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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23465| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | “Una certa Caterina da Siena comunemente chiamata beata”: a construção da santidade de Catarina de Siena (1380-1461). |
| Other Titles: | “Uma certa Caterina da Siena comunemente chiamata beata”: the construction of the sanctity of Catherine of Siena (1380-1461) |
| Authors: | Laureano, Gabriel Moreira Medeiros |
| Orientador(a): | Berriel, Marcelo Santiago |
| Primeiro membro da banca: | Berriel, Marcelo Santiago |
| Segundo membro da banca: | Camacho, Victor Mariano |
| Terceiro membro da banca: | Souza, Guilherme Queiroz de |
| Quarto membro da banca: | Moura Filho, Raimundo Carvalho |
| Quinto membro da banca: | Pereira, Raquel Alvitos |
| Keywords: | Catarina de Siena;Ordem Dominicana;Hagiografia;Santidade;Canonização;Catherine of Siena;Dominican Order;Hagiography;Holiness;Canonization |
| Área(s) do CNPq: | História História |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 8-Jul-2025 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
| Citation: | LAUREANO, Gabriel Moreira Medeiros.“Una certa Caterina da Siena comunemente chiamata beata”: a construção da santidade de Catarina de Siena (1380-1461). 2025. 217 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Abstract: | A presente tese busca compreender o processo de construção da santidade de Catarina Benincasa, conhecida também como Catarina de Siena. O recorte temporal considerado se situa entre os anos de 1380 e 1461, período compreendido entre a morte de Catarina e sua canonização pelo papa Pio II. As décadas compreendidas nesse intervalo foram marcadas por processos históricos de grande impacto na sociedade medieval, como, por exemplo, o Cisma Papal e o movimento de reforma da Ordem Dominicana, conhecido como Osservanza. O objetivo deste trabalho é identificar os usos dados à santidade de Catarina pelos frades da Ordem dos Pregadores, os dominicanos, como forma de alcançarem determinados propósitos: a aprovação da Ordem Terceira e a consolidação do próprio movimento reformista. Entre os objetivos específicos, destacam-se: compreender como Catarina atuou como modelo para o movimento da Osservanza e como o modelo de santidade a ela atribuído a vinculava ainda mais à Ordem Dominicana. As principais fontes utilizadas são: a Legenda Maior, escrita por Raimundo delle Vigne; a Legenda Menor e o Suplemento à Legenda, ambas escritas por Tommaso Caffarini; e o Processo Castellano, único remanescente atual dos procedimentos canônicos referentes ao processo de canonização. Como fontes auxiliares, consideram-se o epistolário de Catarina e seu livro O Diálogo, bem como documentos relativos ao magistério da Igreja Católica e produções hagiográficas sobre outros santos. A pesquisa permitiu confirmar que o estilo de vida ascético e místico de Catarina Benincasa esteve presente nas primeiras comunidades reformadas que foram, prioritariamente, comunidades femininas. Constatou-se, ainda, que os mesmos dominicanos que promoveram e apoiaram sua causa de canonização foram também personagens que ocuparam papéis-chave no seio da Ordem Dominicana. Por fim, ao analisar o modelo de santidade atribuído à Catarina, destaca-se o conceito de imitação de Cristo e de martírio, presentes com grande intensidade na hagiografia, a ponto de tornar Catarina um alter Christus em vida, na morte e mesmo no pós-morte |
| Abstract: | This thesis seeks to understand the process of construction of the sainthood of Catherine Benincasa, also known as Catherine of Siena. The time frame considered is between 1380 and 1461, the period between Catherine's death and her canonization by Pope Pius II. The decades within this interval were marked by historical processes of great impact on medieval society, such as, for example, the Papal Schism and the reform movement of the Dominican Order, known as Osservanza. The objective of this work is to identify the uses given to Catherine's sainthood by the friars of the Order of Preachers, the Dominicans, as a way of achieving certain purposes: the approval of the Third Order and the consolidation of the reform movement itself. Among the specific objectives, the following stand out: to understand how Catherine acted as a model for the Osservanza movement and how the model of sainthood attributed to her linked her even more to the Dominican Order. The main sources used are: the Legenda Maior, written by Raimundo delle Vigne; the Lesser Legend and the Supplement to the Legend, both written by Tommaso Caffarini; and the Castellano Process, the only current remnant of the canonical proceedings relating to the canonization process. As auxiliary sources, Catherine's letters and her book The Dialogue are considered, as well as documents relating to the teaching of the Catholic Church and hagiographic productions about other saints. The research confirmed that Catherine Benincasa's ascetic and mystical lifestyle was present in the first reformed communities, which were primarily female communities. It was also found that the same Dominicans who promoted and supported her cause for canonization were also figures who occupied key roles within the Dominican Order. Finally, when analyzing the model of sanctity attributed to Catherine, the concept of imitation of Christ and martyrdom stands out, present with great intensity in the hagiography, to the point of making Catherine an alter Christus in life, in death and even after death. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23465 |
| Appears in Collections: | Doutorado em História |
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