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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23644| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | Apenas uma escola diferente: as táticas de consolidação dos acadêmicos do salgueiro no carnaval carioca (1959-1965). |
| Other Titles: | Just a different school: the consolidation tactics of the acadêmicos do salgueiro in the Rio carnival (1959-195). |
| Authors: | Agostinho, Zilmar Luiz dos Reis |
| Orientador(a): | Magalhães, Felipe Santos |
| Primeiro membro da banca: | Magalhães, Felipe Santos |
| Segundo membro da banca: | Basile, Marcello Otavio Neri de Campos |
| Terceiro membro da banca: | Bezerra, Luiz Anselmo |
| Quarto membro da banca: | Santos, Nilton Silva dos |
| Quinto membro da banca: | Natal, Vinícius Ferreira |
| Keywords: | táticas;Acadêmicos do Salgueiro;escolas de samba;revolução temática;Tactics;samba schools;thematic revolution |
| Área(s) do CNPq: | História |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 4-Jul-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
| Citation: | AGOSTINHO, Zilmar Luiz dos Reis. Apenas uma escola diferente: as táticas de consolidação dos Acadêmicos do Salgueiro no carnaval carioca (1959-1965). 2024. 231 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as ações do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro para se consolidar entre as principais escolas de samba no período entre 1959 e 1965, aproveitando-se dos contextos da época e realizando a sua leitura, que culminou no resgate de temas afro-brasileiros, entendendo, por sua vez, tais ações como táticas, como aquelas definidas por Michel de Certeau. Além disso, buscamos compreender os motivos pelos quais essa agremiação e seu carnavalesco Fernando Pamplona foram apontados como os principais responsáveis por uma revolução estética e temática que pretensamente teria modificado os padrões dos desfiles que eram até então concebidos e apresentados pelas escolas de samba do Rio de Janeiro. Nesse sentido, lançamos como hipótese que a chegada do artista e esse resgate dos temas afro-brasileiros, além de não terem sido algo inédito, não significaram necessariamente uma revolução, mas sim um momento em que mais uma das táticas que eram recorrentes ao longo da história das escolas de samba foi acionada, contribuindo para que os Acadêmicos do Salgueiro se consolidassem entre as três grandes escolas de samba da época: Portela, Estação Primeira de Mangueira e Império Serrano. Para tentarmos comprovar nossa hipótese e atingirmos nosso objetivo, recorremos à análise de obras, acadêmicas ou não, que contribuíram para solidificar a ideia de uma revolução salgueirense, bem como aquelas que buscaram se contrapor a esse pensamento. Além disso, abordamos diversos jornais que narraram o período entre 1950 e 1965, tentando encontrar de que maneiras perceberam aquele momento da história das escolas de samba e de que forma narraram as tensões e os conflitos que surgiram. Por fim, exploramos as entrevistas e depoimentos concedidos pelas personalidades que participaram ativamente daquele processo como forma de analisarmos como compreenderam aquele momento. |
| Abstract: | The main objective of this work is to analyze the actions of the Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro to consolidate itself among the main samba schools in the period between 1959 and 1965, taking advantage of the contexts of the time and carrying out this reading, which culminated in the rescue of Afro-Brazilian themes, understanding, in turn, such actions as tactics, like those defined by Michel de Certeau. Furthermore, we seek to understand the reasons why this association and its carnival artist Fernando Pamplona were identified as the main responsible for an aesthetic and thematic revolution that allegedly changed the standards of the parades that were until then conceived and presented by the samba schools of Rio de Janeiro. In this sense, we hypothesize that the artist’s arrival and this recovery of Afro-Brazilian themes, besides not being something new, did not necessarily mean a revolution, but rather a moment in which another of the tactics that were recurrent throughout the history of samba schools was activated, helping Acadêmicos do Salgueiro to consolidate itself among the three major samba schools of the time: Portela, Estação Primeira de Mangueira e Império Serrano. To try to prove our hypothesis and achieve our objective, we resorted to the analysis of works, academic or not, that contributed to solidifying the idea of a Salgueirense revolution, as well as those that sought to oppose this thought. Besides, we approached several newspapers that narrated the period between 1950 e 1965, trying to find out how they perceived that moment in the history of samba schools and how they narrated the tensions and conflicts that arose. Finally, we explored the interviews and testimonies given by personalities who actively participated in that process as a way of analyzing how they understood that moment. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23644 |
| Appears in Collections: | Doutorado em História |
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