Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xerez, Roberto | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Larissa Costa | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T13:14:43Z | - |
dc.date.available | 2018-08-23T13:14:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3140 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica dos docentes que lecionam para esta modalidade de ensino. Em seu início, buscou-se por referenciais teóricos sobre o histórico da modalidade no Brasil, pelas leis e diretrizes que a norteiam e ainda sobre o Ensino de Ciências dentro da perspectiva do segmento. Os dados para análise foram obtidos através da aplicação de questionário, com perguntas abertas para sete professores, de quatro escolas municipais de Seropédica – RJ. O intuito era levantar as concepções que os que educadores de Ciências possuem acerca da EJA, abordando as principais dificuldades e desafios que enfrentam ao lecionar a disciplina e na prática docente como um todo. O trabalho apontou, principalmente, para dificuldades relacionadas à falta de recursos didáticos para atividades práticas, ao desestímulo dos alunos e problemas em trabalhar com conceitos exatos dentro das Ciências Naturais. E ainda, para a necessidade de discussões mais aprofundadas dentro da temática central da presente pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.title | A ótica de docentes sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA) do município de Seropédica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Xerez, Roberto | - |
dc.contributor.members | Moura, Maria Verônica Pereira Leite | - |
dc.contributor.members | Lima, Helena Regina Pinto | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research covers the education in sciences for Young and Adults under the teachers who work in this education modality perspective. In its beginning, theoretical frameworks about the history of this modality in Brazil, laws and guidelines and also about the Sciences Education in this segment were researched. The data were collected using questionnaire with open questions answered by seven teachers from four schools from Seropédica – RJ. The aim was obtain information about the conception that sciences teachers have about education for young and adults, covering the biggest difficulties and challenges that they face teaching the subject and working as teachers. This research highlighted the difficulties related to the lack of teaching resources for practical activities and the lack of interest from students, in the problems in working with exact concepts inside the natural sciences and also the need of deeper discussions inside the central theme in this work. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Larissa Costa Peixoto - JUL 2015.pdf | 271.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.