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dc.contributor.authorFialho, Vinicius Coelho-
dc.date.accessioned2025-12-10T14:18:36Z-
dc.date.available2025-12-10T14:18:36Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.citationFIALHO, Vinicius Coelho. Trabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24321-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de conceitos geométricos, com foco na semelhança de triângulos e no Teorema de Tales, por meio da construção prática de um copo de origami. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular em Angra dos Reis (RJ), utilizando uma abordagem qualitativa baseada em questionários diagnósticos (pré e pós-intervenção) e na observação de uma atividade prática. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias de Van Hiele, David Ausubel e Lev Vygotsky, que defendem a importância da aprendizagem significativa, da mediação pedagógica e do desenvolvimento gradual do pensamento geométrico. A metodologia envolveu revisão teórica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do PRFMAT, aplicação da dobradura do copo, análise de resultados envolvendo questionário pré e pós aplicação do projeto e discussão coletiva com os estudantes. Os resultados indicaram um aumento na compreensão dos conceitos geométricos abordados, além de maior engajamento e participação ativa dos alunos durante as atividades. Conclui-se que o uso de dobraduras, especialmente o origami, constitui uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino de geometria, promovendo uma aprendizagem mais significativa, interativa e contextualizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSemelhança de Triângulospt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjecttriangle similaritypt_BR
dc.subjectThales' Theorempt_BR
dc.subjectorigamipt_BR
dc.subjectmeaningful learningpt_BR
dc.subjectHigh School Education.pt_BR
dc.titleTrabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo de origamipt_BR
dc.title.alternativeWorking with triangle similarity through the cup folding.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study presents a didactic proposal for teaching geometric concepts, focusing on triangle similarity and Thales' Theorem, through the practical construction of an origami cup. The research was conducted with second-year high school students from a private school in Angra dos Reis (RJ), using a qualitative approach based on diagnostic questionnaires (pre- and post-intervention) and the observation of a hands-on activity. The theoretical framework is grounded in the theories of Van Hiele, David Ausubel, and Lev Vygotsky, which emphasize the importance of meaningful learning, pedagogical mediation, and the gradual development of geometric thinking. The methodology included theoretical review, application of concrete materials, data analysis, and collective discussion with students. The results showed an increase in the understanding of the geometric concepts addressed, as well as greater engagement and active participation from the students during the activities. It is concluded that the use of paper folding, especially origami, is an effective pedagogical tool for teaching geometry, promoting more meaningful, interactive, and contextualized learning.en
dc.contributor.advisor1Félix , Luciano Vianna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362520082281314pt_BR
dc.contributor.referee1Fialho, Luciano Vianna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362520082281314pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee3Diniz, Michael Macedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3186705419723846pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7844732745937512pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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