Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Guaraciara Peixoto-
dc.date.accessioned2025-10-31T17:44:34Z-
dc.date.available2025-10-31T17:44:34Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationDIAS, Guaraciara Peixoto. Perspectivas pedagógicas para o ensino de questões indígenas na escola. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23650-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema as perspectivas pedagógicas para o ensino de conteúdo indígena na escola. Ela foi direcionada pela nossa pergunta inicial “Como tem sido tratada a questão indígena no contexto escolar?” Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi, investigar como tem sido desenvolvido o ensino das temáticas indígenas, prescrito na lei 11.645/08 (Brasil, 2008). Como recorte espacial foi escolhida uma escola municipal de Seropédica, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A mesma está localizada no bairro Boa Esperança, em Seropédica. Sendo ela uma escola de grande porte que atua no município com a educação infantil, bem como o primeiro segmento e o segundo segmento do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi o estudo de caso, este se deu por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica, que tem como um dos seus instrumentos a observação participante. Da mesma forma, a revisão teórica, com a composição do “Estado da arte”, deu embasamento teórico a escrita desta dissertação. Dessa forma é possível dizer que houve uma parte teórica e uma parte de pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com o apoio da escola, espaços coletivos de diálogo com os professores do Ensino Fundamental. Nesses espaços, foram levadas as metodologias ativas denominadas “Árvore de problemas”, “Tempestade de ideias” e “Mapeamento participativo” para refletir a respeito dos temas “Decolonização dos currículos”, “Ancestralidade e pertencimento” e “Identidades e diversidade étnicas”, respectivamente. Como resultado foi notório a percepção das demandas dos professores e os avanços nos conhecimentos construídos a respeito da temática. Espera- se que este trabalho ajude no aprimoramento das visões a respeito da temática indígena e da implementação da lei 11.645/08 (Brasil, 2008). Da mesma forma, espera-se ter podido contribuir com a unidade escolar pesquisada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectDecolonial educationpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectLaw 11.645/08pt_BR
dc.titlePerspectivas pedagógicas para o ensino de questões indígenas na escolapt_BR
dc.title.alternativePedagogical perspectives for teaching indigenous issues in schoolsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research had as its theme the pedagogical perspectives for the teaching of indigenous content in school. It was directed by our initial question "How has the indigenous issue been treated in the school context?" Thus, the general objective of this work was to investigate how the teaching of indigenous themes has been developed, prescribed in law 11.645/08 (Brasil, 2008). As a spatial cut, a municipal school in Seropédica, in the Baixada Fluminense, in the state of Rio de Janeiro, was chosen. It is located in the Boa Esperança neighborhood, in Seropédica. It is a large school that operates in the municipality with early childhood education, as well as the first and second segments of elementary education. The methodology adopted was the case study, which took place through an ethnographic research, which has as one of its instruments the participant observation. In the same way, the theoretical review, with the composition of the "State of the art", gave theoretical basis to the writing of this dissertation. In this way, it is possible to say that there was a theoretical part and a field research part. The field research was carried out with the support of the school, collective spaces for dialogue with elementary school teachers. In these spaces, the active methodologies called "Tree of problems", "Storm of ideas" and "Participatory mapping" were taken to reflect on the themes "Decolonization of the curriculum", "Ancestry and belonging" and "Ethnic identities and diversity", respectively. As a result, the perception of the teachers' demands and the advances in the knowledge built on the subject were notorious. It is hoped that this work will help to improve the views regarding the indigenous theme and the implementation of law 11.645/08 (Brasil, 2008). Likewise, it is expected to have been able to contribute to the researched school unit.en
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4075-6764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee2Polegatti, Geraldo Aparecido-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4515-3855pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0189976880174369pt_BR
dc.contributor.referee3Severino Filho, João-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9421-7192pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7460307084763089pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9663493758181897pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira. Educação escolar convencional. In: ABBONIZIO, Aline Cristina de Oliveira (org.) Educação indígena como inovação educacional. A escola e as aspirações de futuro das comunidades. São Paulo: USP, 2013, p. 24-31. ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. ÂNGELO, Francisca Navantino P. de. Os dez anos da lei n 11.645/2008: avanços e desafios. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 109, set./dez., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/yrXGvcNFhs5JLcjJv9Nx5bG/?format=pdf. Acesso em: 15 out. 2024. BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC, 2006. BARTOLOMÉ, Miguel Alberto. As etnogêneses: Velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana. Estudos de Antropologia Social. v. 12, n. 1, p. 39- 68, 2006. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 2001. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação . Brasília: Congresso Nacional, dezembro, 1996 BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 janeiro, 2003. BRASIL. Lei no 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 março, 2008. BRASIL. Lei no 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 abril, 2013. CARVALHO, Lucas Carneiro de. Os aranã e sua indianidade: disputas internas por legitimidade e o reconhecimento oficial como grupo indígena. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA- 7EDT5Y/1/carneiro_de_carvalho__lucas.pdf. Acesso em 14 mai. 2025. 84 DRUMOND, Maria Auxiliadora; GIOVANETTI, Lívia; GUIMARÃES, Artur. Técnicas e Ferramentas Participativas para a Gestão de Unidades de Conservação. Programa Áreas Protegidas da Amazônia-ARPA e Cooperação Técnica Alemã-GTZ. Brasília: MMA, 2009. FONSECA, Glaucia Michelin Lescano. Entre práticas e representações: a temática indígena em duas escolas públicas estaduais de Ponta Porã-MS. Amambai (MS): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573117. Acesso em: 07 out. 2024. FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. REPECULT- Revista Ensaios e Pesquisa em Educação e Cultura, v. 1, n. 1, p. 3-23 , 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult/article/view/578/578. Acesso em: 20 nov. 2024. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. GEERTZ, Clifford. “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. HARTOG, François. O espelho de Heródoto. Ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: UFMG, 1999. LEITE, Lúcia Helena Alvarez; RAMALHO, Bárbara Bruna Moreira; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. A educação como prática de liberdade: uma perspectiva decolonial sobre a escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, Dossiê Paulo Freire: O legado global, v. 35, 2019. MARQUES, Dário da Silva. NOPA IXTUA, NOPA LAVI: A temática indígena no ensino de história, a partir de representações sobre os Karipuna e Galibi-Marworno, do Amapá. Macapá: UNIFAP, 2020. MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre (RS): Editora Fi, 2020. MATTOS, José Roberto Linhares de; FERREIRA NETO, Antônio. Educação etnomatemática Paiter Iter. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; FERREIRA NETO, Antônio (orgs.). Textos e contextos educativos. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, p. 43-64. MELO, Susy Cléa Lisboa Melo. A arte na elaboração de sequências didáticas para aulas de história de alunos dos anos finais do ensino fundamental na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. São Cristovão (SE): UFS, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS- 2_1d0bafb8abcbce1f1ecd086f0a7b9606. Acesso em: 05 set. 2024. MELO, Josimeire Medeiros Silveira de. História da educação no Brasil. Fortaleza: UAB, 2012. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/207142/2/Historia%20da%20educa%C3 85 %A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: 10 ago. 2024. MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. NASCIMENTO, Adir Casaro; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. O índio e o espaço urbano: Breves considerações sobre o contexto indígena na cidade. Cordis. História: Cidade, Esporte e Lazer, São Paulo, n. 14, p. 118-136, jan./jun. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26141. Acesso em: 15 de fev. 2021. NOVAES, Natália. Ensino de história e cultura indígena em práticas pedagógicas de uma professora do ensino fundamental I. Belo Horizonte: UEMG, 2018. Disponível em: https://mestrados.uemg.br/phocadownload/userupload/lucas.santana/DISSERTACAO20 18_13.pdf. Acesso em: 10 out. 2024. PIRES, Cristina Turra. Ensino de história a partir das presenças indígenas: o caso da retomada guarani na Ponta do Arado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/216089. Acesso em: 20 out. 2024. POLEGATTI, Geraldo Aparecido. A matemática rikbaktsa para o povo Rikbaktsa: um olhar da etnomatemática na educação escolar indígena. Seropédica (RJ): UFRRJ, 2013. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12179/3/2013%20- %20Geraldo%20Aparecido%20Polegatti.pdf. Acesso em: 03 abr. 2025. PREFEITURA MUNICIPAL DE SEROPÉDICA. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pastor Gerson Ferreira Costa. Seropédica, 2024. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2009, p. 23-72. SARAIVA, Vanuza Maria. Lutas de indígenas da Bahia: caminhos para a aprendizagem e difusão do conhecimento no ensino fundamental. Salvador: UFBA, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26796. Acesso em: 20 nov. 2024. SARAIVA, Darlane Cristina Maciel. A dimensão política da etnomatemática na educação escolar indígena Sateré-Mawé. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; NETO, Antônio Ferreira (Org.). Textos e contextos educativos. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. SEVERINO FILHO, João; SILVA, Adailton Alves da. A emergência das matemáticas e a decolonização do pensamento científico do lado de cá. Revista da Sociedad Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 20, Edição Especial,:Filosofias e Educações Matemáticas, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/17/17. Acesso 86 em: 25 mar. 2025. SILVA, Keyde Taisa da. O ensino de arte no ensino fundamental a partir da lei 11.645/08 e das narrativas indígenas. Anápolis (GO): UEG, 2019. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. v. 16. São Paulo: Ed. Cortez, 2008. WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores et al., 2007, p. 47-62.pt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUARACIARA PEIXOTO DIAS.pdf6.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.