Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24321
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo de origami
Otros títulos: Working with triangle similarity through the cup folding.
Autor: Fialho, Vinicius Coelho
Orientador(a): Félix , Luciano Vianna
Primeiro membro da banca: Fialho, Luciano Vianna
Segundo membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Terceiro membro da banca: Diniz, Michael Macedo
Palabras clave: Geometria;Semelhança de Triângulos;Origami;Aprendizagem significativa;Ensino Médio;Geometry;triangle similarity;Thales' Theorem;origami;meaningful learning;High School Education.
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-ago-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: FIALHO, Vinicius Coelho. Trabalhando semelhança de triângulos com a dobradura do copo. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumen: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de conceitos geométricos, com foco na semelhança de triângulos e no Teorema de Tales, por meio da construção prática de um copo de origami. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular em Angra dos Reis (RJ), utilizando uma abordagem qualitativa baseada em questionários diagnósticos (pré e pós-intervenção) e na observação de uma atividade prática. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias de Van Hiele, David Ausubel e Lev Vygotsky, que defendem a importância da aprendizagem significativa, da mediação pedagógica e do desenvolvimento gradual do pensamento geométrico. A metodologia envolveu revisão teórica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do PRFMAT, aplicação da dobradura do copo, análise de resultados envolvendo questionário pré e pós aplicação do projeto e discussão coletiva com os estudantes. Os resultados indicaram um aumento na compreensão dos conceitos geométricos abordados, além de maior engajamento e participação ativa dos alunos durante as atividades. Conclui-se que o uso de dobraduras, especialmente o origami, constitui uma ferramenta pedagógica eficaz para o ensino de geometria, promovendo uma aprendizagem mais significativa, interativa e contextualizada.
Abstract: This study presents a didactic proposal for teaching geometric concepts, focusing on triangle similarity and Thales' Theorem, through the practical construction of an origami cup. The research was conducted with second-year high school students from a private school in Angra dos Reis (RJ), using a qualitative approach based on diagnostic questionnaires (pre- and post-intervention) and the observation of a hands-on activity. The theoretical framework is grounded in the theories of Van Hiele, David Ausubel, and Lev Vygotsky, which emphasize the importance of meaningful learning, pedagogical mediation, and the gradual development of geometric thinking. The methodology included theoretical review, application of concrete materials, data analysis, and collective discussion with students. The results showed an increase in the understanding of the geometric concepts addressed, as well as greater engagement and active participation from the students during the activities. It is concluded that the use of paper folding, especially origami, is an effective pedagogical tool for teaching geometry, promoting more meaningful, interactive, and contextualized learning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/24321
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2025 - VINICIUS COELHO FIALHO.pdf5.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.