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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24248Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Maia, Eber Martins | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T19:08:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T19:08:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
| dc.identifier.citation | MAIA, Eber Martins. Trabalho e Saúde docente: um estudo de caso na rede pública municipal de Nova Iguaçu. 2025. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24248 | - |
| dc.description.abstract | A presente dissertação analisa as relações entre trabalho e saúde docente no município de Nova Iguaçu, cidade da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Este estudo está inserido em uma pesquisa coletiva coordenada pelo LIEPE (Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação) em parceria com o SEPE-RJ e o SINPRO-Rio, intitulada “Trabalho e saúde de professoras e professores da educação básica no estado do Rio de Janeiro”, que investiga como as condições de trabalho afetam a saúde docente nas redes públicas (municipal e estadual) e privada da educação básica. Parte-se da perspectiva de que o neoliberalismo não é apenas um modelo econômico que reconfigura o Estado e as políticas públicas, mas também uma doutrina que se espraia para todos os campos da sociabilidade humana, subordinando-os à racionalidade do mercado e constituindo um neosujeito: o sujeito- empresa. A conformação desse novo homem demanda doses maciças de intervenção estatal, e a educação torna-se setor estratégico, sendo as contrarreformas educacionais uma expressão desse projeto. Nesse contexto, a escola e a educação são sequestradas pela ideologia do mercado, que, por meio do gerencialismo, controla o trabalho escolar e docente, impondo uma pedagogia neotecnicista. Essa dinâmica reduz progressivamente a autonomia do professor, ao mesmo tempo em que o responsabiliza individualmente pelo desempenho dos estudantes em avaliações externas – mecanismos que metrificam a educação. A principal hipótese do estudo, alinhada ao projeto coletivo de pesquisa, é que está em curso um processo de mudança da subsunção do trabalho docente, fato que está relacionado à alteração e ao aprofundamento do mal-estar docente. A partir de uma perspectiva crítica ao processo de responsabilização do sujeito pelo seu adoecimento, busca-se reinscrever o aprofundamento do mal-estar, do sofrimento e do adoecimento em sua relação com o modo de produção capitalista. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos das contrarreformas neoliberais na educação e seus impactos sobre as condições de trabalho, o mal- estar, o sofrimento e o adoecimento docente, utilizando as ferramentas do materialismo histórico-dialético, tomando como recorte uma escola da rede pública municipal de Nova Iguaçu, onde o autor atua como professor. A metodologia do trabalho consistiu em levantamento bibliográfico sobre os temas relacionados às condições de trabalho e à saúde docente e no cotejamento dessa bibliografia com os dados coletados por meio do formulário on-line “Enquete Docente”, bem como o emprego de dados fornecidos pelo censo escolar produzidos pelo INEP, fontes para analisar os dados das redes municipais em comparação com a escola da rede municipal de Nova Iguaçu, objeto da presente dissertação. Com base na análise de pesquisas anteriores sobre o tema, na análise da literatura consultada e nos dados da “Enquete Docente”, conclui-se que há um processo de intensificação da precarização do trabalho docente, um aumento da perda de autonomia e consequências sobre a ampliação do mal-estar, sendo uma das formas de expressão o adoecimento mental. Argumenta-se que há um aumento da subsunção do trabalho docente ao capital; todavia, o próprio professor constitui um obstáculo a esse processo. A acentuação do mal-estar docente é uma expressão dessa resistência. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Saúde docente | pt_BR |
| dc.subject | Mal-estar docente | pt_BR |
| dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
| dc.subject | Teaching labor | pt_BR |
| dc.subject | Teacher health | pt_BR |
| dc.subject | Teacher malaise | pt_BR |
| dc.title | Trabalho e Saúde docente: um estudo de caso na rede pública municipal de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.title.alternative | Work and Teacher Health: a case study in the municipal public network of Nova Iguaçu | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This dissertation analyzes the relationships between work and teacher health in the municipality of Nova Iguaçu, a city in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. This study is part of a collective research project coordinated by LIEPE (Laboratory for Investigation of State, Power, and Education) in partnership with SEPE-RJ and SINPRO-Rio, entitled “Work and Health of Basic Education Teachers in the State of Rio de Janeiro,” which investigates how working conditions affect teacher health in public (municipal and state) and private basic education networks. The study is grounded in the perspective that neoliberalism is not only an economic model that reconfigures the State and public policies but also a doctrine that spreads into all areas of human sociability, subordinating them to market rationality and constituting a new kind of subject: the enterprise-subject. The formation of this new subject requires substantial state intervention, with education becoming a strategic sector, and educational counter-reforms serving as an expression of this project. In this context, schools and education are captured by market ideology, which, through managerialism, controls school and teacher work, imposing a neo-technocratic pedagogy. This dynamic progressively reduces teacher autonomy while simultaneously holding the teacher individually accountable for student performance on external assessments—mechanisms that quantify education. The main hypothesis of the study, aligned with the collective research project, is that a process of changing the subjugation of teacher labor is underway, which is related to the alteration and deepening of teacher distress. From a critical perspective on the process of individual responsibility for illness, the study seeks to reframe the deepening of distress, suffering, and illness in relation to the capitalist mode of production. The aim of the research is to investigate the effects of neoliberal counter-reforms in education and their impact on working conditions, teacher distress, suffering, and illness, using the tools of historical-dialectical materialism. The study focuses on a public municipal school in Nova Iguaçu, where the author works as a teacher. The methodology included a literature review on topics related to working conditions and teacher health, comparing this literature with data collected through the online “Teacher Survey,” as well as using data provided by the school census produced by INEP, which allowed for the analysis of municipal networks in comparison with the municipal school in Nova Iguaçu, the focus of this dissertation. Based on the analysis of previous research on the topic, the consulted literature, and the data from the “Teacher Survey,” the study concludes that there is a process of intensified precarization of teacher labor, an increase in the loss of autonomy, and consequences for the expansion of teacher distress, with mental illness being one form of expression. It is argued that there is an increase in the subjugation of teacher labor to capital; however, the teachers themselves constitute an obstacle to this process. The intensification of teacher distress is an expression of this resistance. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Andrade, Rodrigo Coutinho | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108094603846733 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Claudio Fernandes da | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0004052801698371 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Costa, Regis Eduardo Coelho Argüelles da | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0075852341880711 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3838085060230785 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
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