Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2923
Tipo do documento: | TCC |
Title: | As percepções de alunos do 6º ano do ensino médio fundamental do município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências |
Authors: | Veras, Priscila da Paixão Silva |
: | Moura, Maria Verônica Leite Pereira |
: | Moura, Maria Verônica Leite Pereira;Silva, Elizabete Cristina Ribeiro;Lima, Helena Regina Pinto;Rosa, Maria Mercedes Teixeira da |
Keywords: | Ensino fundamental;Contextualização;Conhecimentos prévios |
Issue Date: | 14-Dec-2016 |
Abstract: | As percepções de alunos no 6° ano do ensino fundamental no município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências. Os documentos oficiais da área de educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular que se encontra em processo de finalização, juntos direcionam o currículo, o planejamento, a prática docente e objetivam os caminhos que a educação deve permear, todas eles abordam que o processo de ensino-aprendizagem deve levar em conta a realidade do sujeito. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira os estudantes relacionam as suas vivências, os aspectos relacionados ao ambiente em que estão inseridos com as aulas de ciências. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Seropédica (Rio de Janeiro). O questionário possuía sete questões abertas e fechadas. Percebeu-se que os alunos em sua maioria fazem essa relação e trazem para dentro da escola muitos conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, através de suas vivências, que estão diretamente relacionados com o conteúdo de ciências. Caberá ao professor valorizar e trabalhar esses conhecimentos prévios que os alunos possuem, reconhecendo a sua importância e utilizá- los como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estratégia para alcançar esses objetivos o diálogo. |
Abstract: | The student's perceptions in the 6th grade of Elementary School in the city of Seropedica (RJ) regarding their experiences and the teaching of science. Official education documents, such as Brazilian Educational Laws and Guidelines (LDB), National Curriculum Parameters (PCNs), National Curriculum Directions DCNs, and Common National Base Curriculum (BNCC) that are in the process of being finalized, guide the curriculum, the planning, the teaching practice and target the paths that education must permeate. All of them consider that the teaching-learning process must take into account the reality of the subject. This present study aims to investigate how the students relate their experiences about the aspects related to the environment they are inserted with the science classes. To obtain the information, questionnaires were applied to 6th grade Elementary School students from four schools in the city of Seropedica (Rio de Janeiro). The questionnaire were composed with seven open and closed questions. It was noticed that the most students make this relation and bring to school many knowledge acquired in their daily experiences, which are directly related to the content of science. It will be up to the teacher to value and work on the previous knowledge that the students possess, recognizing their importance and using them as a starting point in the teachinglearning process, having the dialogue as a strategy to reach these objectives. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2923 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Priscila da Paixao Silva Veras - Dez 2016.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.