CUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural.Castanhal, PA: Edição do autor, 2016. DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Atila, 2014. DEVULSKY, Alessandra. Colorismo. Editora Jandaíra, 2021. ESCOLA DE CAPOEIRA ANGOLA CAROÇO DE DENDÊ. Portfólio de apresentação. Pinheiral,RJ,2024. FRANÇA, D. X.; SILVA, K. C. A psicologia social do desenvolvimento nas relações raciais e racismo. 2021. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020. KOLLER, S. H., MORAIS, N. A., & PALUDO, S. S.Inserção Ecológica: Um método de estudo em desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016, 328p. INSTITUO IDENTIDADES DO BRASIL. Jogo do privilégio branco. YouTube. 13 de maio de 2016. 3m46s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MuOE3IJZoZU. Acesso em: 10 de janeiro de 2024. 119 MATOS, Patrícia Modesto; FRANÇA, Dalila Xavier de. Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico- racial. Educar em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602021000101004&script=sci_arttext. Acesso em: 02 Fev 2024 MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019. MUCALE, Ergimino Pedro. Afrocentricidade-Complexidade e Liberdade..Maputo: Editora Paulinas,2023, 285p. MUNANGA, Kabengele. Negritude-Nova Edição: Usos e sentidos. Autêntica Editora, 2019. MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso?. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 4, n. 8, p. 06-14, 2012. NOBLES, Wade. Sakhu Sheti: Retomando e reapropriando um foco psicológico afrocentrados. In: NASCIMENTO, Elisa (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009 PETRÔNIO, Domingues. O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil (1889-1930). Diálogos latinoamericanos, v. 10, p. 116-131, 2005. PREFEITURA MUNICIAL DE VOLTA REDONDA. Regimento escolar único da rede municipal de ensino. Volta Redonda, RJ,2019 O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA. Dirigido por George Tillman Jr. Estados Unidos da América: Foz Film do Brasil,2018. RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen Produção Editorial Ltda, 2020. RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. SANTOS, Alessandro de Oliveira dos; SCHUCMAN, Lia Vainer; MARTINS, Hildeberto Vieira. Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico- raciais. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, p. 166-175, 2012. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. SCHUCMAN, Lia Vainer. Racismo e antirracismo: a categoria raça em questão. Revista Psicologia Política, v. 10, n. 19, p. 41-55, 2010. SCHUCMAN, Lia Vainer. Famílias inter-raciais: tensões entre cor e amor. Fósforo, 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA DUARTE ANTÃO.pdf2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.