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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas pedagógicas para o ensino de questões indígenas na escola
Otros títulos: Pedagogical perspectives for teaching indigenous issues in schools
Autor: Dias, Guaraciara Peixoto
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro coorientador: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Polegatti, Geraldo Aparecido
Terceiro membro da banca: Severino Filho, João
Palabras clave: Educação decolonial;Metodologias ativas;Lei 11.645/08;Decolonial education;Active methodologies;Law 11.645/08
Área(s) do CNPq: Agronomia
Agronomia
Idioma: por
Fecha de publicación: 9-may-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: DIAS, Guaraciara Peixoto. Perspectivas pedagógicas para o ensino de questões indígenas na escola. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumen: Esta pesquisa teve como tema as perspectivas pedagógicas para o ensino de conteúdo indígena na escola. Ela foi direcionada pela nossa pergunta inicial “Como tem sido tratada a questão indígena no contexto escolar?” Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi, investigar como tem sido desenvolvido o ensino das temáticas indígenas, prescrito na lei 11.645/08 (Brasil, 2008). Como recorte espacial foi escolhida uma escola municipal de Seropédica, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. A mesma está localizada no bairro Boa Esperança, em Seropédica. Sendo ela uma escola de grande porte que atua no município com a educação infantil, bem como o primeiro segmento e o segundo segmento do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi o estudo de caso, este se deu por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica, que tem como um dos seus instrumentos a observação participante. Da mesma forma, a revisão teórica, com a composição do “Estado da arte”, deu embasamento teórico a escrita desta dissertação. Dessa forma é possível dizer que houve uma parte teórica e uma parte de pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com o apoio da escola, espaços coletivos de diálogo com os professores do Ensino Fundamental. Nesses espaços, foram levadas as metodologias ativas denominadas “Árvore de problemas”, “Tempestade de ideias” e “Mapeamento participativo” para refletir a respeito dos temas “Decolonização dos currículos”, “Ancestralidade e pertencimento” e “Identidades e diversidade étnicas”, respectivamente. Como resultado foi notório a percepção das demandas dos professores e os avanços nos conhecimentos construídos a respeito da temática. Espera- se que este trabalho ajude no aprimoramento das visões a respeito da temática indígena e da implementação da lei 11.645/08 (Brasil, 2008). Da mesma forma, espera-se ter podido contribuir com a unidade escolar pesquisada.
Abstract: This research had as its theme the pedagogical perspectives for the teaching of indigenous content in school. It was directed by our initial question "How has the indigenous issue been treated in the school context?" Thus, the general objective of this work was to investigate how the teaching of indigenous themes has been developed, prescribed in law 11.645/08 (Brasil, 2008). As a spatial cut, a municipal school in Seropédica, in the Baixada Fluminense, in the state of Rio de Janeiro, was chosen. It is located in the Boa Esperança neighborhood, in Seropédica. It is a large school that operates in the municipality with early childhood education, as well as the first and second segments of elementary education. The methodology adopted was the case study, which took place through an ethnographic research, which has as one of its instruments the participant observation. In the same way, the theoretical review, with the composition of the "State of the art", gave theoretical basis to the writing of this dissertation. In this way, it is possible to say that there was a theoretical part and a field research part. The field research was carried out with the support of the school, collective spaces for dialogue with elementary school teachers. In these spaces, the active methodologies called "Tree of problems", "Storm of ideas" and "Participatory mapping" were taken to reflect on the themes "Decolonization of the curriculum", "Ancestry and belonging" and "Ethnic identities and diversity", respectively. As a result, the perception of the teachers' demands and the advances in the knowledge built on the subject were notorious. It is hoped that this work will help to improve the views regarding the indigenous theme and the implementation of law 11.645/08 (Brasil, 2008). Likewise, it is expected to have been able to contribute to the researched school unit.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23650
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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