Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23644Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Agostinho, Zilmar Luiz dos Reis | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-31T13:43:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-31T13:43:58Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
| dc.identifier.citation | AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. Apenas uma escola diferente: as táticas de consolidação dos Acadêmicos do Salgueiro no carnaval carioca (1959-1965). 2024. 231 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23644 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as ações do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro para se consolidar entre as principais escolas de samba no período entre 1959 e 1965, aproveitando-se dos contextos da época e realizando a sua leitura, que culminou no resgate de temas afro-brasileiros, entendendo, por sua vez, tais ações como táticas, como aquelas definidas por Michel de Certeau. Além disso, buscamos compreender os motivos pelos quais essa agremiação e seu carnavalesco Fernando Pamplona foram apontados como os principais responsáveis por uma revolução estética e temática que pretensamente teria modificado os padrões dos desfiles que eram até então concebidos e apresentados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro. Nesse sentido, lançamos como hipótese que a chegada do artista e esse resgate dos temas afro-brasileiros, além de não terem sido algo inédito, não significaram necessariamente uma revolução, mas sim um momento em que mais uma das táticas que eram recorrentes ao longo da história das escolas de samba foi acionada, contribuindo para que os Acadêmicos do Salgueiro se consolidassem entre as três grandes escolas de samba da época: Portela, Estação Primeira de Mangueira e Império Serrano. Para tentarmos comprovar nossa hipótese e atingirmos nosso objetivo, recorremos à análise de obras, acadêmicas ou não, que contribuíram para solidificar a ideia de uma revolução salgueirense, bem como aquelas que buscaram se contrapor a esse pensamento. Além disso, abordamos diversos jornais que narraram o período entre 1950 e 1965, tentando encontrar de que maneiras perceberam aquele momento da história das escolas de samba e de que forma narraram as tensões e os conflitos que surgiram. Por fim, exploramos as entrevistas e depoimentos concedidos pelas personalidades que participaram ativamente daquele processo como forma de analisarmos como compreenderam aquele momento. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | táticas | pt_BR |
| dc.subject | Acadêmicos do Salgueiro | pt_BR |
| dc.subject | escolas de samba | pt_BR |
| dc.subject | revolução temática | pt_BR |
| dc.subject | Tactics | pt_BR |
| dc.subject | samba schools | pt_BR |
| dc.subject | thematic revolution | pt_BR |
| dc.title | Apenas uma escola diferente: as táticas de consolidação dos acadêmicos do salgueiro no carnaval carioca (1959-1965). | pt_BR |
| dc.title.alternative | Just a different school: the consolidation tactics of the acadêmicos do salgueiro in the Rio carnival (1959-195). | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The main objective of this work is to analyze the actions of the Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro to consolidate itself among the main samba schools in the period between 1959 and 1965, taking advantage of the contexts of the time and carrying out this reading, which culminated in the rescue of Afro-Brazilian themes, understanding, in turn, such actions as tactics, like those defined by Michel de Certeau. Furthermore, we seek to understand the reasons why this association and its carnival artist Fernando Pamplona were identified as the main responsible for an aesthetic and thematic revolution that allegedly changed the standards of the parades that were until then conceived and presented by the samba schools of Rio de Janeiro. In this sense, we hypothesize that the artist’s arrival and this recovery of Afro-Brazilian themes, besides not being something new, did not necessarily mean a revolution, but rather a moment in which another of the tactics that were recurrent throughout the history of samba schools was activated, helping Acadêmicos do Salgueiro to consolidate itself among the three major samba schools of the time: Portela, Estação Primeira de Mangueira e Império Serrano. To try to prove our hypothesis and achieve our objective, we resorted to the analysis of works, academic or not, that contributed to solidifying the idea of a Salgueirense revolution, as well as those that sought to oppose this thought. Besides, we approached several newspapers that narrated the period between 1950 e 1965, trying to find out how they perceived that moment in the history of samba schools and how they narrated the tensions and conflicts that arose. Finally, we explored the interviews and testimonies given by personalities who actively participated in that process as a way of analyzing how they understood that moment. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Felipe Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7546109343944142 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Magalhães, Felipe Santos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7546109343944142 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Basile, Marcello Otavio Neri de Campos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3570513086316422 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Bezerra, Luiz Anselmo | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519431865258243 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Santos, Nilton Silva dos | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4733583630822468 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Natal, Vinícius Ferreira | - |
| dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0009-0001-1602-8556 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2302062944041364 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8009-9754 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8480410048322992 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.relation.references | ABREU, Alzira Alves de. Os suplementos literários: os intelectuais e a imprensa nos anos 50. In: ______ et.al. A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. Cap. 1. p. 13-60. ABREU, Martha. Cultura popular, um conceito e várias histórias. In: ______; SOIHET, Rachel. Ensino de História, conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. Vamos balançar a roseira para ganhar o carnaval: o processo de institucionalização dos Acadêmicos do Salgueiro (1953-1961). 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2013. ALVARES, Luca Cardoso. O Rio civilliza-se: memórias das sociedades carnavalescas, uma perspectiva brasileira. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. ALVES, Fábio Lopes; GUARNIERI, Ivanor Luiz. A utilização da imprensa escrita para a escrita da história: diálogos contemporâneos. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 1, n. 2, p. 1-21, jul./dez. 2007. ANTAN, Leonardo. Um carnaval engajado, negro e popular: movimentos sociais que motivaram a construção de “Quilombo dos Palmares”. Disponível em: https://sal60.com.br/sal60/2020/11/18/reflexoes-carnaval-engajado/. Acesso em: 28 fev. 2022. ARAÚJO, Hiram. A cartilha das escolas de samba. Joinville: Clube dos Autores, 2012. ______. Carnaval: seis milênios de história. 2. ed. Rio de Janeiro: Gryphus, 2003. 226 AUGRAS, Monique. O Brasil do samba-enredo. Rio de Janeiro: FGV, 1998. BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: Hucitec/UNB, 1999. BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. BEZERRA, Danilo Alves. A trajetória de internacionalização dos carnavais do Rio de Janeiro: as escolas de samba, os bailes e as pândegas das ruas (1946-1963). 2016. 306 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2016. BEZERRA, Luiz Anselmo. A família Beija-Flor. 2010. 243 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. BLASS, Leila Maria da Silva. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume, 2007. BRUNO, Leonardo. Explode, coração: Histórias do Salgueiro. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2013. BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BUSCÁCIO, Gabriela Cordeiro. Enquanto se samba se luta também: o Granes Quilombo nos anos 1970. In: CAVALCANTI, Maria Laura; GONÇALVES, Renata (org.). Carnaval em múltiplos planos. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. Cap. 12. p. 277-307. CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. ______. As escolas de samba: o quê, quem, como, quando e por quê. Rio de Janeiro: Fontana, 1974. CANDEIA FILHO, Antônio; ARAÚJO, Isnard. Escolas de samba: a árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador/SEEC, 1978. CAVALCANTI, Maria Laura V. de Castro. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. 4. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. ______. O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. ______. A beleza do morto. In: ______. A cultura no plural. São Paulo: Papirus, 1995. p. 55- 86. CHARTIER, Roger. “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, 1995, p. 179-192. COSTA, Haroldo. Salgueiro: academia de samba. Rio de Janeiro: Record, 1984. 227 CUNHA, Maria Clementina Pereira. Ecos da folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. CUNHA JUNIOR, Milton Reis. Paraísos e infernos na poética do enredo escrito de Joãosinho Trinta. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. DE LUCA, Tânia Regina. A grande imprensa na primeira metade do século XX. In: MARTINS, Ana Luíza; ______ (org.). História da imprensa no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: São Paulo: Contexto, 2018. p. 149-175. ______. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 111-153. EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas do carnaval carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2007. FARIA, Guilherme José Motta. O GRES Acadêmicos do Salgueiro e as representações do negro nos desfiles das escolas de samba nos anos 1960. 2014. 294 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014. FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O carnaval e a modernização do Rio de Janeiro. Revista Geo-paisagem. Ano 2, n. 4, 2003. Disponível em: <http://www.feth.ggf.br/Carnaval.htm>. Acesso em 06 jan. 2023. ______. Escolas de samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrados – Rio de Janeiro, 1928- 1949. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, 2001. FERREIRA, Felipe. Escolas de samba: uma organização possível. Sistemas & gestão, v. 7, n. 2, p. 164-172, 2012. ______. Inventando carnavais: o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. FERREIRA, Marieta de Moraes. A reforma do Jornal do Brasil. In: ______ et.al. A imprensa em transição: o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. Cap. 3. p. 141-155. GONÇALVES, Renata de Sá. Edison Carneiro e o samba: reflexões sobre folclore, ciências sociais e preservação cultural. Anuário Antropológico, Brasília, v. 1, n. 1, p. 238-260, 2013. ______. Os ranchos carnavalescos e o prestígio das ruas: territorialidades e sociabilidades no carnaval carioca da primeira metade do século XIX. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 71-80, 2006. ______. Cronistas, folcloristas e os ranchos carnavalescos: perspectivas sobre a cultura popular. Estudos históricos, Rio de Janeiro, n. 32, p. 89-105, 2003. GRAMSCI, Antonio. A formação dos intelectuais. In: GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995. Cap. 1, p. 3-23. 228 GUIMARÃES, Helenise. A batalha das ornamentações: a Escola de Belas Artes e o carnaval carioca. Rio de Janeiro: Rio Books, 2015. ______. Carnavalesco: o profissional que “faz escola” no carnaval carioca. 1992. 584 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1992. KIEFFER, Danielle Salles. Samba e Coca-Cola: isto faz um bem! Cultura popular, escolas de samba e o processo de incorporação e resistência. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. KORNIS, Mônica Almeida. Sociedade e cultura nos anos 1950. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950>. Acesso em: 20 mar. 2021. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. LEOPOLDI, José Sávio. Escolas de samba: ritual e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1978. LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da história social do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017. LUZ, Nayre Carolina Gomes. Entre o marginal e o oficial: o samba e a crítica musical no Diário de Notícias do Rio de Janeiro (1930-37). 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2016. MORAES, Eneida de. História do carnaval carioca. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1967. MOTA, Denise. Chega de subjetividade: entrevista de Beatriz Sarlo. Trópico, São Paulo, 29 abr. 2006. Disponível em: <http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2735,1.shl >. Acesso em: 12 fev. 2018. MOTTA, Cezar. Até a última página: uma história do Jornal do Brasil. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018. NAPOLITANO, Marcos. Forjando a revolução, remodelando o mercado: a arte engajada no Brasil (1956-1968). In: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Arão (org.). Nacionalismo e reformismo radical. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. NATAL, Vinícius; FERREIRA, Felipe. Miguel Moura: negritude, pintura e carnaval nas artes cariocas. In: BARONE, Ana Cláudia Castilho; SANTOS, Maria Gabriela Feitosa (org.). Samba e cidade. São Paulo: Intermeios, 2021. p. 93-114. NETO, Lira. Uma história de samba: volume 1 (as origens). São Paulo: Companhia das Letras, 2017. 229 PAMPLONA, Fernando. O encarnado e o branco. Rio de Janeiro: Novaterra, 2013. PEREIRA, Roberto Augusto A. Teatro Folclórico Brasileiro/Brasiliana: Teatro negro e identidade nacional. Transversos, Rio de Janeiro, n. 20, p. 216-238, dez. 2020. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Carnaval brasileiro: o vivido e o mito. São Paulo: Brasiliense, 1999. RODRIGUES, Ana Maria. Samba negro, espoliação branca. São Paulo: Hucitec, 1984. ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína (org.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. Cap. 7, p. 93- 101. SANTOS, Nilton Silva dos. “Carnaval é isso aí. A gente faz pra ser destruído!”: Carnavalesco, individualidade e mediação cultural. 174 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. SOUSA, João Gustavo Martins Melo de. Vestidos para brilhar: uma análise da trajetória dos destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. SILVA, César Maurício Batista da. Relações institucionais das escolas de samba, discurso nacionalista e o samba enredo no regime militar – 1968-1985. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. SILVA, Sormani da. Escola de Samba Deixa Malhar: batuques e outras sociabilidades no tempo de Mano Elói na Chácara do Vintém entre 1934 e 1947. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Relações Étnicorraciais) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2014. SIMAS, Luiz Antônio; FABATO, Fábio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 2015. TRAMONTE, Cristiana. O samba conquista passagem: as estratégias e a ação educativa das escolas de samba. Petrópolis: Vozes, 2001. VARGUES, Guilherme Ferreira. Sambando e lutando: nascimento e crise das escolas de samba do Rio de Janeiro. 2012. 276 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. VILHENA, Luís Rodolfo da Paixão. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (1947-1964). 1995. 441 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em História | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Zilmar Luiz dos Reis Agostinho.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
