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dc.contributor.authorOliveira, Fabian Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-10-08T16:01:25Z-
dc.date.available2025-10-08T16:01:25Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabian Bezerra de. Proposta de ferramenta gerencial para a qualidade dos serviços de manutenção de equipamentos de climatização no Instituto Federal do Amazonas. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23445-
dc.description.abstractObjetivo: propor uma ferramenta gerencial de avaliação de contratos de manutenção de equipamentos de climatização, na esfera pública, baseada em parâmetros que indiquem, de forma mais objetiva, a qualidade dos serviços prestados. Metodologia: o estudo utilizou como método a Análise Documental e foi realizado no âmbito do Instituto Federal do Amazonas, campus Manaus Distrito Industrial. O período de análise da documentação foi de 2021 a 2023, especificamente, em relação aos editais de licitação e aos contratos de manutenção de equipamentos de refrigeração ou climatização do IFAM Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI). Limitações para aplicabilidade: A metodologia foi proposta a partir da avaliação de um campus do Instituto Federal do Amazonas considerando as características dos editais analisados e os procedimentos descritos de avaliação da qualidade dos serviços prestados. A aplicação em outras unidades e/ou universidades dependerá da avaliação das especificidades próprias e individuais, incluindo a disponibilidade de recursos humanos e tecnológicos. Para universidades que já adotam sistemas informatizados de gestão da manutenção, por exemplo, a utilização desta metodologia pode não ser interessante. Aplicabilidade do trabalho na organização estudada: os contratos de manutenção de equipamentos de refrigeração ou climatização do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), normalmente, estabelecem o Instrumento de Medição de Resultado (IMR) como forma de verificar o nível da qualidade da prestação dos serviços executados pelas empresas contratadas, o que também é exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG no 05/2017. No entanto, os itens avaliados para a definição desta qualidade nem sempre estão relacionados diretamente à qualidade da manutenção do equipamento. Isto tende a inviabilizar uma gestão dinâmica deste processo. A ferramenta gerencial proposta permite uma avaliação mais simples e organizada da qualidade dos serviços prestados a partir de critérios mais objetivos e inerentes ao processo de execução e acompanhamento dos serviços de manutenção. A expectativa é que esta ferramenta gerencial torne a avaliação da qualidade mais adequada às necessidades do IFAM. Contribuições práticas para a sociedade: O instrumento proposto facilita o monitoramento da qualidade dos serviços executados permitindo a fiscalização das condições dos equipamentos de climatização. A adoção de um procedimento mais simples tende a possibilitar maior interação entre a Universidade Pública e a sociedade. Contribuições teóricas para a sociedade: O desenvolvimento de uma proposta que busque a melhoria de um processo é importante para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma adequada. Como contribuição teórica, este estudo descreve a metodologia de utilização de uma ferramenta gerencial que pode ser aplicada e, eventualmente, padronizada a partir de estudos que utilizem este modelo. Originalidade: A proposta deste estudo se baseia na melhoria do Instrumento de Medição de Resultados (IMR), uma ferramenta já utilizada nos contratos da Administração Federal. A simplificação e organização do procedimento de avaliação da qualidade com a definição de critérios diferenciados e mais objetivos se constitui como uma combinação de conhecimentos pré-estabelecidos, indicando que o produto possui características inovadoras, uma vez que possui impacto na redução de custos do erário público.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectqualidade no serviço públicopt_BR
dc.subjectanálise documentalpt_BR
dc.subjectferramenta gerencialpt_BR
dc.subjectindicadorespt_BR
dc.subjectQuality in Public Servicept_BR
dc.subjectdocument analysispt_BR
dc.subjectmanagement toolpt_BR
dc.subjectindicatorspt_BR
dc.titleProposta de ferramenta gerencial para a qualidade dos serviços de manutenção de equipamentos de climatização no Instituto Federal do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeProposal for a management tool for the quality of air conditioning equipment maintenance services at the Federal Institute of Amazonasen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherObjective: propose a management tool for evaluating maintenance contracts for air conditioning equipment, in the public sphere, based on parameters that indicate, in a more objective way, the quality of the services provided. Methodology: the study used Document Analysis as a method and was carried out within the scope of the Federal Institute of Amazonas, Manaus Distrito Industrial campus. The documentation analysis period was from 2021 to 2023, specifically in relation to the bidding notices and maintenance contracts for refrigeration or climatization equipaments at the IFAM Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI). Limitations for applicability: The methodology was proposed based on the evaluation of a campus of the Federal Institute of Amazonas, considering the characteristics of the notice and the described procedures for the assessment the quality of services provided. Application in other units and/or universities will depend on the assessment of individual specificities, including the availability of human and technological resources. For universities that already adopt computerized maintenance management systems, for example, the use of this methodology may not be interesting. Applicability of the work in the organization studied: The refrigeration or climatization equipaments maintenance contracts of the Federal Institute of Amazonas (IFAM) normally establish the Result Measurement Instrument (RMI) as a way of verifying the quality level of the provision of services performed by the contracted companies, which is also required by Normative Instruction SLTI/MPOG no 05/2017. However, the items evaluated to define this quality are not always directly related to the quality of equipment maintenance. This tends to make dynamic management of this process unfeasible. The proposed management tool allows for a simpler and more organized assessment of the quality of services provided based on more objective and specific criteria for the process of executing and monitoring maintenance services. The expectation is that this management tool will make quality assessment more appropriate to the needs of IFAM. Practical contributions to society: The proposed instrument facilitates monitoring of the quality of services performed, allowing inspection of the conditions of air conditioning equipment. The adoption of a simpler procedure tends to enable greater interaction between the Public University and society. Theoretical contributions to society: The development of a proposal that seeks to improve a process is important to ensure that public resources are used appropriately. As a theoretical contribution, this study describes the methodology for using a management tool that can be applied and, eventually, standardized based on studies that use this model. Originality: The proposal for this study is based on improving the Results Measurement Instrument (MRI), a tool already used in Federal Administration contracts. The simplification and organization of the quality assessment procedure with the definition of differentiated and more objective criteria constitutes a combination of pre-established knowledge, indicating the fact that the product has innovative characteristics, as it has an impact on reducing costs for the public treasury.en
dc.contributor.advisor1Marietto, Márcio Luiz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1526-6058pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5808655315359719pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cassol, Alessandra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005547281638334pt_BR
dc.contributor.referee1Marietto, Márcio Luiz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1526-6058pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5808655315359719pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, João Luís Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3174-0071pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974117267159901pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Cibele Barsalini-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7396-0630pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819635752116399pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2531-0892pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3460355721680055pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
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